quinta-feira, 9 de junho de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 – MAIS IMAGENS DE VESTUÁRIO


VERSO ÁUREO: “Porque dizia: Se tão somente tocar nos Seus vestidos sararei.” Marcos 5:28

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Analisar o significado associado ao vestuário em vários exemplos que Jesus esteve envolvido. Perceber a reação amorosa de Cristo para com as pessoas envolvidas. E sermos beneficiados espiritualmente com os exemplos das pessoas, de Cristo e situações referidas.

O vestuário é uma parte importante de todos nós e pode dizer muito a nosso respeito e sobre quem somos. Sem dizermos uma palavra, falamos muitas coisas através das nossas vestes. Aquele que vai para uma reunião em sua igreja ou empresa, de calções, onde terá que relacionar-se com pessoas, mostra certa fragilidade. Alguém que ousa trajar-se de forma inadequada para fazer uma pregação, ou para solicitar um emprego, estará exposto-se ao ridículo ou ao insucesso.
A vestimenta também pode influenciar os hormônios, a pressão sanguínea e a temperatura do corpo de quem nos olha; pode deprimir ou estimular, repelir ou atrair. Além do que, revela se somos extrovertidos ou introvertidos.
Segundo pesquisas norte-americanas, as preferências pelas cores têm relação direta com a economia e o humor nacional. Prova disso foram os duros anos da depressão, quando entre os americanos lideraram o preto e o marrom, seguido de tons escuros como vinho, cinza e uva. Nos anos 20, à medida que crescia a liberdade feminina, as mulheres usavam  roupas vermelhas forte para expressar a sexualidade recém-liberada.


O vermelho na vestimenta denota poder e coragem, enquanto o rosa é uma cor romântica, que estimula a criatividade e simboliza a intuição.
No século 16, Anne da Bretanha fez uso do preto no luto pela primeira vez. Essa cor está associada à morte, ao medo, ao mistério, ao mal, à rebelião. James Dean e Marlon Brando deixaram suas marcas de rebeldia através do uso dos jaquetas de couro preto.

O branco se contrapõe ao preto nos fornecendo uma imagem de pureza, de inocência. Simboliza a entrega da noiva imaculada à seu futuro esposo no altar; é a cor do altruísmo, representando também a limpeza. Retrata enfermeiros, médicos e terapeutas, que traduzem a imagem de confiabilidade.

O azul significa civilidade, dignidade e respeito. Na presença dessa cor, segundo o Wagner Institute of Color, o cérebro produz 11 hormônios tranqüilizadores. O seu uso, portanto, coloca as pessoas à vontade.

O amarelo está associado à ansiedade, pois ele é estimulante, desencadeando uma descarga de adrenalina. Mas, por ser a cor do Sol, é também reconfortante. Representa o intelecto, que propicia luz e consciência. É a cor do ouro e, por isso, é também associado ao luxo e ao prestígio.

O verde é a cor mais relaxante de todas para os olhos; é curativa. Representa as plantas, o crescimento e a fertilidade.

O marrom nos fala da terra. Na Idade Média, era a cor usada pelos camponeses.

O cinza, ligado ao cérebro, à experiência que vem com os cabelos grisalhos, acaba sendo a cor preferida por artistas, intelectuais e filósofos. É a cor do refinamento, da classe, da eficiência.

DOMINGO: “QUEM TOCOU NOS MEUS VESTIDOS?”
     A lição de hoje menciona a mulher que tinha há 12 anos um fluxo de sangue, e a história está relatada em Marcos 5:24-34
    Jesus estava em Cafarnaum, na costa oeste do lago da Galileia. Ele atravessou para o lado sudeste, onde estava a região dos gentios da Galileia e curou um endemoninhado. Quando os moradores Lhe imploraram para que saísse da cidade, Ele voltou para Cafarnaum. Ali, encontrou um pai perturbado, mas antes que pudesse resolver o problema de Jairo, uma mulher necessitada procurava tocá-Lo.
Verso 25 – Pense nesta mulher no contexto do primeiro século do judaísmo. As leis religiosas tinham sérios regulamentos a respeito de hemorragia.Ver Levíticos 15. As leis sobre sangramento não tornavam somente impuras as mulheres nessa condição, mas todos e tudo o que ela tocasse. O resultado trazia embaraço, isolamento e estigma religioso.
Antes de considerarmos que isso era desagradável, lembremos que nos tempos bíblicos as pessoas não tinham os remédios nem o conhecimento médico que existem hoje. E, junto a tudo isso, ainda havia a fraqueza física. Os médicos afirmam que, se você perde mais sangue do que é capaz de produzir, você se torna anêmico. Essa mulher estava cansada fatigada e exausta.
Verso 26 – O Talmude (comentário da Bíblia usado pelos judeus) faz onze sugestões de curas específicas para a hemorragia. Uma delas dizia que a pessoa deveria sentar-se em um cruzamento com uma taça de vinho, esperando que alguém se aproximasse por trás para lhe dar um susto. Essa mulher havia tentado todos os tratamentos e gastado com os médicos tudo que tinha. Além disso, tratavam o assunto com desdém, o que causava mais infelicidade à pessoa enferma.
Verso 27e 28 – Tocar em Cristo foi incrível ato de coragem. De acordo com a lei; quem a mulher tocasse se tornaria impuro. Mesmo assim, ela estendeu a mão para tocar o Senhor, para encostar em Seu manto. “Se eu puder tocá-Lo”, ela dizia para si mesma, “Sei que serei curada”.
Verso 29 – Dois milagres ocorreram então:1)Sua hemorragia estancou;2) Sua força voltou instantaneamente.
Verso 30 – Quando você alcança uma pessoa através de suas necessidades, existe um custo, uma força espiritual é liberada de você. Nenhum cansaço existe quando se prega a Palavra de Deus ou se ajuda alguém.
Verso 31-34 – Em vez de se irritar, Jesus olhou para essa pobre mulher como um pai olha para a filha. E disse: “Filha, tua fé te salvou. Vai-te em paz, shalom.”

Esta mulher fez coisas que somente quem está desesperado geralmente faz. Ela contrariou uma lei da época; ela não podia tocar em ninguém, mas não se importou com isso. Ela declarou publicamente que Jesus a tinha curado. No meio de pessoas pagãs e incrédulas, ela teve fé em Jesus. Todas  as pessoas, independentemente da sua situação espiritual, que se chegam à Jesus para receberem as Suas bênçãos, as alcançam.

SEGUNDA-FEIRA – ELE “TIROU OS VESTIDOS” Qual foi o contexto que Jesus tirou as Suas vestes? Foi por ocasião da instituição da Santa-Ceia quando Jesus e os Seus discípulos estavam a comemorar a Páscoa, na quinta-feira da Sua paixão.
Eis os versos: “Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.” João 13:4 e 5

Que lições encontramos neste exemplo de Jesus? De muita humildade; veja estes textos:
“Os discípulos não fizeram nenhum gesto no sentido de se servirem uns aos outros. Jesus esperou por algum tempo a ver o que fariam. Então Ele, o divino Mestre, Se ergueu da mesa. Pondo de lado a veste exterior, que Lhe poderia estorvar os movimentos, tomou uma toalha e cingiu-Se. Com surpreendido interesse olhavam os discípulos, esperando em silêncio ver o que se ia seguir. "Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido." João 13:5. Esta ação abriu os olhos deles. Profunda vergonha e humilhação os possuiu. Entenderam a muda repreensão, e viram-se a si mesmos sob um aspecto inteiramente novo.” DTN 644

“Esta ordenança é o preparo designado por Cristo para o serviço sacramental. Enquanto o orgulho, desinteligência e luta por superioridade forem nutridos, o coração não pode entrar em associação com Cristo. Não estamos preparados para receber a comunhão de Seu corpo e de Seu sangue. Por isso Jesus indicou que se observasse primeiramente a comemoração de Sua humilhação.” DTN 650

“A obra do Senhor não deve receber a imagem e a inscrição do homem. De tempos a tempos Ele introduz aí instrumentos diversos, mediante os quais melhor se pode cumprir o Seu desígnio. Felizes os que de boa vontade se submetem à humilhação do próprio eu, dizendo juntamente com João: "É necessário que Ele cresça e que eu diminua". DTN 182 
  
“Uma religião legal nunca poderá conduzir almas a Cristo; pois é destituída de amor e de Cristo. Jejuar ou orar quando imbuídos de um espírito de justificação própria, é uma abominação aos olhos de Deus. A solene assembléia para o culto, a rotina das cerimônias religiosas, a humilhação externa, o sacrifício imposto, mostram que o que pratica essas coisas se considera justo, e com títulos ao Céu, mas tudo é engano. Nossas próprias obras jamais poderão comprar a salvação.” DTN, 280

TERÇA-FEIRA –“NEM RASGARÁ OS SEUS VESTIDOS”  Com quem o titulo de hoje está relacionado? Com o sumo sacerdote chamado Caifás.E o sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o azeite da unção, e que for consagrado para vestir as vestes, não descobrirá a sua cabeça nem rasgará as suas vestes.” Levíticos 21:10

“Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho, buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte; e não o achavam; apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas, não o achavam. Mas, por fim chegaram duas testemunhas falsas, e disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias. E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti? Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfêmia.” Mateus 26:59-65

Se o texto de Levíticos menciona que que o sumo sacerdote não podia rasgar suas vestes, por que o sumo sacerdote referido em Mateus as rasgou? O sumo sacerdote rasgou as suas vestes para simbolizar e autorizar a morte de Jesus. Caifás aproveitou a aparente blasfêmia de Jesus em dizer que era o filho de Deus para participar na Sua condenação. Hoje muita gente também não aceita Jesus como Deus. E muitas, mesmo O aceitando como Divino, O excluem da sua vida como fez Caifás.

O que representava as vestes do sumo sacerdote?  Representava o caráter de Deus; e se Caifas as rasgou, ele estava dando sinais mais do que claros de que tinha desprezado a justiça de Deus. E Jesus que nada tinha feito para merecer a morte, morreu com o apoio do sumo sacerdote. O sumo sacerdote, além de representar Deus, era Judeu e tinha desprezado o Messias.

A quem representa Caifás? A atitude do sumo sacerdote Caifás representa aqueles cristãos que, mesmo tendo a luz maravilhosa do evangelho a brilhar na Palavra de Deus e na vida pessoal deles, eles a desprezam, e preferem viver na ignorância das trevas espirituais. O sumo sacerdote representa também aqueles que, uma vez estiveram na igreja, saíram ou sairão na época da sacudidura, e serão os acérrimos perseguidores do povo de Deus. Representa também alguns pastores e líderes espirituais que não merecem o cargo que possuem, por levar uma vida pessoal, familiar e social dupla, afetando diretamente o ofício sagrado.

“Quando Caifás rasgou as vestes, esse ato significou o lugar que, para com Deus, os judeus ocupariam daí em diante, como nação. O povo outrora favorecido por Deus estava-se separando dEle, e se tornando rapidamente um povo rejeitado por Deus. Quando, sobre a cruz, Cristo exclamou: "Está consumado" (João 19:30), e o véu do templo se rasgou em dois, o Santo Vigia declarou que o povo judeu rejeitara Aquele que era o protótipo de todos os seus tipos, a substância de todas as suas sombras. Israel se divorciara de Deus. Bem podia então Caifás rasgar as vestes oficiais, que indicavam pretender ele ser representante do grande Sumo Sacerdote; pois não mais tinham elas qualquer significação para ele ou para o povo. Bem podia o sumo sacerdote rasgar as vestes em horror por si mesmo e pela nação.” DTN, 709

Que cuidados devemos tomar para incluir Jesus e não O eliminar da nossa vida?

QUARTA-FEIRA – VESTES DE ZOMBARIA – A lição de hoje menciona que os soldados tiraram as vestes de Jesus e colocaram sobre Ele uma capa vermelha, podia ser de um dos soldados ou uma capa de Pilatos já usada e  abandonada. As vestes que Jesus usava no Seu quotidiano  era algo que O representava bem diante do povo. Além de colocarem em Jesus essa veste vermelha, colocaram também um pau em sua mão para representar o cetro do Rei. E como não há rei sem coroa, colocaram-lhe também uma coroa de espinhos na cabeça. Veja esta patética descrição: “E logo os soldados do presidente, conduzindo Jesus à audiência, reuniram junto dele toda a corte. E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate; e, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus. E, cuspindo nele, tiraram-lhe a cana, e batiam-lhe com ela na cabeça. E, depois de o haverem escarnecido, tiraram-lhe a capa, vestiram-lhe as suas vestes e o levaram para ser crucificado.”Mateus 27:27-31

“Ali estava o Filho de Deus, com as vestes da zombaria e a coroa de espinhos. Despido até à cintura, as costas mostravam-Lhe os longos e cruéis vergões, de onde corria o sangue abundantemente. Tinha o rosto manchado de sangue, e apresentava os sinais da exaustão e dor; nunca, no entanto, parecera mais belo. O semblante do Salvador não se desfigurou diante dos inimigos. Cada traço exprimia brandura e resignação, e a mais terna piedade para com os cruéis inimigos. Não havia em Sua atitude nenhuma fraqueza covarde, mas a resistência e dignidade da longanimidade. Chocante era o contraste no preso ao Seu lado. Cada linha da fisionomia de Barrabás proclamava o endurecido criminoso que era. O contraste foi manifesto a todos os espectadores. Alguns dentre eles choravam. Ao olharem a Jesus, o coração encheu-se-lhes de simpatia. Mesmo os sacerdotes e principais convenceram-se de que Ele era tudo quanto dizia ser.” DTN 735 

Você percebeu que o objetivo dos soldados e líderes era apenas de zombaria e escárnio? Este teatro foi feito apenas com tom de ironia. Logo depois, Jesus recebeu suas vestes normais. Quantas pessoas hoje estão zombando de Cristo de forma aberta! Adotam suas filosofias, criam as suas religiões e excluem o Salvador dos seus pensamentos e cultos.

“Jesus veio para os que eram Seus , mas eles O rejeitaram.” A submissão de Jesus e este falso julgamento significa que devemos ficar sempre em silêncio quando colocados perante a injustiça?

Na sua opinião que razão levou a que Jesus recebesse tanta oposição por parte dos dirigentes religiosos? O chato é que as vezes a perseguição começa com os que estão dentro da igreja e não com os ímpios e pagãos. Viver fielmente a Deus leva à duas reações do povo: a) Alguns são levados a conhecer o evangelho de Cristo e são santificados por ele. b) Outros instigados pelo inimigo, perseguem os fiéis.

Muito cuidado devemos tomar para não sermos nós a iniciarmos alguma perseguição aos filhos de Deus.

QUINTA-FEIRA – “REPARTIRAM ENTRE SI OS MEUS VESTIDOS”  “Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.” Salmo 22:18.

A Palavra inspirada descreveu esta cena, de forma profética muitos anos antes de ter acontecido: “Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas. A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte. Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés. Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam.” Salmo 22:14-17

“Nos sofrimentos de Cristo sobre a cruz, cumpriu-se a profecia. Séculos antes da crucifixão, predissera o Salvador o tratamento que havia de receber. Dissera: "Pois Me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores Me cercou, transpassaram-Me as mãos e os pés. Poderia contar todos os Meus ossos; eles Me vêem e Me contemplam. Repartem entre si os Meus vestidos, e lançam sortes sobre a Minha túnica." Sal. 22:16-18. A profecia quanto a Suas vestes cumpriu-se sem conselho nem interferência de amigos ou inimigos do Crucificado. Aos soldados que O puseram na cruz, foram dados os Seus vestidos. Cristo ouviu a altercação dos homens, enquanto os dividiam entre si. Sua túnica era tecida de alto a baixo, sem costuras, e disseram: "Não a rasguemos, mas lancemos sorte sobre ela, para ver de quem será." DTN 746

Imagine o sofrimento de Jesus naqueles momentos finais da Sua vida! Não bastava apenas todo o sofrimento anterior da separação do Pai e vergonha que Jesus tinha passado nos falsos julgamentos; e agora, Ele viu aqueles homens, sem discernimento moral e espiritual, lançando sorte sobre a Sua túnica. Isso ensina-me uma grande lição; é que, se eu quero viver fielmente a Cristo, fatalmente padecerei algum tipo de perseguição e sofrimento. Veja estes textos:

“E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido” II Tim. 3:12-14

“Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.” Tiago 1:3

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.” Romanos 5:3-6

Desejo muita paz e bênçãos na sua vida.

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário