sexta-feira, 20 de agosto de 2010

AS INTELIGÊNCIAS HUMANA

QUOCIENTE INTELECTUAL - No início do século 20, o QI era a medida definitiva da inteligência humana. Em 1939 David Wesler criou o primeiro teste do Q I. O famoso Quociente Intelectual. Em 1943 Howard Gardner aperfeiçoou este teste e, desenvolveu a estrutura da mente relacionada ao teste do QI. O mundo todo ficou sabendo deste teste; e os empresários, universidades e escolas aplicavam-no para avaliar às pessoas. Foi a época do QI. Quem tinha um QI privilegiado , logo era colocado em cargos de chefia. Geralmente quem tem um QI elevado, não consegue desenvolver tão bem cargos de comando.

QUOCIENTE EMOCIONAL - Depois, estudaram e descobriram o QE. O Quociente Emocional. Daniel Golleman nos anos 90 aperfeiçoou, desenvolveu e, aplicou este tema nas instituições. Descobriu-se que os que melhor se relacionam, devem ser colocados em cargos de comando. Não basta alguém conhecer as pessoas ou ser capacitado e específico dentro da sua profissão, é necessário possuir a graça dos bons relacionamentos e saber lidar com as emoções para se ter sucesso.

QUOCIENTE ESPIRITUAL - Recentemente foi desenvolvido o Quociente Espiritual. A essência desta vertente é que; aqueles que tem sua religião e a segue direitinho, são mais equilibrados e felizes. A ciência começa o novo milénio com descobertas que apontam para um terceiro quociente, o da inteligência espiritual. Ela nos ajuda a lidar com questões essenciais e pode ser a chave para uma nova era no mundo dos negócios. A Drª Dana Zohar em seu livro QS - Inteligência Espiritual, lançado no ano passado, a física e filosofa americana Dana Zohar aborda um tema tão novo quanto polémico: a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, torna-as mais criativas e se manifesta em sua necessidade de encontrar um significado para a vida. Ela baseia seu trabalho sobre Quociente Espiritual (QS) em pesquisas só há pouco divulgadas de cientistas de várias partes do mundo que descobriram o que está sendo chamado "Ponto de Deus" no cérebro, uma área que seria responsável pelas experiências espirituais das pessoas.
O assunto é tão actual que foi abordado em recentes reportagens de capa pelas revistas americanas Neewsweek e Fortune. Afirma Dana:
"A inteligência espiritual colectiva é baixa na sociedade moderna. Vivemos numa cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevar nosso quociente espiritual".
Qual é a diferença entre o Q.Emocional e o Q.Espiritual?
De acordo Com Dana: "é o poder transformador. A inteligência emocional me permite julgar em que situação eu me encontro e me comportar apropriadamente dentro dos limites da situação. A inteligência espiritual me permite perguntar se quero estar nessa situação particular. Implica trabalhar com os limites da situação. Daniel Golleman, o teórico do Quociente Emocional, fala das emoções. Inteligência espiritual fala da alma. O quociente espiritual tem a ver com o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afectam minha emoção e como eu reajo a isso. A espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade." Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes. Segundo ela, essas pessoas:

1. Praticam e estimulam o auto-conhecimento profundo
2. São levadas por valores. São idealistas
3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade
4. São espirituais
5. Celebram a diversidade
6. Têm independência
7. Perguntam sempre "por quê?"
8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo
9. Têm espontaneidade
10.Têm compaixão

Procuremos desenvolver nossas potencialidades para melhor servir à humanidade e a obra de Deus.

Um abraço,

Luís Carlos Fonseca

2 comentários:

  1. Li o seu tema "As Inteligências Humana" com muita apreciação. Em primeiro lugar a sua escolha de temas evidenciam o centro de suas afeiçoes, e atraves delas Deus dirige os seus passos nas pegadas de Cristo. Se na primeira dimensão da inteligencia, o intelecto é honrado; na segunda a emoção e os relacionamentos sao reconhecidos. O que dizer da inteligencia espiritual? Qual seria o uso ou propósito das duas janelas da alma aparte da sabedoria espiritual? Nao estaria nesta terceira dimensão da inteligencia a razão de ser das demais? Wilfred R. Bion o grande psicanalista britânico reconheceu na ausência da sabedoria a grande limitação da psicanálise. Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo Hannibal. Grato por sua apreciação. Que Deus Continue guiando seus passos também. um abraço

    ResponderEliminar