quinta-feira, 21 de julho de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 – BEM AVENTURADO ÉS, Ó ISRAEL!


VERSO ÁUREO: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!” Isaías 5:20 e 22

INTRODUÇÃO: A lição desta semana mais uma vez vem dar ênfase à adoração que devemos prestar à Deus. O ser humano facilmente constrói deuses para si. Quando o Deus Criador é deixado de lado, logo aparecem os ídolos de fabricação humana. A verdadeira adoração brota da nossa resposta ao amor de Deus e deve marcar todas as áreas da nossa vida. A adoração verdadeira vem em resposta ao reconhecimento de Deus como Criador e Redentor da nossa vida. A falta de comunhão com Deus leva o homem a afastar-se dEle e a construir ídolos para a alma. São as críticas, os mexericos, a ira, o orgulho, o egoísmo, a inveja, a intemperança, etc... Estes são os deuses da alma. Depois destes deuses, vem os deuses materiais como; o excesso de trabalho, o amor aos objetos; como carro, casa, etc... Depois vem a dedicação mórbida e doentia às pessoas, como ao marido, filhos, netos, namorada, etc.... E para acomodar à alma todos estes ídolos, algumas pessoas adotam uma religião que tenha santos de barro, pedra, madeira e metais. Aí tudo fica acomodado de acordo com as preferências da pessoa, e Deus, que merece toda adoração, é deixado de lado.


É curioso que aqueles que  pertencem a religiões que não adotam ídolos, quando deixam de manter uma comunhão com Deus, passam, de início, a cometer pecados secretos. A prática de pecados secretos é uma demostração inconsciente de ateísmo. Eu explico: Se a bíblia diz que “os olhos do Senhor estão em todos os lugares para vigiarem os bons e os maus”, e assim mesmo praticam pecados ocultos, estão passando a mensagem inconsciente de que Deus não existe. Nesta semana vamos tirar da história de Israel tanto experiências boas comos más, para o nosso desenvolvimento espiritual.

DOMINGO: A DEDICAÇÃO  - Quando foi construído o tabernáculo? O material foi arrecadado logo no primeiro ano após a saída do povo de Israel do Egito. A dedicação do tabernáculo deu-se no primeiro dia do segundo ano.  Eu gosto da descrição de Êxodo para descrever  o levantar  e a dedicação do tabernáculo: “Assim, no primeiro mês, no ano segundo, ao primeiro dia do mês foi levantado o tabernáculo. Moisés levantou o tabernáculo, e pôs as suas bases, e armou as suas tábuas, e colocou nele os seus varais, e levantou as suas colunas; e estendeu a tenda sobre o tabernáculo, e pôs a cobertura da tenda sobre ela, em cima, como o Senhor ordenara a Moisés.” Êxodo 40:17 -19.

E após a construção, e no momento da dedicação veja o que aconteceu: “Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo; de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo.”

Em Levíticos 8 menciona que a festa de dedicação do tabernáculo durou 8 dias. Levítico 9 mostra que no 8º dia aconteceram coisas lindas que nos fazem pensar sobre a adoração. Sugiro ler com atenção até o verso 21 para perceber a descrição dos detalhes do serviço do sacerdócio de Araão e dos seus filhos. Depois que tudo foi feito conforme as ordens do Senhor o que aconteceu?  “Depois Arão levantou as suas mãos ao povo e o abençoou; e desceu, havendo feito a expiação do pecado, e o holocausto, e a oferta pacífica. Então entraram Moisés e Arão na tenda da congregação; depois saíram, e abençoaram ao povo; e a glória do Senhor apareceu a todo o povo. Porque o fogo saiu de diante do Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces.” Lev. 9. 22-24

Foi somente depois que moisés, Arão e seus filhos seguiram todas as orientações de Deus que a glória do Senhor apareceu para todo o povo. O fogo saiu do Senhor e consumiu toda a oferta. Assim também acontece conosco, quando somos obedientes a Deus, Ele nos abençoa de forma especial, e as nossas orações são ouvidas. A reação do povo foi de muita alegria. Diz a bíblia que o povo gritou de alegria. Lev. 9:24. A medida que Deus nos abençoa, e nos dá um conhecimento mais completo da Sua vontade  e do Seu caráter, Ele também espera mais de nós. Se dizemos que queremos conhecer Deus e a Sua vontade, como devemos modelar a nossa vida de acordo com isso? 
Por que razão é importante reconhecer as distinções que Deus estabelece entre o sagrado e o comum?

SEGUNDA-FEIRA - FOGO DE DIANTE DO SENHOR –

Espírito de Profecia: “Auxiliado pelos filhos, Arão ofereceu os sacrifícios que Deus tinha ordenado, levantou as mãos e abençoou o povo. Tudo tinha sido feito conforme Deus havia indicado, e Ele aceitou o sacrifício, revelando a Sua glória de maneira notável. Veio fogo do Senhor e consumiu a oferta sobre o altar. O povo presenciou esta maravilhosa manifestação do poder divino. Com espanto e grande interesse, viram nela o sinal da glória e favor de Deus, e elevaram uma aclamação geral de louvor e adoração, prostrando-se de joelhos como se estivessem na presença vísível de Jeová.” P. Profetas, 317

Todas as vezes que o povo de Deus se consagrou à Ele, Deus Se manifestou de forma maravilhosa. Este episódio me traz outro momento à mente, que também envolveu fogo. Foi quando Elias clamou pela presença de Deus lá no monte Carmelo, e a oferta do altar foi consumida. Outro momento foi quando os discípulos, e aquela multidão, estavam reunidos e o local foi tomado por línguas em forma de fogo e cada um ouvia falar na sua própria língua: “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” Atos 2:1-4.

Veja alguns versos que menciona Deus como fogo:

“Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.” Hebreus 12:29
“Porque o Senhor teu Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso.” Deuteronômio 4:24
“Sabe, pois, hoje que o Senhor teu Deus, que passa adiante de ti, é um fogo consumidor, que os destruirá, e os derrubará de diante de ti; e tu os lançarás fora, e cedo os desfarás, como o Senhor te tem falado.” Deuteronômio 9:3
“Portanto, num dia virão as suas pragas, a morte, e o pranto, e a fome; e será queimada no fogo; porque é forte o Senhor Deus que a julga.” Apocalipse 18:8
“Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo” II Tessalonicenses 1:8

Deus é fogo que purifica, mas que também destrói. Este foi o caso de Nadabe e Abiú, filhos de Arão que foram destruídos porque foram ireverentes no trato com as coisas sagradas do tabernáculo. Eles ascendiam fogo estranho perante o Senhor, e Deus não permitiu e os destruiu. Ver Levíticos 10: 1-11. Em Lev. 10: 1 e 2 encontramos:  “E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o Senhor, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor.”

Com Deus não se brinca. Deus não se deixa escarnecer. A mesma glória que foi revelada na cruz, será a glória que, no fim, destruirá o pecado. A Bíblia menciona que após os mil anos vai descer fogo do céu e irá destriuir o diabo, os seus anjos e os ímpios; e o mesmo fogo irá purificar a terra. Ver Apoc. 20:7-15.

Espírito de Profecia: “À hora do culto, enquanto ascendiam a Deus as orações e louvor do povo, dois dos filhos de Arão tomaram cada um o seu incensário e queimaram incenso fragrante no mesmo, para elevar perante o Senhor um cheiro suave. Mas transgrediram a Sua ordem pelo uso de "fogo estranho". Núm. 3:4. Para queimar o incenso apanharam fogo comum em vez do fogo sagrado que o próprio Deus acendera e ordenou fosse usado para tal fim. Por causa deste pecado, saiu fogo do Senhor e os devorou à vista do povo.” P. Prof. 359

Espírito de Profecia: “O propósito de Deus era ensinar ao povo que devem dEle aproximar-se com reverência e temor, e da maneira indicada por Ele mesmo. Não pode Ele aceitar uma obediência parcial. Não era bastante que nesta hora solene de culto quase tudo tivesse sido feito conforme Ele determinara. Deus pronunciou uma maldição sobre aqueles que se afastam de Seus mandamentos e não fazem diferença entre as coisas comuns e as coisas santas. Declara pelo profeta: "Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem da escuridade luz, e da luz escuridade. ... Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!... Dos que justificam o ímpio por presentes, e ao justo negam justiça!... Rejeitaram a lei do Senhor dos exércitos, e desprezaram a Palavra do Santo de Israel." Isa. 5:20-24. Ninguém se engane com a crença de que uma parte dos mandamentos de Deus não é essencial, ou que Ele aceitará uma substituição daquilo que exigiu. Disse o profeta Jeremias: "Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande?" Lam. 3:37.” P. Prof. 360.

TERÇA-FEIRA – BEM AVENTURADO ÉS, Ó ISRAEL –  “Não há outro, ó Jesurum, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda, e com a sua majestade sobre as mais altas nuvens. O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti, e dirá: Destrói-o. Israel, pois, habitará só, seguro, na terra da fonte de Jacó, na terra de grão e de mosto; e os seus céus gotejarão orvalho. Bem-aventurado tu, ó Israel! Quem é como tu? Um povo salvo pelo Senhor, o escudo do teu socorro, e a espada da tua majestade; por isso os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas.” Deut. 33:26-29

Depois de Moisés ter ferido a rocha como sinal da sua ira, conforme Números 20:8-12; e é claro ele foi censurado pelo Senhor, agora ele aparece diante da nação para pronunciar bênçãos. A palavra Jerusum é um termo poético aplicado a Israel que significa integro ou correto tanto no sentido físico como moral e espititual. Moisés está a mencionar aquilo que o povo de Deus devia ser, por entrar em aliança com Deus. Assim também nós devemos ser, pois fomos comprados por bom preço, o sangue de Jesus. Veja este texto: “Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade.” I Pedro 3:11

A gratidão faz parte da verdadeira adoração. Veja que no texto de  Deuteronomio menciona para Israel olhar para aquilo que Deus tinha feito e prometia fazer em seu favor. E menciona que Israel era muito especial aos olhos de Deus.
Paulo disse: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus. Como podemos obedecer a este mandamento?
Em primeiro lugar cultivemos o hábito de olhar para aquilo que temos em vez de olhar para aquilo que perdemos. Algumas pessoas fixam tanto seus olhares naquilo que perderam que deixam de ver muitas coisas boas que possuem. Não chore o leite derramado.
Em segundo lugar devemos dar valor àquilo que possuímos. Algumas pessoas não podem nem mesmo ver as vitrines coloridas de um “shopping” sem voltar para casa sentindo-se miseráveis. Ficam transtornadas pela cor da grama do vizinho. “Será que as pessoas que possuem todas estas coisas são realmente felizes?
Se quisermos ser agradecidos, devemos olhar aquilo que temos à luz dos fatos. Devemos olhar com olhos que vêem. Devemos compreender como Paulo compreendia, que tudo aquilo que temos nos foi dado como um “dom”, uma “dádiva”.
Pense: Existe alguma coisa que você possui, que não tenha recebido? Eu sei que você trabalha. Mas, quem é que lhe dá energia, saúde e todas as outras coisas? Ah! você se lembrou… Sim, você está certo “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes.” Tiago 1:17. Por favor, nunca se esqueça disso.
 
Se desejamos ser gratos, devemos ver algo especial nos dons que são colocados tão bondosamente em nossas mãos.
Nosso cônjuge é alguém especial. Nossos filhos são especiais. Nosso lar é um lugar especial. Tudo se torna especial quando é visto por alguém que possui olhos e coração especiais. Peça a Jesus para torná-lo assim. Seja agradecido às pessoas e à Deus.

QUARTA-FEIRA – UMA ATITUDE DE SUBMISSÃO -  “E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca. Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada. E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o Senhor.” I Samuel 1: 12-15

A lição de hoje trata de Ana, mãe de Samuel. Mas, antes de Samuel nascer,  Ana passou por momentos de muita angústia. Ela era estéril, era zombada por Penina, e foi confundida como bêbada pelo sacerdote Eli. Ana é um lindo exemplo a ser imitado de como devemos aproximar de Deus em adoração. Ana tinha certeza que Deus era alguém presente. Nós não prestamos culto a alguém que esteja distante, mas a alguém que conhecemos. A adoração de Ana mostra uma alma abatida. Quando ela estava no fundo do poço, é que  clamou fervorosamente pela graça de Deus, e Deus a atendeu. Ana adorou ao Senhor a partir dos recantos mais vazios da sua alma. Em certo sentido todos somos como Ana. Todos temos necessidades profundas, do mais íntimo do coração, as quais não conseguimos satisfazer. Ana compareceu perante o Senhor em uma atitude de absoluta entrega. Podemos ir a Deus com Ana foi, pois a verdadeira adoração consiste em ir à Deus totalmente cientes da nossa incapacidade e dependência de Deus.

A egolatria começa com a exaltação da vontade própria que pode ser definida como egoísmo. Aos poucos a pessoa começa a olhar para si mesma e a se sentir demasiadamente merecedora ou absolutamente correta. Imagino que foi pensando em gente assim que o apóstolo Paulo escreveu: “Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu” Romanos 12:3. A Bíblia Viva prefere a expressão “sejam honestos na avaliação de si mesmos.” Não sei se é falta de honestidade ou desequilíbrio, mas muitos olham para si mesmos e acabam concluindo que apenas eles estão certos. Amam apenas a si mesmos e às suas coisas. Incluem no máximo a família ou os amigos mais chegados. Os outros todos estão errados. As pessoas que desenvolvem a egolatria estão longe de adorar como Ana o fez.

A egolatria se apresenta como o final de um processo que excluiu totalmente o domínio do Senhor e o anseio por uma vida que faz a vontade Dele. Muitas vezes o discurso cristão ainda pode ser visto, em especial em demonstrações emocionais durante a adoração ou até mesmo em uma mensagem, mas a prática já foi abandonada há muito tempo. Se o coração tem um trono, ele nesse estágio estará ocupado pelo ego que com um cetro na mão busca súditos que possam engrandecê-lo, elogiá-lo e obedecê-lo. Deus agora é apenas um provedor que pode ser pressionado pelos cantos e cede á qualquer pressão psicológica acompanhada por rituais religiosos que não combinam com um coração quebrantado e contrito que é aceito por Deus de maneira agradável.

A egolatria é pecado. Não podemos fazer de nós mesmos senhores, colocando Jesus em segundo plano. Também não cabe a nós cultuarmos nossos próprios pensamentos ou posturas como se eles estivessem absolutamente corretos. Lembremos de que somos pó e pecadores.
A única arma capaz de vencer a egolatria é a submissão total a Cristo aliada à humildade e coração de servo como Ana fez.

QUINTA-FEIRA – ADORAÇÃO E OBEDIÊNCIA – O contexto da lição de hoje tem a ver com o rei Saul que já estava em apostasia aberta contra o Senhor. Ele já não consultava ao Senhor para os negócios do reino. E Deus mandou Samuel repreender Saul:  “Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.” I Samuel 15:22 e 23

Saul seguiu todos os passos da apostasia. Primeiramente, ele já não tinha sua devoção pessoal com Deus. Depois já não consultava o profeta. Em seguida já não obedecia as orientações de Deus.

Quais são os passos que levam à apostasia?
a) O crente, por sua falta de comunhão e consequente falta de fé, deixa de levar plenamente a sério as verdades, exortações, advertências, promessas e ensinos da Palavra de Deus. Ver Marcos 1.15; Lucas 8.13; João 5.44,47; 8.46.
b) Quando as realidades do mundo chegam a ser maiores do que as do reino de Deus, o crente deixa paulatinamente de aproximar-se de Deus através de Cristo Ver Hebreus 4.16; 7.19,25; 11.6.
c) Por causa da aparência enganosa do pecado, a pessoa se torna cada vez mais tolerante para com o  pecado na sua própria vida Ver I Coríntios 6.9,10; Efésios 5.5; Hebreus 3.13. Já não ama a retidão nem odeia a iniqüidade.
d) Por causa da dureza do seu coração. Ver Hebreus 3: 8, 13 e da sua rejeição dos caminhos de Deus V. 10, não faz caso da repetida voz e repreensão do Espírito Santo. Ver Efésios 4.30; 1Tessalonicenses 5.19-22; Hebreus 3.7-11.
e) O Espírito Santo se entristece. Ver Efésios 4.30; Hebreus 3.7,8. Seu fogo Se extingue I Tessalonicenses 5.19 e Seu templo é profanado I Coríntios 3.16. Finalmente, Ele afasta-Se daqueles que antes eram crentes. Ver Juizes 16.20; Salmo 51.11; Romanos 8.13; I Coríntios 3.16,17; Hebreus 3.14.

Se a apostasia continua sem refreio, o indivíduo pode, finalmente, chegar ao ponto em que não seja possível um recomeço. Foi o que aconteceu com Saul. Ele foi tão longe que não conseguiu voltar.

O que fazer para evitar a apostasia? Devemos abandonar a teimosia e a insistência na nossa maneira de proceder contra Deus, pois isso é idolatria. Todas as vezes que colocamos os nossos desejos, vontades e opiniões acima da vontade expressa da Deus, praticamos idolatria.

A verdadeira adoração acontece quando obedecemos a Palavra de Deus. E Deus nos reponde quando O adoramos corretamente. Veja este texto: “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:32

Deus poderia dizer de você: Bem-aventurado é ó Israel?

Luís Carlos Fonseca







Sem comentários:

Enviar um comentário