domingo, 26 de dezembro de 2010

RESUMO DA LIÇÃO 1: EMOÇÕES

O que é emoção? Emoção  é uma atitude subjetiva, que tem muito a ver com o temperamento, personalidade e motivação.  Vem do latim emovere. Ou seja, o ‘e’ significa fora, e ‘movere’ significa movimento.  Como seres humanos somos os mais racionais de todas as criaturas de Deus. Nenhum animal, por mais admirável que possa ser, consegue expressar-se como o homem. Somos regidos pelas emoções e pela razão. Deve haver o equilíbrio entre estes dois pontos. Normalmente a mente deve governar as emoções, mas, nem sempre isso é possível. O próprio Jesus chorou (João 11:35), isso mostra que, em um mundo de pecado, estamos sujeitos à dor ao sofrimento;  contrário do que diz a evolução, nós regredimos em vez de evoluir. O pecado cobrou o seu preço à nossa saúde emocional. Em vez de controlarmos nossas emoções, são elas que nos controlam. Mas, o ideal divino é que Jesus controle nossa razão, através da Palavra, e a razão controle as emoções.

VERSO ÁUREO: “Na verdade, na verdade, vos digo que vós chorareis e vos lamentareis e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes; mas vossa tristeza se converterá em alegria.” João 16:20

DOMINGO:  EMOÇÕES NEGATIVAS. As emoções são um estado mental que muita gente não sabe como lidar e, quando isso acontece, tornam-se negativas. Em II Samuel 13 traz uma bateria de emoções atribuladas, confusas e sem o domínio da razão. As consequências dos diversos comportamentos negativos influenciaram as gerações futuras. O que aconteceu? O primeiro personagem foi Amnon que não dominou os seus impulsos sexuais, e após realizar os seus intentos de mentira e fingimento, pois fingiu-se de doente, e após ter violadoTamar; sentiu uma grande aversão por ela. Amor e ódio tem sido uma péssima mistura de sentimentos. Absalão por outro lado promoveu uma festa para receber Amnon e poder  o matar. De início, Absalão convidou o rei Davi, mas ele não aceitou. Amnon, já estando na festa foi vingado pela morte de Tamar através dos moços de Absalão. Absalão também não controlou suas emoções. E Davi foi o outro personagem que acumulou mais um problema às suas emoções tornando-o mais vulnerável aos problemas pessoais, familiares e para o reino. As emoções negativas produzem uma substãncia no nosso organismo chamada adrenalina que é prejudicial, pois produz uma ansiedade prolongada e se não for controlada, leva ao stress, e a pessoa passa a praticar o mal sem perceber.  Quem é dominado por emoções negativas pode fazer coisas que venha a se envergonhar depois.

SEGUNDA-FEIRA: EMOÇÕES POSITIVAS. As emoções positivas produzem uma substância chamada serotonina, que é  responsável para a nossa felicidade, e leva ao aumento do sistema imunitário.  Emoções positivas fazem bem à vida, ao relacionamento e à saúde: vive-se mais tempo e melhor. O trabalho rende mais e tudo fica melhor. Os estados emocionais negativos, como o ódio, preocupação exagerada, raiva e ciúmes, provocam reações fisiológicas destrutivas, como: secura na boca, suores frios, músculos tensos e problemas digestivos. Por que os frutos do Espírito, conforme Gálatas 5:22, produzem emoções positivas? Quem faz o bem às pessoas recebe de volta o acto de amor. Um soriso gera outro sorrriso. “ Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gal. 5:22. O efeito do amor, na vida daquele que o pratica é fantástico.  Quando  a mãe cuida do seu filhinho, ela trabalha até 18 horas por dia e não mostra ficar cansada. Em Colossensses 3:12-14 além de analtecer os frutos do espírito, mostra o perdão: “Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros...” V.13. Aquele que não perdoa está fadado ao fracasso físico, mental e espiritual. Quem não perdoa o próximo desenvolve neuroses reais.

TERÇA-FEIRA: MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS 1. Onde Jesus encontrava forças para amar e sentir compaixão pela humanidade sofredora?  Ele levava uma vida de íntima comunhão com o Pai.  Embora Jesus tivesse vindo também com a natureza divina, Ele nunca a usou; e além disso, Ele esteve sujeito as mesmas paixões humanas de um mundo caído no pecado, já há mais de 4 mil anos. Sua natureza humana foi influenciada por todas as mazelas de um mundo caído e distante de Deus. Jesus, aqui na terra demonstrou ser tal como o ser humano. Sentia como nós, e estava sujeito às emoções como nós. E se não fosse assim, Ele nem teria ido até a cruz, por nós. Na primeira e na segunda multiplicação dos pães Jesus sentiu compaixão pela multidão, pois já não comia há três dias. “Tendo compaixão da multidão, porque já há três dias que estão comigo, e não tem que comer.” Marcos 8:3. Ver também Marcos 6:34. Só alguém que esteja em íntima comunhão com Deus pode demostrar amor à humanidade sofredora. Nos vários episódios de cura e milagres que Jesus realizava, era uma vitória do bem contra o mal. No exemplo de um leprovo, mais uma vez Jesus demostrou compaixão. “E Jesus movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero sê limpo.”  Mar. 1.41. Jesus provocava emoções positivas nas pessoas. Imagine a alegria da multidão por ser alimentada; e do leproso por ser restabelecido! Quando recebemos o perdão de Jesus ficamos emocionados e gratos e nossas emoções encontram o ponto de equilíbrio.

QUARTA-FEIRA: MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS 2. Se Jesus era Deus, por que Ele chorou, entristeceu-Se e angustiou-Se? Temos vários momentos que Jesus revelou suas emoções de forma negativa: a) Quando no Getsémani. “...Começou a entristecer-Se e a angustiar-Se muito...” Mat. 26:37. b) Jesus ficou indignado pela dureza do coração do povo, e curou a mão seca do homem. Ver Marcos 3:5. c) Quando os fariseu pediram um sinal, Jesus suspirou profundamente. Ver Mar. 8:12. d) Quando Jesus chegou e viu Lázaro sepultado. “Jesus Chorou” João 11:35. e) Jesus quando chegou ao templo expulsou os que vendiam e compravam no templo. Marcos 11: 15 e 16. O que estava para além do ato de Jesus simplesmente chorar?  “Não foi, porém, simplesmente pela simpatia humana para com Maria e Marta, que Jesus chorou. Havia em Suas lágrimas uma dor tão acima da simples mágoa humana, como o Céu se acha acima da Terra. Cristo não chorou por Lázaro; pois estava para o chamar do sepulcro. Chorou porque muitos dos que ora pranteavam a Lázaro haviam de em breve tramar a morte daquele que era a Ressurreição e a Vida. Quão incapazes se achavam, no entanto, os incrédulos judeus de interpretar devidamente Suas lágrimas! Alguns, que não conseguiam enxergar senão as circunstâncias exteriores da cena que perante Ele estava, como causa de Sua tristeza, disseram baixinho: "Vede como o amava!" Outros, procurando lançar a semente da incredulidade no coração dos presentes, disseram, irônicos: "Não podia Ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?" João 11:36 e 37. Se estava no poder de Cristo salvar a Lázaro, por que, então, o deixou morrer?” O Desejado de Todas as Nações, 533 e 534. As manifestações emocionais de Jesus sempre estiveram relacionadas para auxiliar à raça humana caída a se levantar dos seus pecados. Suas palavras eram sempre temperada com o amor que nasce no trono de Deus.

QUINTA-FEIRA: O PLANO DE DEUS PARA AS EMOÇÕES DOLOROSAS. Qual é a maior dor, a física ou a psicológica? As duas, pois uma leva à outra. O apóstolo João em João 16:20 a 24 nos  dá algumas indicações em relação a dor e sofrimento nesse mundo. Isso vai passar, e a recompensa será tão grande, e a felicidade será tão intensa que não mais lembraremos do passado. Na nova terra só viveremos o presente tendo a perspectiva de futuro cada vez mais intensamente felizes. O problema do sofrimento acompanhará os filhos de Deus enquanto estiverem neste mundo. Todos os filhos de Deus passam por provações. “ ...Sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossas irmãos no mundo.” I Pedro 5:9. “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” JOÃO 16:33.  Deus é especialista em dissipar as tribulações da nossa vida.“E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a mortenão existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram .” Apocalipse 21:4. "O grande conflito terminou, pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado... desde o minúsculo átomo até o maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor". G.C.684.

Receba as ricas bênçãos de Deus na sua vida.

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário