quarta-feira, 20 de julho de 2011

HISTÓRIA REAL DE UM CRENTE NA ERA LAODICEANA (Parte VII)


Este é provavelmente o penúltimo bloco de entrevista com o irmão “Z”. Agradecemos os contatos e as orações dos irmãos.
No bloco anterior o irmão “Z” ficou de contar-nos sobre um método para fortalecer aqueles que querem se empenhar em servir a Deus de todo o coração. A palavra é sua, irmão “Z”. Primeiramente quero dizer que não estou estipulando qualquer regra ou dizendo que esse é o melhor método, apenas que foi excelente para minha vida espiritual bem como para várias pessoas conhecidas que o colocaram em prática. Até certo ponto é parecido com o abençoado programa de nossa Igreja das 40 madrugadas com Deus. A primeira vez que ouvi sobre esse método foi através de um querido irmão muito missionário que mora atualmente em Portugal, fiz pequenas modificações. O método é como um jejum de 40 dias...

 Jejum? 40 dias?


Calma! Não se assuste! Eu disse “como um jejum”. Na verdade são 40 dias de abstinência, mas daquilo que é prejudicial ao corpo, à mente e ao espírito. Além disso, o importante não é somente o que se exclui da rotina, mas principalmente o que se insere nela.
Agora sim, fiquei mais tranquilo. Prossiga, por favor.
Vamos começar pelo que devemos excluir do nosso dia a dia na alimentação. Não consuma nenhum tipo de carne (inclusive peixe); gordura animal (isso inclui queijo, manteiga, etc.); ou alimentos estimulantes (inclui refrigerantes, café, chocolate, chá mate ou preto, açucarados, etc.). Não coma entre as refeições (nem chiclete diet), mas beba suficiente água. Estou supondo que o público a que se destina esta entrevista não usa álcool e outras drogas.

Irmão “Z”, só isso já é muito difícil, o irmão não acha?
Querido amigo, Jesus disse que a porta é estreita e apertado o caminho que conduz à vida. Em outro lugar Ele disse: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Quantas pessoas fazem longas e cansativas romarias, sobem escadarias de joelhos, e outros sacrifícios mortos que em nada contribuem para o crescimento espiritual? Aqui estou falando de 40 dias apenas de abstinência de alguns alimentos sabidamente nocivos
à saúde física, mental e espiritual do ser humano. Além disso, o que é impossível ao homem é possível a Deus, portanto, peça forças do Alto e certamente o Senhor concederá. Ao homem cabe decidir, a Deus dar poder, se o pedirmos com fé. Além disso, temos a vantagem de morar em um país abençoado onde há fartura de frutas frescas, nutritivas e saborosas; cereais integrais; feijões, castanhas e legumes. Ninguém que fizer uso equilibrado desses alimentos saudáveis precisa temer desnutrição.

Irmão “Z”, qual a importância dessa dieta restrita.
Meu amigo, Deus fala conosco através de nossa mente. Esses produtos insalubres anuviam nossa mente, portanto, dificultam ouvirmos a voz do Espírito Santo. Quem tiver dúvida sobre isso, não precisa acreditar em mim, faça como os bereanos, pesquise no Espírito de Profecia. Está tudo lá. Deus quer a nossa salvação eterna e nossa felicidade desde agora por isso nos deu essas orientações. Além disso, a exclusão desses produtos da dieta é apenas um começo da reforma de sáude. Há bem mais orientações valiosas para quem quer fazer a vontade de Deus.

O irmão poderia citar algumas outras orientações de Deus a esse respeito?
Sim, poderia dizer muitas, mas não é meu propósito alongar-me sobre esse tema. Vou dizer o que considero minha maior luta: comer em demasia e sedentarismo. Mesmo de alimentos saudáveis devemos comer com moderação; e o exercício útil ao ar livre é uma benção não somente ao corpo, mas à mente e ao espírito. Agora gostaria de prosseguir com os demais passos do método, pode ser?

Sem dúvida, continue por gentileza.
Não assista TV, nem jornal ou programa educativo, nem filmes, nem mesmo aqueles que possam ser considerados inofensivos. Não ouça rádio, principalmente músicas, nem mesmo músicas evangélicas, exceto as adventistas tradicionais.

Irmão, mas assim posso ficar desatualizado.
Talvez, mas notícias importantes geralmente são comentadas por muitas pessoas e é possível que você fique sabendo, no entanto, ficar sem saber o que o diabo fez no mundo por 40 dias pode ser uma benção. Pense em quantas horas perdemos assistindo noticiários, filmes fictícios ou mesmo verídicos produzidos nos laboratórios satânicos, que em nada contribuem para nossa salvação, ao contrário, tiram o gosto pelo estudo da Palavra de Deus.

Entendi, prossiga por favor.
Não jogue nem assista nada competitivo, nem mesmo jogo de computador ou assemelhados. Isso inclui futebol, corrida de carros, xadrez, dama, dominó, cartas, etc., etc.

Mas irmão “Z”, e a recreação? não faz parte da vida saudável?
Sem dúvida, e você disse bem – recreação. Passa-tempo e diversão são bem diferentes de recreação. Procure no dicionário e veja o quer dizer a palavra “diversão”. Você vai se espantar. E sobre passa-tempos, só o nome já deveria nos alertar. Estamos no fim do fim, no meio de uma grande guerra entre o bem e o mal, somos o alvo de um inimigo furioso porque pouco tempo lhe resta, e vamos procurar passa-tempos e distrações? Que incoerência! Jesus disse: vigiai e orai. Ele não disse divirtam-se ou busquem gastem o tempo com amenidades. Por outro lado, a recreação é ordenada por Deus. Pesquise no Espírito de Profecia e descubra qual é a recreação que agrada a Deus, mas adianto-lhe que você não achará nada que seja competitivo, nem de forma amadora ou acadêmica. Gostaria de falar mais sobre esse tema, porque fui aficionado por esportes, jogos, etc., e o Senhor me livrou desses males. Talvez em outra ocasião.

Mais alguma restrição, irmão “Z”?
Não nesse estágio. Vamos agora ao que devemos incluir em nossa rotina. Dedique a primeira hora do seu dia a Deus, portanto deite-se uma hora mais cedo do que o habitual para não prejudicar o descanso. Nessa primeira hora do dia, ore e estude a Bíblia e o Espírito de Profecia. Peça iluminação de Deus. Sugiro começar pelo evangelho de João; Caminho a Cristo; e Meditação Matinal de 1999, “E Recebereis Poder” (essa Meditação foi indicada pelo Pastor Ted Wilson para que todos os adventistas lessem neste ano). Leia devagar, com meditação e oração, buscando o que Deus tem a falar a você. Compare sua vida e suas opiniões com as que estão expressas na Palavra de Deus, e peça que Deus escreva a Sua vontade em seu coração. Antes de se deitar ore e leia também a Palavra de Deus, sugiro Salmos e algumas páginas de Testemunho para a Igreja, volume 1. É muito bom ir dormir com os pensamentos espirituais.

Muito bom irmão “Z”, com certeza isso será uma benção. Continue por favor.
Lembre-se de agradecer a Deus por tudo, e pare de reclamar. Geralmente quem reclama nem percebe que o faz. Isso acontecia comigo, então pedi à minha família que me ajudasse e combinamos entre nós que para cada reclamação eu faria dois agradecimentos. Já tinha usado essa estratégia no passada para com a minha caçula, agora usei para mim mesmo e todos
aderiram. Foi uma benção. Focar as bênçãos que Deus tem derramado sobre nós, eleva nossos olhos do terreno e transitório para o espiritual e eterno.

Mais alguma coisa?
Sim, uma última. Mantenha comunhão com Deus durante o dia todo. Coloque um despertador ou celular para despertar de hora em hora. Se possível ajoelhe-se e ore, caso contrário ore onde e como está. Eleve seus pensamentos a Deus e peça-lhe pelo Espírito Santo. Peça que Deus atue sobre a sua vontade, dando-lhe força para escolher somente o que Lhe agrada. Releia Caminho a Cristo página 47 quantas vezes puder.

O irmão disse que já fez essa experiência, qual foi o resultado?
Deus é tão bom que permite ser provado. Oh! Incomensurável misericórdia! Enquanto o homem trabalha no plano da adição, Deus o faz no plano da multiplicação. Nosso Deus é maravilhoso, mas Ele não age pela força. Ele espera pela cooperação humana. Jesus diz ao laodiceanos: “Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta...”, portanto, abrir a porta é nossa tarefa. O homem coopera com Deus, mas lembre-se sempre que todo o mérito é de Cristo, pois tudo que é de bom vem do Senhor. Depois que fiz essa experiência de apenas 40 dias não quis mais voltar à velha rotina de mornidão. Obtive de Cristo a paz que o mundo não pode dar, e forças para tomar outras decisões, como mudar-me para o campo e romper com muitas outras amarras que me mantinham ocupado com coisas deste mundo e sem tempo para Deus, para minha família e para meu próximo. Faça essa experiência e veja como estará sua espiritualidade depois desse pequeno período de “jejum”.

Irmão “Z”, tenho certeza que será uma benção a quem se dispuser a esse tipo de comunhão com Deus. Ainda relacionado à comunhão, uma leitora perguntou como orar. O irmão poderia falar algo a respeito?
Gosto muito de falar sobre a oração. Repito que tudo que é de bom vem de Deus. O Onipotente Soberano do incomensurável universo está, 24 horas por dia, não só disponível para nos ouvir, mas desejoso de comunicar-Se conosco, através do Espírito Santo. A Revelação nos diz que orar é abrir o coração a Deus como a um amigo. Então, meu querido, orações repetitivas e lista de pedidos egoístas parecem estar fora de questão. Devemos sim pedir, mas o quê pedir, e como pedir? E além de pedir, o quê falar na oração?

Irmão “Z”, esse assunto me parece muito importante e oportuno. Continue por favor, se possível de forma prática.
Por favor, não entenda como um estabelecimento de regra. Vou lhe contar a minha experiência, mas cada um deve buscar a própria. Primeiramente, esteja bem desperto quando for orar. Se você é daqueles que acorda ainda sonolento, então faça algo que o desperte bem, tome banho, exercite-se, etc.. Conversar com Deus embebedado pelo sono não me parece nada reverente, nem proveitoso. Sempre que possível oro ajoelhado, mas dependendo das circunstâncias oro em qualquer posição. Algumas vezes tenho orado durante a madrugada, no gramado em frente à minha casa, sob o céu maravilhosamente estrelado, e em voz alta. Às vezes consigo localizar a constelação de Órion e imagino a volta de Jesus em grande glória e majestade, com todos os santos anjos do céu. É uma experiência significativa. Começo geralmente...

Desculpe interrompê-lo, irmão “Z”, mas orar em voz alta, o inimigo não escuta?
Meu amigo, estou em audiência com o Senhor Deus, Todo Poderoso, Ele tem poder para permitir ou não permitir quem irá escutar. Além disso, o diabo é um inimigo vencido. Devemos temer a Deus e não ao inimigo. Podemos orar apenas em pensamento também, Deus nos ouve igualmente, ocorre que ao falar, concentro-me melhor na conversa e meus pensamentos não divagam. Como disse, essa é a minha experiência; não é regra; cada um deve desenvolver a sua própria experiência com Deus.

O que irmão ia dizer antes da minha interrupção?
Geralmente começo minha oração apresentando os méritos do nosso Salvador Jesus, através do qual, tenho acesso ao Lugar Santíssimo. Confesso meus pecados e peço a Deus que me dê arrependimento genuíno e o batismo do Espírito Santo. São os nossos pecados que nos separam de Deus, por isso começo minha oração pedindo perdão. Não se esqueça que arrependimento genuíno inclui abandono do pecado, o que é possível somente pelo poder do Espírito em nós, mediante a decisão do homem. Enalteço, então, o nome de Deus, dando-lhe glória, às vezes canto um hino ou estrofe que louva Seu nome. Em seguida peço por dons espirituais especialmente o amor e entendimento de Sua vontade; suplico por um caráter semelhante ao de Cristo, e coloco-me à disposição de Deus para ser Seu instrumento onde e como Ele ordenar. Na maior parte do tempo oro em prol dos outros.

Irmão “Z”, seria a oração intercessória?
Sim. Não compreendo bem como funciona, mas sei que devo orar pelos outros e tenho visto verdadeiros milagres. Deus seja louvado! Quisera poder relatar muitas respostas de Deus.

Se não for inconveniente, o irmão poderia nos dizer por quem ora?
Tenho orado pela minha família; pela minha amada Igreja e por Sua liderança; pela chuva serôdia; pela pregação da verdade presente; por amigos, por meus irmãos de fé que enfrentam problemas; pelos colportores e pelos livros contendo a mensagem de salvação que são vendidos ou distribuídos aos milhares; pelos missionários; pelas rádios e TVs adventistas; etc. A lista é muito grande, por isso tenho um caderno onde anoto os nomes daqueles por quem vou orar e cito nominalmente cada um. Como são muitos, cito um tanto em cada oração. Falo também com Deus sobre meus planos, projetos, dificuldades, alegrias, preocupações, etc. Pergunto-Lhe muitas coisas, principalmente sobre o que Ele quer que eu faça em todas as áreas da vida, como gastar o dinheiro, o tempo e os talentos que Ele me concede, etc.

Irmão “Z”, mas dessa forma a oração fica muito longa, não fica?
Meu amigo, antes de minha conversão, minha oração durava dois ou três minutos. Era bem genérica, repetitiva e o pedido de perdão era no atacado. Algumas vezes, indo dormir, por engano orei pedindo a benção pelo alimento. Que vergonha! Certa feita, depois de um abençoado sermão que ouvi sobre oração feito pelo Pr. Dilson Bezerra, resolvi orar bastante e marcar o tempo. Falei até acabar o assunto e olhei no relógio. Adivinha? Nem cinco minutos. Fico imaginando como desagradara a Deus. Sabe meu amigo, a vida cristã não é setorizada. Não existe um setor de dízimos, um setor de leitura da Bíblia, um setor de trabalho, etc. O cristão é nova criatura, não um ser remendado. Decorei recentemente I Coríntios 5:17: “se alguém está em Cristo é nova criatura, as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas”.

O que o irmão quer dizer com não ser um cristão remendado?
O poder transformador de Deus age no homem por inteiro. O desenvolvimento é gradual, porém constante e harmônico. É como a formação de laranjinha, não se forma um gomo de cada vez, a laranjinha nova (recém convertida) tem todos os gomos ainda verdes e pequenos, mas estão todos ali para serem desenvolvidos até a laranja ficar grande e madura. Imagine um homem que se “converte” e pára de mentir, mas deixa para o ano seguinte parar de bater na esposa, e para o outro deixar de adulterar. Estranho não? Fazia o mesmo, obviamente com pecados considerados menores, mas por serem considerados menores pelos homens seriam pequenos ou insignificantes para Deus? Por isso que para mim era impossível desenvolver o hábito de orar, enquanto não estava disposto a sujeitar-me inteiramente a Deus, inclusive o apetite. Todos os aspectos da vida estão relacionados ao espiritual. Com a barriga cheia de
alimentos cárneos, gordurosos e açucarados que entorpecem a mente, fica difícil ter disposição para orar, você concorda? Hoje orar é uma necessidade, um prazer, um momento de indizível alegria. O assunto não acaba depois de uma hora ou mais de conversa com Deus. Depois de um tempo orando preciso parar por conta de deveres, mas fica o desejo de continuar assim que possível. Quando acordo durante a madrugada aproveito para orar, é uma benção. Às vezes vou orar ao lado de cama de minha filha que dorme tranquilamente no quarto ao lado. Ela nem sabe disso e sei que não é necessário para ser ouvido por Deus, mas gosto de fazê-lo. A certeza que o anjo que a guarda está ali ao seu lado, me conforta e anima. Os filhos nos ouvem quando nossas palavras refletem o que somos. Que o Senhor tenha misericórdia de nós!

Irmão “Z”, em que outros momentos o irmão ora?
É bom que tenhamos hora e lugar definidos para oração. A repetição das ações forma o hábito e conjunto dos hábitos forma o caráter, mas oro em qualquer situação ou oportunidade, muitas vezes só em pensamento e, pela impossibilidade, sem fechar os olhos. Quando viajo de carro com minha família, em vários momentos, oramos em voz alta, cada vez um. É uma benção. É muito proveitoso também orar em parceria com minha esposa. Depois de adotarmos esse procedimento nossa compreensão e tolerância mútua aumentaram sobremaneira. Graças a Deus, há paz, harmonia e felicidade em nosso lar. Quando estou sozinho, às vezes converso com o anjo que Deus designou para me guardar. Pedi licença ao Senhor para lhe dar um nome temporário, até que eu o conheça pessoalmente na grande dia do Senhor. Não raro converso com ele quando estou trabalhando na horta ou pomar, ou enquanto dirijo. Quando paro em semáforos, pessoas que estão em outros carros ao lado olham para mim e parecem estranhar ver alguém falando sozinho, mas lembre-se: um cristão nunca está sozinho. Antes eu ficava ouvindo a CBN, hoje, pela graça de Deus, aproveito muito melhor o pouco tempo de graça que ainda temos. Experimente por você mesmo. No começo vai faltar assunto, mas não desista, o Senhor é paciente e pronto em ajudar.

É mesmo, Jesus disse para orarmos sem cessar, e Ele mesmo orava a noite toda.
Jesus é nosso Modelo e devemos imitá-Lo em tudo. Cristo venceu, não porque era Deus, mas por viver em total submissão e dependência do Pai. Sei que estou muito longe da vida que creio ser possível ter pelo exemplo do Mestre, mas creio na promessa de nosso Deus que nos fará mais do que vencedores em Cristo Jesus. Peço que ore por mim. Sinto-me completamente indigno até mesmo para falar nesse assunto tão sagrado, mas ao mesmo tempo agradecido a Deus pelo dom do Espírito que nos capacita a ser fiéis.

O irmão quer dizer que nós podemos viver aqui, assim como Cristo viveu? É isso mesmo?
Esse é o Plano da Redenção. É exatamente pegar o homem caído e erguê-lo à estatura plena de Cristo. Cristo homem, perfeito. Lembre-se que isso é na esfera humana e nem pode ser diferente porque somos homens. Note também que eu disse: erguê-lo e não erguer-se, pois quem faz essa obra é o Espírito Santo com a nossa cooperação. Essa é uma promessa de um Deus que não mente, nunca falhou e nunca falhará. Os mesmos recursos que estiveram disponíveis a Cristo, estão disponíveis a todo aquele que crê e decide ser fiel. Se Cristo venceu, pelo mesmo poder podemos também vencer, se nos submetermos a Deus inteira e incondicionalmente como Ele o fez (sublinhe o “se”, por favor). Glória e honra a Deus e ao Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo! Estude por você mesmo esse importantíssimo assunto diretamente na Bíblia e no Espírito de Profecia, e verá em dezenas e dezenas de textos essa verdade maravilhosa. Estude com oração e humildade, disposto a aprender como uma criancinha, e Deus lhe dará compreensão.

Irmão “Z” precisamos parar por hoje. Que Deus abençoe nossos leitores.

Amém
Mauro Carnassalli

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário