sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 14 – GLORIANDO-SE NA CRUZ


FELIZ NATAL! -  RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 14 – GORIANDO-SE NA CRUZ

VERSO ÁUREO:  "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso  Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo." Gálatas 6:14

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Analisar os comentários de Paulo em Gálatas onde revelam o seu carinho e paixão pela cruz de Cristo. Perceber a profunda empatia que Paulo sentia pelos fanáticos judaizantes e o seu desejo de auxiliá-los espiritualmente. Sentir alegria apenas no evangelho de Cristo, Pois de Jesus emanam as bênçãos para as outras coisas da vida.

INTRODUÇÃO: Não é preciso saber muitas coisas para que a sua vida faça uma diferença duradoura no mundo. Contudo, é preciso saber as pequenas coisas grandiosas que interessam e, então, querer viver e morrer por elas. As pessoas que fazem uma diferença duradoura no mundo não são aquelas que tomaram domínio de muitas coisas, mas que foram guiadas por pequenas coisas grandiosas.

Caso queira que sua vida valha a pena, caso queira que o efeito propagador das pedrinhas que você lançar na água se torne ondas que alcancem os confins da terra e avancem à eternidade, você não precisa de QI ou QE (quociente emocional) elevados; você não precisa ser uma pessoa linda fisicamente ou materialmente rica; você não precisa ser de família nobre ou famosa, nem ter estudado em uma escola de primeira linha. Somente é preciso que você conheça algumas pequenas coisas majestosas, imutáveis, óbvias, simples e gloriosas, e que elas ponham fogo em sua vida, como o evangelho de Cristo.  Contudo, em qualquer coisa que faça, encontre sua paixão e descubra uma forma de dizer, viver e morrer por ela, e você fará uma diferença duradoura. Você será como o apóstolo Paulo, ninguém teve uma visão mais significativa e única do que Paulo, ele podia dizer isso de diferentes formas:


Atos 20: 24: “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus."  Uma coisa importa: Completar minha carreira e correr minha corrida.

Filipenses 3:7-8: “Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo."

DOMINGO: (25 De Dezembro) – PELO PRÓPRIO PUNHO DE PAULO –  Este é o texto para hoje: “Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão. Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus. Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito! Amém.” Gálatas 6:11-18

Paulo no final de suas cartas  não mantém uma uniformidade; mas, ao prestarmos atenção vamos perceber que ele mantém alguns elementos importantes como:  a) saudação dirigidas a certos indivíduos. b) Uma exortação final. c) Uma assinatura pessoal. d) Uma bênção e encorajamento. Em Gálatas, na saudação final de Paulo, percebemos que faltam duas coisas: a) Não contém saudações pessoais. Porque? Este pormenor é uma indicação da tensão que havia entre Paulo e a igreja. a) Tensão esta provocada pelos judaizantes. b) Geralmente eram os escribas que escreviam as cartas, cabendo à Paulo apenas a saudação final, mas, Paulo não se contentou em escrever somente  a saudação final. Ele fez mais um apelo para a unidade e pediu para que deixassem os insensatos caminhos.

Porque Paulo escreveu com grandes letras como descrito em Gálatas 6:11? Assim como quando queremos realçar uma ideia nossa, escrevemos com letras maiúsculas, como Paulo tinha um carinho especial por aquela igreja, ele desejava que compreendessem o grande amor de Jesus por eles.

SEGUNDA-FEIRA: (26 de Dezembro) GLORIANDO-SE NA CARNE –  “Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.” Gálatas 6:12-13.

O texto acima é uma espécie de  resumo daquilo que  foi motivo do nosso estudo neste trimestre. De um lado, alguns judaizantes querendo enaltecer mais os ritos do que Cristo, e do outro lado, Paulo mostrando que Jesus era digno de todo o reconhecimento, louvor e adoração.

Como tem sido o seu culto a Deus? Como tem sido a sua religião e relacionamento como os filhos de Deus?  “Deus é espírito e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." João 4.24

No texto acima vemos a importância da adoração. Mas, o que é adorar? Venerar, prestar culto, contudo, existe um significado que chama muita atenção; amar extremamente, ou seja, entregar-se, render. O apóstolo Paulo afirmou que a verdadeira adoração é aquela se oferece a Deus pelo Espírito, “não confiando na carne, mas gloriando-se em Cristo Jesus.” Fil. 3:3.

Adorar implica em peneirar valores, ou seja, andar conforme os ensinamentos bíblicos, baseados na Palavra de Deus. Adorar ainda implica em servir, em prestar reverência, etc. Jesus está à procura de verdadeiros adoradores, aqueles que entregam o seu caminho ao Senhor, adoram a Deus pelo que Ele é, e não pelo que Ele pode oferecer.  O verdadeiro adorador não é aquele que possui todos os dons e talentos, mas é aquele que tem um coração novo, disponível, ungido, sensível, obediente, inspirado à voz do Mestre. Ele está preocupado em mostrar primeiro a vida, depois as obras. Somente quem foi transformado em filho de Deus pelo poder regenerador da Palavra, é que consegue adorar ao Senhor verdadeiramente. Foi o caso de muitos filhos de também na igreja da Galácia.

Quando você decide ser um adorador e deseja viver essa vida de adoração, então a sua vida começa a ser transformada ,e transforma tudo ao seu derredor. Você deixa de viver na esfera da carne e passa a viver no Espírito. Um adorador é quem promove a presença de Deus a onde quer que esteja. Neste mundo conturbado e egoísta, Deus está à procura de homens, mulheres, jovens e crianças que O adorem de todo coração, que não se envergonhem do Senhor, pelo contrário, mas gritem para o mundo ouvir: nós somos a geração daqueles que adoram o Pai em espírito e em verdade.

Como alguns filhos de Deus podem se gloriam na carne hoje?

TERÇA-FEIRA: (27 de Dezembro) - GLORIANDO-SE NA CRUZ – Paulo gloriava-se do sofrimento e da vergonha pela cruz. Eram os criminosos mais desprezível que recebiam a crucificação. Não havia morte mais vergonhosa!
É curioso analisarmos que Paulo podia confiar na carne, pois ele era fariseu e tinha sido circuncidado como vemos no texto abaixo, mas ainda assim ele nos deixa o exemplo de humildade em deixar algumas coisas desta vida em favor do evangelho de Cristo.  Como tem sido com você e comigo, temos valorizado mais a cultura, posição social do que o puro evangelho?

“Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo.” Filipenses 3:4-8

Paulo disse assim: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.” Gálatas 6:14

Para o verdadeiro crente, a cruz de Cristo muda tudo. Se ele mentia, já não mente mais. Se fumava e bebia , já não fuma e não consome bebidas alcoólicas ou outras drogas mais. Se criticava, deixa de o fazer. Se promiscuía, prostituía, furtava, cometia adultério, masturbava-se ou mantinha pensamentos lascívos,  já não faz nada disso. A cruz de Cristo muda radicalmente a visão; emocional, física e espiritual  do crente.


“A cruz de Cristo desafia, e acabará por vencer todos os poderes terrenos e infernais. Na cruz centra-se toda a influência e dela brota toda a influência. Ela é o grande centro de atração, pois nela Cristo deu a sua vida pela raça humana... Aqueles que na força de Cristo vencem o grande inimigo de Deus e do homem, ocuparão uma posição nas cortes celestiais acima de anjos que nunca caíram.”SDABC. vol. 6, 1113


Você tem prazer na Cruz de Cristo? O que tem feito para promover o evangelho de Deus? Qual tem sido o seu testemunho pessoal?


QUARTA-FEIRA: (28 de Dezembro) – UMA NOVA CRIATURA "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." I Coríntios 5:17.


Ser uma nova criatura significa ser de uma nova raça, ser uma nova pessoa;  significa que o velho homem já morreu. Hitler quis fazer uma raça especial de pessoas. Não conseguiu! Mas Jesus fez isso conosco. Temos que saber viver como vencedores aqui na terra. O crente é uma espécie nova. Quando recebemos Jesus como nosso Salvador, fomos feitos novas criaturas;  não no corpo, mas sim no espírito. O nosso exterior não muda, o interior é que muda.  A transformação é de dentro para fora. Ela dá-se  dentro de nós. O nosso verdadeiro eu é atingido, e deixamos Jesus reinar em nós.  A nossa salvação é de  dentro, no espírito. Para alguns, a transformação também se vê do lado de fora, pois tornam-se mais saudáveis.


O que significa “as coisas velhas já passaram”? Fala dos nossos pecados, da nossa natureza errada. Cristianismo é um estilo de vida e não apenas uma religião, porque não é nenhuma imposição, é uma vivência de dentro para fora. É uma transformação interior. Cristianismo significa Jesus e o Espírito Santo atuando em nós. Aqui está o verdadeiro Cristianismo. A Religião tenta fazer com que as pessoas sejam diferentes por fora, impondo regras, mas o Cristianismo, quando é verdadeiramente vivido, transforma a vida do fiel.  


Em Colossenses 2:20-23  lemos assim em uma linguagem mais fácil:- "Se pois vocês já estão mortos com Cristo e se libertaram em relação aquelas noções religiosas, rudimentares, de inspiração humana, porque vos carregam ainda de novos mandamentos como se nada tivesse mudado em relação à velha maneira carnal de viver? E continuam a subjugar-vos com regras como: 'Não toques nisto, não comas disso, não uses aquilo!' Tudo isso não passa de meros preceitos terrenos, inventados por seres humanos. No fim de contas, todas essas coisas que vos proíbem, são justamente para as pessoas se servirem delas. Essas doutrinas podem ter uma certa aparência de sabedoria, revelam devoção voluntária, humildade, disciplina do corpo, mas no fim de contas não têm espiritualmente nenhum valor, apenas servem o orgulho pessoal daqueles que se vão gabar, depois de conseguir dominar alguns dos seus instintos."


Que cuidados devemos ter para não voltarmos a viver na carne?


QUINTA-FEIRA(29 de Dezembro) – OBSERVAÇÕES FINAIS – “E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus. Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito! Amém.”Gálatas 6:16-18


Esta foi a bênção final que Paulo deixou para os crentes da igreja da Galácia. No final de cada conversa que tenho com as pessoas, eu tenho o costume de dizer: “Que Deus o abençoe”. Gosto muito da saudação final de Paulo aos Coríntios quando ele diz: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.” II Coríntios 13:14. Eu acho esta a mais completa saudação final das cartas de Paulo.


Na saudação para os Gálatas encontramos alguma palavras:


a)       Paz – A palavra de Deus assegura  que os  mansos de coração herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.  Muita paz tem os que amam a lei do Senhor, e para eles não há tropeço. Mas os ímpios não têm paz, e não conheceram o caminho da paz, diz o Senhor dos Exércitos.  Sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até os seus inimigos faz que tenham Paz com ele. O povo temente a Deus habitará em morada de Paz e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso.  O homem estava morto na maldição do pecado, mas o Senhor Jesus Cristo, na sua carne, isto é, havendo Ele feito a paz pelo seu próprio sangue na cruz, nos reconciliou com Deus e consigo mesmo, desfazendo todas as inimizades. Evangelizou a paz aos que estáveis longe, e aos que estavam perto. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.   Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Na Carta aos Romanos a Palavra garante que o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.


b)       Misericórdia – “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.Lam. 3:22-23
“A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram.” Sal. 85:10

Não fossem as misericórdias do Senhor, ninguém se salvaria.

c)        Graça - Graça salvadora é a fonte da provisão do Deus que é o amor. Deus se manifesta em amor agindo sempre com justiça e se comunica conosco por meio da fé. Nós sabemos que sem fé é impossível agradar a Deus. A graça salvadora de Deus alcançou Raabe; livrou Ester, Mardoqueu e o povo de Israel de ser dizimado por Hamã; perdoou a mulher pecadora; curou paralíticos, cegos e leprosos. Esta mesma graça alcançou a mim e a você. Graça que liberta, fortalece, inspira, motiva, sustém e capacita. Que graça maravilhosa! Graça, que maravilhosa graça, maior que o meu pecar!  Graça visível, perceptível, atuante e abrangente sempre pela fé. Graça que nasce no trono de Deus!  Paulo, escrevendo a Tito, discorre sobre essa graça maravilhosa. Atentemos para o texto abaixo:

“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo. O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.” Tito 2:11-14

Você permite que  a graça e a misericórdia  de Deus atuem na sua vida para poder gozar a verdadeira paz?

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário