terça-feira, 20 de setembro de 2011

RUTE E NOEMI: FIÉIS A DEUS EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS


RUTE E NOEMI: FIÉIS A DEUS EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS

LER: Rute: 1:11-18

Gosto muito da história de Rute. A vida de Rute e Noemi é uma história de determinação, de perseverança e de fidelidade à Deus, mesmo quando as circunstâncias são difíceis.
Primeiro gostaria de destacar alguns fatores na vida de Noemi. Noemi era uma mulher feliz, por estar  casada com um bom marido chamado Elimeleque e por ter dois filhos. Noemi e sua família saíram de Belém, cidade da região de Judá e foram para Moabe, por causa da fome, e ali naquela terra eles prosperaram e venceram as circunstâncias difíceis. Seus dois filhos casaram-se com duas mulheres estrangeiras moabitas, chamadas Rute e Orfa. Em Moabe, Noemi vivenciou três momentos difíceis que poderiam ter abalado a sua vida. Mas mesmo assim permaneceu fiel ao Deus de Israel

a) O primeiro momento difícil na vida de Noemi foi quando morreu Elimeleque, o seu marido Ver Rute 1:3. Ela ficou em situação difícil, tendo que criar sozinha seus dois filhos. Acho Noemi uma mulher de fibra, pois ela enfrentou como viúva a criação de seus dois filhos. Ela não se entregou às dificuldades, mas confiando em Deus superou aquele momento.


b) O segundo momento difícil de Noemi foi quando seus dois filhos morrem . Ver Rute 1:5 Em Moabe, Noemi alegrou-se muito em ver os seus dois filhos casarem-se com Rute e Orfa.
Imagino que após a morte de seu marido,  Noemi  transferiu seus sonhos e realizações para seus dois filhos. Sem marido, Noemi trabalhava incessantemente para vê-los crescer e se tornarem adultos equilibrados.
Tempos depois, uma tragédia aconteceu, e Noemi viu os seus filhos morrerem. Com a morte de seus dois filhos, Noemi viu muitos de seus sonhos morrerem. O que toda mãe espera é viver para na velhice e morte ser assistida por seus filhos. Porém, é  terrivelmente triste uma mãe viver para ver seus filhos morrerem.
Mas, você pensa que Noemi desistiu? Não. Ela não se entregou a uma depressão, a sentimentos negativos de destruição. Ao contrário, a Bíblia diz que nesse momento Noemi tem uma atitude. Ver 1:6.:  “Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o Senhor se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.”

c) O terceiro momento difícil na vida de Noemi é na fase de sua velhice. Neste momento, ela não tendo marido, filhos, não tendo mais saúde e nem vitalidade. Outro grande problema de Noemi neste momento, foi que seus recursos financeiros acabam. Que situação! Sem marido, sem filhos, sem a possibilidade de casar novamente por causa da idade avançada, e sem dinheiro. Mas você acha que Noemi desistiu e se entregou completamente à tristeza e ao desanimo? Muitos já teriam desistido em momentos como esse.
Mas, foi nesta hora de crise que Noemi manteve viva a lembrança do Senhor.
Veja o que diz o texto em Rute 1:6.: “Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, ouviu que o Senhor se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.”
Assim com Noemi, lembremo-nos do Senhor nos momentos de crise. Deuteronômio 5:15 diz.: “…porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido.”

A virada na vida de Noemi - Noemi não foi esquecida por Deus. Rute, sua nora, foi  levantada por Deus para ajudar Noemi. Rute deixou sua família e sua terra  e adotou a cultura  e religião de Noemi e do seu povo. Noemi não tinha materialmente nada para oferecer a Rute, mas Rute se tornou sua aliada fiel. Hoje em dia, muitas pessoas fazem declarações negativas  sobre suas sogras. Por muita vezes, a figura de uma sogra tem sido o alvo de chacotas e piadas.
Mas, em Noemi e Rute, vemos um grande exemplo de bom relacionamento que Rute tinha com sua sogra e tinha também um  grande sentimento de amizade e devoção pela por ela. Ela.
Eu gostaria de falar um pouco sobre esta nora, chamada Rute e as grandes lições de vida que aprendemos com ela.
Ao estudar a vida de Rute aprendemos que a fidelidade e a bondade são essenciais para que a família, a sociedade e a igreja prosperem e tenham a proteção do Senhor.
Com Rute, aprendemos sobre o  valor da fidelidade. Um dia, Noemi chamou as suas duas noras e disse no cap. 1:8-13: Voltem para casa e fiquem com as vossas mães. Que o Senhor seja bom para vocês, assim como vocês foram boas para mim e para os falecidos!  “O Senhor permita que vocês casem de novo e cada uma tenha o seu lar.” Então Noemi se despediu das suas noras com um beijo.
Porém elas começaram a chorar alto e disseram: “Não nós não voltaremos. Nós iremos com a senhora e ficaremos com o seu povo.” Mas Noemi respondeu:  “Voltem, minhas filhas. Por que querem ir comigo? Vocês acham que eu ainda poderei ter filhos para casarem com vocês? ” Ver Rute 1:8-11.
Orfa, uma de suas noras resolveu voltar para casa de seus pais e sua terra,  mas Rute permaneceu. Enquanto uma retrocedeu e voltou atrás, a outra ficou. E por ter ficado com Noemi, Deus recompensou a fidelidade de Rute.
Noemi não tinha nada para dar à Rute; não tinha dinheiro, não havia feito promessas, não podia lhe dar um novo casamento, estava idosa, mas Rute resolveu ficar.
Rute disse à  sua sogra no cap. 1:16: "o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”

O valor da fidelidade -  A fidelidade de Rute a Noemi e ao Deus de Noemi é um grande exemplo para nós. Nos dias de hoje, há filhos que abandonam idosos em asilos e lares, que deixam de assisti-los na sua velhice. Rute não era assim. Foi um exemplo de amor e fidelidade.  Rute demonstrou que era fiel nas pequenas coisas da vida. Veja o que Jesus diz  em Lucas 16:10:  “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.”
Quando Noemi insistiu para Rute voltar para sua família, veja o que Rute disse:
 "Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. ” Rute 1:16-17
A fidelidade atrai fidelidade. Rute atraiu a fidelidade de Deus e de outras pessoas para ela. No Salmo 100:5 encontramos: “Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.”

O valor da Generosidade - Rute era uma mulher que ficou conhecida por seu exemplo de generosidade. Certa vez um homem rico, chamado Boaz, disse à Rute que tinha ouvido falar bem dela. Ver Rute 2:11. Mais tarde, a Bíblia conta que Boaz ajudou Rute generosamente permitindo que ela colhesse comida em suas propriedades.
Quando somos generosos com outras pessoas, recebemos o mesmo. O bem que desejamos que outros façam por nós é o bem que devemos fazer em favor dos outros. Tudo o que semearmos, mais tarde colheremos na mesma proporção.
Pessoas egoístas não sabem dividir, não sabem compartilhar nada com outros. Os egoístas são solitários, porque pensam apenas em si mesmos, e em suas próprias necessidades.
Em Filipenses 2:4, Paulo destaca um aspecto da pessoa generosa: “Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.” Rute não pensava apenas em si. E por causa disso Deus a ajudou.  Lembre-se, Deus está disposto a ajudar àqueles que se colocam como instrumentos para servir ao próximo.

Rute teve prosperidade e bênçãos de Deus  - Rute 4:13: “Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o Senhor lhe concedeu que concebesse, e teve um filho.” Rute 4:13. Rute 4:17: “….E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.” Como Deus abençoou de forma tremenda a vida de Rute! Rute e Noemi chegaram a Belém como pobres viúvas, mas pela graça de Deus, mais tarde Rute casou-se com um bom homem, chamado Boaz.
Deus foi tão bom com Rute que permitiu que ela tivesse um filho  se tornasse a Avó de Rei David. Veja onde podemos ser levados pela fidelidade a Deus. E Jesus foi descendente de Rute. Todo o povo de Belém, viu de perto a maravilhosa obra que Deus começou a fazer na vida de Rute.
As pessoas da sua casa e seus vizinhos testemunharão de perto as grandiosas bênçãos que Deus te dará. Quando examinamos a genealogia da família de Cristo, ali encontramos o nome de Rute. Ela não era uma judia, não era israelita, mas ali está o seu nome. Rute passou a ser eternamente lembrada, porque decidiu que não iria recuar, abandonando Deus.
Deus exalta aos humildes, Ele honra aos desonrados, Ele da força aos fracos, Ele anima aos de espírito abatido
No Salmo 35:27: “Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o Senhor, que se compraz na prosperidade do seu servo!”
Rute desejou ter em sua vida o mesmo Deus de Noemi. O testemunho de Noemi e seu exemplo de vida, influenciaram a Rute ao ponto dela desejar o mesmo Deus de Noemi. “O teu Deus será o meu Deus”. 

Será que o seu testemunho, faz com que as pessoas em sua casa, no seu trabalho, queiram ouvir falar do seu Deus? Ou será que o nosso testemunho tem afastado as pessoas do desejo de quererem ouvir acerca do nosso Deus?
Para aqueles que não tem fé, a história de Rute, poderia ser vista apenas como a história de uma viúva de sorte. Mas, Rute não teve sorte, Rute tinha algo muito mais certo do que a sorte. Ela tinha sobre a sua vida a mão de Deus. As coisas boas que acontecem conosco não resultam de sorte na vida, mas de uma mão soberana, poderosa e gloriosa que atua sobre mim e você. Quero  convidá-lo para clamar ao Senhor pela sua vida, dizendo: Senhor, me ensina a ser fiel mesmo nas circunstâncias difíceis da vida. Amém!

Luís Carlos Fonseca


16 comentários:

  1. Gostei muito. A história confirma o bem que o Senhor concede a todos que O honram.
    Rute, para honrar o Deus verdadeiro, agiu com muito amor para com sua sogra e alcançou o benefício do Senhor.
    Fidelidade a Deus nos torna em seres humanos melhores.
    Tânia Castro.

    ResponderEliminar
  2. Uma benção essa mensagem parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Como é verdadeira a palavra de Deus a persistência nos leva ao caminho de Vitoria que ele mesmo tem separado preparado para nós amém

    ResponderEliminar
  4. Excelente conteúdo, em si tratando de crise, é relevante relembrar e saber que a fidelidade com Deus é incondicional.

    ResponderEliminar
  5. Gostei do assunto. A palavra de Deus se renova a cada dia.

    ResponderEliminar
  6. Coisa linda!um grande exemplo de fidelidade... Deus é fiel!🙌❤

    ResponderEliminar
  7. Muito bom gostei muito da atitude dessa mulher não é qualquer uma q supera tudo isso.. devemos seguir o exemplo dessa serva de Deus que foi.gloria a Deus.

    ResponderEliminar
  8. Muito linda está história de Rute e Noemi, um exemplo de vida para nos

    ResponderEliminar
  9. A história de Rute e muito linda, vou fazer uma pregação e em minha pregação vou falar sobre Rute e Noemi, pois sempre me chamou a atenção o amor de nora e sogra, pois hoje em dia muitos falam mal de sua sogra

    ResponderEliminar
  10. amei a istoria de rute que sirva de licao para nos

    ResponderEliminar
  11. palavra abençoada Deus te abençoe grandemente me inspirou uma mensagem esse sermão

    ResponderEliminar