quarta-feira, 1 de junho de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 14 – DOMINGO – POR QUE A MAIORIA CRISTÃ GUARDA ESTE DIA?


A Bíblia não autoriza a observância do Domingo em nenhum dos seus textos. Se assim é, então temos que descobrir porque, em geral,  as igrejas cristãs realizam cultos neste dia e não no Sábado, conforme está na Bíblia. Embora o Domingo apareça na Bíblia com a expressão “primeiro dia da semana ”, não encontramos conotação religiosa para este dia. Em contrapartida, o Sábado aparece 59 vezes no Novo Testamento com a expressão “Sabbatom” significando repouso.

Católicos Romanos - O Cardeal Gibbons na obra Fé dos Nossos Pais, pág 1928 escreveu: “Podemos ler a Bíblia desde o Gênesis até ao Apocalipse e não encontraremos nem uma só linha que autorize a santificação do Domingo. As Escrituras falam da observância religiosa do Sábado, dia que nós nunca santificamos.”

“Foi a igreja Católica que, por autorização de Jesus Cristo, transferiu o repouso do Sábado para o Domingo, em comemoração da ressurreição de nosso Senhor. Assim, a observância do Domingo pelos protestantes é uma homenagem que, contra si mesmos, prestam à autoridade da igreja (Católica).” Plain Talk About protestantism of today, for mons. Segur, pág. 213

Batistas   O Dr. Edward T. Hiscox em um discurso para pastores em 13/11/1893 disse: “Havia e há um mandamento que manda santificar o sábado, mas esse Sábado não era o Domingo.”

Congregacionalistas – “Não há na Bíblia mandamento que requeira de nós a observância do primeiro dia da semana como sendo o Sábado cristão.” Mode and Subjects of Baptism, pág 251

Metodistas – “É certo não haver mandamento positivo para o batismo infantil...Tao pouco o há para santificar o primeiro dia da semana.” Teological compend pág, 180 e 181 – Rev. Amós Binney.

Luteranos – "A observância do dia do Senhor(Domingo) não se baseia em nenhum  mandamento de Deus, mas sim na autoridade da igreja.” Augsburg Confession of faith, citado em Coxs Sabbath manual pá, 287.

Presbiterianos. “ O Sábado cristão(Domingo) não se encontra na Escritura, e não era pela igreja primitiva chamada de o Sábado.” Tratado de Teoloia de Dwight, vol. 4 pág, 401

1) O que disse Deus, através  do profeta Daniel , que o poder representado pela “ponta pequena” cuidaria em fazer?


“E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em “mudar os tempos e a lei”; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.” Daniel 7.25

2) Falando sobre o homem do pecado, como descreve o apóstolo Paulo esse mesmo poder?

“O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.” II Tessal. 2:4

3) Como trataria ao povo de Deus e o que faria a ponta pequena?

“E destruirá os santos do Altíssimo.” Daniel 7.25. - “A feroz crueldade do duque Dalba nos países baixos; os martírios sanguinários do reinado da rainha Maria; a extinção, por meio do fogo e da espada, da Reforma na Espanha e Itália, Portugal e Polônia, o massacre de São Bartolomeu, a longa e feroz perseguição do hugenotes e todas as infâmias e barbaridades da revogação do edito de Nantes, que juncou de refugiados todas as praias da Europa, Roma papal as perpetrou. Inúmeras foram as vítimas. Só na Espanha, calcula Llorente foram vítimas da inquisição 31.912 queimados vivos, e 291.450 penitentes foram torturados e mortos. Um milhão pereceu no massacre dos albigenses.” Key to the apocacalypse, H. Rattan, pág 91-94

“Eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.” Daniel 7.25  Mais abaixo estão as várias referências bíblicas para mostrar que o povo de Deus foi perseguido durante os 1260 anos de perseguição que o poder papal infligiu sobre o povo de Deus. O início deste período foi marcado com o decreto do imperador romano Justiniano que foi emitido em 533 d.C e que reconheceu o Papa como “cabeça de todas as igrejas”. (Código de Justiniano, livri 1. Título 1. Barónius Anals. A.D 533. 

Quando os Ostrogodos foram derrotados pelos romanos, em 538, foi o golpe mortal para a libertação de Roma do poder ariano que governava a Itália. O ano 538 d.C constituiu o ano notável para o início do poder Papal. O fim deste período ficou marcado com a revolução direta contra o poder papal. Em 1798 como resultado direto da revolta contra a autoridade Papal na revolução francesa, o exército Francês, sob o comando de Berthier, entrou em Roma e, a 10 de Fevereiro, o papa foi aprisionado, morrendo no exílio na cidade francesa de Valença, no ano seguinte.  A morte do papa marca o final do período profético que teve o seu início em 538 e o seu término em 1798, fazendo o total dos 2600 anos.

“E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.” Apoc. 12:6

“E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses. E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.” Apoc. 11. 2 e 3.

“E cuidará em “mudar os tempos e a lei” Daniel 7:25 – Veja algumas declarações da própria igreja Católica Romana confirmando esta profecia de forma inequívoca:

“O papa tem poder para mudar os tempos, ab-rogar leis e dispensar todas as coisas, mesmo os preceitos de Cristo” Decretal de Translat, Epescop.

“A vontade do papa representa a razão. Ele pode dispensar a lei, e fazer do errado, direito, por meio de correções e mudanças das leis.” Discurso 96 do papa Nicolau.

“O papa é de tão grande autoridade e poder que pode modificar, explicar ou interpretar mesmo as leis divinas. O papa pode modificar as leis divinas, visto o seu poder não vir do homem, mas de Deus, e age como substituto de Deus na terra, com o mais amplo poder de ligar e religar  o rebanho.” Prompta Biblioteca, publicado em Roma em 1900. Licius Ferraris

“O papa está livre de todas as leis, de modo que não pode incorrer em nenhuma sentença de irregularidade, suspensão, excomunhão ou penalidade por qualquer crime.” Papa Nicolau discuro 40

“A igreja Católica por sua própria e infalível autoridade criou o domingo como dia santificado para subistituir o sábado da velha lei.” Kansas City Catholic, de 9 de fevereiro de 1893

“O Domingo é uma instituição Católica, e sua observância só pode ser defendida por princípios Católicos. Do princípio ao fim da Escrituras não é possível encontrar uma única passagem que autorize a mudança do culto público semanal, do último para o primeiro dia da semana.”  Catholic Press, Sidnei, Austrália de 25 de Agosto de 1900

4) Com quem e quando teria início a mudança  do Sábado para o Domingo? Mesmo antes de existir a igreja Católica Apostólica Romana oficializada, o imperador romano Constantino já havia tomado  as primeiras iniciativas para mudar o Sábado bíblico para o Domingo.

“A mais antiga documentação da observância do domingo como imposição legal é o edito de Constantino, em 321 d.C que decreta que as cortes de justiça, os habitantes da cidade, e o comércio em geral, devessem repousar no domingo, (Venerábilii dia Solis) Excetuando apenas os que se empenhavam em trabalhos agrícolas.” Enciclopédia Britânica 9º edição. Artigo Domingo.

5) A que obrigava a lei de Constantino?
“Que os juízes e o povo das cidades, bem como os comerciantes, repousassem no venerável dia do sol. Aos moradores do campo, porém, conceda-se atender livre e desembaraçadamente aos cuidados da sua lavoura, visto suceder frequentemente não haver dia mais adequado à semeadura e ao plantio das vinhas, pelo que não convém deixar passar a ocasião oportuna e privar-se a gente das provisões dadas pelo céu.” Edito de 7 de Março de 321 d.C Corpus Juris Civilis Cord. Livro 3 Titulo 12. Nº 3

6) Até quando o Sábado bíblico foi observado pelos cristãos? Os cristãos fiéis sempre observaram o Sábado bíblico, mas os cristãos que resolveram não padecer perseguições do império romano no início; e depois do poder papal, passaram a observar o Domingo.

“O sétimo dia da semana, o Sábado, foi...solenizado por Cristo, pelos apóstolos e pelos cristãos primitivos, até que o concílio de Laodicéia, de certa maneira, lhe aboliu inteiramente a observância... o concílio de Laodicéia, 364 d.C... estabeleceu pela primeira vez a observância do dia do Senhor(domino).” Dissertation on the Lords Day Sabbath de Prynne. 163

“O Sábado foi religiosamente observado na igreja Cristã do Oriente, durante mais de trezentos anos depois da paixão do Salvador.” Learned Treatise oj the sabbath, pelo prof. E. Brerwood, do Gresham College, Londres, pág. 77

O Concílio de Laodicéia declarou assim: “Os cristãos não deverão judaizar e permanecer ociosos no Sábado, mas trabalharão neste dia... Se, porém, forem achados judaizando, serão separados de Cristo.” Hist. Of the Counsils of the Church, de Hefele. Vol 2. Pág. 316

Eusébio que viveu entre 270-338 d.C; foi bispo de Roma, reputado historiador e era um bajulador de Constantino. Ele escreveu: “Todas as coisas sejam quais forem, que era dever fazer no Sábado, nós as transferimos para o dia do Senhor(Domingo).” Comentary on the Psalms. Coxs Sabbath Literature. Vol. 1 pág, 361

7) Como chama Deus a espécie de culto que não esteja em conformidade com os Seus mandamentos?

“Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” Mateus 15:9

“Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” Atos 5:29

8) O que disse Deus acontecerá com aqueles que alterarem partes da Bíblia?

“Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro. E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” Apoc. 22:18 e 19

9) De acordo com a Bíblia o Domingo não é dia de repouso – No Novo Testamento aparece oito vezes a expressão “primeiro dia da semana” referindo-se ao  Domingo, sem que tenha conotação religiosa. Eis os textos: Mateus 28:1; Marcos 16:2 e 9; Lucas 24:1; João 20:1 e 19; Atos 20:7 e I Cor. 16:2. 
Destes versos, apenas dois mencionam atividades religiosas no Domingo. Em Atos 20:7 menciona que Paulo continuou o ensino até meia noite de sábado. De acordo com a bíblia, o dia começa no pôr-do-sol e termina no pôr-do-sol; portanto, aquele sábado a noite, já era domingo. Em I Cor. 16:2 menciona Paulo, que viajava muito,  solicitou que as ofertas estivessem disponíveis naquele domingo que por lá passaria, mas nada é provado que havia o costume de se reunir no Domingo; ao contrário, Paulo tinha por costume reunir-se ao Sábado.

Que Deus abençoe a todos para a obediência do verdadeiro Sábado.

Luís Carlos Fonseca

3 comentários:

  1. envie para mim,pois nao consigo salvar esta mensagem helenice.moreno@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. PALAVRAS DE JESUS CRISTO COM AS QUAIS ELE DEIXA CLARO QUE O SÁBADO É TAMBÉM UM DIA DE TRABALHO

    Marcos 2:23-27 - 23Num dia de sábado passava Jesus por um campo de trigo. Os discípulos iam abrindo caminho e colhiam espigas. 24Então os fariseus perguntaram a Jesus: «Por que é que os teus discípulos fazem o que não é permitido em dia de sábado?» 25Jesus perguntou aos fariseus: «Nunca lestes o que David e os seus companheiros fizeram quando tiveram necessidade e sentiram fome? 26David entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu dos pães oferecidos a Deus e deu-os também aos seus companheiros. “No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães». 27E Jesus acrescentou: «O sábado foi feito para servir o homem, e não o homem para servir o sábado.

    ResponderEliminar
  3. No sábado é lícito fazer o bem e não trabalhar. Abraços!

    ResponderEliminar