terça-feira, 12 de abril de 2011

13 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA IMPRENSA



A escrita sempre esteve na perspectiva de Deus; e vários povos e de várias maneiras deixaram escritas as suas intenções através de documentos.

“Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.” Habacuque 2:2

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apoc. 1:3

Conta-nos que Johannes Gutemberg  ao curvar-se sobre a mesa de trabalho suspirou: “Gostaria de ter um bom livro para ler.” Como era dono de uma joalheria em Estrasburgo, Alemanha, ele colocou a pedra preciosa que estava polindo na direção da luz e imaginou quando poderia ler um livro.


Ele pensou: Se não fosse preciso gastar tanto tempo para escrever um livro à mão, os livros seriam mais baratos, e começou a imaginar um meio mais inteligente para levar  livros às mãos pessoas.
Enquanto ele olhava para o sinete que tinha nas mãos, surgiu-lhe uma ideia. Porque é que não uso algo parecido como este sinete para imprimir letras em papel? Logo pegou um pedaço de lacre o fundiu-o e pressionando a cavidade do anel no lacre ainda quente, formou um desenho em alto relevo. Disse ele que as letras não podiam ser em alto relevo, senão o volume do livro seria muito grosso. Ele pegou então um pedaço de madeira macia e começou a talhá-la. Depois pintou as partes em relevo e conseguiu imprimir os desenhos. Neste processo, ele descobriu que os blocos de madeira se gastariam rapidamente. Foi ai que ele decidiu moldar as letras em metal e foi um sucesso! Ele juntou as letras e frases e formou a escrita em papel.
 Foi em 1454 que Gutemberg imprimiu 300 bíblias encomendadas por um bispo. A Bíblia tinha 1282 páginas. Atualmente existe apenas 45 cópias da bíblia original de Gutenberg. Hoje a bíblia está traduzida em mais de 2500 línguas, e além de ser o livro mais vendido do mundo, é também um dos mais lidos e estudados.

Desde a invenção da arte tipográfica por Gutemberg, tem a imprensa provocado uma das maiores revoluções que o mundo conheceu e contribuído, de forma decisiva, para uma generalização da cultura global, sendo hoje um factor decisivo, no quotidiano das gentes e na relação entre os povos, podendo afirmar-se figurar entre os agentes primeiros da globalização.

Por isso a celebração do Dia Mundial da Imprensa, que acontece a 13 de Abril é uma efeméride assinalada que importa a todos, na perspectiva da obra da imprensa. Além da bíblia; os jornais, as revistas e os livros tem contribuido para levar a cultura à toda gente e povos. É bom salientar também que a má literatura tem levado a desgraça à muitas pessoas. Por isso, cada um deve cuidar para não deixar ser influenciado pela leitura que pode corromper, em vez de edificar.

A despeito, de nas últimas décadas, o uso da internet com suas variadas opções de uso,  pesquisas, e meios de redes sociais, terem aumentado consideralvelmente; o uso dos livros, e documentos em forma de papel, sempre será necessário.

Recomendo a leitura da bíblia como uma força motivadora em sua vida e coração para o seu desenvolvimento espiritual.

Que Deus nos abençoe.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário