quarta-feira, 6 de abril de 2011

7 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE



"Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma." III João 2

O dia mundial da saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população. Passou a ser comemorado a partir de 1950.

Ter saúde é garantir a condição de bem estar  das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais, espirituais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.
É necessário que informações acerca da higiene, doenças, , aterros sanitários, dentre outras, cheguem à população, pois dessa forma o governo faz um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública.

Sendo de responsabilidade dos governantes, a saúde pública deve ser levada a sério tanto pelas pessoas, como governo. Esses devem cuidar de aspectos ligados às suas responsabilidades, capacidades e verbas.
O saneamento básico é um desses aspectos para se manter a saúde de uma população, pois garante que a água tratada chegue até nossas casas e que as redes de esgotos estejam devidamente encanadas, diminuindo os riscos de contaminação por bactérias.



Campanhas de vacinação também é uma forma preventiva de cuidar da saúde das pessoas, pois através delas é possível evitar doenças e epidemias entre as pessoas.
Outra forma de garantir a saúde de um povo é dando-lhes condições dignas de trabalho, a fim de proporcionar ganhos o suficiente para manter uma alimentação de qualidade. Através de uma boa alimentação as pessoas adquirem uma forma saudável de manter a saúde própria, evitando despesas com planos de saúde e remédios.

Apesar do elevado desenvolvimento da medicina, a melhor forma de vencer a doença é a prevenção, através de uma vida saudável. As pesquisas mais recentes sugerem como prevenção: comer menos carnes e enlatados, mais frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Evitar frito e o uso de gorduras animais. Não fumar nem ingerir bebidas alcoólicas.

Para ter boa saúde mental e física, é necessário obedecer às leis naturais. Alimentar-se a horas regulares e mastigar bem os alimentos. As horas da refeição devem ser vividas em um ambiente descontraído e de alegria. Fazer uma caminhada diária de, pelo menos, 30 minutos também é necessário. O repouso de, pelo menos, 8 horas também é necessário. Beber água no intervalo das refeições é necessário, e em média 1 litro e meio diários. A água é mesmo muito importante para nossa saúde, pena é que muitos descuidam-se quanto a isto e acarretam para si muitas doenças. 

Tenha uma boa saúde!


Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário