terça-feira, 28 de junho de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 20 – O BATISMO BÍBLICO


A palavra batismo vem de um vocábulo grego que significa “mergulhar”, “submergir”. O batismo é um rito instituído por Deus a partir do Cristianismo para simbolizar a morte de uma vida de incredulidade e pecados, e a ressurreição para uma vida de consagração e obediência à Deus. É o símbolo da morte e ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo conforme Romanos 6:3 e 4. O batismo cristão deve ser  por imersão. Até o 12º século da era cristã o batismo era praticado como a bíblia sugere, e é praticado pela maioria das igrejas evangélicas. Só depois é que a igreja Católica Romana inventou o batismo por aspersão que é derramar um pouco de água na cabeça do bebê ou do novo converso à sua religião. O Cardeal Católico James Gibbons no livro A Fé do Nossos Pais, 256 menciona: “Durante alguns séculos, depois do estabelecimento do Cristianismo, o batismo foi praticado frequentemente por imersão, mas, desde o século 12 tem prevalecido na igreja Católica a prática de batizar por aspersão.”

1) Quem mandou batizar? Foi o próprio Jesus. “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28: 18-20

2) De que forma Jesus foi batizado? Foi batizado por imersão, como a Bíblia sugere. Ele saiu da água


“Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.” Mateus 3.13-16


3) O batismo é indispensável para a nossa salvação? sim é.


“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:16


4) Que duas bênçãos maravilhosas recebemos com o batismo? Recebemos o perdão dos pecados passados e somos batizados com o Espírito Santo


“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2.38


5) Quais são as condições para o batismo?


a) Crer. “E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.” Atos 8:36-38

b) Arrepender-se dos pecados. “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2.38
c) Confessar os pecados.  “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” Prov. 28:13. Ver também I João 1:9
d) Conhecer  e guardar a doutrina . “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Mat. 7:21
e) Pedir para ser batizado. “E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?” Atos 8:36

6) A que instituição divina se unem os batizados? A igreja de Deus na terra. Há mais de 30 mil religiões só no seguimento cristão. Se há só um Deus, uma só fé e um só batismo, concluímos que Deus tem só uma igreja que detém toda a verdade. É claro que Deus tem fiéis em todas as religiões, mas quando passam a conhecer toda a verdade,  devem sair, e agregarem-se à igreja de Deus.


“De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, e perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações... Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” Atos 2: 41, 42 e 47


“Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” I Timóteo 3:15.


7) Que gloriosa experiência obtém o batizado? Leva uma vida de alegria espiritual, de santificação.


“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Romanos 6:4


“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” Efésios 4:22-24


“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.” I João 5:18


“Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.” Romanos 6.22


8) Quem ainda não é batizado o que deve fazer?


a) Aceitar Jesus pela fé. Rever Atos 8:37

b) Clamar a graça de Jesus para abandonar os pecados. Ver Romanos 6:11-13
c) Pedir o batismo. Rever Atos 8: 35-38
d) Responder prontamente ao chamado de Deus.  “Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.” Hebreus 3:15

Que Deus abençoe a todos..


Luís Carlos Fonseca



Sem comentários:

Enviar um comentário