domingo, 16 de maio de 2010

Existe Predestinação da Alma?

A Predestinação da Alma

Há duas teorias básicas acerca da predestinação: a Calvinista e a Arminiana. A teoria Calvinista é assim chamada por causa de João Calvino; e a Arminiana é assim denominada por causa de Armínio, que foi um dos discípulos de Calvino.

O que ensina a doutrina Calvinista?
Ensina que a salvação é inteiramente de Deus; o homem nada tem a ver com a sua salvação. Deus dá a salvação para quem Ele deseja e pronto.
Segundo essa doutrina , quando uma pessoa se arrepende, é inteiramente pelo poder atractivo do Espírito Santo. Para os Calvinistas, a predestinação é o decreto de Deus, através do qual Ele decidiu quem seria ou não salvo.
As pessoas que seguem as teorias de João Calvino, ensinam que Cristo veio, não para morrer por todos, mas para aqueles que fazem parte da Sua Igreja. Estes serão salvos porque foram predestinados para a salvação. Esta teoria afirma assim: Se fosse verdade que Jesus veio para morrer por todas as pessoas, estaríamos diante de um Deus impotente, que foi capaz de fazer o sol, a lua, as estrelas, a Terra e os oceanos . . . mas que foi incapaz de salvar o homem”. Ele não salva a todos, porque Ele não veio para todos, mas só para os seus”. Há pessoas a quem Ele não amou porque não eram os Seus.

Questiono: Se Deus dá a salvação para quem Ele quer. Se o homem nada tem a ver com a salvação, ou seja, se não depende do homem, por que Deus não salva a todos os homens?
A Bíblia diz que Deus deseja que todos os homens se salvem:

I Timóteo 2:4 “O qual deseja que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade”.

O que ensina a teoria Arminiana?
A vontade de Deus é que “todos” os homens sejam salvos, porque Cristo morreu por todos os homens.

1 Timóteo 2:4 “O qual deseja que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade”.

Tito 2:11 “Pois a graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens”

Actos 2:21 “E todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo”

Enquanto os Calvinistas ensinam que a predestinação é o decreto de Deus, através do qual Ele escolheu quem seria ou não salvo, os arminianos crêem que quando a Bíblia fala de predestinação, está se referindo à igreja como um todo. Ou seja, todo aquele que crê, está predestinado à salvação.


Alguns versos que falam da predestinação:

Romanos 8:29 “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogénito entre muitos irmãos”

Efésios 1:4 e5: “Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensível perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito da sua vontade”.

Efésios 1:11 “Nele em quem também fomos feitos herança havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade”

Concluímos que todos foram predestinados para serem salvos.

Todos os que crêem, aceitam Jesus como salvador e obedecem aos Seus mandamentos, são aceites por Deus. João 3:16

Luís Carlos Fonseca

2 comentários:

  1. Muito bom o esclarecimento, assim como a argumentação.

    Confesso que até bem pouco tempo desconhecia essa distinção. Para mim era fato que todos criam como eu. Até que, casualmente, me deparei com um blog calvinista.

    Tenho participado de alguns debates por lá e tem sido enriquecedor me aprofundar mais no assunto.

    Graças a Deus porque Ele, em Seu amor, ofereceu-nos a possibilidade de salvação. O preço já foi pago por Ele, a nós cabe apenas aceitá-Lo.

    Fique com Deus, irmão!

    ResponderEliminar
  2. REZEM A DEUS PELA BLASFEMIA QUE VCS PROFEREM,POIS OS HOMENS SERAM JULGADOS PELAS SUA ATITUDES E PONTO .SERA SALVO NA GRAÇA DO SENHOR QUEM REALMENTE MERECER.É MUITO FACIL TIRAR PEQUENOS TRECHOS DA BIBILIA SAGRADA E CONFUNDIR AS PESSOAS .MAS COMO ESTA ESCRITO O ''SENHOR'' JESUS DISSE'' VIRAM MUITOS EM MEU NOME PARA CONFUNDIR OS SERVOS DE DEUS .E AO QUE ME PARECE VCS FALAM ASNEIRAS IMAGINE COMO TODOS SERÃO SALVOS VCS FALAM ISSO PORQUE NO FUNDO DE SUAS ALMAS SABEM QUE É PRECISO MERECER A SALVAÇÃO E NÃO SIMPLESMENTE GANHAR SEM NADA FAZER PELO SEU SEMELHANTE .

    ResponderEliminar