terça-feira, 21 de setembro de 2010

RESUMO DA LIÇÃO 13 – TUDO O MAIS É COMENTÁRIO


INTRODUÇÃO. Há pontos essenciais relacionados com à salvação, como: A morte de Jesus, Sua intercessão, Seu perdão, Sua volta, o Juízo, o amor, a graça, a fé, os mandamentos de Deus, etc... Há outros assuntos que não constituem pontos de salvação, mas são necessários para o crescimento espiritual, como: O lavar das mãos, o comprar e comer carnes sacrificadas aos ídolos, o trajar-se, o consumir alguns alimentos, etc... Isso tudo são comentários.

VERSO ÁUREO: “Mas tu, porque julgas o teu irmão? Ou tu, também, porque desprezas o teu irmão? Pois, todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.” Rom. 14:10

DOMINGO – O IRMÃO MAIS FRACO. Quem era o irmão fraco na expressão de Paulo? A questão aqui está relacionada com comer carnes que tinham sido oferecidas aos ídolos pagãos, e que, depois eram colocadas no mercado para serem vendidas. Aqui não está a falar a respeito de carne de porco e outras carnes proibidas por Deus. O Concílio de Jerusalém já havia decidido a respeito deste assunto. A resolução foi de que, estando certos que tal carne foi sacrificada a um ídolo, não deviam comprar e comer; mas, se não sabiam da procedência podiam comer. Hoje temos produtos fabricados por entidades que estamos em desacordo, como. Nova Era, maçonaria e fábricas de pessoas espíritas. Se a consciência pesar, não devemos avançar, mas não podemos julgar aqueles que usarem tais produtos. Dentro da luz que temos, alguns podem criar problemas sobre as declarações de Ellen White sobre o uso do leite, ovos e carnes. O verso áureo é claro em mencionar que não podemos julgar nosso irmão. Os vegetarianos e os que comem carne devem respeitarem-se e não acusar ou diminuir o próximo. O mais fraco é aquele que julga ou critica o seu irmão.

SEGUNDA-FEIRA – A MEDIDA COM QUE MEDIRES. Que medida é essa? É o juízo humano. Quem somos nós para julgar, sendo que precisamos de perdão e um dia seremos julgados? A Palavra é clara: “Não julgueis para que não sejais julgados.” Mat. 7:7 O juízo pertence somente a Deus. O ser humano gosta de brincar de Deus quando emite juízo sobre o seu próximo. Nada que venha influenciar negativamente a vida do nosso irmão devemos fazer. Devemos viver de forma humilde e respeitosa. O assunto das carnes sacrificadas aos ídolos continua. “...nenhuma coisa é em si mesma imunda, a não ser aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.” Rom 14.14 Paulo mesmo mencionou que o ídolo não é nada para aquele que não crê nele. Ver ICor 8:4

TERÇA-FEIRA – NÃO CAUSAR OFENSA. Como podemos não escandalizar os outros? Através do vestir, do comer, beber, falar, relacionar, cumprir os compromissos e lugares que frequentamos. “Se por causa da comida se contrista o seu irmão, já não andas conforme o amor.” Rom 14:15. “Sigamos, pois, as coisas que serve para a paz e para a edificação de uns para com os outros.” Rom 14:19. “Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas que o teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.” Rom. 14:21. Nada que venha influenciar negativamente a vida de um irmão devemos fazer; mesmo porque, somos fracos e podemos praticar os mesmos erros dos outros. “Ai daquele homem por quem o escândalo vem:” Mat. 18:7. O caminho seguro para não causarmos escândalo é estarmos escondidos na cruz de Cristo, e em intima comunhão com Ele.

QUARTA-FEIRA-A GUARDA DE DIAS. Que dias eram esses? Eram os feriados nacionais dos Judeus.

7 FESTAS

DATA

LEV 23:

1ª Páscoa

14 de Nisan

5

2ª Pães Asmos

15 a 21 de Nisan

6-8

3ª Primícias

16 de Nisan

10-14

4ª Pentecostes

6 de Sivan

15-21

5ªTrombetas

1º de Tishri

24, 25

6ª Expiação

10 de Tishri

27-32

7ª Tabernáculos

15 a 21 de Tishri

34, 35; 39, 40




Por serem feriados, esses dias eram considerados de descanso. Estes são os sábados referidos em Colossenses 2.14-16. O dia em que Jesus passou na sepultura foi chamado de “sábado grande” Jo 19:31, porque nesse dia três sábados coincidiram: a Páscoa, o semanal e o cerimonial por ser o primeiro dia dos asmos, 15 de Nisan. Aqui Paulo não está a falar do sábado semanal, mas sim das festas nacionais dos Judeus. O próprio Paulo enalteceu o dia do mandamento como sagrado. Ver Actos 18:4, 16:13

QUINTA-FEIRA – BÊNÇÃO ADEQUADA. Veja as bênçãos requeridas dos santos: 1) “Ora o Deus da paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento, uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. Para que, concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e pai do Nosso Senhor Jesus Cristo” Rom 15:5 e 6 29. 2)“Ora o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz, em crença, para que abundeis em esperança, pela virtude do Espírito Santo.” Rom 15:13. 3) 2E o Deus da paz esteja com todos vós. Amém.” Rom 15:33

“A conversão é uma obra que a maioria das pessoas não aprecia. Não é coisa pequena transformar um espírito terreno, amante do pecado, e levá-lo a compreender o inexprimível amor de Cristo, os encantos de Sua graça, e a excelência de Deus, de maneira que a alma seja possuída de amor divino, e fique cativa dos mistérios celestes. Quando a pessoa compreende estas coisas, sua vida anterior parece desagradável e odiosa. Aborrece o pecado; e, quebrantando o coração diante de Deus, abraça a Cristo como a vida e alegria da alma. Renuncia a seus antigos prazeres. Tem mente nova, novas afeições, interesses novos e nova vontade; suas dores e desejos e amor, são todos novos.” A fé pela qual eu vivo, MM, 1959, 139.

Bom estudo.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário