domingo, 15 de maio de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 7 – COMO OBTER O PERDÃO DOS PECADOS?


A mensagem mais linda que há na bíblia é a do amor de Deus em enviar Jesus para morrer pelos pecadores. A morte de Jesus está diretamente relacionada com com o Seu perdão. Deus nos perdoa completamente(Isaias 43.24 e Hebreus 8:12). O Seu perdão é gratuito(Rom. 3:24). Somos perdoados e considerados justos no ato da confissão(Lucas 23:39-43).
Obter o perdão é como resolver uma dívida. Como o pecador não tem como pagar a dívida dos pecados, Jesus pagou-a na cruz do calvário, e oferece o Seu perdão e salvação a todos os que desejam aceitar.

1) Antes de confessar os pecados devemos reconhecer a malignidade do pecado.



“Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.” Lucas 18:10-14. 
Alguns acham que antes de confessar um pecado necessitam de sentir um forte arrependimento e vontade de confessar. Normalmente , após um pecado, ficamos arredios e distantes de Deus. Basta o reconhecimento e a necessidade de confessar para pedirmos perdão a Deus.

2) Que sentimento é indispensável para o perdão?

ARREPENDIMENTO - “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” Atos 2:37 e 38. 
Compungir o coração significa sentir o desejo de harmonizar  a vida de acordo com a vontade de Deus. A isto chamamos de arrependimento. O arrependimento implica sentir uma dor sincera e profunda por ter pecado(II Co. 7:10)

3) O que devemos fazer com os pecados?

CONFESSAR - “Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.” Salmo 32: 3-5 
A Confissão dos pecados é necessário, pois será somente assim que teremos paz de espírito. A confissão é também um mandamento do evangelho, e não pode haver perdão se não houver uma confissão completa e sincera(prov.28:13)

4) A quem devemos confessar os pecados?

A DEUS E JESUS - “E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.” Jeremias 31:34

“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” I João 1:9

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” I Tim. 2:5. Ver também Atos 4:12. 
Após a morte de Jesus não precisamos mais de sacerdotes humanos para representar e intermediar entre Deus e os fiéis. Ver Apoc. 1:5

AO PRÓXIMO –  “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” Tiago 5:16

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” Mat. 6:14 e 15. Para recebermos o perdão divino estamos condicionados ao perdão humano.

5) Qual é o resultado do perdão?
ALEGRIA PLENA - “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.” Salmo 32:1 e 2
“Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.” Salmo 51:8-11. 
O resultado imediato do perdão é alegria plena. Alguém não perdoado vive com a culpa e isso é terrível. Davi disse sobre a culpa: “Enquanto me calei envelheceram os meus ossos.”

VIDA DE SANTIFICAÇÃO – Enquanto que o perdão de Deus resulta em justificação, a comunhão diária com Deus resulta em santificação. O segredo da santificação é crescer no conhecimento de Deus.

“Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual. Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus.” Col 1:9 e 10
“E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundície, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.” Rom. 6:18 e 19

CONVERSÃO - Como resultado direto do arrependimento e da confissão, produz-se uma mudança radical no caráter do pecador.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” II Cor. 5:17

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gál 2:20

Que Deus nos abençoe

Luís Carlos Fonseca





Sem comentários:

Enviar um comentário