quinta-feira, 16 de setembro de 2010

RESUMO DA LIÇÃO 12 – O AMOR E A LEI

VERSO ÁUREO: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rom. 12:2

INTRODUÇÃO: O estudo deste semana está em Romanos 12 e 13. E Paulo procura mostrar para os membros da igreja de Roma que acima da necessidade de obedecer a Lei, está o dever do amor à Deus e às pessoas. Ele mostra, de forma clara; que, para se poder guardar a lei, primeiro é necessário manter uma viva ligação de amor e obediência a Deus e à Sua palavra. Só então é que podemos guardar a lei. Tentar guardar a lei por nossas próprias forças é tentar o impossível. Paulo menciona, nos textos desta semana, o bom relacionamento que deve haver com todas as pessoas.

DOMINGO: Porque Paulo diz em Romanos 12:1 que o corpo precisa ser sacrificado? Os sacrifícios não pertenciam ao Velho Testamento? Como é isso? Aqui nos é feito um apelo para lutarmos contra o eu e o pecado. “...Assim como Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também com este pensamento que Aquele que padeceu na carne já cessou do pecado.” I Pedro 4.1. A ideia é que o pecado não mais reine em nós. Veja este verso de Rom 6:12: “ Não reine,, portanto, o pecado, no vosso corpo mortal, para lhe obedecer-lhe em suas concupiscências.” Ver também I Pedro 1:18 e 19. Quando alguém pega alguma virose, logo procura um medicamento para eliminar. O acto de eliminar, incomoda e traz desconforto. Assim é quando o pecado é eliminado de nós. Torna-se em um sacrifício tirar tanta sujeira dos armários da alma.

SEGUNDA-FEIRA: O tema de hoje é um dos mais complicados que há para ser vivido. Vivemos para dentro e não para fora; isto é. Temos a tendência de viver de forma egoísta e presunçosa. O apóstolo mostra que o amor deve ser expresso de forma prática. A humildade pessoal deve sobressair nos filhos de Deus. Vejamos os exemplos bíblicos de Romanos capítulo 12. Verso 3 “Ninguém se julgue mais do que é.” Verso 10 “Preferindo-vos em honra uns aos outros.” Verso 16 “Não sendo sábios em vós mesmos.” Temos portanto o maior exemplo de humildade em Jesus: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de Mim que Sou manso e humilde de coração.” Mat.11:29

TERÇA –FEIRA. Até que ponto devemos prestar obediência aos governantes? Em Romanos 13, Paulo demonstra como o cristão deve se relacionar com o mundo. Embora o crente autêntico não aprove qualquer forma de mundanismo, nem se considere “do mundo” ver João 17:16, ele, entretanto, está no mundo, aqui vive, e desfruta de coisas boas, ou relativamente boas, e necessárias, que o mundo disponibiliza. Isso o consciencializa de deveres a cumprir para com o mundo. O apóstolo começa afirmando que as autoridades governamentais foram constituídas por Deus, e devem ser tidas como tais. Em I Timóteo 2:1 e 2 Deus nos pede para orarmos pelos governantes. Veja este texto de Ellen White: “Devemos reconhecer o governo humano como uma instituição determinada por Deus, e ensinar que lhe devemos obediência, como um dever sagrado, dentro da sua legítima esfera. Mas, quando as suas exigências se chocam com as reivindicações de Deus, temos que obedecer a Deus e não aos homens.” Actos dos Apóstolos, 48

QUARTA-FEIRA. Quem é o nosso próximo mais próximo? Não devemos nos esquecer, que só conseguimos amar e respeitar o próximo, se amarmos e respeitarmos a nós próprios primeiramente. Jesus disse: “Amai o próximo como a vós mesmos.” Só depois é que estamos habilitados para demonstrar amor ao próximo. O mandamento é este: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros, porque quem ama aos outros cumpriu a lei.” Rom. 13.8. Como deve ser o amor? Em romanos 12 menciona o tipo de amor que devemos demonstrar:Amar sem hipocrisia, detestando o mal e apegando-se ao bem v. 9; Amar cordialmente e fraternalmente, considerando o próximo mais digno de honra v. 10; Socorrer os santos em suas necessidades e praticar a hospitalidade v. 13; Abençoar, e jamais amaldiçoar, nem mesmo os que perseguem v. 14;Alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram v. 15, é claro, sem hipocrisia como determina acima a primeira qualidade de amor;Cultivar a estima recíproca v. 16 ;Substituir o orgulho pela condescendência com o humilde v. 16; Não presumir de si mesmo como sendo sábio v. 16; Não pagar o mal com o mal, mas esforçar-se para fazer o bem a todos v. 17; Fazer o possível para viver em paz com todos v. 18

QUINTA –FEIRA Por que é tão importante nos relacionarmos com todos? Não seria suficiente vivermos no nosso cantinho e sossegados? Paulo deixa muito claro em romanos 13 que é por causa da breve volta de Jesus. “E digo isto, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono, porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” Rom. 13:11. Viver na expectativa da volta de Jesus é ter a vida inteiramente dedicada a Ele, e todos os nossos interesses voltados para o alto, “onde Cristo vive, assentado à direita de Deus” Cl 3:1, 2, mantendo a consciência despertada e atenta para os solenes acontecimentos que ora se processam e que logo culminarão no aparecimento do Rei da glória.

CONCLUSÃO: “O Senhor vai voltar em breve...e devemos estar prontos e à espera do Seu aparecimento...Há muito que esperamos, mas nossa esperança não deve diminuir...Estamos a chegar ao tempo em que Cristo virá com poder e grande glória para levar os Seus remidos para o lar eterno.” Test. Igreja Vol. 8, 253

Um abraço,

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário