quinta-feira, 29 de abril de 2010

Resumo nº 5 da Esc. Sabatina - O AMBIENTE

RESUMO DA LIÇÃO DA ESC. SABATINA Nº 5 – O AMBIENTE



Verso Áureo. “ Do Senhor á a terra e a Sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.” Salmo 24:1


Todos nós gostamos de viver em um bom ambiente. Gostamos de lugares sem barulho, sem stress e limpo. Sentimos bem ao proporcionar para nossos queridos, um bom ambiente.


Deus ,quando criou o mundo, proporcionou aos nossos primeiro pais um ambiente 5 estrelas. A criação foi perfeita.


Podemos dividir a criação em 3 partes: a) Do primeiro ao quinto dia. b) O sexto dia. c) E o sétimo dia.
Nos primeiros cinco dias, Deus criou todo o ambiente para o ser humano e animais. No sexto dia, Deus criou os animais e o ser humano. No sábado, Deus criou as horas deste dia e as santificou. O ambiente era perfeito. Reinava a Paz. O Éden era o verdadeiro paraíso.


O Ambiente era perfeito, por isso Deus Se manifestava pessoalmente à Adão e Eva.


Depois da entrada do pecado, Deus escondia Seu rosto, porque o pecado separou o homem de Deus



DOMINGO: A CRIAÇÃO DO AMBIENTE


Criação ou Evolução?


Precisamos ter mais fé para acreditar na evolução do que na criação.


Cada dia em que Deus criava algo, no final dizia: “Está bom”. Era o que Ele queria, que ficasse bom para esses dois seres, e seus futuros descendentes. Não temos capacidade de imaginar, em nossos dias, como era lindo aquele ambiente onde Adão e Eva acordaram, e deveriam viver. Enfim, tudo deveria contribuir para que fossem felizes eternamente.
Em contrapartida, alguns seres humanos, impulsionados por interesses contrários aos de DEUS, inventaram a teoria da evolução. Ela é tão absurda que chega a supor que tudo o que existe no Universo surgiu sem propósito, por acaso, por meio de uma enorme explosão. Então gradualmente as coisas teriam surgido e se organizado por acaso, por combinações acidentais e extremamente coincidentes. Incrivelmente as coincidências sem propósito foram tais que, sem a inteligência existir, combinações muito complexas levaram ao surgimento casual da vida. Um minúsculo ser unicelular surgiu sem que fosse projectado, e pasmem, vivo. É de se coçar a cabeça: esse ser permaneceu vivo. Ele teria lutado pela vida e se reproduziu sem que tivesse programado para se reproduzir, multiplicando-se. Isso é absolutamente incrível, mas vem dos cientistas.


Onde está o Jardim do Éden hoje? No céu. Foi levado antes do mundo ser destruído pelo dilúvio. Ver no Livro Patriarcas e Profetas



SEGUNDA-FEIRA - O AMBIENTE DO SÁBADO


O sábado é uma espécie de inauguração da criação. Primeiro se constrói para depois inaugurar. O sábado é o dia de festa, é o dia de comemorações pela criação.


O domingo não serve para memorial da criação, pois, na semana da criação, nesse dia, antes dele, nada se havia criado. Ele também não serve como memorial da redenção, pois JESUS nesse dia não descansou. Foi mais um dia comum, como os outros, nada de diferente. Aliás, JESUS jamais se referiu a essa mudança, do sábado para o domingo, após Sua ressurreição.


O sábado foi feito por causa do homem, querendo dizer, por causa da humanidade. Isso significa, para que a humanidade esteja ligada a DEUS, pois a função do sábado é fazer essa ligação. É para esse fim que nele não se faz outra coisa senão a santificação, ou seja, separar para DEUS.


Qual deve ser o ambiente do sábado?


O que se deve fazer no sábado? Ir á igreja. Lucas 4:16 e fazer o bem. Mat. 12.12


Trabalhar, ir à escola, fazer tarefas escolares, ver televisão, viajar, etc... não santifica este dia



TERÇA-FEIRA - ALTERAÇÕES DO AMBIENTE DEPOIS DO PECADO

Quais foram as mudanças após o pecado?

Houve mudanças em todas as coisas. A alteração mais significativa foi a morte. Tudo aqui se tornou mortal, desde o casal, até os animais e os vegetais. Só essa conseqüência do pecado, em si, foi uma tragédia, algo inimaginável em termos de reação, por parte de Adão e Eva, por parte dos outros seres inteligentes espalhados pelo Universo, e por parte do Criador. Esses primeiros momentos foram dramáticos.
Certamente o segundo momento mais dramático de toda a história do Universo foi o que ocorreu do Getsêmani até a cruz.
Certamente os momentos mais emocionantes ocorrerão com o resgate dos santos, na segunda vinda de CRISTO. A história do pecado é recheada de dramas, de tristezas e de esperanças.
Outra mudança terrível foi o desaparecimento da glória que envolvia o casal como uma roupa. Eles perderam essa glória porque se desligaram daquEle que a possui, e se ligaram a quem não possui nenhuma glória, satanás.
Então eles precisaram trabalhar, não para conhecer melhor o que DEUS criou, mas para ter seu sustento. Nos anos que seguiram à saída do Jardim do Éden, na verdade a vida não era tão trabalhosa como hoje. Nesses tempos finais, como diz a Bíblia, o trabalho seria bem mais intenso.
A terra passou a produzir plantas estranhas, que não foram criadas. Foram plantas novas ou que se transformaram. Muitas delas apresentaram espinhos, outras produziram até veneno, outras se tornaram carnívoras, ou produziram frutos perigosos para a vida.

Os animais, em especial os chamados selváticos, tornaram-se ariscos, selvagens, e passaram a lutar pela vida, como o homem.
Enquanto o ser humano devia obter seu pão com o suor do rosto, trabalhando a terra, esses animais deveriam obter seu sustento, caçando outros animais, ou seja, matando.


QUARTA-FEIRA – A NOSSA RESPONSABILIDADE PARA COM O AMBIENTE

“Ao Senhor pertence a Terra e tudo o que nela contém, o mundo e os que nela habitam” (Salmo 24:1).

DEUS é o dono de tudo aqui, tanto dos recursos naturais, como dos animais, e até mesmo de nós. Aliás, DEUS é dono até de satanás. Como se pode saber que Ele é o dono? Isso é bem simples: foi Ele que fez tudo isso aqui. Obviamente, portanto, deve ser o dono!


Somos apenas mordomos


Quais os resultados da mal administração do planeta pelo homem?


Os recursos naturais tornaram-se limitados.

O ser humano tornou-se egoísta e ganancioso. Passou a explorar esses recursos de modo não racional. Hoje estamos sofrendo as conseqüências. Temos aqui a desertificação, o empobrecimento do solo, as enormes escavações, as alterações da topografia, o desmatamento sem medida, a caça e a pesca em todos os lugares, a exploração e até a devastação do solo, do interior da terra, das águas, dos rios e lagos, dos mares, e de todos os lugares, inclusive o espaço exterior, e muitas outras loucuras.
Enfim, tudo por um elevadíssimo padrão egoísta de vida que não é compatível com a quantidade de recursos existentes no planeta nem com a quantidade de seres humanos que aqui vivem: Quase 7 biliões


QUINTA-FEIRA – ADORADORES DO SOL

Os babilónios antigos é que desenvolveram a adoração aos astros, em especial, ao sol. Isso se espalhou pelo planeta, e hoje, grande parte dos cristãos adora o sol, e nem percebe. A santificação do domingo não é outra coisa senão reverência ao sol, pois é o dia do sol. Na Igreja Católica, a hóstia é a imagem do disco solar. E há outros símbolos sempre indicando a adoração ao sol. As pessoas que seguem os horóscopos, adoram os astros. Aqueles que se dizem ateus, mas que no domingo seguem o que a tradição orienta, na verdade, sem que saibam, adoram o sol. São menos espertos que imaginam.

E por que os antigos adoravam o sol? Pensavam ser ele o doador da vida. Os evolucionistas não escapam de um tipo de adoração do sol, pois, pelo calor que produz em nosso planeta, dizem eles, formaram-se as condições para o surgimento da vida. É outra forma curiosa de veneração do sol, embora não admitam. Os antigos criam que do sol vinha a vida, e por isso o adoravam, e adoravam também outros astros, além de uma quantidade bem grande de outros deuses.
Facto é que o sol é importante para a nossa vida, mas ele foi criado por DEUS, não é criador de nada.

“Os médicos aconselham muitas vezes os inválidos a viajar para o estrangeiro, a ir a alguma fonte de água mineral, ou a atravessar o oceano a fim de readquirir a saúde; quando, em nove casos de dez, se essas pessoas comessem com temperança e se empenhassem em exercício saudável com espírito animoso, restaurar-se-iam e economizariam tempo e dinheiro. Exercício, e farto, abundante uso do ar livre e da luz solar - bênçãos por Deus a todos outorgadas - dariam em muitos casos vida e vigor aos esqueléticos inválidos” Conselhos sobre o Regime Alimentar, 302
Tenha um bom sábado.

28/04/2010

Luís Carlos Fonseca

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Leis poderão restringir a Liberdade Religiosa no Brasil

Curiosamente, no Brasil; as igrejas Adventista e Católica são as maiores em número de membros no mundo. A explosão de evangélicos naquele pais é muito expressiva.

Está em tramitação no Congresso Nacional Brasileiro leis que; se aprovadas, vão restringir a pregação do Evangelho.

Quais poderão ser algumas das restrições?

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Água da Vida - Resumo da lição 4 da Esc. Sabatina

Resumo da Lição 4 da Escola Sabatina

A Água da Vida

VERSO ÁUREO “Mas qualquer que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” João 4:14

Como surgiu o povo Samaritano? Qual a origem dos Samaritanos?
Após a morte de salomão em 930 A.C; as 12 tribos de Israel se dividiu, ficando as 10 tribos do norte com sede em Samaria, e as 2 tribos do sul; Judá e Benjamim, com sede em Jerusalém.

Em 722 a.C, Salmanasar, rei da Assíria, invadiu o reino do norte e levou cativos os príncipes, artesãos e pessoas cultas do reino; e deixou os doentes, cegos, aleijados, surdos e pesssoas de menos valia; e enviou pagãos da Assíria para governar e povoar a terra saqueada.

Em 605, 596 e 586 a.C, Nabucodonosor invadiu Jerusalém e fez o mesmo com as tribos de Judá e Benjamim.
Dessa mistura de gente surgiu o povo Samaritano. Um povo desprezado e inferior.
Jesus amou esse povo e deixou a lição para fazermos o mesmo com aquelas pessoas menos favorecidas espiritualmente. Devemos levar a água que sacia a sede espiritual.


DOMINGO: A Água da Vida

A mulher samaritana buscava a água natural para mitigar a sede física; mas Jesus mostrou a água que mata a sede da alma.
Comparando, o mundo oferece muitas soluções, mas vendo bem, são todas temporárias. Os governos estão o tempo todo planeando, e esses planos, quando dão certo, tem efeito temporário. As igrejas de Babilônia oferecem seus encantos, mas, é temporário, não dão a vida eterna. Porém com JESUS é diferente. “Aquele que busca matar a sede nas fontes deste mundo, beberá apenas para tornar a ter sede. Por toda parte estão os homens descontentes. Anseiam qualquer coisa que lhes supra a necessidade da alma. Unicamente Um lhes pode satisfazer essa necessidade. O que o mundo necessita é "o Desejado de todas as nações", é Cristo. A divina graça que só Ele pode comunicar é uma água viva, purificadora, refrigerante e revigoradora da alma” (O Desejado de Todas as Nações, 187).

SEGUNDA-FEIRA – As Àguas do Baptismo.

O Baptismo é uma condição para ser a pessoa ser salva “Quem crer e for baptizado será salvo, mas quem não crer será condenado” Marcos 16.16
O Baptismo capacita o filho de Deus: “E disse Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado, em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espirito Santo”
A Cerimóna do Lava-pés é a oportunidade dos filhos de Deus se lavarem periodicamente. Ver João 13

Quem se baptiza nas águas recebe o baptismo do Espírito Santo.
“O baptismo do Espírito Santo dissipará as imaginações humanas, derrubará as barreiras criadas pelo próprio eu, e fará cessar os sentimentos de "eu sou mais santo do que você". Haverá um espírito humilde em todos, mais fé e amor; não será exaltado o próprio eu. ... O espírito de Cristo, Seu exemplo serão manifestados em Seu povo. Seguiremos mais estritamente os caminhos e obras de Jesus. ... O amor de Jesus nos permeará o coração” (Para conhecê-Lo, MM 1965, 114, grifos acrescentados).


TERÇA- FEIRA - Os Usos da Água
O ritual do santuário utilizava água. Os sacerdotes lavavam as mãos, muitas vezes lavavam também os pés, e às vezes tomavam banho. Nos rituais de purificação usavam água. Por que DEUS determinou o uso da água nesses rituais? Havia pelo menos dois motivos. Um deles era ligado ao simbolismo da purificação, já que a água é óptima para limpar. Tratava-se da purificação espiritual e física. O outro era didático, pois deveria ensinar aos filhos de Israel que cuidassem de sua saúde usando a água para limpeza. Veja bem o seguinte: se para entrar no santuário de DEUS o sacerdote deveria se purificar, e o fazia com água, era evidente que essa purificação deveria fazer parte da vida diária dos israelitas. Mesmo assim, somente milênios mais tarde os seres humanos descobriram o poder da higiene da água nos hospitais. Fez grande diferença quando os médicos e enfermeiras passaram a lavar as mãos antes dos procedimentos em pacientes. E quando a humanidade passou a usar mais água na higiene, aumentou a expectativa de vida, e muitas pessoas deixaram de morrer por infecções.
O uso da água, interna e externamente é fundamental para mantermos uma boa saúde.

QUARTA-FEIRA: O Poder da Água
Consumir corretamente água é muito importante para o funcionamento de nosso organismo. Estudo feito na Inglaterra mostrou que a hidratação correcta do paciente internado diminui em cerca de 20% o tempo de hospitalização. Reduz também em 97% os episódios de desidratação e em 100% as infecções que ocorrem dentro do ambiente hospitalar. Segundo este estudo, se os pacientes forem orientados a beber água regularmente, o governo inglês pode economizar cerca de 5 bilhões de liras (em torno de 14 bilhões de reais) em despesas com saúde. O estudo mostrou também que, mesmo que os pacientes hospitalizados tenham que viver algum desconforto para ingerir água (dor ao inclinar o tórax para beber a água, ou precisar urinar mais vezes), os benefícios para sua saúde são imensos.7
Nossos rins são uma maravilha da engenharia divina. Cada dia, os dois rins filtram perfeitamente cerca de 190 litros de água, que retorna purificada ao organismo. Sem esse eficaz processo de filtragem e reciclagem sistêmico, teríamos que beber 40 mil copos de água a cada dia e praticamente teríamos que viver no banheiro. Devemos beber água de maneira que consigamos urinar 4 ou 5 vezes ao dia uma urina clara.
“Os cientistas confirmam muitos dos conhecidos benefícios da água - fortalecimento da pele, unhas e cabelos porque hidrata e permite a eliminação de toxinas. Mas certos mitos como o emagrecimento acabaram rechaçados.
“O estudo também alerta para o perigo dessa crença. Destaca o aumento dos casos de anorexia porque muitas pessoas estão ingerindo mais água em substituição a outros alimentos.
“Essa moda está se transformando em um problema grave. Nosso corpo tem 70% do peso em água. Para uma pessoa normal beber água constantemente não tem muita transcendência, mas para certos casos pode ser um risco mortal. Para quem tem pouco peso, há uma tendência à intoxicação por água. A redução de sódio abaixo do limite provoca tremores, confusão, perda de memória e pode haver colapso e morte”, explicou o cardiologista Juan José Rufilanchas, chefe de cirurgia da Clínica Ruber, de Madrid.

QUINTA-FEIRA – A Água como Remédio

Jesus usou a água como método de cura.
Tratamentos com hidroterapia simples caseira:
Se os seus pés ou as suas pernas estiverem inchados, coloque-os em uma bacia ou balde com água em temperatura ambiente e acrescente cubos de gelo aos poucos. À medida que a temperatura da água for caindo, movimente os pés e as pernas devagar, como se estivesse brincando com a água. Quando sentir mais conforto, retire as pernas da água e massageie tanto as pernas como os pés com um creme nutritivo ou tonificante.
Se você estiver precisando relaxar as tensões das mãos ou dos pés, coloque-os em uma infusão morna de cascas de laranja ou limão, até a água ficar na temperatura ambiente.
Tome um banho quase frio, seque os pés e as mãos suavemente e tonifique a pele com uma loção neutra.
Tome um banho que começará morno e deverá ir ficando frio aos poucos, enquanto massageia o corpo todo com uma bucha ou luva vegetal.

Tenha um bom sábado

Pr. Luís Carlos Fonseca
21/04/2010

quinta-feira, 15 de abril de 2010

O Anjo do Gueto de Varsóvia

Anjo do Gueto de Varsóvia

Quando o seu país foi ocupado pelo exército alemão em Setembro de 1939, Irena Sendler era uma jovem enfermeira assistente social na cidade de Varsóvia.
Os alemães criaram um gueto na capital polaca, aonde foram amontoados em condições miseráveis milhares de judeus. Vinham de todas as partes. Rapidamente as condições ficaram muito difíceis, logo passaram a ser insuportáveis . O tifo era uma grande preocupação, e o comando alemão imediatamente encarregou os polacos da tarefa de conter a doença.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Como Entender e Explicar o Estado do Homem Após a Morte

Há Vida após a Morte?

Os que morrem vão para: O Céu, o inferno, o purgatório, reencarnam-se; ou simplesmente ficam a dormir aguardando a ressurreição?

A Verdade sobre a Morte


1)Somente Jesus pode dar a resposta sobre o estado do ser humano após a morte.

“...Fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e da sepultura.” Apoc. 1:18

Buscar explicações sobre este tema em outras fontes que não seja a Santa Bíblia, é beber água poluída por filosofias humanas.


2)Como fomos nós criados?

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gén. 2:7

Corpo+fôlego(espírito)=alma vivente. Somos uma alma e não temos uma alma. Logo, quando morremos a alma deixa de existir. Voltará a existir com a ressurreição.


3)O que disse Deus aconteceria com Adão e Eva ao pecarem?

“E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gén 2.16 e 17

“...A alma que pecar essa morrerá.” Ezequiel 18:4. Outro texto: Rom. 6:23


4)O que disse a serpente(diabo) aconteceria após o pecado?

“Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.” Gén. 3:4
Hoje esta mesma falsa voz é ouvida entre religiões cristãs e não-cristãs.

5)Quem somente tem a imortalidade?

“Aquele que tem, Ele só, a imortalidade e habita na luz inascecível...” I Tim. 6.16

6)Quando os filhos de Deus receberão a imortalidade?

“...Soará a trombeta, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.” I Corintios 15:52 e 53

Outros textos: I Tess. 4:13-17; S. João 14:1-3; II Tess. 1:7-9; II
S.Pedro 3:9-14.

Os salvos tornar-se-ão imortais somente quando Jesus voltar.


7)Enquanto Jesus não vem, onde estão e o que fazem os mortos?

“ Sai-lhes o espírito(fôlego), e eles tornam para a sua terra, naquele mesmo dia perecem todos os seus pensamentos.” Salmo 146:4

“Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio.” Salmo 115:17

“Porque na morte não há lembrança de Ti; no sepulcro quem Te louvará? Salmo 6:5

“Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.” Job 6:9

“Porque não pode louvar-te a sepultura, nem a morte glorificar-te; nem esperarão em Tua verdade os que descem à cova.” Isaias 38:18

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma,...mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento.” Eclesiastes 9:5

Os mortos ficam na sepultura inconscientes a aguardar a ressurreição.

Outros textos: Daniel 12:2; Job 14:14; Actos 2:34; Isaias 26:19; I Cor. 15:16-18; Job 3.17; Job 17.13

8)No momento da morte o que acontece?


“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito(fôlego)volte a Deus que o deu.” Ecles. 12.7

“Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” Tiago 2.26

O fôlego que volta para Deus, será devolvido no momento da ressurreição.



9)A que a Bíblia compara a morte?

“Assim falou e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono...Mas Jesus dizia isso da sua morte.” S. João 11.11 e 13.

“Assim o homem se deita e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará, nem se erguerá de seu sono.” Job 14:12

Jesus comparou a morte ao sono. No estado do sono ninguém se lembra de nada. Assim aquele que morre não está nem no céu, nem no inferno, nem no purgatório, nem no limbo, nem se reencarna. Está a aguardar a ressurreição e de forma inconsciente. Se estivesse em algum lugar desses, dispensaria a ressurreição. Já estaria a viver a recompensa. Jesus voltará para dar a recompensa.

10) Que promessa temos de Jesus que seremos ressuscitados?

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a resurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá.” S. João 11:25

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu filho unigénito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” S. João 3:16


Pr. Luís Carlos Fonseca

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Resumo da Lição 2 da Escola Sabatina

Resumo da Lição 2 da Escola Sabatina

O Poder das Escolhas

Verso Aureo “ E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.” Daniel 1:8


Como podemos fazer boas escolhas, sendo nascidos no pecado? Salmo 51:5
As escolhas correctas que fazemos sempre vem acompanhadas do poder de Deus na nossa vida.
A Comunhão com Pai do céu é o factor predominante para sermos felizes nas escolhas.
Deus nos dotou com a liberdade de escolha. Escolher as coisas boas, é fruto de um coração santificado.
As péssimas escolhas tem arruinado muitas vidas. Ex. A mentira, o mexerico, o uso de tabaco, álcool, drogas, infidelidade, etc...


Domindo - A Realidade da Liberdade

“O coração natural está cheio de ódio contra a Verdade e contra Jesus” Minha Consagração Hoje pag. 261
No Éden, Adão e Eva perderam a liberdade no momento que desobedeceram
Torna-se escravo de alguém, aquele que fica a dever algo.
Ser livre é poder andar em todos os lugares e com a cabeça bem erguida. Adão e Eva fugiram da presença de Deus.
Liberdade não é Libertinagem. Libertinagem leva à prisão. Veja este texto. “Quanto ao ímpio as suas iniquidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido.” Prov 5:22


Segunda –Feira – As Consequências: Culpa e Medo

A primeira sensação de quem transgride qualquer lei, é de forte emoção; depois vem o desespero.
O ladrão de banco aumenta a adrenalina do sangue em grande escala. O aluno que copia/cola na prova tem uma sensação de vitória, mas o fim será a culpa
Quando se perde a liberdade, ao cometer pecados, inventa-se desculpas. Nossos pais do Éden construiram roupas para si.
O remédio para o medo e a culpa está no Senhor. Heb. 8:12 diz: ”Porque serei misericordioso para com as suas iniquidades, e dos seus pecados e das suas prevaricações não me lembrarei mais.” Ver também: I joão 1:9, Miquéias 7.19
Que Deus maravilhoso o nosso! A culpa é tirada instantaneamente


Terça-Feira – Escolhas: Boas e Más

Boas escolhas na bíblia:
Abraão escolheu ir para um lugar que não conhecia, quando estava com 75 anos Heb. 11:8-11
Moisés escolheu não ser chamado de neto do Faraó – Sua escolha mudou seu destino. Ele podia ser hoje uma múmia, mas está nos céus. Heb. 11.24
Péssimas escolha na bíblia
Abraão escolheu a poligamia – Gén 16, 21:9-14
Sansão, Caim, Pilatos e tantos outros, fizeram más escolhas.

Quais são as consequências das más escolhas?
Deterioração da humildade; prejudica o senso de justiça e rectidão, abre espaço para doenças e morte, destrói a felicidade e instala o ódio na vida.


Quarta-Feira – A Escolha e a Geração Seguinte

De acordo com a Bíblia, as más decisões que tomamos, afectam nossos descendentes até a quarta geração. Êxodo 20:5
As boas decisões afectam até mil gerações. Êx. 20:6
De todas as escolhas que fazemos, com certeza; as relacionadas com a nossa saúde vem em primeiro lugar.
O álcool é uma droga legalizada que tem provocado grandes flagelos na actual sociedade.
Quase 10% das pessoas que tomam a primeira dose, tornam-se dependentes do álcool.
O tabaco é o causador de muitas mortes por ano
A má alimentação, rica em gorduras animais e acúcares, é a causadora das principais doenças.
Os filhos serão no amanhã, aquilo que os pais são hoje.
Os pais que assistem muita televisão ou veêm muito futebol, terão filhos fascinados pelas mesmas coisas.


Quinta-Feira - A Escolha e o Acaso

Aceitar nossa situação ou mudar?
Muitos filhos de Deus vieram de lares humildes e sofridos, e, outros tiveram uma melhor sorte(acaso).
A herança genética e herdada infuenciam grandemente na nossa vida, e, consequentemente nas decisões a tomar.
Vivemos no mundo de pecado (Ambiente)mas, pertencemos ao reino dos céus(herança celestial)
“Agora desejamos a pátria celestial...Deus já lhes preparou uma cidade.” Heb. 11:16
A despeito de estarmos neste mundo mal, podemos perfeitamente mudar nossa sorte.
“Tudo posso naquele que me fortalece.” Fil. 4.13

Um feliz Sábado!

Luís Fonseca

terça-feira, 6 de abril de 2010

ESTUDO BÍBLICO COMPLEMENTAR Nº 1 - DANIEL 2 - O FUTURO JÁ ESTÁ REVELADO?

 O FUTURO JÁ ESTÁ REVELADO?

Podemos confiar na astrologia?
Os horóscopos são confiáveis?
Vidas passadas revelam o futuro?
Que força governa o destino das pessoas?

Vivemos numa época de esoterismo, misticismo e superstição. E também o charlatanismo está em alta.
Pesquisas recentes mostram que a maioria das pessoas acredita em astrologia, fantasmas, discos voadores e terapia através de pessoas que já morreram.
Milhares de pessoas pagam altas somas de dinheiro para terem o futuro revelado.
Ao longo dos milénios, a Bíblia tem provado sua exactidão histórica e profética.

A Bíblia é o único guia seguro e as suas profecias têm-se cumprido, perfeitamente, no período determinado por Deus.

Uma linda profecia em forma de sonho!

sábado, 3 de abril de 2010

As 3 Coisas que Deus mais Ama

1)AS PESSOAS(o mundo)
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna".João 3:16

2)SUA IGREJA:
"Maridos, amais vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela".
Efes. 5:25

3) VOCÊ:
"De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo:Com amor eterno eu te amei, por isso, com benignidade te atrai" Jer. 31:3

Ânimo no Senhor

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Breve Resumo da Lição 1 da Escola Sabatina - Feliz sábado

A Deus, Supremo Benfeitor, Anjos e Homens Dai Louvor!

V.A “Bendiz, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao Seu santo nome.” Sl. 103:1

Introdução:
Deus Criador e Mantenedor. “O ser humano não é”... capaz de compreender os mistérios de Deus e todo o Seu imenso poder.” Job 11:7
Deus Redentor. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu filho unigénito para que todo o que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.” Jo 3.16 Ver Jer. 31:3

Domingo - O Nosso Deus de Amor
II Tim. 1:9 “Que nos salvou, e chamou com uma santa voação, não segundo as nossas obras, mas segundo o Seu próprio e graça, que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos.”
1) Deu nos chamou para a salvação antes de cada um de nós nascer.
2) Aceitar a salvação depende de nós. Aceitar implica em viver na pátria celestial. (Hebreus 11:16) Rejeitar envolve o juízo final(Apoc.20:11-15)

Segunda-Feira - O Deus da Graça
Nossa salvação e perdão é unica e exclusivamente pela graça, fé e sangue de Jesus .
Ef. 2:8 e 9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie.” Outro versos. Rom 3:24 e Rom. 5:1
Rom. 5:9 “ Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira”
A Salvação através destes três meios não nos isenta de obedecermos os mandamentos de Deus. Ver Rom. 3:31 e Gal. 3:21

Terça-Feira - Um Relacionamento de amor
Fomos criados à imagem de Deus, portanto, só seremos felizes e realizados quando em plena comunhão com o Criador.
Mat. 22:37 “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.”
Cuidado para não querer comprar sua salvação com seus dízimos, ofertas, ajudas humanitárias e frequência aos cultos. Isto é salvação pelas obras.
Mat. 6.33 “Mas , buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Oração, estudo da Palavra, meditação e assitencia aos cultos são os meios paraque Deus nos dá para nos relacionarmos com Ele.

Quarta-Feira – Louvar a Deus
Sal. 89:1 “As benignidades do Senhor cantarei perpetuamente: com a minha boca manifstarei a tua fidelidade, de geraçao em geração.”
Pode-se louvar a Deus nas duras provações?
Só consegue louvar a Deus, aquela pessoa que tem experimentado Sua bondade.
Através de que métodos louvamos a Deus?
a)Cantando hinos em casa e na igreja. b) Fazendo orações públicas ou particulares. c) Participando com atenção do culto d) Devolvendo os dízimos e ofertas e) Ajudando os necessitados. Etc...

Quinta-Feira - Um Culto Racional
Rom.12:1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício, vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”
Para termos condições de render um culto aceitável a Deus é necessário algumas coisas:
a)Comermos e bebermos correctamente os alimentos saudáveis. b) dormirmos as 8 horas diárias. c) trabalharmos, estudarmos e ter momentos de recreação, o tempo adequado.
A mente é o único meio que Deus tem para se comunicar com seus filhos

Conclusão:
A maior gratidão e louvor que podemos tributar a Deus é nossa vida de obediência a Ele
João 14:15 “Se Me amardes, guardareis os Meus mandamentos.”

As ricas bênçãos de Deus na sua vida

Luís Carlos Fonseca

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Providência Divina ou Mera Coincidência?

Eugene Durand, que foi editora da Review and Herald, menciona uma série de coincidências na sua vida e na de seu amigo de infância, Tom Green. Ambos se criaram na mesma igreja adventista e foram baptizados pelo mesmo pastor. Uma vez fizeram a campanha das missões juntos após cada um ter comprado seu primeiro carro. Sem que tivessem planejado, casaram-se no mesmo dia. Depois de se formarem juntos em Teologia, tornaram-se pastores distritais da mesma associação.