domingo, 23 de janeiro de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 – SENTIMENTO DE CULPA


VERSO ÁUREO: “Se Tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.” Salmo 130: 3 e 4

O verso áureo desta semana faz uma boa introdução ao grande amor de Deus e Sua capacidade em perdoar os nossos pecados. Ele faz-nos lembrar das suas misericórdias que não tem fim, relatado em Lamentações de Jeremias 3:22 e 23: “ As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não tem fim. Novas são cada manhã; grande é a Tua fidelidade.”  Normalmente quando vamos dormir e deixamos algo por ser resolvido, o primeiro pensamento que salta à nossa mente ao acordarmos, é aquela mágoa ou ressentimento. Com Deus isso não acontece, pois  `Suas misericórdias renovam-se cada manhã´.  O perdão de Deus é pleno. Ele é a fonte do perdão.

A culpa é uma parte inevitável da condição humana, mas isso não deve ser o fim da história. E é por isso que Deus tem provido o remédio, o Seu amorável perdão através do sangue de Jesus.

DOMINGO : VERGONHA – Em Génesis 3: 8-13 encontramos os nossos primeiros pais revelando o sentimento de culpa após cometem o primeiro pecado. Qual foi a reação de Adão e Eva após o pecado? O sentimento de culpa foi o a primeira emoção negativa que a raça humana sentiu. A culpa leva as pessoas a terem vergonha, e a esconderem os seus atos pecaminosos. “Escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.” Génesis 3:8. O senso de culpa também leva as pessoas a prejudicarem outras pessoas do círculo de amizades, e a dificultar relacionamentos. Repare nas palavras de Adão: “A mulher que me deste por companheira.”   E Eva disse: “A serpente me enganou. “  
Alguns sofrem de sentimentos de culpa por motivos errados, como por exemplo: parentes de quem comete suicídio, os filhos de casais divorciados, sobreviventes de calamidades e acidentes, etc...

Certa vez fui visitar uma moça que, supostamente estava possessa por demónios. Fui com um pastor amigo. Depois de analizar o caso, descobri  que ela possuia uma carga  de culpas muito grande. Depois de lermos vários textos da bíblia que revelam o perdão de Deus e orarmos, a moça sentiu-se aliviada; e o colega nunca mais teve problemas com aquela pessoa.    


Ouvimos constantemente  de pessoas que se suicidaram através de vários métodos, porque não desenvolveram a capacidade de buscar o perdão de Deus ou das pessoas. Para que esses exageros não acontecam na vida dos filhos de Deus, é necessário assumirem  a responsabilidade dos seus atos, e solicitar o perdão  das pessoas a quem ofenderam; e depois, se apegarem às promessas Bíblicas para receberem o perdão de Deus. Ver Salmo 103:12

Como você normalmente lida com sentimentos de culpa? Tem a tendência de se preocupar com isso? É levado a tentar corrigir as coisas? É impelido à confissão a Deus e às outras pessoas?

SEGUNDA-FEIRA:  A AFLIÇÃO DOS IRMÃO DE JOSÉ “Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados acerca do nosso irmão, pois vimos a angústia da da sua alma, quando nos rogava; nós, porém, não ouvimos; por isso, vem sobre nós essa angústia.” Génesis 42:21.

O que normalmente provoca a culpa? É a presença de pecados na vida. Esses pecados podem ser contra o próximo, como a negligência em ajudar alguém que precisa, ou contra Deus. Em Salmo 32:3 e 4 encontramos: “Enquanto me calei, envelheceram os meus ossos...Confessei-Te o meu pecado, e a minha maldade não encobri...” Os irmãos de José carregavam consigo a cupla da mentira e cumplicidade em relação a José. Foi só quando José revelou-se, depois de tantos anos, que eles ficaram sem palavras e revelaram o resultado da culpa. Ver Génesis 45:3

Quais são algumas características de quem sente culpa? 1) Preocupação excessiva com a opinião dos outros. 2) Raiva reprimida. 3)Sente-se rejeitado. 4)Sente-se vítima em várias situações. 5) Responsabiliza-se pelo próprio sofrimento. 6) Dificuldade em expressar os reais sentimentos. 7) Necesidade em agradar 8) Dificuldade em assumir responsabilidades. 9) Baixa auto-estima. Etc...

Uma confissão humilde é a única maneira de alguém se libertar do sentimento de culpa. Confissão ao próximo(Tiago 5.16) e confissão a Deus(I joão 1:9). Vejam que lindo texto do livro Atos dos apóstolos, pág. 404 e 405: “Os vossos pecados podem ser como uma montanha diante de vós. Mas, se humilharem o coração, e confessarem os vossos pecados, confiando nos méritos de um Salvador crucificado e ressurgido. Ele perdoar-vos-á e purificar-vos-á de toda a injustiça... A Sua justiça tem como efeito a paz...repouso e segurança para sempre.”

TERÇA-FEIRA: ESGOTADO – Davi sentia-se esgotado pelo peso dos seus pecados. Ele disse: “Enquanto me calei, envelheceram os meus ossos, pelo meu bramido em todo o dia.” Salmo 32:3. Hoje o maior motivo da insónia é o sentimento de culpa, além de estar relacionada com assuntos psicossociais como: stresse, ansiedade, depressão, problemas financeiros familiares ou profissionais.

Uma confissão honesta é necessária para a alma e para o físico. O sentimento de culpa com o decorrer do tempo pode causar deterioração no comportamento e destruir à saúde física. Mas, o filho de Deus não precisa viver aflito por este ptoblema, pois tem à sua disposição o perdão, a misericórdia e amor de Deus.

Que perigos correm aqueles que recusam o perdão de Deus? Podem ter a consciência cauterizada. Um pecado não confessado, reforça a presença do pecado na vida, e a voz de Deus vai perdendo a força nos ouvidos do pecador que insiste permanecer praticando os pecados. “Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência.” I Timóteo 4:2. Quando alguém chega a este ponto é porque já cometeu o pecado contra o Espírito Santo, que é: não confessar os pecados, e como consequência, escolhe continuar distante de Deus.

É importante fazermos uma análise particular, e vermos se temos algum pecado que pode cauterizar nossa consciência.

QUARTA-FEIRA:  LÁGRIMAS AMARGAS – Uma das maiores manifestações do sentimento de culpa aparece em Mateus 26:75. “E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: antes que o galo cante, três vezes Me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.” Pedro jurou que nunca iria negar o seu Mestre; mas, duas horas depois, ele negou Jesus para duas serviçais da casa do sumo-sacerdote. Este fato perturbou ainda mais Pedro e o fez sentir mal, pois eram pessoas simples.
 Este processo levou pedro a derramar lágimas amargas de verdadeiro arrependimento, e ocorreu uma verdadeira transformação em sua vida. Quão frequentemente isso acontece conosco também. Traimos Jesus com algum alimento e bebida inadequados, lugares que frequentamos, algumas músicas impróprias que ouvimos, ou tipo de amizades desenvolvidas; e devemos cair ao pé da cruz arrependidos como Pedro.

Ao longo dos anos, milhões de pessoas têm derramado lágrimas, expressado tristezas por seus pecados e feito profissão de fé. Mas um fato triste é que ao longo do tempo, a maioria volta à vida normal e, independente do esforço que façam por confessar, parece que nunca dura por muito tempo.

Qual é a diferença entre arrependimento e remorso? O arrependimento é uma tremenda reviravolta porque afeta a totalidade da vida do pecador. O arrependimento é uma atitude para com o pecado. Quem se arrepende passa a odiar o pecado e a se afastar dele.

O remorso é um sentimento experimentado por aqueles que acreditam que cometeram uma ação que infringe um código moral que obedecem, por isso, consideram-se passíveis de alguma condenação e punição que será muito severa dada por terceiros, não querem sofrer tal punição e, então, se punem de alguma maneira mais suportável para fugir dessa condenação e punição. Foi o caso e Judas Iscariotes. Enforcou-se. Este Foi um caso extremo de remorso.

QUINTA-FEIRA: PERDÃO TOTAL“Agora já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Romanos 8:1. O perdão de Deus é pleno e tão grande que é até difícil de compreender.
O perdão que Jesus concedeu aos seus algozes junto à cruz é cheio de significado espiritual. Jesus Disse: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.” Lucas 23:34. O perdão de Deus é diferente do perdão do homem. O perdão de Deus é total e pleno.

A lição traz estes três versos para mostrar a grande capacidade de Deus em perdoar: “Quanto está longo o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas trangressões.” Salmo 103:12. “Ainda que os vossos pecados sejam com a escarlata, els se tornarão brancos como a neve, ainda que sejam vermelhos com o carmesim, eles se tornarão como a branca lã.” Isaías 1:18 e “Tornará a apiedar-Se de nós:subjugará as nossas iniquidades, e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar:”  Miquéias 7:19

Pelo arrependimento e confissão de nossos pecados ficamos:  “Como se nunca houvéssemos pecado.” Que maravilha!  Podemos andar na presença do Senhor como se nunca tivéssemos pecado.

Até aqui, o enfoque é essencialmente sobre a libertaçãoe  a absolvição. Até aqui o evangelho pregado não tem diferença entre as pessoas e suas religiões. A cruz é o ponto que nos une. Todas as religiões gostam de pregar e utilizar o perdão e absolvição dos seus pecados, mas, Pergunto: “Para que o Senhor nos salvou? Ele nos salvou para a obediência” Ver Romanos 1:5. E “O Espirito Santo é concedido para aqueles que obedecem.” Atos 5:32. A salvação será dada àqueles que obedecem. Ser salvo, e não obedecer; é o mesmo que não estar salvo, pois a pessoa  volta a praticar atos de rebeldia. Respondamos ao grande amor de Deus obedecendo aos Seus mandamentos  e seguindo os Seus passos naquilo que o evangelho pede!

Bom estudo,

Luís Carlos Fonseca



Sem comentários:

Enviar um comentário