sexta-feira, 26 de agosto de 2011

EXPLOSÃO DE PODER


Efésios 1:15-23(Ler)


Introdução

1.       Efésios 1:19-23: “E qual a suprema grandeza do Seu poder para a eficácia da força do Seu poder; o qual exerceu Ele em Cristo, ressuscitando-O dentre os mortos e fazendo-O sentar à Sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser a cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o Seu corpo, a plenitude dAquele que a tudo enche em todas as coisas.”

2.       Ilustração: Recentemente, quando meu CD player parou de funcionar, pedi a um amigo que o examinasse.
- Acho que a agulha está quebrada. - eu disse a ele.
- CDs players não têm agulha. – ele disse sorrindo. Eles usam ondas de raio laser para ler as músicas escritas em códigos no disco. A visão ótica é que está suja.


Ele limpou a lente e os problemas desapareceram. Em sua oração pelos efésios, Paulo pediu que Deus abrisse seus olhos para que eles pudessem entender a mensagem codificada em Sua Palavra, principalmente a “suprema grandeza do Seu poder”. Como é esse poder? Onde ele se revela?
I.           Onde o Poder de Deus é revelado
1.       Na natureza. O hino “Quão grande és Tu” fala do poder divino revelado através da natureza. Alguma vez você já ficou maravilhado com o poder de Deus através de um trovão?

2.       Na oração respondida. Em Tiago 5:16 encontramos: “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”

3.       Em vidas transformadas. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já se passaram; eis que se fizeram novas” (2 Co 5:17).

4.       Na vida diária. Quando você vê um cristão vivendo acima das circunstâncias (em lugar de viver abaixo delas), você pode creditar isso ao poder restaurador de Deus (Is. 40:30, 31; 41:10).

5.       No ministério cristão. Jesus diz: “Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas” (At 1:8).

a)       Muitos não apreciam nem se apropriam completamente do poder de Deus para sua vida. Paulo dedica o último parágrafo de Efésios 1 para descrever o poder divino.

II.          Como o poder se manifesta
1.       Como poder ressuscitador. Os versos 19 e 20, de Efésios1, dizem: “segundo a eficácia da força do Seu poder; o qual exerceu Ele em Cristo, ressuscitando-O dentre os mortos.”

Quantas vezes ficamos ao lado de um caixão e queremos tocar o corpo inerte e restaurar-lhe a vida. Não podemos fazer isso, mas Deus pode reverter o processo da morte. O mesmo poder que levantou Cristo da tumba está disponível para mudar nossa vida, responder nossas orações, resolver nossas dificuldades e nos dar vida eterna.
2.       Como poder de exaltação. “O qual exerceu Ele em Cristo, ressuscitando-O dentre os mortos e fazendo-os sentar à Sua direita nos lugares celestiais” (v. 20). Depois da ressurreição, Jesus foi ao Céu e sentou-Se à direita de Seu Pai. Se tivéssemos um telescópio que permitisse enxergar a habitação de Deus, veríamos Cristo agora sentado no trono, cercado por Seus anjos e envolvido na glória. O poder que exalta a Cristo está disponível para mudar nossa vida, para responder nossas orações e nos dar força para os desafios do dia-a-dia.

3.       Como poder supremo. “Acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro” (v. 21). Cristo é superior aos anjos, mais poderoso que os demônios, e está acima do Universo. Ele rege os assuntos humanos e dirige a História em direção ao seu fim preestabelecido. Esse supremo poder de Jesus Cristo é o mesmo que está disponível para satisfazer nossas necessidades.

4.       Como poder com autoridade. “E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as cousas, o deu à igreja, a qual é o Seu corpo, a plenitude dAquele que a tudo enche em todas as coisas” (v. 22). Cristo é o líder de Sua igreja, o pastor principal, o arcebispo, o grande líder. Ele é nosso maior pregador. E a obra que Ele faz nesse mundo tem sido por intermédio de Sua igreja. Os membros do meu corpo não serão úteis a menos que meu cérebro as dirija. Cristo é a cabeça, nós somos o corpo. Nosso dever é obedecer às Suas ordens.

Conclusão
1.       Você vive sob o poder sobrenatural de Jesus Cristo?

Esse poder é medido por Sua capacidade restauradora, exaltação, supremacia e autoridade.
Ele está disponível para mudar sua vida, responder suas orações, resolver seus problemas e lhe dar vida eterna.


Pr. Ranieri Sales - Revista do Ancião / Jul – Set 2008.  Envações por Dpto de comunicações da UCB

Luís Carlos Fonseca.





Sem comentários:

Enviar um comentário