sexta-feira, 13 de maio de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 – TRAJES DE ESPLENDOR


OBJETIVOS DESTA LIÇÃO: Comparar o vestuário terreno com as vestes celestiais e aceitar as vestes do céu oferecidas por Deus. Sentir prazer nas vestes esplendorosas de justiça e salvação e usar diariamente estas vestes espirituais para comunicarmos a alegria da salvação às pessoas.

VERSO ÁUREO“Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.” Isaías 61:10

Durante esta semana vamos estudar sobre o profeta Isaías e como ele enaltece a santidade a Deus representada pelas vestimentas. Isaías, é um dos maiores profetas do Antigo Testamento. Ele anunciou as suas mensagens ao povo do Reino de Judá e aos moradores da cidade de Jerusalém entre  os anos de 742 e 687 a.C. através dos reinados de Uzias, Jonatam, Acaz e Ezequias.  Os temas principais das mensagens do profeta são o poder do Deus de Israel sobre todas as coisas, e a sua santidade perfeita. O livro de Isaías pode ser dividido em três partes:

1. Os capítulos 1-39 falam do tempo em que Judá, o Reino do Sul, está sendo ameaçado pela Assíria. O profeta insiste em que os maiores perigos que a nação corre e que podem levá-la ao desastre são a transgressão do sábado, o desprezo aos pobres e as viúvas, o adultério e a idolatria. Com palavras e por meio de atos simbólicos, o profeta faz um apelo ao povo e às autoridades do país para que vivam uma vida de honestidade e de justiça. Isaías anuncia a futura vinda de um descendente de Davi, que será o Rei ideal, e fala de uma época de paz e de prosperidade para o mundo inteiro.

2. Os capítulos 40-55 falam de um povo que tem sofrido a desgraça e que está fora do seu país, humilhado, explorado e sem esperança. É nessas condições que o profeta anuncia a libertação dos israelitas, garantindo que Deus os trará de volta do cativeiro Babilónico para que possam começar um vida nova na terra de Israel. Assim Deus se mostra o Deus da história, aquele que tem um plano para o seu povo, o qual terá a missão de ser uma bênção para todas as nações da terra. As passagens a respeito do "Servo do Deus Eterno" estão entre as mais conhecidas do Antigo Testamento.

3. Os capítulos 56-66 trazem, na sua maior parte, conselhos para aqueles que já haviam voltado do cativeiro para Jerusalém. Deus aconselha que eles vivam uma vida de honestidade e de justiça e insiste em que respeitem o sábado, que se dediquem à oração e que lhe apresentem os sacrifícios que Ele exige. Isaias instou com o povo para que vestisse as vestes gloriosas da justiça e que aceitasse a salvação oferecida por Deus.

DOMINGO – NÃO TRAGAM MAIS OFERTAS INÚTEISO que aconteceu com o povo de Israel cujos ascendentes tinham visto a libertação maravilhosa de Deus do Egito alguns séculos antes? Como temos a tendência de nos esquecermos das bênçãos de Deus! Havia se passado mais de 700 anos desde a chegada do povo em Canaã e já estavam em apostasia. Já não guardavam o dia de sábado de forma a honrar a Deus, não davam as devidas honras às viúvas e órfãos, o adultério e a prostituição eram praticados por alguns de entre o povo. E é claro que uma vida de pecados e falta de fé em Deus leva à uma adoração aleijada e deficiente.


Qual era a maneira dos filhos de Deus se vestirem? “Naquele dia tirará o Senhor os ornamentos dos pés, e as toucas, e adornos em forma de lua. Os pendentes, e os braceletes, as estolas. Os gorros, e os ornamentos das pernas, e os cintos e as caixinhas de perfumes, e os brincos, os anéis, e as jóias do nariz, os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e as bolsas, os espelhos, e o linho finíssimo, e os turbantes, e os véus.” Isaías 3:18-23

Que tipo de adoração eles praticavam?  “De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.” Isaías 1:11-15.

Era uma adoração intelectual e por força da tradição apenas. “Meus pais me ensinaram assim, então vou fazer assim.” “Se é para guardar o sábado, no  templo, então vou ao templo no sábado.” Se é para sacrificar animais, então vou sacrificar.” Fazendo isso achavam que estavam agradando a Deus. Você percebeu que as pessoas estavam todas adornadas? Quando saíram do Egito eram pessoas com vestimentas simples e sem o aparato nas roupas e sem enfeites no corpo. 
Quem usava enfeites eram os pagãos, e o povo de Deus, com o passar dos anos, foi incorporando este costume pagão também; e,  já não se importava mais de os usar. Já não havia diferença entre os salvos e os pagãos. Segue um texto esclarecedor:  “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos.” I Pedro 3:3-5.
Deus quer um coração voltado totalmente para Ele. Ele só aceita uma adoração consciente, quando parte de uma vida desejosa de abandonar os ídolos existentes. Portanto, se temos fraquezas pessoais e pecados conhecidos para serem abandonados, ou se temos mágoas de alguém, precisamos confessar e abandonar estes pecados antes de nos apresentarmos perante o Senhor com a oferta da nossa vida, e com as ofertas e dízimos.

SEGUNDA-FEIRA – LÁBIOS IMPUROSPor que Isaías disse que era um homem de lábios impuros?  “Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.” Isaías 6:5.

Isaías tinha acabado de receber o chamado para o ministério de profeta, e isso se deu no ano 740 a.C, foi no ano da morte do rei Uzias conforme Isaías 6:1. Ele havia acabado de receber uma visão de Deus. Ele tinha visto Deus e os anjos no Seu trono, e tinha ficado muito impressionado! É assim que acontece com todas as pessoas que entram na sala de audiência de Deus. Após momentos de plena comunhão com Deus através da oração e leitura da Bíblia, a pessoa fica impressionada com a grandeza de Deus em comparação com as suas fraquezas e eventuais pecados.  Quanto mais próximos de Deus estivermos , mais pecadores vamos nos achar; e quanto mais longe de Deus estivermos, mais arrogantes seremos.  Ao nos aproximarmos de Deus, ou somos santificados, ou somos consumidos pela glória da Sua presença. O ser consumido significa ser banido da presença do Senhor. E ninguém de nós deseja se perder. Só se perde quem não deseja admitir, confessar e abandonar os pecados.
 Deus sempre inicia o processo da salvação. Sempre foi assim com Deus. No caso de Isaías não foi diferente. Quando Deus viu o profeta desesperado pela santidade Divina, Deus agiu imediatamente. O que Ele faz?   “Porém um dos Serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz. E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado.” Isaías 6: 6 e 7.

Deus realiza 4 tipos de chamados: O primeiro chamado é para ser profeta, como foi o caso de Isaías, Jeremias, Moisés e Ellen White. O segundo chamado é para os pastores. Paulo disse em I Timóteo 1:12  "Dou graças a Deus por considerar-me fiel designando-me para o ministério.” O terceiro chamado que Deus faz é para alguns membros da Sua igreja atuarem como leigos voluntários. Em I Timóteo 3 e em Atos 6 encontramos este chamado específico. O quarto chamado que Deus faz, é para que todos sejam salvos. Encontramos este convite no decorrer de toda a Bíblia. 
Mas, em todos estes chamados temos três pontos em comum: a) o primeiro é que quando Deus chama, Ele capacita com o Espírito Santo para o exercício das funções. b) O segundo ponto é que Deus purifica os Seus filhos chamados para o desempenho das funções. c) o terceiro ponto é que nem todos os que são chamados aceitam. Isaías aceitou, ele disse:  “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” Isaías 6:8. Como é com você?
“A brasa viva simboliza purificação. Se tocar os lábios, nenhuma palavra impura sairá deles. A braça viva também simboliza o poder dos esforços dos servos do Senhor. Deus odeia toda frieza, toda vulgaridade, todo o esforço inferior. Os que trabalham de modo aceitável em Sua causa devem ser homens que oram com fervor e cujas obras são feitas em Deus, e nunca terão motivos para se envergonhar de seu registro. Terão entrada franca no reino de nosso Senhor Jesus Cristo e sua recompensa lhes será dada, sim, a vida eterna” SDA Bíble Commentary, v.4, p. 1.141.

TERÇA-FEIRA – ROUPAS QUE NÃO DURAM MUITO –  Isaías foi usado por Deus para enaltecer a justiça  e a lei de Deus em comparação com a transitoriedade das coisas desta terra e da vida humana. E o símbolo usado para expressar esta comparação foi a roupa. Esta ilustração é mesmo muito boa para mostrar  que a vida passa rapidamente, e nós voamos. No momento que escrevo estas linhas, acabei de receber a notícia do falecimento de um amigo, ancião de uma igreja em Portugal. Tiago menciona que a nossa vida é comparada a um vapor ou névoa. Tiago 4:14. A peregrinação do povo de Israel no deserto por 40 anos representa aquilo que Deus pode fazer na vida dos Seus filhos que depositam sua confiança nEle. “E quarenta anos vos fiz andar pelo deserto; não se envelheceram sobre vós as vossas vestes, e nem se envelheceu o vosso sapato no vosso pé.” Deut. 29:5. A salvação oferecida por Deus, a justiça de Deus, o manto da justiça de Cristo, duram para sempre.
Que caminho seguir? O senhor coloca-nos duas únicas opções em que se deparam os seres humanos: desintegração e morte eterna, ou vida eterna  numa nova terra criada por Deus  conforme o texto a seguir: Desde Adão e Eva e até a volta de Jesus estes serão os dois caminhos que a humanidade haverá de escolher. A vida ou a morte. Qual será a nossa escolha? “Levantai os vossos olhos para os céus, e olhai para a terra em baixo, porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra se envelhecerá como roupa, e os seus moradores morrerão semelhantemente; porém a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será abolida. Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, povo em cujo coração está a minha lei; não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis pelas suas injúrias. Porque a traça os roerá como a roupa, e o bicho os comerá como a lã; mas a minha justiça durará para sempre, e a minha salvação de geração em geração.” Isaías 51:6-8
O texto acima menciona que a terra está vestida de farrapos e que os ímpios tem a vida corroída como se fosse por traças e vermes em roupas de lã. Em contraste com os ímpios, estão os fiéis filhos de Deus a receber as vestimentas da justiça de Cristo para andarem puros. Conforme os textos a seguir Jesus despiu-se das Suas vestes para garantir-nos a pureza de vida: “Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens.” Isaías 52:14 e “Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.” Isaias 53:13

Procure ver-se com o manto glorioso e eterno da salvação oferecida por Deus, presente diante do trono, a louvar o Senhor por tudo o que Ele fez por você. Por que razão é este manto algo que pode ser usado já por todos os que se aproximarem de Deus? Por que não comparecermos diante do trono de Deus diariamente com a alegria da salvação?

QUARTA-FEIRA – VESTES FORMOSAS – Em Isaías 52 somos convidados a vestir-nos de “vestes de gala” ou de “vestidos formosos.” Acho linda a comparação que Isaías faz em relação à nossa vida de pecados e de santidade. No capítulo 1:18 encontramos:  “Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” Isaías 1:18. Em Isaías 52: 1 e 2 encontramos esta linda referência:  “Desperta, desperta, veste-te da tua fortaleza, ó Sião; veste-te das tuas roupas formosas, ó Jerusalém, cidade santa, porque nunca mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo. Sacode-te do pó, levanta-te, e assenta-te, ó Jerusalém: solta-te das cadeias de teu pescoço, ó cativa filha de Sião.” 52:1 e 2.

Ninguém em são juízo, ao sair para uma festa de casamento, veste roupas sujas ou manchadas. Ao contrário, verifica se tudo está de acordo, antes de trajar-se para as bodas. Além da verificação dos detalhes das roupas, a pessoa toma um bom banho e coloca um bom perfume antes de trajar-se. E na vida espiritual como funciona esta questão? Há duas vertentes de pensamentos no meio cristão. O primeiro grupo de pessoas defende que a vestimenta da salvação pode ser colocada sobre as pessoas que vivem em pecados, “pois, afinal de contas ninguém consegue ser santo”, dizem eles. Já o Segundo grupo de cristãos defende o pensamento de que a justiça de Cristo só é colocada sobre aqueles que limparam e purificaram o coração e a mente dos seus pecados. Veja esta citação: “A veste branca é a pureza de caráter, a justiça de Cristo comunicada ao pecador. Esta é, na verdade, uma vestimenta de textura celeste, que somente pode ser comprada de cristo por uma vida de voluntária obediência.” Test. Para a Igreja, vol. 4, 68.

Este texto leva-me aos outros textos da Palavra que dizem da necessidade que temos da renovação da nossa mente e do coração para sermos vestidos com a justiça de Cristo. Cito Romanos 12:1 e 2:  “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rom. 12:1 e 2.

A igreja de Cristo é comparada com a noiva vestida de branco e enfeitada para o noivo que é Jesus. Quando Jesus  retornar,  a noiva deverá estar trajada dignamente. Isto significa que deverá estar vestida de uma vida de santificação.
“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.” Apoc. 21:7 e 8.

É lindo saber que a salvação é oferecida gratuitamente à todos os que desejam: Em Isaías 52:3 encontramos: “Porque assim diz o Senhor: Por nada fostes vendidos; também sem dinheiro sereis resgatados.” E a mesma referência é feita em Apocalipse 22:17 quando diz:  “E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.”

“Os que ressuscitaram com Cristo para andar em novidade de vida, são os eleitos de Deus. São santos ao Senhor, e são por Ele reconhecidos como Seus amados. Como tais, acham-se sob o solene concerto de se distinguirem pela humildade de espírito. Devem revestir-se de vestidos de justiça. São separados do mundo, de seu espírito e costumes, e cumpre-lhes revelar que estão aprendendo dEle. ...” Carta 32, de Ellen white 1907.

Como você está vestido? Você já aceitou a salvação?

QUINTA-FEIRA – AS VESTES DA SALVAÇÃO – A perfeição angélica falhou no céu. A perfeição humana falhou no Éden. Resta-nos a confiança total no sangue de Jesus que nos pode salvar perfeitamente. “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Heb. 7:25

O que significa ser perfeito e poder vestir as vestes de salvação? Quando deixamos a natureza maligna do pecado reinar em nós, não damos espaço para Deus e sofremos as consequências de vivermos sem Deus. Perfeitamente significa salvo do “eu”, não salvo no “eu”. Muitos querem ser salvos e vestir-se da justiça de Deus estando vivendo no “eu”. Como já foi mencionado, para Jesus vestir-nos com o Seu manto de justiça é necessário eliminarmos os pecados da nossa vida.

Quais são os passos para a salvação? Crer, aceitar, arrepender, confessar e batizar. Veja este lindo texto: “A providência tomada é completa, e a eterna justiça de Cristo é colocada a crédito de toda alma crente. As vestes, preciosas e sem mácula tecidas nos teares do céu, foram providas para o pecador arrependido e crente, e ele poderá dizer. Regizijar-me-ei Senhor, a minha alma se alegra no Senhor Deus, porque me vestiu de vestidos de salvação, e me cobriu com o manto de justiça.” M. Escolhidas, vol 1, 394. Para alguém receber as vestes da salvação é necessário envolvimento e comprometimento espiritual com Deus, caso contrário a pessoa ficará despida das vestes do céu.

Como o texto abaixo revela a nossa responsabilidade como sacerdotes do Senhor? E como devemos estar vestidos? “O espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes. Porém vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis.” Isaias 61:1,2 e 6.

Jesus teve a função de auxiliar os oprimidos em suas necessidades, e Ele o fez muito bem quando esteve na terra. Todos os filhos de Deus que nascem no reino de Deus sentem o desejo de ajudar as pessoas em suas necessidades físicas, emocionais, sociais e espirituais.

Que desculpas damos frequentemente para não vestirmos o manto da justiça de Cristo? Por enquanto estou ocupado. Estou estudando. Estou trabalhando. Estou construindo. Vou me casar. Sou muito novo para Deus. Não tenho tempo para pregar o evangelho e testemunhar a minha fé. Não sei ensinar a Bíblia.
Tudo neste velho mundo se gasta e tem o seu fim. A grande verdade é que a única coisa que dura para sempre é a Palavra do Senhor;  e, ela diz que aqueles que vivem com Jesus nesta terra, sendo-lhE obedientes, nunca serão abalados e, finalmente receberão a coroa da vida eterna e as vestes da salvação.

“A veste imaculada da justiça de Cristo é colocada sobre os filhos de Deus provados, tentados e todavia fiéis. ... Seus nomes são conservados no livro da vida do Cordeiro, registrados entre os fiéis de todos os séculos. Eles resistiram aos ardis do enganador; não se desviaram de sua fidelidade pelo rugir do dragão. Agora, acham-se eternamente em segurança contra as astúcias do tentador. ... Os remanescentes não somente são perdoados e aceitos, mas honrados. "Uma mitra limpa" (Zac. 3:5) lhes é colocada na cabeça. Devem ser reis e sacerdotes para Deus.” Testimonies, vol. 5, pág. 475.

Que Deus nos abençoe,

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário