terça-feira, 8 de junho de 2010

RESUMO DA LIÇÃO 11 DA ESCOLA SABATINA – OPTIMISMO: FELICIDADE E CURA

Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofre de depressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos. Dependendo do motivo pode ser dada a crianças e adolescentes como separação dos pais, problemas na escola, rejeição e, principalmente Bullying. A ocorrência em mulheres é o dobro da ocorrência em homens.

VERSO ÁUREO: “Disto me recordarei no meu coração; por isso, tenho esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não tem fim. Novas são cada manhã, grande é a Tua fidelidade.” Lam de Jer. 3:21-23


Alvos da Lição:


1) Saber que Deus é a fonte da cura e da alegria.

2) Prevenir-nos da correria, do dia a dia, com menos estresse

3) Embora alguns possam ser vítimas da depressão e outras doenças; em Deus existe cura.

O que significa optimismo? Disposição, natural ou adquirida, para ver as coisas pelo bom lado e esperar sempre uma solução favorável das situações, ainda as mais difíceis.”

Jeremias, mesmo sem uma solução viável para o povo que estava cativo, e para ele próprio,ele tinha esperança.


A esperança neutraliza a derrota e o pessimismo.


Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofreu de depressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos. Dependendo do motivo pode ser dada a crianças e adolescentes como separação dos pais, problemas na escola, rejeição e principalmente Bullying. A ocorrência em mulheres é o dobro da ocorrência em homens.



DOMINGO – DEPRESSÃO E DESESPERO


Depressão não é tristeza. É uma doença que pode ser curada.


A depressão, de um modo geral, resulta numa inibição geral da pessoa, afecta a parte psíquica, as funções mais nobres da mente humana, como a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor e o sexo, e também a parte física. Enfim, tudo parece ser difícil, problemático e cansativo para o deprimido


Há dois tipos principais de depressão: 1) O primeiro é resultado de grandes choques que a pessoa sofre na vida; como a morte de entes queridos, doenças continuadas, separação conjugal, perda de emprego. 2) O outro tipo está relacionado com desequilíbrios químicos no sistema nervoso central. Este caso é genético.


A Lição de hoje traz dois exemplos de pessoas que ficaram deprimidas:


David e Elias. Estas pessoas passaram por momentos de depressão resultante de perseguições e sensação de abandono para a missão que estavam envolvidos. Ver salmo 42(David) e I Reis 19: 2-18 (Elias)



Como evitar a depressão?


1) Mantendo uma comunhão diária e saudável com Jesus. Confiando nas Suas promessas.

2) Alimentando-se de forma saudável

3) Fazendo exercícios físicos regulares

4) Dormindo o suficiente. Etc...



SEGUNDA-FEIRA: OS CUIDADOS DESTA VIDA


Em Miquéias 6:8 nos pede que simplesmente andemos em humildade diante do Senhor. Revela um estilo de vida simples, trabalhando o necessário para o sustento e para sobrar, sem exagerar. Assim se vive com tempo para DEUS.

Em Lucas 8.14 mostra que a semente que caiu entre espinhos ficou sufocada pelos cuidados desta vida.


Em Lucas 10:38-42 mostra a atitude exagerada de Marta em não dedicar tempo para estar com Jesus.


Em Lucas 12: 16-21 conta a parábola do homem rico que só se preocupava com suas riquezas e perdeu a salvação.


A vida é feita de coisas simples, e se soubermos viver de forma simples, evitaremos as maiores preocupações desta vida.

Todos nós, na verdade queremos ser salvos. Não há dúvidas sobre isso, mas poucos entre nós tem a sabedoria de abrir mão do mundo para não se apegarem ao que ele oferece. No final, todos esses se perguntarão: valeu a pena?


TERÇA-FEIRA: REGOZIJAI-VOS SEMPRE


“Regozijai-vos sempre." I Tess. 5.16


“...Se Deus é por nós quem será contra nós?" Rom. 8.31


“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?” Rom. 8.35


Temos o privilégio de sermos chamados de filhos de Deus. I João 3:1


“E Deus limpará dos seus olhos toda a lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.” Apoc. 21:4


Para mantermos a fé, que é a nossa ligação com o futuro eterno de DEUS, precisamos orar sempre. Muitos sofrem aqui nesse mundo maldito, mas não querem perder a oportunidade de serem felizes para sempre no mundo bendito, onde não há pecado; portanto, onde não há infelicidade, nem tristeza, nem dor.


QUARTA-FEIRA: O RISO E A CURA


“O coração alegre serve de bom remédio.” Prov. 17:22.

“O ânimo, a esperança, a fé, a simpatia e o amor promovem a saúde e prolongam a vida. Um espírito contente, animoso, é saúde para o corpo e força para a alma. ...

“Gratidão, regozijo, benignidade, confiança no amor e no cuidado de Deus; eis as maiores salvaguardas da saúde."A Ciência do Bom Viver, págs. 241 e 281.


O esboçar de um sorriso, o riso ou uma gargalhada, e quanto mais intensa melhor, cria uma onda de alegria que propicia de imediato um relaxamento corporal que se estende para todo o corpo, dando uma sensação de bem-estar físico, mental e emocional. Protege ajudando a nos prevenir de várias enfermidades.


O povo de Deus deve ser alegre e reflectir isso em todos os lugares.



QUINTA-FEIRA: UM CORAÇÃO ALEGRE – O OPTIMISMO EM PRÁTICA

“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti, porque ele confia em Ti.” Isa. 26:3

“Lançando sobre Ele toda vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.” I Ped. 5:7

Está comprovado que bom humor e optimismo vacinam nosso corpo contra todo tipo de doença. O funcionamento do corpo melhora e várias dores diminuem visivelmente.


Quem sorri estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina; substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Essas substâncias proporcionam uma sensação de leveza e bem-estar, além de ativarem o sistema imunitário. Essa imunização ajuda a prevenir, principalmente, doenças ocasionadas por elevado grau de estresse.


O sorriso combate a depressão e o estresse, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, desintoxica o organismo, espanta a dor e até deixa a pele mais bonita. Além disso, se você está sempre sorrindo, as pessoas irão querer sempre ficar perto de você e sua convivência social será muito favorecida.


Que Deus nos abençoe neste estudo e no partilhar idéais e conceitos.



Luís Carlos Fonseca

2 comentários: