sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 – O EVANGELHO E A IGREJA


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 – O EVANGELHO E A IGREJA

VERSO ÁUREO:  Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” Gálatas 6:10

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Lembrar que a forma como nos relacionamos com Cristo irá determinar a maneira como nos relacionamos com as pessoas. Sentir o perigo que o orgulho espiritual traz para alguns membros, especialmente quando acham que estão imunes à tentação. Amar o próximo ao mesmo tempo que cuidamos da nossa vida espiritual.

INTRODUÇÃO: A igreja tem principalmente três propósitos: O 1º Propósito da Igreja é a Adoração.Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” João 4:23. Talvez seja o mais fácil ou o mais exercido porque fala de Adoração e de busca constante pela presença do Senhor. Uma igreja tradicional vai adorar a Deus conforme seu costume e sua doutrina e a mesma coisa acontece com os renovados e os pentecostais.


O 2º propósito da igreja é manter comunhão uns com os outros.Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” I João 1:7. Aqui entra um dos  propósitos da lição desta semana que é amar o próximo. A ênfase da lição está em auxiliar os membros da igreja em suas necessidades físicas, emocionais e espirituais.

 O 3º propósito da igreja é fazer discípulos. “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:19-20. Aqui entra o outro propósito da lição que é evangelizar.

DOMINGO (18 de Dezembro) – REABILITAR OS CAÍDOS – “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.” Gálatas 5:16

“Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.” Gálatas 6:1.

Quando Deus enviou Cristo para morrer por nós, foi para que vivêssemos de forma vitoriosa, pois “o Seu sangue nos purifica de todo o pecado.” Mas, mesmo os cristãos mais dedicados estão sujeitos a caírem, por isso o conselho de Gálatas 6:1
                                                        
Como os cristãos mais maduros na fé e no relacionamento com Cristo devem agir com aqueles que são mais fracos? Com mansidão e tendo o cuidado para não desanimarem na fé. O cuidado compreende “viver no Espírito”. O velho ditado de que as moscas se apanham “com mel” e não com fel, aplica-se perfeitamente no contexto da lição de hoje. Para reabilitar algum irmão que foi surpreendido em alguma falta, os que são mais fortes devem tratar o pecador com muito cuidado e amor. Qualquer palavra ou atitude dita fora do contexto pode se tornar em um pretexto para um maior afastamento de Deus e do corpo dos crentes que é a igreja.

A maneira como Deus tratou Lúcifer e os anjos rebeldes no céu, antes de atirá-los de lá, foi incrível. A Divindade esgotou todas as possibilidades de resgate. Depois, o carinho que Deus teve com Adão e Eva após o pecado indo atrás deles; a paciência que Deus teve com o Seu povo e a paciência que Ele tem para conosco, deve incutir-nos ânimo para também ajudarmos aqueles que caíram. E se for você e eu que caímos em erros?

SEGUNDA –FEIRA(19 de Dezembro) - CUIDADO COM A TENTAÇÃO Este é o melhor texto para a lição de hoje: “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” I Cor. 10:12-13

Homens e mulheres respondem à tentação de maneiras diferentes. As mulheres tendem a fugir da tentação enquanto os homens têm a tendência de enfrentar e esperar a tentação passar. Nenhum homem normal deseja cair na tentação propositadamente. Todos os dias nós ouvimos de homens, cristãos, que caem. A menos que um homem permaneça eternamente vigilante, os seus próprios maus desejos o levarão a cair em tentação e pecado.

Há 6 principais tentações que os homens enfrentam de forma mais acérrima: 1) Negligência emocional. Os homens são tentados a não dar às suas esposas as coisas que elas mais desejam: envolvimento emocional e intimidade; compartilhar a si mesma em um nível profundo, e esperam o mesmo do seu esposo. Deus ordenou: “Maridos, amem as suas esposas, assim como Cristo amou a igreja” Efésios 5:25. A Bíblia não dá instruções similares às mulheres porque as esposas naturalmente desejam um relacionamento amoroso mais íntimo. Para os homens, isto deve ser aprendido. 2) Desejo. Os homens se tornam sexualmente estimulados visualmente. Quando, ocasionalmente, um homem olha e deseja, não significa que ele está deixando de amar a sua esposa. Ele está sendo tentado, física e espiritualmente. Nós vivemos em uma cultura super-estimulada sexualmente em que muitos homens têm drenadas, pela constante exposição, as suas energias espirituais e morais necessárias para resistir à tentação. A melhor maneira de resistir à tentação é fugir dela. 3) Falsos deuses. Você deve ter apenas um Deus. Muitos homens tentam adorar um ídolo e Deus. Isto também é impossível. Idolatria é o erro de dar adoração e honra a qualquer poder ou objeto que não seja o próprio Deus. Devemos ir a Jesus Cristo e a ninguém mais. E qualquer coisa que não seja Ele nunca nos satisfará. 4) Dinheiro e dívidas. Os homens acham o dinheiro intoxicante. Jesus colocou o dinheiro como o seu competidor-chefe: “Vocês não podem servir a Deus e as riquezas” Mateus 6:24. O homem não é apenas tentado a ganhar mais dinheiro, mas também a gastar mais dinheiro do que ele pode repor. A tentação não é amar a Deus ou ao dinheiro. A tentação é amar a ambos. Viver livre de dívidas dentro das suas possibilidades tendo Jesus Cristo como o Deus de sua vida é o objetivo. 5) Lamúrias e ressentimentos. A Bíblia fala das pessoas que se queixam da suficiência do cuidado de Deus. Quando os homens vêem outros avançando mais rapidamente, freqüentemente ressentimentos, ciúmes, inveja e amargura crescem dentro dele. Em geral, endurecem os seus egos. O meio de vencer esta tentação é aceitar que muitas vezes na vida vamos perder e olhar estas coisas de um ponto de vista positivo. Paulo disse: "Eu aprendi a viver contente em todas as circunstâncias" Filp. 4:11. 6) Orgulho. Orgulho teimoso freqüentemente faz com que um homem evite humilhar a si mesmo e admitir que esteja errado. A tentação do orgulho vem de muitas maneiras. A forma mais comum é a de um homem olhar os outros com desdém, como se eles fossem menos que ele. Este é o pecado da comparação, no qual um homem compara as suas aparentes forças com as fraquezas de outro. Igualmente insidiosa é a tentação para o homem olhar com desgosto para outros que têm se saído melhor que ele. O orgulho pode fazer com que alguns homens achem que estão acima dos chamados "toques emocionais" e então negligenciar emocionalmente as suas esposas.

Como podemos evitar cair em tentações como Davi caiu? Ver a história de em II Samuel 12:1-7

TERÇA-FEIRA(20 de Dezembro) – LEVAR AS CARGAS – Este é o texto para hoje:  “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. Porque cada qual levará a sua própria carga.” Gálatas 6:2-5.

A palavra grega para “carga” no verso 5 é “baros”  literalmente significa um peso grande que alguém devia carregar a uma longa distância. Quantos problemas todos nós temos! De saúde, financeiros, de relacionamentos e outros.

Como podemos aliviar as cargas do nosso próximo? Conheci alguém que tinha uma saúde perfeita; até o momento que foi descoberto um problema no seu coração, e agora o coração tem apenas 20% de sua capacidade. Quanta tristeza para aquela jovem esposa! Nestes casos, uma oração é muito importante; mas é necessário mais. Talvez alguém limpar a casa para a esposa uma vez por semana para ela ficar mais tempo do lado do marido! Em dois meses descobre-se um câncer e a pessoa é levada á òbito. Quanta falta faz o pai para a família! Nestes casos palavras são muito bem-vindas, mas algo mais pode ser feito. Tipo tirar a viúva de casa por alguns dias e proporcionar a sua companhia em um outro lugar. Emprestar dinheiro, para quem precisa, sem intenção de receber é outra maneira de aliviar as cargas do nosso irmão que realmente necessita. E a lista de como auxiliar, continua!

Não é intenção de Deus que carreguemos pesados fardos sozinhos. Paulo condena esta atitude de auto suficiência no verso 3, como sendo orgulho humano. Devemos atender ao convite e ir à jesus: “Vinde a mim os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” alguns querem fazer a obra de Deus e dão-se mal na vida! Deus também convida-ns para levarmos as cargas uns dos outros.

O que impede você de ajudar os outros? Orgulho, vergonha, falta de confiança ou independência de Deus?

QUARTA-FEIRA(21de Dezembro) – A LEI DE CRISTO - “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.” Gál. 6:2.  Muitos cristãos modernos interpretam este texto erradamente quando dizem que Cristo substitui a lei dada no Sinai apenas pelo mandamento do amor ao próximo. Na teologia liberal deles, basta olharmos pelo próximo que já está tudo bem. Paulo mostrou que a lei dos mandamentos nunca foi abolida, mas acrescenta o cuidado que devemos ter em ajudar o nosso irmão a carregarem as suas cargas. Vimos ontem que carga “baros” significa uma carga pesada. Mas em Gálatas 6:5 aparece outro tipo de carga. Enquanto que baros significa algo que alguém pode ajudar, “phortion” de Gálatas 6:5 significa algo que outros não podem levar; como  um bebê no ventre ou os pertences pessoais em uma viagem como a mochila. A lição é simples; há problemas que temos que carregar sozinhos e sem a ajuda do próximo. Em todos os problemas devemos solicitar a ajuda de Cristo, mas estes; que o próximo não pode ajudar, devemos levar primeiramente à Cristo e sem esperarmos a ajuda de pessoas.

“Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Gálatas 5:14

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” João 13:34

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 22:37-39

Não adianta muito guardarmos os 10 mandamentos direitinho se somos omissos em prestar auxilio ao próximo. Qual é o papel da igreja  e outras instituições, e o seu dever pessoal em auxiliar alguém que precisa? O seu papel em ajudar não pode ser subistituido pela ADRA,  por exemplo.

QUINTA-FEIRA( 22 de Dezembro) SEMEAR E CEIFAR – “E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” Gálatas 6:6-10.

O que Paulo quis dizer no verso 8 que está grifado? Paulo usa essa comparação para mostrar a necessidade que os verdadeiros cristãos tem de viverem na esfera do Espírito Santo e não da carne. Embora sejamos tentados diariamente para pecar contra Deus e contra o próximo, em não atendermos as suas necessidades, Deus apela-nos para dominarmos os desejos pecaminosos através da comunhão com Ele. Caso não busquemos Deus em oração e meditação na Palavra diariamente, colheremos as tristes consequências de uma vida de egoísmo. Veja este texto do espírito de Profecia:

“O Espírito de Deus mantém o mal sob o controle da consciência. Quando o homem se exalta acima da influência do Espírito, colhe uma safra de iniquidade. Nesse homem, o Espírito tem cada vez menos influência para o impedir de semear as sementes da desobediência.” SDABC vol. 6, 1112

Como ajudar o próximo? Significa prover-lhe de bens materiais; como alimentos, roupas e porque não pagar alguma conta caso necessite. Significa acompanhá-lo ao médico ou ir à farmácia, mas também envolve o aspecto espiritual. Se alguém for apanhado em alguma falta como diz a biblia, o mais forte deve reencaminhar o mais fraco nos caminhos do Senhor, mesmo que seja aconselhando-o para receber uma disciplina eclesiástica. Significa também dar conselhos matrimoniais e outros ao irmão da igreja. Tudo isso dever ser feito deixando margem para o crescimento emocional, físico e espiritual dele. Por exemplo: Se auxiliar com o dinheiro dizer que quando ele arranjar emprego poderá devolver o empréstimo. Se der alimentos dizer: “hoje sou eu a  ajudar, mas amanhã poderá ser eu a necessitar. Quando ministrar algum conselho certificar-se se ele procurou seguir. Tudo deve ser feito com muito amor.

Cuidado para não cometer o pecado da omissão: Pense bem, qual o criminoso mais cruel, aquele que lança uma criança em um fosso ou o que assiste pacientemente ela morrer? Ambos são terríveis, mas a atitude do que se omite, deixando a criança morrer sem socorrê-la é sem dúvida a mais assustadora.

“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” Tiago 4:17

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário