terça-feira, 25 de maio de 2010

Difamação, Calúnia, Mexerico e Mentira – Perigo a Vista

Difamação, Calúnia, Mexerico e Mentira – Perigo a Vista


Consegue segurar sua língua? Já mentiu alguma vez? Já falou mal dos governantes?


Difamar vem do latim: diffamare e significa: "falar mal de".

Difamar quer dizer: Enredo, intriga, bisbilhotice, chocalhice, desordem, balbúrdia.

Difamação quer dizer também mentira, embuste. Porque; ora fala-se de um erro na vida de uma pessoa, ora inventa-se ou aumenta-se.

Mexerico é também uma maneira covarde de se falar da vida alheia porque ocorre na ausência daquele de quem se fala. O mexerico não leva assinatura, não implica em responsabilidades. O difamador teme as implicações das suas palavras porque no fundo não sabe se é verdade aquilo que diz.

Ao espalhar contendas, fomentar divisões e discórdias no meio do povo de Deus o difamador age como instrumento do diabo, praticando abominação contra o Senhor.


Deus condena esta prática:

"Quem, Senhor, habitará no Teu tabernáculo? Quem há de morar no Teu santo monte? ...Aquele que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu próximo"Salmo 15:1-3

"O que encobre o ódio tem lábios falsos, e o que difama é um insensato" Prov. 10:18

"O homem perverso levanta a contenda , e o difamador separa os maiores amigos" Prov. 16:28
x
"Admoesta-os a que se sujeitem aos governantes que lhes obedeçam...que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos...” Tito 3:1 e 2

Ao cristão não é permitido falar mal dos políticos.

"O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre".Prov. 11:13

"Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; nem conspirarás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor. " Levítico 19:16

“Seis coisas que o Senhor aborrece, e a sétima a Sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina projectos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos." Provérbios 6:16-19

A igreja de Jesus é um lugar de paz e união. Quem provoca atritos, está fazendo o trabalho do inimigo.

Se as instruções de Jesus em Mateus 18:15 e 16 forem seguidas devidamente; reinará a ordem, e o amor dominará todos os relacionamentos. “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só, se te ouvir, ganhaste o teu irmão. Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois...”

Em Tiago 1:26 encontramos o resumo deste tema: "Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a sua religião é vã."

As ricas bênçãos de Deus na sua vida! Segure sua língua.

Luís Carlos Fonseca

8 comentários:

  1. Grato pr Luis! tambempode ser aplicado as 3 pergutas: Tem certeza disto? Falarmos sobre isto, ajuda em algo? Ja falou com a pessoa?

    ResponderEliminar
  2. Quando estais reunidos uns com os outros, guardai vossas palavras. Seja vossa conversação de tal natureza que não preciseis arrepender-vos dela. "Não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção." Efés. 4:30. "O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más." Mat. 12:35. Caso esteja em vosso coração o amor da verdade, falareis a seu respeito. Falareis da bendita esperança que tendes em Jesus. Se tendes em vosso coração amor, procurareis fortalecer e edificar a vosso irmão na santíssima fé. Se cai uma palavra que seja nociva ao caráter de vosso amigo ou irmão, não animeis a maledicência. Ela é obra do inimigo. Lembrai bondosamente ao que fala que a Palavra de Deus proíbe essa espécie de conversação. EGW

    ResponderEliminar
  3. Muito bem Júnior! Grato pelos acréscimos! Aqui vai uma ideia resumida do tema. As bênçãos de Deus sobre ti e queridos.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. fiz comentários a um irmão sobre uma coisa que realmente aconteceu(que uma pessoa A estava incentivando a pessoa B a namorar comigo), a situação foi engraçada, eu não tive nenhuma intenção de prejudicar(ou qualquer outra coisa danosa) a pessoa, apenas falei o que realmente aconteceu. só que eu fiquei sabendo este irmão contou a pessoa B sobre o comentário que fiz, e a pessoa B ficou e está muito chateada comigo. Pergunta: devo procurar a pessoa B para acabar com esta situação horrível?....tive uma conversa com o pastor da igreja que congrego e o mesmo me disse que eu não precisaria procurar a pessoa B pois não fiz nada de errado....DEVO MESMO PROCURAR A PESSOA E RESOLVER ESTA SITUAÇÃO????

    ResponderEliminar