segunda-feira, 25 de outubro de 2010

RESUMO DA LIÇÃO 5 – ABIGAIL: RECUSANDO SER VÍTIMA DAS CIRCUNSTÂNCIAS

QUEM FOI ABIGAIL? Seu nome significa: "Fonte de alegria" ou " a alegria do seu pai." “Abigail foi uma das mulheres mais notáveis na história judaica. Ela foi uma das quatro grandes belezas, as outras três são Sara, Raabe, e Ester” Enciclopédia Judaica, Charles, Foster, Meg. 15 a. Foi uma mulher bela e inteligente, esposa do rico criador de gado, Nabal de Carmel. Em uma ocasião Nabal insultou David, e Abigail antecipou-se para evitar o pior, e ofereceu alimentos e pedidos de misericórdia à David para poupar a vida do marido. David impressionado com sua humildade e acto coragem atendeu o pedido de Abigail; e tão logo ela ficou viúva, Davi a pediu em casamento. Abigail teve o controle das suas emoções em 4 momentos: quando ouviu a informação do ódio de David, quando decidiu defender seu marido de um massacre, quando se encontrou com David e quando esperou o tempo certo para falar com Nabal.

VERSO ÁUREO: “No coração do prudente, repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos se conhece.” Prov. 14:33

DOMINGO: Alguém disposta para ouvir. Por que ouvir é importante? As pessoas, geralmente não tem problemas com o falar; alguns falam até demais. Antes de emitirmos opiniões sobre qualquer assunto, é importante estarmos dispostos para ouvir. Com a morte de Samuel, David saiu e foi para o deserto de Paran. David tinha um exército formado, mas precisava de ajuda material, pois viver como nómade era difícil e, Nabal era um rico criador de gados. David mandou 10 dos seus servos irem ao encontro de Nabal e solicitar alguma ajuda. Mas Nabal recusou ouvir e prestar algum auxílio. Ele disse: “Quem é David, e quem é o filho de Jessé? Muitos servos há hoje e muitos fogem a seu senhor. Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses, que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu não sei de onde vem?" I Samuel 25:10 e 11. David, depois de ouvir esse relatório, subiu com 600 homens armados para tirarem satisfações. Um jovem anunciou à Abigail do ocorrido. Ver V. 14. Abigail ouviu o servo e depois foi ao encontro da comitiva de David. Ela conseguiu prever uma desgraça e fez de tudo para evitá-la.

SEGUNDA-FEIRA: Os actos falam mais alto do que as palavras. O que fez Abigail? “Então Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas e duzentas pastas de figos passados, e os pôs sobre jumentos.” I Samuel 25:18. Quanta diplomacia! Quanta prudência e bondade! Aquele encontro foi emocionante porque de um lado estava o exército de David pronto para destruir; e do outro lado uma mulher a liderar um grupo de servos, e no meio estava Deus para contemplar a fé e abnegação de Abigail. E David ouvia. Agora era influenciado por palavras suaves, humildes e carregadas de inteligência. Eram poderosas palavras! E ele certamente percebia toda a beleza da mulher. Deve ter pensado: que pena que essa mulher está casada com um bruto! Agir em favor do próximo é mais importante do que falar. Jesus Disse: “quando fizerdes a um destes pequeninos, a Mim o fizestes:” Mateus 25. Hoje as denominações religiosas estão voltadas para dentro. Só querem receber e recusam-se a oferecer. A verdadeira religião é aquela que é vista no atendimento das necessidades alheias. “A verdadeira religião é esta: visitar as viúvas e órfãos nas suas necessidades.” Em Mateus 7.21 encontramos: ”Nem todo o que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céu, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus.”

TERÇA-FEIRA: Tempo de falar. Qual foi a atitude de Abigail antes de dirigir as primeiras palavras à David? “...Desceu do jumento , prostrou-se sobre o seu rosto diante de David, e se inclinou à terra” I Sam. 25:23. Isto não era adoração, era sinal de respeito a um rei. Embora David ainda não era rei nessa ocasião, como que num instinto profético, Abigail prestou reverência à David. Que palavras dirigiu Abigail à David?: “...Ah senhor meu, minha seja a transgressão, deixa pois falar a tua serva aos teua ouvidos, e ouve as palavras da tua serva.” V. 24. Ela disse para que David não se importasse com Nabal, se marido, pois ele era filho de Belial. V. 25. Do que mais Abigail lembrou David? No verso 26 Abigail declarou um louvor ao Senhor Deus porque não haveria sangue; e no verso 31 ela pediu para David se lembrar dela quando se tornasse rei. Esse mulher sabia quem era David. No verso 28 ela menciona que David guerreava as guerras do Senhor. Nabal também conhecia David, mas era um tolo e filho do diabo. Abigail era uma mulher incrível. Certamente não vivia os sonhos de uma princesa com um marido, desde criança sonhado. Naqueles tempos as mulheres deviam casar-se com um homem escolhido pelos pais, ou algum homem a escolhia, e ela não podia rejeitar. Esse tipo de coisa jamais deveria ter feito parte da história. Deus fez homens e mulheres livres, e devem sempre ter o direito de fazerem suas escolhas. Ainda mais aquelas escolhas para toda a vida. A nossa personagem dessa semana estava casada com um homem que jamais deveria ter essa mulher.

QUARTA-FEIRA: O que Abigail nunca faria? Ela nunca mentiria nem contra e nem a favor do marido. Ela foi honesta, ela nunca condenou o seu marido, mas também nunca o acobertou. Ela nunca mataria Nabal para se livrar daquele bruta montes. Ela protegeu a vida da sua casa. Ela nunca mentiria para David. Ela nunca teria o sentimento de culpa por estar casada com Nabal. Ela nunca perderia de vista o Senhor Deus. Ela lembrou David de que ele estava envolvido nas batalhas do Senhor e que não era para perder tempo com o derramar sangue. Sem que David e Abigail matassem Nabal, ele morreu e deixou livre o caminho para o casamento dos dois. Como foi a morte do Nabal? “E aconteceu que passados quase dez dias, feriu o Senhor a Nabal e este morreu.” I Sam. 25:38. “De Deus não se zomba. Ele não Se deixa escarnecer.” Quando nos valemos das mãos santas do Senhor não precisamos sujar nossas mãos com sangue de pecadores.

QUINTA-FEIRA: Dentro e fora. Nabal depois daquela bebedeira toda morreu e o caminho ficou livre para o seu casamento Com Abigail. mesmo antes de Saúl morrer Abigail, como esposa de David, pôde ajudá-lo na orientação para se tornar em rei, e mesmo depois, muito ajudou no reinado de Israel. Quais foram as últimas palavras de Abgail, que ficaram registadas e quando recebeu o convite de David para ser sua esposa? Verso 41 “...Eis aqui, a tua serva servirá de criada, para lavar os pés dos criados do meu senhor.” O espírito desta mulher deve caracterizar todos os filhos de Deus. Jesus disse: “Eu não vim para ser servido, mas para servir” A vida de Abigail não foi um conto de fadas depois do casamento. Ela teve que conviver com a discriminação de ser a segunda mulher e de sofrer constantes perseguições. A palavra de Deus nos deixou este lindo exemplo de coragem, humildade e fé desta mulher que coroa o velho testamento com sua vida de devoção a Deus e as pessoas. “A piedade de Abigail, semelhante ao perfume de uma flor, exalava do seu rosto, das suas palavras e acções, sem que ela se apercebesse disso.” Patriarcas e Profetas, 609

Bom estudo.

Luís Carlos Fonseca

terça-feira, 19 de outubro de 2010

QUANDO DEUS SORRI


Alguns tem a ideia de que Jesus nunca sorriu quando esteve na terra. Mencionam Isaías 53:2 “...E olhando nós para Ele, nenhuma beleza víamos, para que O desejássemos.” Aqui Jesus estava sendo mencionado no contexto da sua crucificação. Jesus tinha uma personalidade agradável e sorria para as pessoas. Até as crianças eram cativadas por Sua simpatia. Outros formam a ideia do Deus Pai, como sendo muito sério para sorrir, pois estava envolvido com as guerras no velho testamento. A palavra resplandecer, no original hebraico, significa mostrar-se satisfeito com alguém. Quando alguém está feliz, logo sorri. Deus sorriu várias vezes: “O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti.” Números 6:25. “Faze resplandecer o Teu rosto sobre o teu servo e ensina-me os Teus estatutos” Salmo 119:135. “O Senhor agrada-Se dos que O temem e dos que esperam na Sua misericórdia.” Salmo 147:11. Sofonias menciona a alegria de Deus quando o povo de Israel se arrependeu e pôde voltar do cativeiro Babilónico: “ O Senhor, teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; Ele Se deleitará em ti, com alegria; calar-Se-á por seu amor, regozijar-Se-á em ti, com júbilo.” Sofonias 3:17. Transfigurar é diferente de resplandecer. Quando Jesus transfigurou-Se na presença dos discípulos lá no monte Hermon, Ele teve Seu rosto iluminado com a glória celestial, e não quer dizer que tenho sorrido. A alegria de Deus deve ser a nossa alegria também. Em salmo 68:3 encontramos: “Mas alegrem-se os justos; e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria.” Deus sorri quando O buscamos com humidade e devoção.

Um Abraço,

Luís Carlos Fonseca

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

RESUMO DA LIÇÃO 4 – JÓNATAS - NASCIDO PARA SER GRANDE


INTRODUÇÃO: Amigo é aquele que sabe o pior a teu respeito, e ainda assim continua a gostar de ti. A verdadeira amizade é qualidade que poucas pessoas conseguem desenvolver. Uma amizade, sem interesses egoístas, é algo lindo de ser contemplado nas pessoas. Geralmente as amizades estão relacionadas com interesses. Jónatas é prova de que é possível desenvolver amizades sinceras e profundas. Esta história mostra-nos que Jónatas preferiu a amizade de David mais do que a sucessão do trono. Isso é amizade que se preza. Todo este sentimento de amor foi proveniente do trono de Deus. Deus é a fonte do amor.

VERSO ÁUREO: “Disse, pois, Jónatas ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura obrará o Senhor por nós, porque para o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muito ou com poucos.” I Samuel 14:6

DOMINGO: O ELEVADO POSTO DA AMIZADE. Que vantagens leva a amizade sobre os outros relacionamentos? Nossos pais, nossos irmãos e nossos parentes mais afastados não podemos escolher, mas os amigos, podemos. Talvez seja por isso que Salomão mencionou que: “há amigos mais chegados do que irmãos.” David e Jónatas se tornaram amigos tão próximos que, mesmo distantes, permaneceram ligados emocionalmente. Em I Samuel 20 Jónatas deixou claro que a amizade é mais do que simplesmente conversas aleatórias. Um verdadeiro amigo está disposto para ajudar, mesmo com risco pessoal. Jónatas intercedeu muitas vezes junto à Saul em favor de David. “Então Jónatas falou bem de David à Saúl, seu pai, e disse-lhe: Não peque o rei contra o seu servo David, porque ele não pecou contra ti, e porque os seus feitos te são mui bons.” I Samuel 19:4. Jónatas dispensou seu precioso tempo em favor de David quando este era perseguido por Saul e sempre ministrava palavras de conforto à seu amigo: “então se levantou Jónatas, filho de Saul, e foi para Davi, ao bosque, e confortou a sua mão em Deus.” I Samuel 23:16. Como é com você? Está disposto a correr riscos por um amigo? Está disposto a pagar uma conta para seu amigo?

SEGUNDA FEIRA: UMA GRANDE VITÓRIA. Por que motivo houve a necessidade de uma guerra? Havia uma enorme crise entre o povo de Israel. Crise espiritual, pois Saúl estava mais preocupado em perseguir David, do que consagrar o povo através da oração e louvor a Deus. No meio desta grande crise apareceu Jónatas para desbaratar e amedrontar o inimigo. Na crise geralmente nasce o verdadeiro líder. Jónatas demonstrou estar preparado para esta peleja, pois, antes disso já tinha demonstrado relacionamento e dependência de Deus. O que fez Jónatas para obter a vitória? Ele colocou Deus em primeiro lugar. No início do ministério de Saul, Jónatas tinha aprendido sobre a dependência de Deus, e não se esqueceu mais.“Disse, pois, Jónatas ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura obrará o Senhor por nós, porque para o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muito ou com poucos.” I Samuel 14:6 Em Patriarcas e Profetas, 623 menciona: “Jónatas filho do rei, era homem que temia ao Senhor.” Que sinal Jónatas pediu de Deus e falou a seu pajem de armas? Jónatas consultou o Senhor sobre a estratégia de guerra: “Se nos disserem assim: Parai até que cheguemos à vós. Então ficaremos no nosso lugar, e não subiremos a eles.Porém, dizendo assim: Subi a nós, então subiremos, pois o Senhor os tem entregado na nossa mão, e isso nos será por sinal.” I Samuel 14: 9 e 10. No verso 12 mostra que os filisteus pediram que eles subissem. Eles mataram uns 20 homens e espalhou um terror perante os inimigos. Ver vs 13-15. Jónatas venceu porque colocou Deus em primeiro plano. Como é com você?

TERÇA-FEIRA: RELACIONAMENTO ENTRE PAI E FILHO. Jónatas tinha em David seu melhor amigo e seu pai queria matar David. De que lado ficaria Jónatas? Na infância de Jónatas, muito provavelmente, Saul deu uma boa educação à Jónatas, mas depois Saúl foi deixando o relacionamento com Deus, e graduadamente foi cometendo o pecado contra o Espírito Santo. Ele tornou-se egoísta, irritadiço, ciumento, irracional e as vezes até neurótico. Mesmo Saúl sendo mau, Jónatas procurou honrar o 5º mandamento que requer o respeito aos pais. Naquele episódio do mel que Jónatas provou sem saber e que deveria morrer por ter desacatado uma ordem do rei, Jónatas esperou o livramento em Deus. E não tardou para ser liberto. Ver esta história em I Samuel 14:24-46. Aqui o rei perdeu mais uma vez diante dos soldados e de Jónatas que era humilde e fiel a Deus. Os Céus contemplaram a fé de Jónatas. A fidelidade a Deus sempre compensa. Como temos tratado nossos pais quando eles mais necessitam de nós? Quando os princípios são violados, o filho de Deus deve optar em permanecer com a verdade e não com pessoas e instituições que venham a desonrar a Deus.

QUARTA-FEIRA: ACEITAR O SEGUNDO LUGAR. Jónatas não teve o pai que queria, mas Saúl teve o filho que todo pai desejaria ter. Vivemos num mundo egoísta em que todos querem ter a supremacia É interessante notar que Jónatas tinha direito ao trono, era o legítimo herdeiro, mas sujeitou-se ao propósito de Deus e abriu mão de seus direitos para que os planos de Deus pudessem ser cumpridos. Que tipo de líder foi Jónatas? Um líder servo. Ele não manifestou rancor por ser David ungido para ser rei no trono que ele poderia ter herdado. Ao contrário, reconheceu as excelentes qualidades de David e fez um pacto de amizade com ele. Similar companheirismo desinteressado pode ser grandemente edificante e encorajador entre os que hoje servem fielmente a Deus Ver I Sam. 23:16-18. Ellen White de maneira magistral afirma: “Jónatas por nascimento herdeiro do trono e não obstante ciente de que fora posto de lado pelo decreto divino; o mais terno e fiel amigo de seu rival David, cuja vida ele protegia com perigo da sua própria; firme ao lado do pai através dos tenebrosos dias de seu poder em declínio, e a seu lado tombando ele mesmo finalmente acha-se o seu nome guardado como tesouro nos céus, e na terra permanece como um testemunho da existência e do poder do amor abnegado” Educação, p. 157.

QUINTA-FEIRA: QUANDO A VIDA NÃO É JUSTA. Por que Jónatas morreu tão cedo, e de maneira drástica , se ele foi Justo? Na primeira guerra Jónatas e seu pajem venceram os inimigos; e agora os filisteus venceram os israelitas. E Saul, Jónatas e outros dois dos seus irmãos morrem na guerra. “os filisteus apertaram contra Saul e com os seus filhos: e os filisteus mataram Jónatas, e a abinadabe, e a malquisua, filhos de Saul...então Saúl pegou a espada e se lançou sobre ela.” I Samuel 31: 2 e 4

A amizade de Jónatas por David era também da providência de Deus, a fim de preservar a vida do futuro governante de Israel. Naquela ocasião, em que havia tão poucos pontos claros no caminho de David, ele se regozijou ao receber a visita inesperada de Jónatas, que soubera do lugar de seu refúgio. Preciosos foram os momentos que estes dois amigos passaram na companhia um do outro. Relataram suas variadas experiências, e Jónatas fortaleceu o coração de David, dizendo: "Não temas, que não te achará a mão de Saul, meu pai; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo; o que também Saul, meu pai, bem sabe." Conversando eles acerca do trato maravilhoso de Deus para com David, o aflito fugitivo ficou grandemente encorajado. "E ambos fizeram aliança perante o Senhor; David ficou no bosque, e Jónatas voltou para a sua casa." I Sam. 23:17 e 18. Qual foi a reação de Davi quando soube da morte do seu amigo? “Angustiado estou por ti, meu irmão Jónatas, quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres.” II Samuel 1:26. Essa sim foi uma verdadeira amizade! David foi eternamente grato à Jónatas, pois recolheu no palácio real Mefiboset filho de Jónatas. Que amizade! Jónatas tem seu nome escrito nos livros do céu. E nós?

Bom estudo.

Luís Carlos Fonseca

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O PODER DE DEUS E A CAPACIDADE HUMANA


“Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de realizar, mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver.”

Certa vez, um príncipe duvidou de Jesus e da Sua capacidade de salvar e levar as pessoas ricas para o céu. Em resposta à falta de fé daquele jovem, Jesus disse: “As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.” Lucas 18:27. Deus dotou-nos de capacidades para resolvermos várias situações da vida; e devemos empenhar-nos em as resolver da melhor maneira. Há coisas que Deus não pode fazer por nós, mas há outras coisas que só Deus pode resolver. Aquilo que pertence a Deus; chamamos de milagres, e milagres acontecem! Em uma outra ocasião Jesus ressuscitou Lázaro depois de 4 dias que estava morto. O acto de ressuscitar foi divino, mas os actos de remover a pedra e tirar os panos que envolviam Lázaro, foram humanos. Há coisas que só os seres humanos podem fazer, e a isso chamamos de ocupação útil. Ocupemos nosso tempo em fazer nossa parte nesta vida, mas sempre com a colaboração do nosso Pai de amor. Um abraço

Luís Carlos Fonseca

terça-feira, 12 de outubro de 2010

RESUMO DA LIÇÃO 3: ANA APRENDENDO A SER ALGUÉM


VERSO ÁUREO: “Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao Senhor, o meu poder está exaltado no Senhor, a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na Tua salvação. Não há santo como é o Senhor, porque não há outro fora de Ti, e rocha nenhuma há como o nosso Deus.” I Samuel 2:1e2

INTRODUÇÃO: Quem foi Ana? Quase nada é dito da origem de Ana. É-nos dito a respeito de seu marido apenas. Ver I Samuel 1:1 Ana era uma das mulheres de Elcana, e a outra mulher chamava-se Penina. Esta tinha filhos; porém, Ana era estéril. Visto o sonho de Ana era ter filhos, pelo instinto materno, ela enfrentou sua rival e os preconceitos da sociedade daquela época e buscou o Senhor Deus em oração e obteve a bênção pretendida. Samuel foi devolvido ao Senhor conforme a promessa de Ana e ela não fez de Samuel um ídolo para ser adorado.

DOMINGO: QUE VALOR TENHO EU? Porque a preocupação de Ana era tão grande ao ponto dela ficar angustiada? Naquele tempo não ter filhos era sinal do desprezo de Deus, e toda mulher desejava receber a bênção da maternidade. Na cultura judaica ter um filho era sinal de segurança para sua velhice. Não ter filhos afectava profundamente a auto-estima e relacionamento com as pessoas e com Deus. O que fez Ana por que não podia ter filhos? Ana agiu diferente do que Sara e Raquel. Sara solicitou que Abraão lhe desse um filho através de sua serva Hagar. Raquel teve ciúmes de Lia, sua irmã. Ana não deixou desenvolver nenhum sentimento pecaminoso em seu coração; ela simplesmente confiou em Deus, e O buscou em oração. Esta deve ser nossa atitude também.

SEGUNDA-FEIRA : COM AMIGOS COMO ESTES... Qual é a melhor maneira de auxiliar alguém que esteja em aflição? É colocar-se do lado de alguém que sofre e oferecer o ombro amigo. A simples presença silenciosa de alguém é de grande valor para alguém que chora. Os que vivem próximos de nós, sabem, muitas vezes, como magoar-nos e como alegrar-nos. É dito de Penina: “Sua competidora a irritava para a embravecer...Assim a outra a irritava pelo que chorava e não comia” I Samuel 1:6 e 7. Se não podemos servir de alívio para as dores do nosso próximo, que não sirvamos de tropeço. Deus colocou-nos no mundo para servirmos de bênçãos para as pessoas e para promovermos a sua felicidade. Ser amável e cortês é um dever daqueles que dizem representar Jesus na terra.

TERÇA-FEIRA: DERRAMAR A ALMA. Qual é a melhor maneira de enfrentar um problema? É encará-lo de frente. Adiá-lo é deixar que aumente de tamanho. Ana fez o que devia ser feito: “Ela pois com amargura de alma, orou ao Senhor e chorou abundantemente.” I Samuel 1:10 Chorar faz bem, pois, liberta as mágoas e preocupações internas e isso traz alívio emocional e físico. Ana fez um voto a Deus: “...Se à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei, por todos os dias da sua vida.” V. 11. É correto fazer voto a Deus? Sim é correto; mas, o voto deve ser cumprido como Ana cumpriu. “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo, porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votes e não pagues.” Ecles. 5.4 e 5. Ver o caso de Ananias e Safira em Atos 5:1-16. Quais foram os resultados da oração de Ana? Após a aflição de Ana, ela ouviu aquilo que mais necessitava, o sacerdote sinalizou positivamente que ela teria um filho. Ver I Sam. 1:17 e 18. Deus sempre responde as orações de Seus filhos queridos. Você também derrama a sua alma perante Deus em oração?

QUARTA-FEIRA: O CÂNTICO DE LOUVORES A DEUS. Com que frequência agradecemos a Deus as bênçãos recebidas? Existe uma antiga lenda que menciona a história de dois anjos:Eles saíram para recolher pedidos e agradecimentos entre os homens. O anjo dos pedidos, depois de algum tempo de actividades, recolheu dois cestos bem cheios de pedidos e solicitações de misericórdia para várias situações da vida. Já, o anjo responsável pelos agradecimentos, voltou para o céu com poucos agradecimentos em apenas um cesto. Após Samuel nascer e ser desmamado, Ana o levou ao Templo para ser entregue ao Senhor conforme seu voto e promessa. Após este acto, ela proferiu um lindo cântico a Deus: “Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao Senhor, o meu poder está exaltado no Senhor, a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na Tua salvação. Não há santo como é o Senhor, porque não há outro fora de Ti, e rocha nenhuma há como o nosso Deus.” I Samuel 2.1e2. Ana não teve dúvidas que Deus é absolutamente capaz de controlar as circunstancias da história. Quais são as etapas de uma oração? 1) Entrega: devemos entregar as nossas preocupações a Deus assim como Ana o fez. 2) Louvor: Devemos cantar hinos e dar testemunhos da nossa fé pelos actos de bondade de Deus na nossa vida, assim como Ana. 3) Adoração. Devemos prestar adoração a Deus como expressão de gratidão por tudo o que Ele faz por nós.

QUINTA-FEIRA: A VERDADEIRA MORDOMIA CRISTÃ. Como Deus honrou a fé e fidelidade de Ana? “Visitou, pois, o Senhor a Ana, e concebeu, e teve três filhos e duas filhas: e o jovem samuel crescia diante do Senhor.” I Samuel 2:21. Deus sempre recompensa Seus filhos fiéis. A melhor sociedade que fazemos é ter Deus como nosso sócio principal. Somos apenas mordomos, Deus é o proprietário: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.” Salmo 24:1 Quando temos esta noção e colocamos em prática este princípio, a vida vai bem. Quando somos fiéis a Deus, Ele promete abençoar-nos sem medidas. Em salmo 37:3 encontramos: “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e serás verdadeiramente alimentado.”. Em Malaquias 3:10 encontramos o mesmo princípio: “Trazei todos os dízimos á casa do tesouro...e depois fazei prova de Mim..., se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha uma maior abastança.” Ana não fez de Samuel um ídolo para ser adorado como alguns pais tem feito com seus filhos. Ana honrou a posição que pertence a Deus. Sempre o primeiro lugar.

Desejo as ricas bênçãos de Deus na sua vida.

Luís Carlos Fonseca