segunda-feira, 21 de março de 2011

VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO


Vós Sois a Luz do Mundo
Mateus 5:14

Introdução
1.    “Vós sois a luz do mundo” (Mat. 5:14) é, sem dúvida, a mais extraordinária declaração a respeito do crente feita em todos os tempos.

2.    Quando analisamos o cenário, as circunstâncias e as pessoas às quais foram dirigidas essas palavras, elas se revestem de significado muito especial. É uma declaração repleta de implicações no que tange à vida e conduta cristãs.

a)    Essa é uma declaração que nos ajuda a entender o que significa ser cristão.

3.    A palavra “Vós”, que lemos na declaração de Jesus, aponta para cada um de nós. Corremos o perigo de ler essa declaração e pensar que nada tem que ver conosco e apenas com os ouvintes imediatos de Jesus. Porém, se nos consideramos crentes, e assim creio, ela se aplica a nós, mesmos após dois mil anos. Se Jesus estava falando aos Seus seguidores, então estava falando comigo e com você, pois também somos seguidores do Mestre.

I.       O Mundo Está em Trevas
1.    Essa solene declaração de Cristo requer análise mais pormenorizada. Porém, antes, queremos considerá-la em seus aspectos gerais, procurando extrair as implicações que nos parecem óbvias.
a)    A primeira delas é que o mundo está em trevas. Ora, se o crente, e tão-somente o crente, é luz, então tudo o mais está em trevas. Seria isso verdade? Vejamos:


b)    No caso da ovelhinha da parábola, ela sabia que estava perdida, mas não sabia o caminho de volta.

c)    Hoje, quantos sofrem por estar nesta mesma condição! Perdidos e não sabem como retornar ao pai.

2.    Embora a civilização contemporânea se jacta de possuir luz científica e cultural, a Bíblia continua afirmando que o mundo se encontra mergulhado na mais densa escuridão.

a)    O problema é que embora o homem tenha o “conhecimento”, ele não tem conseguido saber como utilizá-lo de forma adequada. Cito, por exemplo, a descoberta da energia nuclear, que possibilitou a criação da bomba atômica, um artefato que já demonstrou sua imensa capacidade de causar destruição e terror.

3.    A dificuldade reside no fato de que o conhecimento do mundo é puramente mecânico e científico. Quando consideramos os problemas vitais do ser e do existir, verificamos que o mundo vive mergulhado na pior das trevas de sua história, e a declaração do Senhor Jesus salta-nos aos olhos como a mais pura e cristalina de todas as verdades.

a)    Meditemos por um momento no terreno da vida, na conduta e no comportamento humano. Existem muitas pessoas dotadas de profundo conhecimento em várias áreas do pensamento e que são consideradas pessoas fracassadas em sua visa pessoal.

b)    O insucesso no casamento tem sido um dos campos mais atingidos pelas celebridades. As relações matrimoniais entre pessoas famosas duram pouco, simplesmente porque não conseguem se tolerar mutuamente.

c)    As nações também não se entendem. Pelo ângulo político, social e econômico se observa um mundo em trevas.

d)    E o que dizer quando o assunto é religião? Por toda parte se levantam movimentos fanáticos em que, de forma cega e servil, multidões se dobram diante de líderes exploradores da ingenuidade das pessoas, deixando de lado a iluminação da Palavra de Deus que conduz para a vida.

e)    É com pesar na alma e dor no coração que somos obrigados a admitir, ainda que a contragosto, que o mundo se encontra mergulhado nas mais densas trevas também no campo espiritual.

II.      Temos Sido de Fato Luz?
1.   Enquanto pensadores, filósofos e cientistas estão perplexos sem saber o que fazer, embora conheçam a situação caótica do momento, Jesus aponta para mim e para você, e diz: “Vós sois a luz do mundo.”

2.   Temos, de fato, sido a luz do mundo? Tendo isso em mente, passemos agora a considerar a questão de acordo com o seu lado prático. Como é que o cristão se torna luz do mundo?

a)    Referindo-se a Jesus, Mateus 4:16 diz: “O povo que jazia em trevas viu grande luz.” A primeira coisa que Jesus fez neste mundo foi desmascarar as trevas. Por quê? Porque ele era diferente de todas as pessoas que viviam nas trevas.

b)    O crente genuíno é, inevitavelmente, a luz do mundo, não porque se esforça para ser, mas porque isso lhe é natural. Pelo fato de ser o que é, o cristão leva uma vida diferente e isso por si só denuncia todas as outras maneiras erradas de viver, deixando envergonhado quem as executa.

3.   Alguém já chegou até você, sem nunca tê-lo visto antes, com a pergunta: “Você é crente?” Certamente, foi em um momento em que você estava condizente com o comportamento de cristão. Por outro lado, ninguém fará essa pergunta ao vê-lo entrar na igreja com a Bíblia na mão. Essa pergunta só é feita quando há contraste; quando você, de fato, atua como luz do mundo.

a)    “Levem a luz aonde quer que forem; mostrem que tem força de propósito, que não são pessoas indecisas, facilmente dominadas por maus companheiros. Não aceitem as sugestões dos que desonram a Deus, antes procurem reformar, reaver e salvar pessoas do mal.” – Mensagens aos Jovens, pág. 23 (linguagem atualizada).

Conclusão
1.    Terminando, gostaria de ponderar com vocês a respeito de algumas coisas. Sendo inegável que o mundo precisa de contrastes, aproveitando para fazer algumas perguntas para nossa reflexão. Onde, como e em que estamos causando contrastes?

a)    Em casa? No relacionamento com outras pessoas? Nos lugares que frequentamos? Na nossa aparência e maneira de falar? Nos programas de TV que assistimos? Em nossa temperança e fidelidade?

Pensemos nisso!
      
Pr. José Pereira dos Santos -  Oferecido pelo Dpto de Comunicações da UCB

Luís Carlos Fonseca



Sem comentários:

Enviar um comentário