segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ORAÇÃO E SÚPLICA


Há uma diferença entre oração e súplica.

“Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança e súplica, por todos os santos”. Efésios 6:18

O apóstolo ao escrever este texto faz uma diferença entre oração e súplica:

1) ORAÇÃO

O sentido que temos de oração é de uma conversa, como Jesus afirmou: “Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto.” Mateus 6:6. A oração é um momento quando estamos  a sós com Deus, onde podemos nos relacionar com Ele,  Adorando-O, louvando-O, fazendo intercessões , e também compartilhando nossas preocupações e anseios de alma. A oração pode ser de forma calma. A oração é uma conversa de amigos.

2) SÚPLICA


A ideia de súplica é algo mais forte. É uma oração insistente. Na súplica rogamos, imploraramos ou pode haver até pequenos gemidos. Suplica é tentar alcançar algo que está além do nosso alcance. É assim que, em certos momentos precisamos entrar na presença do Pai. Sabemos, no entanto, que o mérito não está em nós mesmos, mas no clamor do coração e,  acima de tudo na vontade de Deus.

Diz a Bíblia que Ana, diante de Deus orava baixinho, ao ponto do sacerdote a confundir com uma embriagada, mas no coração clamava ao Deus Pai com a força de quem já não podia, mas acreditava nAquele que é capaz de realizar o impossível. Ver I Samuel capítulo 1

Devemos aproveitar as duas maneiras  apresentadas para confessarmos os pecados, intercedermos por alguém, e para clamarmos as misericórdias do Senhor na nossa vida.

Luís Carlos Fonseca

10 comentários:

  1. obrigado pela postagem

    ResponderEliminar
  2. Amém. Que Deus continue sempre a abençoá-los

    ResponderEliminar
  3. Eu interpreto a oração da Ana de outra forma. Muitas vezes, quando um bêbado fala, não conseguimos entender, porque a língua trava e parece outro idioma. Eu penso que ela orava na língua dos anjos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há base para orar na língua dos anjos, tendo em vista que isso foi um dom concedido no NT. A bíblia já responde com clareza.

      Eliminar