domingo, 23 de maio de 2010

O Arrependimento de Deus. Pode Deus Arrepender-Se?


O arrependimento de Deus. Pode Deus arrepender-Se? Como entender este tema?

"Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que Se arrependa. Porventura, tendo Ele prometido, não o fará, ou tendo Ele falado não confirmará?" Num. 23:19

Mas outras passagens dizem que Ele Se arrepende:"Então arrependeu-Se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em Seu coração." Génesis 6:6

"Então o Senhor arrependeu-Se do mal que dissera que havia de fazer ao povo." Êxodo 32:14.

Se a bíblia nunca se contradiz, precisamos entender o contexto destes textos:

Números 23:19 é uma afirmação da fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas. Para Balaão era impossível amaldiçoar um povo que Deus tinha abençoado e prometido prosperidade. Todas as veses que Balaão tentou amaldiçoar aquele povo, Deus não permitiu.

Já o contexto de Gênesis 6 e Êxodo 32 são diferentes. Em ambos os casos, Deus é fiel. Sua mudança de sentimento aconteceu por causa das mudanças feitas pelas actitudes do homem.

Em Gênesis 6 Deus começou uma acção que iria resultar na destruição da raça humana pelo dilúvio.

Em Êxodo 32, Ele estava pronto para destruir o povo, mas arrependeu-se por causa do apelo penitente de Moisés.

Uma das explicações mais claras deste assunto na Bíblia é encontrada em Jeremias 18:1-10. No v. 8 lemos: “ Se a tal nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade; também Eu Me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.”

Os planos de Deus para abençoar ou destruir são condicionais. Se uma nação que está sendo abençoada se volta para o pecado, Deus irá condená-la a ser destruída. Se o povo desobediente se converte ao Senhor, Ele o poupará da destruição. Lembramos do caso dos ninivitas que se arrependeram e Deus poupou a cidade da destruição, e Jonas não entendeu o amor de Deus.

Nestas situações Deus está simplesmente sendo fiel ao Seu justo caráter.

Deus não quer que ninguém morra em pecado. Ele quer que todos se arrependam para receber a bênção da vida eterna. “ O Senhor não retarda a Sua promessa, ainda que alguns a tem por tardia; mas é longanimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II Ped. 3:9.

Vivamos no amor de Deus.

Luís Carlos Fonseca

2 comentários: