segunda-feira, 31 de maio de 2010

O QUE CONTAMINA O HOMEM? O QUE ENTRA OU O QUE SAI DA SUA BOCA?

O QUE CONTAMINA O HOMEM? O QUE ENTRA OU O QUE SAI DA SUA BOCA?

É dito, através da tradição judaica que; um rabi, certa vez, omitiu a cerimónia de lavar as mãos, e foi sepultado vivo. Um mestre devia dar o exemplo.

É mencionado também que certo soldado Judeu quando foi preso, ao receber sua porção diária de água, ao invés de a beber, ele realizava a cerimónia de lavar as mãos.

“O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas, o que sai da boca, isto é o que contamina o homem.” Mat. 15:11.

“Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isto é o que contamina o homem.” Mar. 7:15.

O texto usado por Jesus em Mateus é uma parábola: “Então, lhe disse Pedro: Explica-nos a parábola. Jesus, porém, disse: Também vós não entendeis ainda?” Mat. 15:15-16 . Após análise do contexto em que Jesus proferiu esta declaração, alguns factos se explicam:

Primeiro ponto: Sobre parábolas não se pode firmar nenhuma doutrina , pois, uma história fictícia é utilizada apenas para ilustrar, a fim de se transmitir uma lição espiritual.

Segundo ponto: Jesus não estava a falar dos alimentos considerados imundos, sendo que os ouvintes eram judeus legalistas. Os Judeus não comiam nem porco, nem coelhos, etc... De modo algum haveria na mesa deles algum tipo de carne imunda.

Terceiro ponto: Jesus tinha outro propósito ao mencionar esta parábola: “Mas o que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfémias. São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.” Mat. 15: 18-20

Em Marcos 7: 1 e 2 menciona que os escribas e fariseus vendo que alguns dos discípulos de Jesus comiam pão, sem lavar as mãos, os repreendiam.

Os fariseus estavam preocupados com o exterior. Eles eram legalistas nos ritos, ao ponto de não comerem sem lavar as mãos. Mas estavam prontos para criticar os discípulos por causa de uma tradição boba.

Devemos cuidar também para não dar mais importância para nossas invenções e conveniências, e deixar o mais importante, que é obedecer a Palavra de Deus. Devemos cuidar também com o uso da nossa língua. Que seja usada apenas para abençoar.

Luís Carlos Fonseca

quinta-feira, 27 de maio de 2010

JOGO DE CARTAS, APOSTAS, XADREZ, DAMAS, DANÇA, IR À PISCINA E PRAIA AOS SÁBADOS.

Jogos tais como cartas são proibidos por causa de sua associação com a jogatina e vício. Sua origem e símbolos estão associados com o poder das trevas. Assim o manual da igreja Adventista convida a uma completa separação das práticas mundanas tais como o jogar cartas, damas, etc... A respeito deles, Ellen G. White declarou:
 “Há divertimentos, como a dança, o jogo de cartas, as damas, o xadrez, etc., que não podemos aprovar porque o céu os condena. Esses divertimentos abrem a porta para grandes males. Não são de tendência benéfica, mas têm influência estimulante, produzindo em alguns espíritos a paixão por aqueles folguedos que levam a jogatinas e dissipação. Tais divertimentos devem ser condenados pelos cristãos, pondo-se em seu lugar alguma coisa que seja perfeitamente inofensiva.” - Testimonies, vol. 1, pág. 514.

RESUMO DA LIÇÃO 9 - TEMPERANÇA

RESUMO DA LIÇÃO Nº 9 – TEMPERANÇA

O Vinho não faz bem ao coração? Bêbados na Bíblia? O apetite é um deus?

VERSO ÁUREO: “Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Fil. 4:5

ALVOS DA LIÇÃO:

1) Os maus hábitos, herdados ou adquiridos, se não forem dominados pelo poder do Espírito Santo, corromperão o carácter do cristão.

2) Nosso corpo é o templo do Espírito Santo, teremos que dar contas dele a Deus.

3) Os filhos de Deus são alvo mais certos do inimigo. Quanto maior a consagração, tanto maiores serão as tentações.

DOMINGO: O PRIMEIRO BÊBADO DA BÍBLIA

Noé era consagrado a Deus, mas mesmo assim caiu no laço da bebida alcoolizada. Ver a vergonhosa história de Noé em Gén. 9:20-27

Pessoas consagradas a Deus ,se viverem na esfera carnal, e cederem ao apetite pervertido, serão destruídas.

A mente é o único meio pelo qual Deus Se comunica com seus filhos. Também é o único meio para Satanás deixar sua nefasta marca.

A mente deve estar livre de toda e qualquer toxina, para ser um canal de recepção da bênçãos de Deus.

SEGUNDA-FEIRA: O ÁLCOOL NOS DIAS DE HOJE

Sansão Foi advertido para não ingerir bebida alcoólica. Juízes 13:2-8

Salomão advertiu contra o álcool. Prov. 20:1

Isaias também fez advertências. Isa. 5:11.

Os sacerdotes que consumiam bebida alcoólica foram severamente reprovados por Deus.

Veja o melhor conselho:

“Não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.” Ef. 5:18

TERÇA FEIRA: ENTÃO E O VINHO NÃO FAZ BEM AO CORAÇÃO?

De acordo com a lição de hoje , o que fazer quando a ciência afirma que o álcool faz bem para a saúde e que todos deveriam tomar pelo menos um pouco por dia?

Temos que entender que muitas das pesquisas são encomendadas para satisfazer o interesse financeiro de algum grupo ligado a indústria de bebidas.

Somos abençoados por ter uma mensagem de saúde que nos adverte em detalhes contra a destruição causada por esses venenos, mesmo antes de os epidemiologistas saberem disso!

Vale a pena seguir as orientações divinas, mesmo que outros digam o contrário.

I Cor 10:31 diz: “Portanto, quer comais, quer bebais, ou faças outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.”

QUARTA-FEIRA: TEMPERANÇA EM TODAS AS COISAS

No texto de hoje, em II Pedro 1:5-9 nos diz que somos contristados por várias provações e que somos apurados pelo fogo.

O que representa resistir a essas provas para nós e para Deus?

Ser temperante resistindo as tentações e seguir as orientações de Deus, mostrar à todas as pessoas o valor de nossa fé.

Todo o esforço feito para mantermos a mente lúcida e apta para receber a influência do Espírito Santo sobe a Deus como uma adoração um perfeito louvor.

Como sermos temperantes em tudo?

Cuidar com o trabalho excessivo.

Fazer exercício físico.

Beber água em abundância.

Dormir adequadamente e no tempo certo.

Alimentar-se na quantidade e hora certa e de forma correta.

QUINTA-FEIRA: COMPRADOS POR UM PREÇO

Qual foi o preço?

O sangue de Jesus. I Pedro 1.18 e 19. Aqui o termo grego usado é Lútron que significa: Resgatados para não mais viver como antigamente, como quando nos pecados.

Nosso corpo é o templo do Espírito Santo. I Cor. 6.19 e 20.

Devemos cuidar bem da morada do Espírito Santo.



Bom estudo da lição e feliz sábado!


Luís Carlos Fonseca

terça-feira, 25 de maio de 2010

Difamação, Calúnia, Mexerico e Mentira – Perigo a Vista

Difamação, Calúnia, Mexerico e Mentira – Perigo a Vista


Consegue segurar sua língua? Já mentiu alguma vez? Já falou mal dos governantes?


Difamar vem do latim: diffamare e significa: "falar mal de".

Difamar quer dizer: Enredo, intriga, bisbilhotice, chocalhice, desordem, balbúrdia.

Difamação quer dizer também mentira, embuste. Porque; ora fala-se de um erro na vida de uma pessoa, ora inventa-se ou aumenta-se.

Mexerico é também uma maneira covarde de se falar da vida alheia porque ocorre na ausência daquele de quem se fala. O mexerico não leva assinatura, não implica em responsabilidades. O difamador teme as implicações das suas palavras porque no fundo não sabe se é verdade aquilo que diz.

Ao espalhar contendas, fomentar divisões e discórdias no meio do povo de Deus o difamador age como instrumento do diabo, praticando abominação contra o Senhor.


Deus condena esta prática:

"Quem, Senhor, habitará no Teu tabernáculo? Quem há de morar no Teu santo monte? ...Aquele que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu próximo"Salmo 15:1-3

"O que encobre o ódio tem lábios falsos, e o que difama é um insensato" Prov. 10:18

"O homem perverso levanta a contenda , e o difamador separa os maiores amigos" Prov. 16:28
x
"Admoesta-os a que se sujeitem aos governantes que lhes obedeçam...que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos...” Tito 3:1 e 2

Ao cristão não é permitido falar mal dos políticos.

"O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre".Prov. 11:13

"Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; nem conspirarás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor. " Levítico 19:16

“Seis coisas que o Senhor aborrece, e a sétima a Sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina projectos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos." Provérbios 6:16-19

A igreja de Jesus é um lugar de paz e união. Quem provoca atritos, está fazendo o trabalho do inimigo.

Se as instruções de Jesus em Mateus 18:15 e 16 forem seguidas devidamente; reinará a ordem, e o amor dominará todos os relacionamentos. “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só, se te ouvir, ganhaste o teu irmão. Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois...”

Em Tiago 1:26 encontramos o resumo deste tema: "Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a sua religião é vã."

As ricas bênçãos de Deus na sua vida! Segure sua língua.

Luís Carlos Fonseca

domingo, 23 de maio de 2010

O Arrependimento de Deus. Pode Deus Arrepender-Se?


O arrependimento de Deus. Pode Deus arrepender-Se? Como entender este tema?

"Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que Se arrependa. Porventura, tendo Ele prometido, não o fará, ou tendo Ele falado não confirmará?" Num. 23:19

Mas outras passagens dizem que Ele Se arrepende:"Então arrependeu-Se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em Seu coração." Génesis 6:6

"Então o Senhor arrependeu-Se do mal que dissera que havia de fazer ao povo." Êxodo 32:14.

Se a bíblia nunca se contradiz, precisamos entender o contexto destes textos:

Números 23:19 é uma afirmação da fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas. Para Balaão era impossível amaldiçoar um povo que Deus tinha abençoado e prometido prosperidade. Todas as veses que Balaão tentou amaldiçoar aquele povo, Deus não permitiu.

Já o contexto de Gênesis 6 e Êxodo 32 são diferentes. Em ambos os casos, Deus é fiel. Sua mudança de sentimento aconteceu por causa das mudanças feitas pelas actitudes do homem.

Em Gênesis 6 Deus começou uma acção que iria resultar na destruição da raça humana pelo dilúvio.

Em Êxodo 32, Ele estava pronto para destruir o povo, mas arrependeu-se por causa do apelo penitente de Moisés.

Uma das explicações mais claras deste assunto na Bíblia é encontrada em Jeremias 18:1-10. No v. 8 lemos: “ Se a tal nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade; também Eu Me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.”

Os planos de Deus para abençoar ou destruir são condicionais. Se uma nação que está sendo abençoada se volta para o pecado, Deus irá condená-la a ser destruída. Se o povo desobediente se converte ao Senhor, Ele o poupará da destruição. Lembramos do caso dos ninivitas que se arrependeram e Deus poupou a cidade da destruição, e Jonas não entendeu o amor de Deus.

Nestas situações Deus está simplesmente sendo fiel ao Seu justo caráter.

Deus não quer que ninguém morra em pecado. Ele quer que todos se arrependam para receber a bênção da vida eterna. “ O Senhor não retarda a Sua promessa, ainda que alguns a tem por tardia; mas é longanimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II Ped. 3:9.

Vivamos no amor de Deus.

Luís Carlos Fonseca

quinta-feira, 20 de maio de 2010

RESUMO DA LIÇÃO 8 – A ATMOSFERA DE LOUVOR

RESUMO DA LIÇÃO 8 – A ATMOSFERA DE LOUVOR


VERSO ÁUREO: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida: e o homem foi feito alma vivente.” Gén. 2:7


Objectivos da Lição:

1.Comparar e contrastar a importância do ar puro, sadio com a importância de respirar espiritualmente a atmosfera do céu.

2.Sentir a honra e a responsabilidade de respirar, momento a momento o fôlego de vida dado por Deus.

3.Respirar profundamente, não só o bom ar de Deus, mas as frescas brisas celestiais que provêm da comunhão com ele.

4.A respiração profunda de ar puro e a participação diária da atmosfera do céu são essenciais à saúde física, mental e espiritual.


DOMINGO – A CRIAÇÃO

Como era a terra antes da criação? Um caos. Gén 1.2. Sem forma e vazia

E Depois da Criação? “Eis que tudo era muito bom”

“A energia criadora que trouxe à existência os mundos está na Palavra de Deus. Essa Palavra comunica poder, gera vida. Cada mando é uma promessa, aceito voluntariamente, recebido no coração, traz consigo a vida do Ser infinito. Transforma a natureza, cria de novo a pessoa à imagem de Deus.” Educ. 126
O que foi criado nos 4 primeiros dias?

Deus efectuou um processo de separação e divisão entre a luz e as trevas, águas e firmamento, terra e água e criou o sol e as estrelas para que fossem introduzidas as primeiras vidas.

No 5º e 6º dias foram criadas as aves, peixes, animais; e o homem e a mulher.

O homem foi criado à imagem de Deus. Gén 1:26


SEGUNDA-FEIRA- A NECESSIDADE DE AR

Que relação encontramos entre a necessidade do ar e a necessidade de Deus na vida do ser humano?

Assim como o ser humano precisa de presença constante de ar para viver fisicamente, precisa também da presença constante de Deus na sua vida para viver espiritualmente.
O ar promove bem estar físico e mental, Deus promove bem estar físico mental e espiritual.

“A oração é a respiração da alma, o conduto de todas as bênçãos.” ApC, 28

“Para ele [Enoc] a oração era como a respiração da alma; vivia na própria atmosfera do Céu.” Pat. Prof 85

Como está sua vida de oração?


TERÇA-FEIRA – O AR POR CIMA DA NOSSA CABEÇA

Quais as principais funções do ar?

O ar protege a terra e seus habitantes da radiação solar e do vácuo gélido do espaço exterior.
O ar recicla a água e muitos produtos químicos para amenizar o clima
O ar fresco é responsável para transferir oxigénio para o sangue
Com que frequência tomamos ar fresco?

Sem respiração do ar não temos vida e não passamos de um boneco de barro (Gn 2:7)

Quando abdicamos de nossa comunhão diária com Deus, vivemos sem respiração espiritual e estamos em perigo de vida.


QUARTA-FEIRA – MAU AR, BOM AR

Qual é o dever social com relação ao meio ambiente? (Gn 1:26)

Devemos cuidar da criação com o mesmo cuidado e amor com que Jesus cuidaria se estivesse em nosso lugar.

Quando preservamos o meio ambiente preservamos a nossa saúde, pois ele irá nos fornecer meios saudáveis de vida.

Os nossos hábitos de vida devem ser coerentes com as nossas preocupações ambientais.

Respirar ar poluído diminui a quantidade de oxigénio que o sangue pode levar até os músculos.
O ar puro é formado por nitrogénio (N2), oxigénio (O2), gás carbónico (CO2), hidrogénio (H2), argônio (Ar) e vapor d’água. Esses componentes estão em equilíbrio em diferentes proporções. Por isso todos são necessários.

O segredo para se ter ar puro, ou ao menos mais limpo, é permanecer o quanto possível em meio a plantas, jardins, árvores, em meio ao verde e de preferência onde haja água corrente. As plantas aquáticas produzem bastante oxigénio. O efeito bom das plantas vem da fotossíntese, processo que somente ocorre com a luz do Sol.


QUINTA-FEIRA-A ATMOSFERA DO CÉU


Quais os benefícios da atmosfera celestial?

Pela atmosfera que nos envolve, toda a pessoa com quem nos comunicamos é consciente ou inconscientemente afectada – Parábolas de Jesus pág.339.

A atmosfera no céu manifesta claramente alegria e louvor a Deus.

Ao aceitar a presença permanente de Cristo em nossa vida, podemos começar a experimentar esta experiência agora mesmo (João 14:23).
Veja este texto:

“Com a Palavra de Deus nas mãos, todo ser humano, qualquer que seja sua sorte na vida, pode ter a companhia que preferir. Nas suas páginas pode entreter conversa com o que há de mais nobre e melhor do ser humano, e ouvir a voz do Eterno, ao falar Ele com os homens. ... Pode neste mundo habitar em atmosfera celestial, comunicando aos tristes e tentados da Terra pensamentos de esperança e santidade... semelhantemente àquele da antiguidade que andou com Deus, aproximando-se mais e mais do limiar do mundo eterno, e isto até que se abram os portais e ele ali entre. Não se achará ali como estranho. As vozes que o saudarem são as daqueles seres santos que, invisíveis, foram na Terra seus companheiros, vozes que ele aqui aprendeu a distinguir e amar. Aquele que pela Palavra de Deus viveu em associação com o Céu, encontrar-se-á à vontade na companhia dos entes celestiais” (Educação, p. 127).

Feliz sábado

Luís Fonseca