sexta-feira, 1 de julho de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 21 – VIDA TRANSFORMADA


Quando nos entregamos ao Senhor e nos unimos à Sua igreja através do batismo, começamos uma nova vida. Se antes mentíamos, agora já não mentimos mais. Se antes éramos intemperantes, agora cuidamos da nossa saúde. Se antes cometíamos disparates, agora já vivemos de acordo com a vontade de Deus. Se antes dávamos mais valor às coisas materiais, agora “colocamos a Deus e o Seu reino em primeiro lugar.”  Temos diante de nós o elevado objetivo de ser santos. “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” I Pedro 1:15 e 16.

1) Que mudança ocorre quando aceitamos Jesus?

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” II Coríntios 5:17.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:1 e 2.
Com certeza seremos  fortemente tentados após o batismo, e pode ser que cometeremos alguns pecados. Mas, a pessoa transformada , por manter íntima e constante comunhão com Deus, aborrece o pecado e o confessa imediatamente.


2) Que maravilhosa experiência tem os filhos de Deus? Passam pela alegria de vencer a força do pecado e da tentação. Hoje há aqueles cristãos que dizem que nunca conseguiremos vencer o pecado, e que Jesus irá transformar o pecador, mesmo praticando os seus pecados, quando Ele voltar. Conforme os versos abaixo sabemos que teremos o nosso caráter transformado aquando da Sua volta.

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” I Tessal. 5.23.

“Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensível, com alegria, perante a sua glória” Judas v.24

3) Que atitudes devemos ter diante das provas e tentações? Devemos nos alegrar por sofrer como Cristo sofreu e devemos ter fé que Deus nos libertará, conforme os textos abaixo:

“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.” I Pedro 4:12 e 13

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” I Cor. 10:13

4) Qual deve ser o alimento indispensável do filho de Deus? Deve ser o estudo da Bíblia e a oração.

“E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.” Lucas 4: 3 e 4

“E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.” I Pedro 4:7

5) Que dia da semana é especialmente indicado por Deus para a Sua adoração? É no sábado e na igreja.

“Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.” Isaías 58.13 e 14

“E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.” Lucas 4:16

6) Que responsabilidade deve ter o filho de Deus na missão que Deus nos confiou? Aquele que está convertido tem a maior alegria em comunicar Jesus aos seus semelhantes.

“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Mateus 24:14

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:19 e 20

“Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós.” I Pedro 3:15

7) Como se comporta o filho de Deus transformado, no lar e na vida social?

A mulher deve respeitar o marido.“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.” Efésios 5.22 e 23
Os marido deve amar a esposa.“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” Efésios 5.25

O filhos devem obedecer aos pais e estes respeitar os filhos. "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” Efésios 6:1-4.

Os cônjuges devem ser fiéis entre si. “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.” Hebreus 13:4

A familia deve trabalhar. “Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.” II Tessal. 3: 10-12.

Não podemos ter dívidas financeiras.  “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.” Rom. 13:8

Tomar cuidado com a língua.  “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.” Mateus 5.37.

Você já tem a sua vida transformada?

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário