quinta-feira, 7 de julho de 2011

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 – (10-16/07) - O SÁBADO E A ADORAÇÃO.


VERSO ÁUREO: “Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou. Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do Seu pasto e ovelhas da Sua mão.” Salmo 95: 6 e 7

OBJETIVOS DESTA LIÇÃO:  Você percebeu que o verso áureo mostra-nos a necessidade que temos de adorar o Criador? Saber que somente Deus merece ser adorado, pois Ele criou o universo e todas as coisas que nele existem. Lembrar que existe uma relação muito íntima entre a adoração à Deus e o mandamento do sábado. Saber que no sábado os fiéis filhos de Deus celebram a criação. Lembrar que o sábado é o único mandamento que mostra o Deus criador, logo, assegura o verdadeiro cristianismo em vigor.

INTRODUÇÃO: Qual é a mensagem do primeiro anjo de Apocalipse 14?  “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo. Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Apoc. 14:6 e 7.


Sem dúvidas que a mensagem deste texto refere-se à chegada do juízo de investigação; que, de acordo com  a compreensão profética começou em 1844 quando Jesus deixou o lugar santo e passou para o santíssimo, no santuário celestial. Esta profecia merece um estudo à parte. Mas este verso mostra-nos a outra parte também muito importante, que é convidar o povo que vive nestes últimos dias, distante de Deus e de Sua Palavra, à adorar o Criador. No meio de tantas opções para adoração, como adorar: o dinheiro, o carro, a casa, a profissão, os filhos, o conjuge, a namorada, a intelectualidade, o sexo, o corpo, o apetite, etc... São tantos os deuses!, Deus nos convida à adorarmos à Ele, que tudo criou e que dependemos dEle até o ar que respiramos. O mandamento do sábado envolve a Criação, a redenção e a santificação. Não é de admirar que as pessoas, em suas religiões, que desprezam o 4º mandamento, que requer a obediênia ao santo sábado, acabam por desprezar, e ficam sem compreender, outras partes da bíblia. E, para além disso muita gente, mesmo; se dizendo crisãos, adotam a teoria da evolução em vez de aceitar a criação. Quando reconhecemos a Deus como nosso criador, também santificamos o sábado.

DOMINGO:  A CRIAÇÃO E A REDENÇÃO - O FUNDAMENTO DA ADORAÇÃO – Preste atenção no mandamento do sábado, através dos textos abaixo, e descubra a criação e a redenção:

“Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” Êxo. 20:11

“Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.” Deut. 5:15

No verso de Êxodo encontramos a criação, de forma clara, logo na primeira linha. Quando Deus disse que “abençoou o sábado” significa dizer o mesmo que o adorador é abençoado pela redenção semanal. Como todos os dias entramos em comunhão com Deus, somos redimidos diariamente. Somos abençoados por Cristo através da nossa comunhão com Ele. Por isso devemos nos esforçar para não passarmos nenhum dia sem ler a Bíblia e orar ao Senhor, pois assim somos redimidos.  E, no sábado quando  adoramos Deus, somos restaurados de forma coletiva. Quando vamos à igreja aos sábados, e santificamos este dia, percebemos claramente o papel de Cristo que é triplo, Criador, Redentor e Santificador. E ao iniciar a semana, no domingo, o processo da redenção repete-se. Já o verso de Deuteronômio refere-se de forma clara sobre a redenção,  a libertação da escravidão egpícia, símbolo de Cristo que nos libertou da escravidão do pecado.

Leia Colossenses 1:13-22 e perceba a linda descrição de Cristo como Criador, Restaurador e Santificador: “O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou. No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis.”

ESPÍRITO DE PROFECIA: “Quando o Senhor libertou o Seu povo do Egito e lhes confiou a Sua lei, ensinou-lhes que, pela observãncia do Sábado, deveriam distinguir-se dos idólatras. Esse deveria ser o sinal da diferença entre os que reconheciam a soberania de Deus e os que recusavam aceitá-lO como seu Criador e Rei.” Test. P. Igreja vol 6, 349

SEGUNDA-FEIRA – LEMBRA-TE DO TEU CRIADOR A verdadeira adoração consiste em reconhecer a imediata presença de Deus, e a nossa humilhação e esvaziamento do “eu” para sermos preenchidos com a plenitude de Deus. Foi isso o que Deus convidou Adão e Eva a fazerem logo após a Criação. Você percebeu que o primeiro dia completo dos nossos pais foi o sábado? Se o sábado não fosse importante, Deus poderia ter dito para eles: Bom, vocês tem diante de vós um lindo jardim, com linda criação, agora é só usufruir, fiquem à vontade a comandar os animais e a cuidar do jardim!  Mas, olhe a descrição Bíblica depois da criação: “Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” Gên. 2:1-3. 

Eu ainda não consigo entender como há tanta gente boa neste mundo que, mesmo dizendo-se religiosos e cristãos, não aceitam guardar e santificar o dia de sábado. Temos provas tão claras na bíblia de que esse mandamento está em vigor, como os outros nove mandamentos estão; temos provas na história de que este mandamento foi alterado, por homens, para o domingo, contrariando assim a Palavra de Deus; e, mesmo assim, a maioria dos chamados cristãos violam este mandamento e ainda ensinam que o sábado não deve ser guardado. Que coisa! Como vimos no estudo de ontem, o sábado é o sinal que diferencia os filhos de Deus dos idólatras. Outra coisa que me impressiona é que há lindas pessoas que não aceitam ter sido criadas por Deus; mas, aceitam a hipótese de evoluirem a partir de espécies inferiores.
Deus faz constantes convites para que as pessoas O reconheçam como Criador:

“Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.” Eclesiastes 12:1

“A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo. Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará.” Isaías 40:25 e 26

“Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens...Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro.” Isaías 45:12 e 18

O sábado é um convite amoroso que Deus nos faz para termos sempre diante de nós o Seu amor, Suas misericórdias e Seu perdão. Este dia ajuda-nos a lembrarmos, de forma mais nítida, que Ele é o Criador e que nos mantém. Hoje as pessoas são rápidas para criar coisas para si, e  depois contam para os outros as suas realizações e glórias. Desde que surgiu o grande conflito entre Cristo e Satanás as pessoas tem cedido ao orgulho, egoísmo e avareza que é uma espécie de idolatria; pois constiutui no culto ao “eu”. Os jovens se casam e comemoram com festa, Eles se formam e realizam uma festa para os amigos. Os empresários abrem suas lojas e empresas, e fazem a uma festa de inauguração. Os políticos constroem pontes e edifícios públicos e inauguram com pompa e luxo. Os filhos fazem aniversário e os pais realizam lindas festas. Tudo isso é lícito, desde que Deus seja lembrado em primeiro lugar. Infelizmente o que temos visto no cenário mundial é que as pessoas fazem tudo isso, e Deus fica no esquecimento. O que tenho presenciado, em algumas situações, é que tudo isso tem acontecido; e mesmo entre os membros de igreja, alguns colocam primeiro os seus interesses e depois incluem Deus. O sábado foi criado para rendermos culto à Deus não só neste dia, mas durande a semana. No sábado comemoramos o aniversário da criação. O conselho de Deus, em Sua Palavra,  é claro:

“Guarda-te que não te esqueças do Senhor teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno; Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as, e se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens, se eleve o teu coração e te esqueças do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. Que te guiou por aquele grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de terra seca, em que não havia água; e tirou água para ti da rocha pederneira. Que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, para no fim te fazer bem. E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder. Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.” Deut. 8:11-18

TERÇA-FEIRA: LIBERTAÇÃO DA ESCRAVATURA – Como Adventistas do 7º Dia reconhecemos a dimensão espiritual do sábado, como já estudado.  O descanso do sábado não é meramente relaxamento físico, por maiores que sejam os benefícios. Observando o sábado lembramos de Deus que nos libertou do poder do pecado. A Palavra menciona: “Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.” Deut. 5:15.

Quando Deus tirou o Seu povo do Egito, não era apenas para que trocassem de geografia. Que fossem colocados em Canaã e deixados com os mesmos pecados! Deus desejava libertá-los dos seus pecados e tradições pagãs. Lá no Egito as pessoas gostavam de mentir, de comer animais imundos, de beber bebidas fermentadas e alcoolizadas, de adorar ídolos e deuses, tinham uma compreensão deturpada da morte e não tinham um dia para descansar, pois eram escravos. Deus enviou Moisés e Arão para que tirassem o povo de Deus de lá. E Deus tinha prometido ajudar as pessoas a eliminarem esses pecados e outros da vida. O sábado é um simbolo que nos mostra o carinho de Deus para que; semanalmente os Seus filhos lembrassem dessa libertação física. Ao mesmo tempo que o povo foi liberto fisícamente, foi abençoado espiritualmente, pois podiam adorar o verdadeiro Deus, e sem as proibições de Faraó.

Que belo símbolo encontramos no Novo Testamento sobre essa libertação? Você ficará encantado com a comparação que Deus faz sobre a libertação do nossos antigos pecados ao ler o texto abaixo:

“Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação. Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.” Romanos 6: 16:23

O Novo Testamento ensina que nós precisamos de um Deus poderoso, assim como o povo de Israel necessitou no passado para ser liberto do Egito. Você já se libertou dos pecados ou ainda é escravo de alguns? O que significa já não ser escravo do pecado?

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:20

“Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.” Rom. 6:6

ESPÍRITO DE PROFECIA: “A Páscoa devia ser tanto comemorativa como típica, apontando não somente para o livramento do Egito, mas, no futuro, para o maior livramento que Cristo cumpriria libertando Seu povo do cativeiro do pecado. O cordeiro sacrifical representa o "Cordeiro de Deus", em quem se acha nossa única esperança de salvação. Diz o apóstolo: "Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós." I Cor. 5:7. Não bastava que o cordeiro pascal fosse morto, seu sangue devia ser aspergido nas ombreiras; assim os méritos do sangue de Cristo devem ser aplicados à alma. Devemos crer que Ele morreu não somente pelo mundo, mas que morreu por nós individualmente. Devemos tomar para o nosso proveito a virtude do sacrifício expiatório.” P. Profetas, 277 

QUARTA-FEIRA – LEMBRA-TE DO TEU SANTIFICADOR – O sábado tem sido ridicularizado por alguns e desprezado por muitos. Tem sido mal interpretado, inclusive por alguns membros da Igreja Adventista que tiveram uma experiência menos agradável na infância e juventude; quando eram obrigados a passar o sábado com os pais e aprenderam aquilo que não podiam fazer nesse dia. Para si o sábado é um fardo, ou é uma lembrança do admirável poder criador de Cristo? Como o sábado pode ser um fator de santificação na sua vida?

Deus deixou claro que descansou, abençoou e santificou o sábado. Somente Deus que é santo, é que podia tornar o sábado santo. Assim também, para santificarmos este dia, primeiro temos que ser santos. Concorda? O que significa ser santo? A palavra santo significa “ser separado ou consagrado como santo”. Ser santo para o crente, não significa que ele já não comete pecados ou deslizes espirituais. Significa que ao cair, ele reconhece que errou, arrepende-se e imediatamente confessa o pecado. E assim, ele erra cada vez menos, e já não repete os mesmos pecados;  e vai crescendo em Cristo. No contexto de santo “ser separado”, lembramos de Israel que foi separado do povo egípcio e de outras nações idolatras, para uma missão especial. Mencionamos os discípulos que foram consagrados por Jesus para difundirem o Cristianismo. No centro da mensagem está a santidade de quem prega a mensagem.

Vamos ler os dois textos seguintes para melhor compreendermos a santidade requerida em relação ao sábado: “Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.” Êxodo 31:13

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” I Cor. 5:17

A criação é, naturalmente o fundamento de tudo, pois sem ela não haveria pessoas para serem redimidas e santificadas. O que é santificação? O processo pelo qual crescemos diariamente em Cristo, através da comunhão, chama-se santificação. A santificação leva-nos a tornarmos em novas criaturas em Cristo.

ESPÍRITO DE PROFECIA: “ Era intenção do Senhor que a observância do sábado caracterizasse Israel como Seus adoradores. Devia ser um sinal da sua separação da idolatria e da sua ligação com o verdadeiro Deus. Mas para poderem santificar o sábado, os homens precisam ser eles próprios santos. Devem pela fé, tornar-se participantes da justiça de Cristo... Só assim podia o sábado distinguir Israel como adoradores de Deus.” O D.T.N, 231

QUINTA-FEIRA: REPOUSAR NA REDENÇÃO – Como vimos, a criação, a redenção e a santificação estão simbolizadas no descanso do sábado. Há um texto em Hebreus que menciona a respeito do descanso em Jesus, que é o verdadeiro descanso redentivo, e é curioso que Paulo compara esse descanso com o sábado. Veja o texto: “Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso; porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência.” Heb. 4:3-6.

O descanso que Jesus oferece às pessoas inclui o repouso emocional, psicológico e espiritual que inclui a eliminação do fardo dos pecados. O sábado proporciona-nos uma resposta concreta ao descanso. Jesus entende os problemas das pessoas que vivem sob o estresse, e deseja que entendamos o fato de que o descanso espiritual faz parte da qualidade de vida:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30

A Bíblia nos diz que podemos experimentar esse descanso de duas maneiras: indo à Cristo diária e semanalmente.

UMA LIGAÇÃO DIÁRIA COM JESUS:  As multidões constantemente clamavam pela atenção de Jesus. E ainda assim, Cristo comunicava um espírito tranqüilo e calmo à todos em volta dEle. Como? Ele investia tempo a cada dia na comunhão com Seu Pai celestial. Ele dependia de Seu Pai continuamente para obter os recursos para enfrentar os desafios da vida. Ver João 6:57. Se quisermos viver uma vida serena e em paz, tal qual a dEle, precisamos depender continuamente de Jesus; precisamos deixar que Sua Palavra e Seu Espírito nos preencham e nos moldem. A melhor maneira de combater as forças que nos estressam como indivíduos e nos separam de nossas famílias é investir um tempo de qualidade com Cristo. Ele nos diz: “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:4 e 5

UMA LIGAÇÃO SEMANAL COM JESUS: Depois que Cristo criou o mundo em seis dias conforme Colossenses 1:16, 17, Ele criou o descanso sabático. Esta é uma oportunidade semanal para desenvolvermos nossa relação com Ele: "E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia. Assim, foram concluídos os céus, e a terra, e tudo o que neles há. No sétimo dia, Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação". Gênesis 1:31-2:3.
  
Como seu Criador, Jesus "descansou" no primeiro sábado com Adão e Eva. Não só isso, mas Ele também "abençoou" o dia de sábado e "o santificou". Deus estabeleceu um ciclo semanal de sete dias não para Seu próprio benefício, mas para o de Adão, Eva, e para o nosso hoje. Ele amava tanto as pessoas que criou e  planejou tornar cada sétimo dia de suas vidas um dia especial onde se dedicariam a estar em Sua presença. Cada sábado, como foi chamado esse dia, deveria ser um dia tanto de descanso físico quanto de renovação espiritual. A entrada do pecado em nosso mundo apenas tornou mais necessário o descanso sabático.

Que fardos você carrega pessoalmente e que necessitam ser depositados aos pés de Jesus?

Luís Carlos Fonseca.


Sem comentários:

Enviar um comentário