sexta-feira, 11 de março de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12: NATUREZA - UMA FONTE DE SAÚDE


OBJETIVO DA LIÇÃO: Encontrar na natureza os benefícios físicos, mentais e espirituais através do contato com o Criador.

PERGUNTAS A SEREM RESPONDIDAS: a) Quais são os benefícios que a natureza traz à saúde física? b) Quais são os benefícios espirituais em estudar a bíblia e orar junto à natureza? c) Ao estar em contato com a natureza, quais os benefícios mentais que isso traz?

VERSO ÁUREO: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.” Salmo 19: 1 e 2

Com Deus as coisas são sempre perfeitas. Quando Adão e Eva foram criados, receberam como herança um lindíssimo jardim; o Edém. Viveram lá em perfeita harmonia por um bom tempo. Depois foram visitados pelo inimigo; e, ao serem tentados, cairam em pecado. Foram expulsos do paraíso, e condenados a viver em condições inferiores de qualidade de vida física, emocional e espiritual. Mas assim mesmo, ainda há muito de bom e belo que permanece no mundo natural.

Genesis 1, Salmo 19 e Salmo 104 fazem uma linda descrição sobre a criação com ênfase na natureza. Tire um tempo para ler o Salmo 104.

DOMINGO: UM AMBIENTE PERFEITO – Viver em um ambiente perfeito é algo maravilhoso! Ao estarmos na companhia de pessas agradáveis; ao gozarmos de uma perfeita saúde, ao estarmos em um local limpo e asseado, ao estarmos junto à natureza, em um clima ameno, com o som dos pássaros e da cahoeira, e ao tomarmos refeições saudáveis, isso não tem preço!

Como era o ambiente do Éden?

“E criou Deus o homem à Sua imagem. A imagem de Deus o criou, macho e fêmeo os criou.” Genesis 1:27.

“E ambos estavam nus, o homemn e a sua mulher; e não se envergonhavam.” Gênesis 2:25


"O Jardim do Éden, o lar de nossos primeiros pais era de inexcedível beleza." - Testimonies, vol. 7, pág. 81.

"Dotados de formas airosas e simétricas, de aspecto regular e belo, o rosto resplandecendo com o rubor da saúde e a luz de alegria e esperança, apresentavam eles em sua aparência exterior a semelhança dAquele que os criara."  Educação, pág. 20.

"Ao sair o homem das mãos do Criador era de elevada estatura e perfeita simetria."  Patriarcas e Profetas, pág. 29.
 
"Essa casa, que não tinha pecados, não fazia uso de vestes artificiais; estavam revestidos de uma cobertura de luz e glória, tal como a usam os anjos. Enquanto viveram em obediência a Deus, esta veste de luz continuou a envolvê-los." Patriarcas e Profetas, pág. 29.

"Enquanto permanecessem fiéis a Deus, Adão e sua companheira deveriam exercer governo sobre a Terra. Deu-se-lhes domínio ilimitado sobre toda a coisa vivente. O leão e o cordeiro brincavam pacificamente em redor deles, ou deitavam-se-lhes aos pés. Os ditosos pássaros esvoaçavam ao seu redor, sem temor; e, ao ascenderem seus alegres cantos em louvor ao Criador, Adão e Eva uniam-se a eles em ações de graças ao Pai e ao Filho." Patriarcas e Profetas, pág. 34.

"O Jardim do Éden era uma representação do que Deus desejava se tornasse a terra toda; e era Seu intuito que à medida que a família humana se tornasse mais numerosa, estabelecesse outros lares e escolas semelhantes à que Ele havia dado."  Educação, pág. 22.

SEGUNDA-FEIRA: O PECADO E A NATUREZA –  Embora a natureza ainda conserve sua beleza, não pode ser comparada como era antes do pecado.

Qual deve ser a participação do cristão em cuidar da natureza? Não derrubar árvores e fazer reciclagem já é suficiente?


Em gênesis 3 encontramos os resultados imediatos do pecado. A natureza começou a gemer:  

“E a Adão disse: porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.  Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo.” Gêneis 3: 17:18.

Além das mudanças no comportamento dos animais e das pessoas; a natureza também passou a gemer:


Muitas pessoas transgridem a Lei de Deus, os dez mandamentos;  mas também transgridem a lei da natureza. O desmatamento sem critérios, e o não reflorestamento; e a queima  dos combustíveis com a emissão elevada dos niveis de dióxido de carbono (CO2) que são levados à atmosfera, tem rompido a camada de ozónio, e tem provocado várias alterações climáticas no planeta. Daí, e de outros fatores;  resultam os furações, as enchentes, os terremotos, tsunamis, os incêndios, etc...

Se o homem cuidasse melhor do planeta, teríamos sem dúvidas, uma melhor qualidade de vida.

Satanás tem culpa nas catástrofes naturais? Com a permissão de Deus, sim. Veja apocalipse 7:1

Pesquisadores norte-americanos do Fundo Mundial para a Natureza esboçaram um cenário caótico do planeta terra em 2100, caso ele chegue até lá. O quadro seria o resultado de preocupantes calamidades e alterações na natureza; migração e extinção de algumas espécies de aves e animais, sepultamento de cidades e ilhas, provocado pelo aumento do nível das águas do mar; inundações, nevascas, furacões e ciclones ceifando vidas a cada ano.

Os cientistas ainda concluíram que o aquecimento global poderá causar mudanças radicais em aproximadamente um terço dos habitats de vida vegetal e animal, até o fim do século 21, afetando assim a sobrevivência de várias espécies. Em alguns locais, até 20% das espécies podem sumir.

“Nos acidentes e calamidades no mar e em terra, nos grandes incêndios, nos violentos furacões e terríveis saraivadas, nas tempestades, inundações, ciclones, ressacas e terremotos, em toda parte e sob milhares de formas, Satanás está exercendo o seu poder. Destrói a seara que está a amadurar, e seguem-se fome, angústia. Comunica ao ar infecção mortal, e milhares perecem pela pestilência. Estas visitações devem tornar-se mais e mais freqüentes e desastrosas. A destruição será tanto sobre o homem como sobre os animais.” O Grande Conflito p, 590.

TERÇA-FEIRA. AS DÁDIVAS DE DEUS POR MEIO DA NATUREZA – Deus revelou-Se à humanidade de três maneiras: a) Através da Bíblia b) Através de Jesus, e c) Através da natureza.

A natureza é considerada pelos cristãos como o segundo livro de Deus. Ela deve ser respeitada, mas não adorada. 

Usufruida como dádiva de Deus, mas não colocada no lugar de Deus, ou acima dEle. Hoje há pessoas que se filiam a partidos ou a filosofias que adoram a natureza; mas, excluem Deus da vida. Valorizam por demais o verde, colocando a natureza acima de pessoas.

Quais foram as condições escolhidas pelo Pai infinito para Seu Filho morar?

“Uma habitação isolada nas colinas da Galiléia; um lar mantido pelo trabalho honesto e respeitável; vida de simplicidade; luta diária com as dificuldades e provações; abnegação, economia e serviço paciente, feito com contentamento; a hora de estudo junto da mãe, com o rolo aberto das Escrituras; a serenidade da alvorada ou do crepúsculo no verdor do vale; o sagrado ministério da Natureza; o estudo da criação e da providência;  a comunhão da alma com Deus: tais foram as condições e oportunidades dos primeiros anos de vida de Jesus”. A Ciência do Bom Viver, 365 e 366. 

Hoje os filhos de Deus são convidados à usufruirem da natureza para a sua habitação. Um lugar longe dos buliços, e junto á natureza, para melhor assimilar os recursos naturais e ouvir a voz de Deus, é o melhor lugar para se viver.

 Qual é a sugestão de Deus para nós nestes dias?

“Saí das cidades o mais depressa possível, e comprai um pequeno trato de terra, onde possais ter um jardim, em que vossos filhos possam ver as flores crescerem e delas aprenderem lições de simplicidade e pureza.” Mensagens Escolhidas, pág. 356. 

A luz do sol, o ar puro, a água pura e a alimentação natural são alguns dos remédios que Deus deixou para os seus filhos. Alimentar-se dos alimentos da terra, e fazer a sua devida combinação;  é a melhor opção para gozar de uma boa saúde. Pesquisar sobre a pirâmide alimentar.

QUARTA-FEIRA: COMUNHÃO COM DEUS NA NATUREZA – Além de aprendermos lições espirituais com a natureza, e de sabermos que fomos criados por um Pai de amor, a natureza pode servir de um santuário para adorarmos o nosso Criador.

Jesus, além de viver junto da natureza,  passava momentos preciosos em comunhão com o Pai:



“O divino Espírito que dera testemunho a Natanael em sua solitária oração sob a figueira, falou-lhe agora nas palavras de Jesus. Conquanto em dúvida, e de algum modo cedendo ao preconceito, Natanael fora ter com Cristo, possuído do sincero anelo de conhecer a verdade, e agora seu desejo foi satisfeito. Sua fé foi além da daquele que o levara a Jesus. Respondeu: "Rabi, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel." D.T.N, 140

As casas dos israelitas eram pouco claras, e não raro, por causa de crianças e animais que eram criados, eram lugares muito barulhentos. Os homens piedosos iam orar debaixo das árvores, sendo a figueira, pela copa, a mais comum para esta finalidade. Assim, a figueira havia se tornado a árvore do conhecimento da torah, onde os hebreus a estudavam e orava. Segundo o rabi aqiba, era “a árvore do conhecimento da felicidade e da desgraça”. Porque sob ela os israelitas meditavam, expressavam suas inquietações e oravam.

Sempre que eu posso, dedico momentos de oração sob uma árvore, bosque ou parque natural. Sinto-me bem, e é uma experiência espiritual maravilhosa.

QUINTA-FEIRA: SALMO 104 – Este salmo é maravilhoso – O deísmo, uma crença popular desenvolvida no século dezenove diz que Deus criou o mundo perfeito, mas o abandonou  a mercê de sua sorte. Mas, o salmo 104 mostra Deus agindo com muito amor para manter o mundo e suas criaturas, até o planeta ser restaurado. Neste salmo, o salmista se regozija no Senhor não só como criador, mas também como mantenedor.

Até o verso 9 o salmista mostra os atos da criação de Deus; veja que a partir do verso 10 a descrição do salmista está em enaltecer a manutenção das coisas criadas:

“10 Tu, que nos vales fazes rebentar nascentes que correm entre os montes.
11 Dão de beber a todos os animais do campo; os jumentos monteses matam com elas a sua sede.
12 Junto delas habitam as aves do céu, cantando entre os ramos.
13 Ele rega os montes desde as suas câmaras; a terra farta-se do fruto das suas obras.
14 Ele faz crescer a erva para os animais e a verdura, para o serviço do homem, para que tire da terra o alimento
15 e o vinho que alegra o seu coração; ele faz reluzir o seu rosto com o azeite e o pão, que fortalece o seu coração.
16 Satisfazem-se as árvores do SENHOR, os cedros do Líbano que ele plantou,
17 onde as aves se aninham; quanto à cegonha, a sua casa é nas faias.
18 Os altos montes são um refúgio para as cabras monteses, e as rochas, para os coelhos.
19 Designou a lua para as estações; o sol conhece o seu ocaso.
20 Ordenas a escuridão, e faz-se noite, na qual saem todos os animais da selva.
21 Os leõezinhos bramam pela presa e de Deus buscam o seu sustento.
22 Nasce o sol e logo se recolhem e se deitam nos seus covis.
23 Então, sai o homem para a sua lida e para o seu trabalho, até à tarde.
24 Ó SENHOR, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas.
25 Tal é este vasto e espaçoso mar, onde se movem seres inumeráveis, animais pequenos e grandes.
26 Ali passam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar.
27 Todos esperam de ti que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno.
28 Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e enchem-se de bens.
29 Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras a respiração, morrem e voltam ao próprio pó.
30 Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.

No processo de manutenção, Deus dá a sabedoria para os Seus filhos usufrírem da melhor maneira dos benefícios da natureza. O ar fresco, a luz do sol, a água pura e a alimentação natural; são recursos maravilhosos para manermos e prolongarmos os anos da nossa vida.

A natureza pode ser uma fonte de cura para o corpo. Os remédios naturais continuam a ser um poderoso meio de cura e restauração para a nossa saúde.

Na medida do possível devemos estar em contato com a natureza, pois nossos primeiros pais foram colocados em um lindo jardim e não em uma cidade movimentada, asfaltada e poluída.

Estando nós em contato com a natureza, e usufruindo dos seus recursos; temos uma ligação mais íntima com o Criador.

Bom estudo.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário