terça-feira, 30 de agosto de 2011

O CRISTÃO NA ERA PÓS-MODERNA


Quando surgiu o período da Pós-modernidade? Surgiu por volta de 1940, mas ganhou forças a partir de 1970

Qual é a proposta da Pós-modernidade ou Pós-modernismo? O Pós-modernismo vem questionar a época Moderna. O período Moderno nasceu após o Iluminismo  e ficou marcado pelo avanço da ciência; com as grandes descobertas e invenções como o telefone, o telégrafo, os grandes navios, os carros e  os aviões. Enquanto a época Moderna trouxe um grande otmismo para a humanidade, pois também houve as descobertas de vacinas para algumas doenças, o Pós-modernismo trouxe um grande pessimismo. A época Pós-moderna é marcada pelos grandes questionamentos sobre aquilo que verdadeiramente tem valor, como a fé, Deus, a Bíblia, a família, a escola, a ética, a moral e o respeito.


Quem foram  e são os maiores responsáveis por desencadear o Pós-modernismo? Foram a) Os grandes pensamentos  filosóficos a partir do final do século 19 como  Friedrich Nietzsche e outros, b) A  globalização e c) Os produtores de filmes, novelas, desenhos animados perversos, músicas e literaturas consideradas lixo para a mente humana. O inimigo sabe muito bem como preparar o mundo para o grande desfecho final. No meio de tudo isso está inserido o espiritualismo, espiritismo, bruxaria, feitiçaria o desrespeito pela instituição divina do casamento, pelas autoridades e para com Deus.

Há 40 anos atrás quem era apanhado a roubar uma maça no quintal do vizinho ou em uma mercearia, tinha que responder junto à delegacia; hoje, infelizmente a exemplo do que aconteceu em Londres, recentemente, os jovem quebram, incendeiam, depredam, e a tendência é deixar por isso mesmo. Sociólogos e psicólogos dizem que esse comportamento tende a repetir-se em grandes centros daqui para frente. Há 30 anos atrás se alguém via um homem vestido de mulher era um grande escândalo, hoje há as paradas gays em vários grandes centros, e  ainda com o apoio das autoridades. Há 10 anos a questão do aborto era questionada por quase o mundo todo, hoje a tendência é piorar com a legalização já existente em muitos países.

Os tempos mudaram, mas a Palavra de Deus continua a mesma. Deus não muda. A Bíblia não muda. Os princípios são inalteráveis. Em meio a toda esta confusão que vivemos lembro-me do texto de Timóteo que mostra os dias atuais: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” IITimóteo 3:1-5.
Outro texto que me salta à memória é I João 2:15-17 “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupscencia da carne, a concupscencia dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupscencia; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”

Jesus mencionou à Seus discípulos algo muito interessante. Era uma mensagem para aquela época, mas é para nós também, Ele disse: “ Hipócritas, sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo?” Lucas 12:56
A primeira e a segunda geração de cristãos Pós-modernos estão diante de nós. Pessoalmente não gosto de dar nomes à cristãos. Cristão é sempre cristão. Cristão segue os passos de Jesus, e pronto. Quem procura, com a graça de Deus, imitar Jesus é um cristão. Hoje só na ala do cristianismo há mais de 33 mil religiões e isso tem confundido muita gente,  além de ter levado muitos a praticar um cristianismo apenas de fachada. O Cristianismo não é uma instituição e não tem a ver com placas de igrejas. Aquele que segue Jesus direitinho, é cristão. O cristianismo é uma pessoa, é Jesus.
Jesus sempre foi, e sempre será a maior necessidade para o coração do ser humano. Foi assim no Antigo Testamento quando os sacrifícios apontavam para o Messias que viria. Foi assim na implantação do Cristianismo quando as pessoas procuraram Jesus, e a religião cresceu de forma tremenda. Foi assim na Idade Média quando os verdadeiros cristão, mesmo isolados até morriam por Jesus. Foi assim na Idade Moderna, e é assim nos dias atuais da era da Pós-modernidade.

Como age o cristão Pós-moderno? Quando falo de cristão Pós-moderno, refiro-me aos cristãos em geral. O cristão Pós- moderno pouco ou nada sabe das doutrinas da Bíblia; e pior, não mostra nenhum interesse em conhecer. O cristão Pós- moderno tende a cultivar uma  religião apenas no nível vertical, com nenhuma ou quase nenhuma consciência missionária e social. Ajudar o próximo? Perguntam eles. É para as instituições estabelicidas pelos governantes ou igrejas. O crente Pós-moderno não quer estar comprometido com nenhuma missão. Ele centraliza os seus esforços para cuidar de si, da sua família, do seu trabalho, e nada mais. Ele faz deste mundo o seu reino. Mas a Palavra de Deus diz em I Cor. 15:19 “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”.

E como tem agido os Adventistas do 7º Dia, no período da Pós-modernidade? Eu tenho me indagado frequentemente. Será que estou me conformando com um mundo, que quer cada vez mais distanciar as pessoas de Deus, ou estou cada vez mais me firmando nos princípios da Palavra de Deus? É aqui que devemos buscar a graça maravilhosa de Jesus para encontrarmos o ponto de equilíbrio, a fim de vivermos neste mundo, mas para não pertencermos à ele. Jesus mesmo disse: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17.15-17.
O movimento Adventista surgiu da profecia mencionada em Daniel 8:14 e capítulo 9, e o movimento foi confirmado no livro de Apocalipse. A igreja Adventista foi organizada em 1863. Ela nasceu no período Moderno. E agora, “como agir” uma vez que estamos no período Pós-moderno em que muitas coisas são permitidas pela sociedade? Alguns avós e pais estão tendo sérias dificuldades de se relacionarem com os seus netos e filhos. Alguns filhos estão sendo absorvidos pelo brilho da era Pós-moderna, e estão saindo da igreja; e isso tem perturbado não só os pais, mas também a liderança da igreja.

O que tem provocado esse sentimento de alienação de Deus e dos princípios espirituais e da igreja? O Pós-modernismo surgiu com essa lavagem cerebral que Hollywood e outros produtores de filmes, novelas, desenhos animados e músicas impróprias, tem colocado na mente das nossas crianças, juvenis, adolescentes,  jovens a alguns adultos. Os pais esperam que a igreja faça alguma coisa para inibir o êxodo de tantos jovens da igreja. Alguns jovens hoje vão à igreja no sábado de manhã, para terem uma margem de negociação com os pais, afim de sairem  no sábado a noite para a baladas. E, infelizmente, hoje a igreja tem de tratar com alguns casos de disciplina eclesiástica de jovens que são vistos na discoteca, ou fumando ou bebendo bebidas alcóolicas. Quando alguns, não fazem coisas piores.  Hoje as crianças tem questionado as instituição que tem valor como; a família, a escola e a igreja. E o resultado disso são jovens cada vez mais cedo tendo problemas com a polícia, com os pais, com os professores e colegas da escola(bullyngs) e também com a igreja;  por causa de crimes, roubos, desacatos às autoridades.  A profecia de II Timóteo 3 está a se cumprir diante dos olhos de todos. Que Deus tenha misericórdia das nossas crianças e jovens!

A visão Pós-moderna invadiu  a igreja, de maneira  que as pessoas que dizem desejar ir para o céu e viver a eternidade, estão cada vez mais se arraigando e edificando-se no mundo presente. O cristão Pós-moderno diz assim: “Eu devo ser rico como Abraão”, “não terei doenças como o povo de Israel não teve quando no deserto” e “devo ser a cabeça e não a cauda.” Até aí tudo bem! Mas o problema é que o cristão quer tudo isso, mas não quer pagar o preço de sair da sua zona de conforto. Não quer deixar o “Ur dos Caudeus do seu conforto” nem "viver de forma saudável" como o povo de Israel viveu e "nem viver de acordo com a Palavra de Deus" para merecer ser “a cabeça e não a cauda”.  O cristão Moderno tinha a consciência voltada para o reino de Deus. Tiago White partia lenha e recebia por hora, e com o dinheiro mandava imprimir folhetos para espalhar a Verdade Presente. Já o cristão Pós-moderno tende a trabalhar e viver para a implantação do seu  reino pessoal.  O cristão pós moderno fecha-se no seu casulo, e prefere ficar no seu pequeno mundo criado por si e para o seu deleite pessoal, e no máximo para a sua família. Hoje a tendência é subistituir a visita pastoral pela visita virtual, pois alguns cristãos já preferem não abrir as portas para tais visitas. E o que dizer das necessidades do próximo? O cristão Pós-moderno é egoísta. Ele diz assim: “Hoje eu não vou à igreja”,  e apresenta algumas razões. Se ele tem cargos, ele diz: “eu não vou participar, porque tenho que atender as visitas em casa.” O cristão Pós-moderno se pudesse inverteria Mateus 6:33 para algo parecido com isso: “Mas buscai em primeiro lugar os meus próprios interesses, e tudo aquilo que me traz vantagens, e terei tudo aquilo que necessito.”

Penso que você já ouviu falar de Demas. Quem foi Demas e o que aconteceu com ele? Ele é apresentado por Paulo em  Filemon e Colossenses. Mas o verso que chamo a atenção está em II Timóteo 4:10 “Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Demas era companheiro de Paulo nas campanhas de evangelização. Eles evangelizaram juntos Atenas, Corinto, Beréia, Tessalônica e Roma. E, quando Demas estava em Roma caiu em apostasia. A vida em Roma, naquela época era como se estivéssemos a viver hoje, nos dias Pós-modernos. Os impostos eram caros. As pessoas  preocupavam-se  em comer bastante, beber bebidas alcoólica, em ir à festas, e em ouvir músicas badaladas e sensuais. Roma só pensava em prazeres. Hoje a indústria do sexo em Roma movimenta mais dinheiro do que a indústria dos automóveis. Roma oferece prazeres que, geralmente o homem não pode pagar. É bom lembrarmos que uma das 7 últimas pragas, descritas no Apocalipse, cairá sobra a cidade de Roma.

Lá em Roma na época de Paulo, havia uma igreja cristã. Era a primeira igreja cristã. Lá os membros eram fiéis à Bíblia e aos mandamentos de Deus. Eles iam à igreja aos sábados, não adoravam ídolos e confessavam os seus pecados diretamente a Deus. Aquela foi a época representada pelo cavalo branco de Apocalipse 6:2. Naquele tempo as doutrinas eram obedecidas conforme Deus pede. Graças a Deus a igreja Adventista procura obedecer como os apóstolos ensinaram a igreja cristã primitiva!

Vamos imaginar por uns instantes, Paulo e Demas em Roma. É noite, e esses dois homens estão caminhando pelas ruas da cidade em direção à igreja para a reunião de oração. Ao redor deles está uma cidade cheia de luzes e embriagada pelo vinho e pelo odor da sensualidade. A atmosfera está impregnada de cânticos sensuais. Paulo caminha de olhos baixos, e está concentrado na reunião de oração. Demas caminha de olhos levantados em observação para o movimento ao seu redor. Ele fica com os ouvidos bem abertos para as músicas que se ouvem nos bares. Depois de caminharem e passarem pelas catacumbas, chegam até o local da pequena igreja cristã. Paulo chega e senta-se em espírito de adoração. Demas senta-se ao lado de Paulo, mas não há alegria em seu coração. A mente de Demas está a vagar pelas ruas de Roma. Paulo começa a pregar e diz: “As coisas que se veêm são temporais, mas as que se não vêem são eternas   Mas Demas não tinha o seu coração na igreja. Se tivesse celular naquela época, ele estaria passando uma mensagem para algém! É triste mencionar, mas depois de alguns meses Demas não mais foi visto na igreja. Ele caiu em apostasia. Quando alguém sai da igreja o seu lugar não é preenchido por alguém. Fica vazio até o filho de Deus retornar. É pena que alguns não mais retornam.

Demas viveu uma vida colorida, de emoções passageiras, e viveu mergulhado nos seus pecados. Demas, conforme a Palavra foi para Tessalônica, e muito provavelmente tornou-se em um comerciante de tapetes, ou de especiarias ou de pérolas, no Oriente. Demas escolheu viver apenas esta vida. Em Atos dos Apóstolos, 490 encontramos esta citação. “ Demas tornou-se escravo das coisas do mundo que o impediram de se tornar semelhante a Jesus." Você é livre ou está preso em alguns pecados?

O Cristão Pós- moderno tem adotado uma postura perigosa:  

a) Alguns tem adotado uma religião individual. Alguns dizem: “Não me apetece ir à igreja, e vou assistir apenas o culto através da internet.” Hoje temos as facilidades da boa e rápida comunicação. Hoje alguns adotaram a igreja virtual com o seus pastores virtuais. A igreja virtual tem a sua utilidade, ao meu ver, apenas em duas situações; quando o membro da igreja está doente, ou quando um interessado, na igreja, pretende assistir um culto a partir de sua casa. Fora disso torna-se muito perigoso para o filho de Deus ter uma religião à distância. Eu tenho exercido um ministério através da Internet, e tenho notado que alguns já estão desistindo de ir à igreja, achando que podem servir à Deus desta maneira.  A Bíblia menciona de forma muito clara a respeito da necessidade que o crente tem de congregar: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hebreus 10:25

b) Comer e beber demasiadamente. Em Lucas 17: 26 e 27 encontramos esta citação: “E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Temos orientações claras e inconfundíveis, tanto na Bíblia como no Espírito de Profecia, de como deve viver o santo de Deus nestes dias finais. Em I Cor. 10:31 encontramos: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.”Veja estes outros textos que falam da necessidade que temos de cuidar do nosso corpo: “O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.” Prov. 20:1 e “Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Gálatas 5:21. Deus não nos dá o luxo de comermos e bebermos  aquilo que queremos,  e na hora que desejamos.  

c) ”Davam-se em casamentos”. A expressão original no grego de Lucas 17 é: “davam-se à todos os tipos de relacionamentos”  homossexual, heterossexual, dentro e fora do casamento, adultério e fornicação. A instituição do casamento, dada por Deus lá no Éden, na época de Noé deixou de ser importante e passou a ser vulgarizada. E a mesma situação repete-se diante dos nossos olhos. As estatísticas são claras em revelar o crescente aumento dos divórcios e união de fato, e a flagrante diminuição do casamento. E um dos maiores problemas que a igreja Cristã  tem que lidar hoje, é com o assunto da sexualidade e casamento dos seus membros. É pena, mas uma boa parte das igrejas cristãs não tem se importado se seus membros levam a sério ou não este assunto, desde que dêem dinheiro e estejam na igreja, está tudo bem. A moda hoje é ficarem juntos para economizar nas contas, não se importando o que Deus diz sobre o tema. A igreja Adventista do 7º Dia tem levado a sério esta questão, pois a Palavra de Deus não autoriza o “estar juntos” contrariando a vontade expressa de Deus. 

d) A santificação do Sábado. O cristão Adventista de hoje tem enfrentado um problema relacionado com o 4º mandamento da lei de Deus, que requer a santificação do sábado. Para alguns já não está havendo diferença quanto aos programas de tv que assistem, ou o tipo de música que ouvem, ou os sites que acessam no dia de sábado, e durante os outros dias da semana. Alguns já estão secularizando o sábado, indo à piscina e praia ou realizando atividades escolares. É bom lembrar que Deus nos concedeu seis dias da semana para realizarmos as coisas permitidas e que nos são lícitas, mas o Sétimo dia pertence à Deus. A irmã Ellen White menciona que nem jornais deviam ser lidos no sábado. Veja o cuidado que devemos ter para com o dia sagrado do sábado! Este distanciamento de Deus revelado nas atitudes acima   leva-me ao seguinte texto: “De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4. 1-4.

Deus convida a todos para seguirem os princípios da Sua Palavra, mesmo estando inseridos em uma sociedade secularizada e Pós-moderna. Se você tem se desviado do Caminho, Deus o  está convidando para retornar. Como tem sido com você?
O cristão Pós-moderno conhece todas as marcas de alimentos e bebidas. Ele conhece todos os lançamentos, e está gordinho fisicamente, mas está se definhando espiritualmente. O cristão Pós-moderno domina as tecnologias de informação modernas. Ele tem seguidores nas redes sociais e segue pessoas, mas tem dificuldades de seguir o Mestre Jesus. Cristo muitas vezes é deixado a esperar, e não é seguido. No passado Deus classificou alguns comportamentos, e os classificou como malditos. Em Deuteronômio 27 encontramos algumas maldições de Deus: “Maldito o homem que fizer imagens de escultura”. “Maldito aquele que remover os marcos do seu próximo”. "Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro”. “Maldito aquele que ferir o seu próximo em oculto” . “Maldito aquele que matar uma pessoa”. Devemos cuidar para que a maldição de Deus não caia sobre a nossa cabeça e nem sobre a nossa casa. O tema da maldição merece um outro sermão.

A desilusão tomou conta da humanidade. Os homens não mais conseguem se organizar de modo a voltar ao que era antigamente, quando Deus era respeitado e reverenciado, quando a Bíblia era obedecida e os pais e os professores eram ouvidos e respeitados. O mundo está caminhando daqui para pior. Qual é o papel urgente de cada pai, mãe, jovens e crianças? É o de reconsagrar à Deus para que Ele nos capacite a estarmos prontos para a segunda volta de Jesus, e para testemunharmos. Para alcançarmos os nossos amigos e queridos na era Pós-moderna é necessário a nossa santificação. “Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós.” I Pedro 3:15. Os seus amigos irão acreditar mais naquilo que verão em você, do que aquilo que você  lhes dirá. Todos os esforços de evangelização que você fizer são necessários, mas você só terá sucesso, se eles perceberem em você alguém que está transformado pelo poder do Espírito Santo atuando na sua vida. O bom  testemunho vale mais do que 10.000 palavras.

A conclusão desta mensagem é em forma de apelo. Quando você estiver com pessoas Pós-modernas que bebem café e outras bebidas estimulantes, você não bebe, pois você  é diferente, e cuida do seu corpo. Quando estiver com pessoas que comem carnes de porco, coelho, fiambres, mortadelas, presuntos, frutos do mar e outros alimentos imundos, você não ingere esse tipo de alimentos, pois está se preparando para o céu e para a eternidade. Quando você está entre pessoas que se vestem como Jezabel, que se enfeitam com pinturas, brincos, arcadas, pulseiras, anéis e piercings, você não usa este tipo de coisa, pois você é santo e vai viver com Jesus a eternidade. Quando seus amigos bebem vinho, cerveja e outras bebidas alcoólicas, você recusa, pois aqui é  prepara para o céu, pois os viciados não entrarão no reino dos céus. Quando os seus amigos assistem filmes de pornografia, de terror, de violência, de bruxaria e feitiçaria, você que é filho do Deus altíssimo e Santo, não terá prazer nestas obras malignas. Quando seus amigos frequentam discotecas e danceterias, você recusa andar na roda dos escarnecedores. Se alguns dos seus amigos fazem sexo antes e fora do casamento, você conserva-se puro para o casamento e para o Noivo Jesus.

Estamos em um mundo Pós-moderno, em que a tendência é piorar,  mas se desejamos estar no céu, precisamos praticar os mesmos princípios da Palavra de Deus, que são os mesmos princípios que estarão em vigor por toda a eternidade. Que Deus abençoe você e a mim. Amém

Sermão pregado na igreja Adventista de Viseu no dia 27-08-2011.

Luís Carlos Fonseca



Sem comentários:

Enviar um comentário