domingo, 23 de janeiro de 2011

ESTUDO SOBRE A CONSCIÊNCIA - É A CONSCIÊNCIA UM GUIA SEGURO?


O estudo da consciência, talvez, seja um dos temas mais negligenciado em psicologia Bíblica. Poucos  teólogos ou mesmo pregadores se preocupam em a estudar e em a explicar. E poucos sermões tem sido pregado sobre este tema. Muitas pessoas, em nome da sua consciência, fizeram e fazem coisas terríveis.

Como está a sua consciência? Tranquila e em paz, ou pesada e culpada? A Consciência é um guia seguro? Alguns dizem: Falo mentiras, não pago os impostos devidos, não devolvo os dízimos, tenho  relacionamentos sexuais com várias pessoas, tomo dinheiro emprestado e não pago; e a minha consciência não me acusa. Em algumas culturas, as pessoas ficam com a consciência pesada por matar uma vaca ou outro animal, mas não por matar pessoas. Saulo de Tarso ameaçava e perseguia os cristãos e achava que estava agindo corretamente. Na idade média, a igreja Romana autorizou a morte de muitos fiéis à Palavra. Há pessoas que desprezam os mandamentos de Deus, de forma aberta, e acham que não estão ferindo Deus.
A consciência não é um guia seguro. 

Como podemos definir consciência? Psicólogos e teólogos definem a consciência da seguinte forma: 1) Forma íntima de avaliação entre o certo e o errado. 2) É o testemunho interior que julga a retidão moral de cada pessoa. 3) É o sexto sentido da alma. 4) É a bússola da vida moral. 5) É a capacidade de discernimento moral. A consciência acusa ou defende. Só o homem tem essa capacidade moral. Ver Romanos 2:15 Quando a consciência estiver pautada pela Palavra de Deus, ela fará as admoestações corretas. Em Isaias 30:21 menciona que ouvimos a voz de Deus através da nossa consciência. Em Test. p Igreja vol 5 pag 120 encontramos: “Consciência é a voz de Deus ouvida entre os conflitos da alma.” A consciência é regida por valores culturais, morais e religiosos, mas, para ser um guia seguro, deve estar regida por Deus. Daí, a necessidade de se ler a Bíblia todos os dias para termos uma boa consciência. 

Quando eu era menino trabalhava na lavoura com o meu pai e irmãos, e nas horas vagas, íamos pescar de peneira, e esta ficava cheia de lodo na sua borda. Logo, limpava na água do rio para a ter limpa outra vez. Assim também, a leitura da bíblia tem a função de limpar a nossa consciência. Aquelas pessoas que não mantém relacionamento com Deus, sua consciência irá ditar as normas da sua vida. Em provérbios 16:15 encontramos: “Há caminho que parece direito aos homem, mas afinal são caminhos de morte.”

Em uma reunião de testemunhos um sr. Levanto-se e disse: “Maltratei minha mulher, discuti com meu vizinho, mas não estou arrependido, porque a minha consciência não me acusa de ter procedido assim”   
A revista “Time”, certa vez, noticiou o caso de um sacerdote que foi preso por ter roubado vários automóveis, quando interpelado pelas autoridades locais, desculpou-se, declarando que tinha feito isso, porque sua igreja era muito pobre e que o prédio necessitava de reparos. O único guia seguro é Jesus através de sua Palavra. Em João 17:17 encontramos: “Santifica-os na verdade,  a Tua palavra é a verdade.”  Ser cristão de verdade, é seguir Jesus nos pormenores da Sua Palavra.

Dependendo da abertura que damos ao Espírito Santo, para Ele transformar a nossa vida, podemos desenvolver vários tipos de consciência:

ASPECTO POSITIVO:
1)       BOA CONSCIÊNCIA -  Atos 23:1 “...Varões irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência.” Esse tipo de consciência caracteriza as pessoas agradáveis, e que não criticam os outros.
2)      CONSCIÊNCIA LIMPA – Atos 24: 16 “Por isso sempre procuro ter uma consciência limpa, (sem ofensa)  tanto para com Deus como para com os homens.” Paulo podia dormir tranquilamente porque, ele se esforçava em manter comunhão real com Deus, e estava seguro de estar sendo guiado por Deus. Ele possuía uma consciência isenta de maldades.
3)      CONSCIÊNCIA PURA – I Timóteo 3:9. “Guardando o mistério da fé , numa consciência pura.” A ideia aqui é de quem cometeu pecados e teve a consciência contaminada, mas que depois de ser perdoado, voltou a ter a consciência pura. Aqui aparece a palavra catarós no original grego, que, dai foi tirada a palavra catarse, que tem o sentido de purificar.

ASPECTO NEGATIVO: 
1)    CONSCIÊNCIA FRACA -  Romanos 8: 7 e 12. Aqui a consciência acusava alguns cristãos recém convertidos por comerem carnes sacrificadas aos ídolos. O V. 8 mostra que o problema não estava nas carnes, e sim na consciência.
2)      CONSCIÊNCIA CONTAMINADA -  Tito 1:15. Aqui mostra-nos que os desobedientes ao evangelho  tem a consciência contaminada.
3)      CONSCIÊNCIA CAUTERIZADA – I Timóteo 4:2. Este é o pior tipo de consciência, pois revela alguém que já pecou contra o Espírito Santo. O pecado contra o Espírito santo é aquele que não é confessado, e por não ser confessado, o pecador já não escuta a voz de Deus e continua nos seus atos pecaminosos repetidamente. Ellen White menciona: “Todos os que sufocam as admoestações da consciência estão lançando as sementes da incredulidade, e estas produzirão uma colheita de maldições.” Caminho a Cristo.

Há outros tipos de consciência no aspecto negativo. 1) Pervertida. Ver Lucas 22:1-6 Judas Iscariotes vendeu Jesus. 2) Flexível. Lucas 23:24. Pilatos atendeu a multidão. 3) Amortecida. Lucas 23:10 Os sacerdotes e escribas acusaram Jesus com grande veemência.

Nesta altura da nossa reflexão convém perguntar: Como está a sua consciência?

“A maior necessidade do mundo é de homens. Homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos. Homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato. Homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo. Homens que permanecem pelo o que é correto, ainda que caiam os céus."  Educação, 56 e 57

Faço votos que sua consciência seja sempre pautada pela palavra de Deus.

Luís Carlos Fonseca

1 comentário:

  1. A Voz de Deus - Nossa Consciência - Uma Lei Natural Universal
    Como narrado na Bíblia, durante a criação Deus impressa na natureza do homem a sua imagem divina, que chama o homem em relação a tudo o que é moralmente bom e o previne também de tudo o que é moralmente mal. Esta lei interior funciona através da voz da consciência, que justamente é chamada a voz de Deus no homem. Porque é parte integrante da natureza humana, e é ativa em todas as pessoas - independentemente da sua idade, raça, da educação ou do desenvolvimento.
    Com efeito, estudando a cultura e os costumes do passado e do presente juntas, observa-se que todas as pessoas, mesmo as mais primitivas tribos, distingui entre aquilo que é bom e o que é mau, entre homem bom e homem mau, entre virtude e desvirtude. Todos estão de acordo sobre isto: Que o bem é o que vale a pena lutar para que o mal seja evitado. todos estao de acordo como o princípio geral de que o que é bom deve ser feito e o mal evitado. Uma ocasional discrepância de algumas ações como bem ou mal parece vir de circunstâncias particulares em que uma determinada nação se desenvolve. É um princípio universalmente reconhecido que não se deve fazer aos outros o que não lhes deseja fazer para si.
    Paulo, apóstolo, na sua epístola aos Romanos explica em pormenor a forma como funciona a lei moral no homem. O apóstolo censura aqueles que conhecem a lei escrita de Deus mas voluntariamente transgridem. Ele contrasta com os pagãos que "não tem uma lei escrita, mas que naturalmente respeitam as prescrições da lei. Por isso eles mostram que o processo da lei está escrita nos seus corações que é testemunhado pela sua consciência e pensamentos, que quer punir ou justificar a pessoa" (Rom. 1:14-15). De acordo com Paulo, no Dia do Julgamento Deus julgará os homens não só de acordo com a sua fé, mas também de acordo com a sua consciência.
    Em geral, a consciência moral é uma questão muito sensível - especialmente em crianças que são ainda puras e inocentes. Se nós não fossemos manchados pelo pecado, não seria necessário qualquer orientação externa, pois a nossa consciência por si só poderia precisamente dirigir o nosso comportamento. A necessidade de uma lei escrita surgiu do pecado original quando o homem, levado pela paixão, falhou em ouvir claramente a voz interior. Na presente condição, tanto a lei escrita como a lei natural no seu interior, que é a nossa consciência, são necessários; e ambas falam a mesma coisa: "Fazer aos outros o que você gostaria que fosse feito a você" (Mt. 7:12).
    Nas relações quotidianas com pessoas, inconscientemente usamos mais a consciência do que as leis e regulamentos escritos.
    Alexander Mileant
    Copyright © 2001 Holy Trinity Orthodox Mission
    Traducao, Gerson Maciel

    ResponderEliminar