segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ESTUDO DA BÍBLIA - COMO LIDAR COM AS TENTAÇÕES.


Já publiquei neste blog o tema: “Como funciona a tentação”. Nesta reflexão, quero dar ênfase em como lidarmos com as tentações; mas, desejo também mencionar, mesmo que superficialmente, os 5 passos da tentação, que podem conduzir ao pecado

1) Satanás é o originador de todas as tentações. “Ninguém, sendo tentado diga: De Deus sou tentado...Deus a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela própria concupiscência.” Tiago 1:13 e 14. Ver também em Lucas 4:1-14, as tentações que Jesus sofreu, instigadas pelo diabo no deserto.

Eis os cinco passos da tentação:

1º) Atenção. Nossa atenção é despertada para as coisas desta vida. Nossos sentidos captam as coisas boas e más ao nosso redor; pois, estamos em um mundo de pecados. Martinho Lutero certa vez disse: “ Não podemos evitar que as andorinhas voem sobre a nossa cabeça; mas, podemos evitar que elas façam ninhos.”
  
2º) Consideração. Deus nos dotou com a faculdade da livre escolha. Deus nos deu a capacidade de considerarmos a possibilidade de pecar ou não. Foi assim desde o jardim do Éden, e assim será. Pois Deus nos deixa livres.  

3º) Desejo Momentâneo. Somos feitos de carne e osso e não de ferro e óleo. Sentimos o desejo de pecar, especialmente naquilo que somos mais frágeis. O inimigo conhece os nossos pontos fracos e ataca-nos especialmente na nossa vulnerabilidade. Dado a nossa carga genética de mais de 4000 mil anos, e o meio em que fomos criados, é inevitável que sofreremos tentações. Sentir desejo de pecar não é pecado.
  

domingo, 30 de janeiro de 2011

ESTUDO DA BÍBLIA SOBRE O MILÊNIO – MIL ANOS DE PAZ


Este assunto tem preocupado muitos cristãos. Algumas são as interpretações sobre o  referido tema. Alguns acham que já estamos vivendo o período do milênio. Outros interpretam como sendo um período simbólico, e outros como sendo literal.

O que é o milênio e quando acontecerá? Vamos analizar por etapas este importante tema; pois é do interesse de todos:

1) João 14:1-3 – Neste texto Jesus prometeu voltar à terra para buscar Seus filhos. O início do milênio será com a volta de Jesus.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 - BONS PENSAMENTOS OU PENSAMENTOS POSITIVOS


"Tudo o que a mente humana pode conceber, ela pode conquistar." Este é um pensamento positivo. Pensamentos semelhantes a este, são encontrados, aos montes, em vários lugares de consultas. São pensamentos bons que tem ajudado motivar as pessoas em vários níveis sociais e ocasiões; mas, são pensamentos  extremamente perigosos, pois tem a ver com a Neuro-Linguística. Esta é uma falsa ciência que eleva a capacidade do homem acima das suas capacidades normais . E automaticamente, exclui Deus.

Como cristãos devemos depender do poder de Deus dentro de nós. “Posso todas as coisas nAquele que me fortalece.” Flip. 4:13. As varas devem estar ligadas à videira verdadeira que é Jesus Cristo.

Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital.
Um deles, podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para que os fluidos circulassem nos seus pulmões.
A sua cama estava junto da única janela do quarto.
O outro homem tinha de ficar sempre deitado de costas.
Os homens conversavam horas a fio. Falavam das suas mulheres e famílias, das suas casas, dos seus empregos, onde tinham passado as férias...
E todas as tardes, quando o homem da cama perto da janela se sentava, ele passava o tempo a descrever ao seu companheiro de quarto, todas as coisas que ele conseguia ver do lado de fora da janela.
O homem da cama do lado começou a viver à espera desses períodos de uma hora, em que o seu mundo era alargado e animado por toda a atividade e cor do mundo do lado de fora da janela. A janela dava para um parque com um lindo lago. Patos e cisnes chapinhavam na água enquanto as crianças brincavam com os seus barquinhos.
Jovens namorados caminhavam de braços dados por entre as flores de todas as cores do arco-íris. Árvores velhas e enormes acariciavam a paisagem, e uma tênue vista da silhueta da cidade podia ser vista no horizonte.
Enquanto o homem da cama perto da janela descrevia isto tudo com extraordinário pormenor, o homem no outro lado do quarto fechava os seus olhos e imaginava a pitoresca cena.
Um dia, o homem perto da janela descreveu um desfile que ia a passar.
Embora o outro homem não conseguisse ouvir a banda, ele conseguia vê-la e ouvi-la na sua mente, enquanto o outro senhor a refratava através de palavras bastante descritivas. Dias e semanas passaram.
Uma manhã, a enfermeira chegou ao quarto trazendo água para os seus banhos, e encontrou o corpo sem vida do homem perto da janela, que tinha falecido calmamente enquanto dormia. Ela ficou muito triste e chamou os funcionários do hospital para que levassem o corpo.
Logo que lhe pareceu apropriado, o outro homem perguntou se podia ser colocado na cama perto da janela. A enfermeira disse logo que sim e fez a troca.
Depois de se certificar de que o homem estava bem instalado, a enfermeira deixou o quarto.
Lentamente, e cheio de dores, o homem ergueu-se, apoiado no cotovelo, para contemplar o mundo lá fora. Fez um grande esforço e lentamente olhou para o lado de fora da janela...
Que dava, afinal, para uma parede de tijolo!
O homem perguntou à enfermeira o que teria feito com que o seu falecido companheiro de quarto,
lhe tivesse descrito coisas tão maravilhosas do lado de fora da janela.
A enfermeira respondeu que o homem era cego e nem sequer conseguia ver a parede.
"Talvez ele quisesse apenas dar-lhe coragem...".

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

COMO OBTER RESPOSTAS PARA AS ORAÇÕES


Quando alguém solicita um trabalho, ou decide namorar e casar, ou fazer qualquer outro empreendimento importante na vida; deve obedecer algumas condições para alcançar o seu objetivo. Assim também acontece quanto as nossas orações. Deus tem o maior prazer em atender  os pedidos dos seus queridos filhos, e proporcionar-lhes paz e segurança.

Princípios da Oração:

1) O nosso amorável Salvador convida-nos a buscá-LO: “Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”  Lucas 11:13. Ver outros versos: Mateus 7:11, Marcos 11:23 e 24; Salmo 65:2

2) Deus convida-nos a encontrar um lugar sossegado para a oração e para O buscarmos cada dia com todo o nosso coração: “E, levantando-Se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.” Marcos 1:35. Ver também Jermias 29:13. É necessário termos um lugar calmo e um horário para a oração diária.

3) Certifiquemos de que a nossa vida se dispõe a fazer a Sua vontade. Devemos eliminar tudo que seja contra a vontade de Deus e devemos harmonizar nossa vida de acordo com sua Palavra: “E esta é a confiança que temos nEle, que, se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve” I João 5:14 e “Deleita-te, também, no Senhor e Ele te concederá o que deseja o teu coração.” Salmo 37:4. Ver Mateus 26:39.

4) Levemos a Deus tudo aquilo que nos perturba ou nos preocupa de alguma maneira: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.” I Pedro 5:7 e  “Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te susterá: nunca permitirá que o justo seja abalado.” Salmo 55:22. Devemos abrir totalmente nosso coração a Deus, e contar tudo o que se passa conosco.

5) O propósito da oração, é levar o pecador a unir-se a Jesus e manter uma profunda comunhão com Ele. “Eis que estou a porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele, e ele comigo.” Apocalipse 3:20. Ver também Efésios 3.16-19

6) A oração deve incluir louvor, gratidão e ação de graças, além dos pedidos: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, para convosco.” I Tessalonissenses 5:18.  e   “A Palavra de Cristo habite em vós  abundantemente... com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vossos corações.” Colossenses 3: 16

7) Contemos as bênçãos recebidas de Deus em forma de testemunhos:  “ Lembrai-vos das Suas maravilhas que tem feito, dos Seus prodígios, e dos juízos da Sua boca.” I Cronicas 16:12

Seguindo estes princípios da oração, Deus nos responderá alegremente e de pronto.

Que Deus o abençoe e aos seus queridos!

Luís Carlos Fonseca


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

VENCENDO A SOLIDÃO


Vencendo a Solidão

Podemos estar no meio de uma multidão de pessoas, e ao mesmo tempo sentirmos sozinhos. Jesus compreende perfeitamente a nossa solidão, pois Ele foi desprezado e deixado só a morrer na cruz do Calvário: “Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo...e o Seu sangue salpicou nos meus vestidos, e manchei toda a minha vestidura." Isaías 63:3

Deus revelou-Se a Jacó na sua solidão, e assugurou-lhe que cuidadia dele: “Eis que estou contigo, e te guardarei,  por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra: porque te não deixarei, até que te haja feito o que te tenho dito.” Gênesis 28:15

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ESBOÇO DE SERMÃO - LEI E GRAÇA


                                                                  Introdução

1.    Lei e graça estão intimamente associadas no plano da redenção. Para compreendermos a operação da graça, devemos saber algo sobre como a lei atua, e vice-versa.

2.    Vamos pensar agora nas grandes leis da Bíblia e ao mesmo tempo rever alguns importantes fatos.

I.       Há Quatro Tipos de Leis nas Escrituras Sagradas
1.    As leis da nação judaica – Elas regularam uma variedade de coisas relacionadas com o funcionamento de Israel como nação. Deus deu estas leis dentro das limitações e circunstâncias da época. Elas abrangiam problemas de higiene, crimes, procedimentos judiciais, etc. Em seus detalhes, elas não são aplicáveis hoje, muito embora estejam repletas de princípios sábios e fundamentais.

2.    As leis cerimoniais, ou do santuário – Elas regiam os serviços religiosos de Israel e foram símbolos do Messias que viria. Foram dadas para os judeus e todos os conversos da fé israelita. Assim como as leis civis, foram escritas em um livro por Moisés e colocadas ao lado da arca. Também eram de caráter temporal e não se estenderiam além da vida e morte de Cristo, para quem as cerimônias apontavam. (Col. 2:14 e 17; Efés. 2:15).

3.    A Lei Moral, a lei dos Dez Mandamentos – Ela está em Êxo. 20:1-17. Foi proclamada no Monte Sinai, escrita em tábuas de pedra e preservada como a lei universal da humanidade (Deut. 10:4).

a)    Os Dez Mandamentos foram então colocados na arca (Deut. 10:5).

b)    As leis cerimoniais podem ser comparadas aos andaimes de uma construção – são removidos quando já desempenharam sua função. A lei moral é como alicerce da construção irremovível.

c)    No Novo Testamento, o batismo e a santa ceia, ou comunhão, são as cerimônias ou ordenanças da igreja que ocupam o lugar das cerimônias do Antigo Testamento; após terem sido abolidos os serviços do santuário. Mas a lei moral não foi substituída, porque ela não foi abolida. E nem será jamais mudada ou anulada.

4.    Leis de saúde. Levíticos

II.      Como a Bíblia Descreve a Lei dos Dez Mandamentos?
1.   Ela é perfeita (Salmo 19:7).
a)    Ela é santa, justa, boa e espiritual (Rom. 7:12 e 14).
b)    Ela é justiça (Salmo 119:172)
c)    Ela é verdade (Salmo 119:142).
d)    Ela é eterna (Salmo 119:152).

Joseph Cooke escreveu: “Enquanto Deus permanecer Deus e o homem permanecer homem, o Decálogo também permanecerá.”

e)    E podemos acrescentar uma outra característica da lei: ela é amor. “Deus é amor”, e como Sua lei expressa o Seu caráter, a lei também é amor (I João 5:3).

III - O Que a Lei Faz Pelo Pecador?
1.    Deus usa a lei para fazer pelo pecador exatamente o que precisa ser feito. O pecador deve reconhecer que ele é um pecador. O que faz a lei então?
a)    Dá o conhecimento do pecado (Rom. 3:20).
b)    Traz culpa e condenação (Rom. 3:19).
c)    Atua como um espelho espiritual. (Tiago 1:23-25)
Sem lei, o pecador é como alguém que está sofrendo de uma doença mortal, sem saber. Paulo disse: “Eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei” (Rom. 7:7).

2.    A lei não pode perdoar. Ela não tem o poder de perdoar aqueles que transgridem seus preceitos. Apenas o Legislador pode fazer isto. Jesus morreu para nos resgatar da maldição da lei.

IV - O Que a Graça de Cristo Faz Pelo Pecador?
1.    Quando a lei e o espírito de Deus tornam o pecador consciente de seu pecado, ele então sentirá sua necessidade de Cristo e irá ao Salvador suplicando perdão. a. assim fez o publicano.
b. a mulher surpreendida em adultério sentiu-se condenada
    e envergonhada. Ela necessitava simpatia e perdão, e
    Cristo estava pronto para conceder isto. Então Ele lhe
    disse: “não peques mais.”

2.    Se confessarmos e abandonarmos o pecado, Ele nos perdoará. Isto é Graça ou favor imerecido. Este gracioso amor de Cristo desperta o amor no coração do pecador, e ele então deseja servir e obedecer a Deus.

V - A Relação de um Pecador Salvo Pela Graça Para com a Lei
1.    A lei torna-se o padrão de sua vida (I João 5:3).
2.    Ele permite que Cristo complete nele a justiça da lei (Rom. 8:3 e 4).
3.    Cristo escreve a lei em seu coração (Heb. 8:10). Para aquele que se entrega a Deus, Sua lei não é nenhum terror. Ele agora está livre de sua condenação por meio de Cristo. Neste sentido, ele não está mais debaixo da lei, mas da graça. Ele agora é capaz de exercitar a fé que opera por amor. Isto significa uma vida transformada em harmonia com a lei moral de Deus.

Conclusão    
1.    Qual é a relação entre Graça, Fé, Amor e Lei?

a)    A Graça é um favor imerecido. Mas a graça não sanciona a continuada transgressão.

b)    A fé não anula, mas estabelece a lei.

c)    A fé comunica poder para vencer.

d)    O amor é o cumprimento da lei. O verdadeiro amor guarda os mandamentos.

2.    Caro amigo(a), não existe na terra posição mais segura que estar entre os que amam a Deus e guardam os Seus mandamentos. É a graça de Deus que torna tudo isto possível.

Maravilhosa graça de Deus!

 Revista do Ancião, out–dez, 2003

Depto de Comunicações da UCB

Luís Carlos Fonseca


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ESTUDO DA BÍBLIA - CURANDO AS FERIDAS DA INFÂNCIA.


Muitas pessoas nutrem amargura contra os que lhes fizeram mal na sua infância. O estudo bíblico que segue, ajudará aqueles que foram colhidos pelo laço da amargura, permitindo que o Espírito Santo possa sarar as feridas da infância.

1) A Bíblia aconselha-nos a esquecer as coisas de criança ou as feridas da infância. I Coríntios. 13:11

2) Paulo aconselha-nos a esquecer aquelas coisas que atrás ficam. Filpenses. 3:13

3) Só conseguiremos esquecer o passado se formos honestos para conosco próprios e para com os outros. Efésios 4:25

4) Deus conhecia-nos antes que nascêsseemos. Ele tem um plano para as nossas vidas. Jeremias 1:5

5) Sendo Deus soberano e nós obra das Suas mãos, ninguém pode destruir o Seu plano para as nossas vidas. Efésios 2.10

6) Deus tem um propósito para tudo o que nos tem acontecido no passado e fará com que tudo se transforme em bem para nós, em seu devido tempo. Eclesiastes 3:1,11

7) Ele cura os corações quebrantados, trocando as “cinzas” da nossa vida pelo “ornamento”da Sua graça. Isaías 61: 1-3

8) Nós podemos honestamente perdoar os outros pela maneira como nos trataram, porque Cristo nos perdoa pela maneira como O temos tratado a Ele. Efésios 4:32

9) Estendendo o perdão aos outros que nos fizeram mal, estamos a lancetar o furúnculo da amargura. Exatamente como Jesus perdoou àqueles que O crucificaram, nós também podemos perdoar àqueles  que nos fizeram mal. Colossensses 3:13

10) O espírito de vingança é auto-destrutivo. Se conseguimos vencer o mal com o bem, nós próprios seremos curados. Romanos 12:19-21

11) Os outros podem intentar mal contra nós, mas Deus o torna em bem. Gênesis 50:20

Esquecer o passado e perdoar as pessoas que nos fizeram mal, é o melhor negócio.

Extraído e adaptado de: “Examinai Tudo”, pág 114  de Mark Finley

Luís Carlos Fonseca

domingo, 23 de janeiro de 2011

ESTUDO SOBRE A CONSCIÊNCIA - É A CONSCIÊNCIA UM GUIA SEGURO?


O estudo da consciência, talvez, seja um dos temas mais negligenciado em psicologia Bíblica. Poucos  teólogos ou mesmo pregadores se preocupam em a estudar e em a explicar. E poucos sermões tem sido pregado sobre este tema. Muitas pessoas, em nome da sua consciência, fizeram e fazem coisas terríveis.

Como está a sua consciência? Tranquila e em paz, ou pesada e culpada? A Consciência é um guia seguro? Alguns dizem: Falo mentiras, não pago os impostos devidos, não devolvo os dízimos, tenho  relacionamentos sexuais com várias pessoas, tomo dinheiro emprestado e não pago; e a minha consciência não me acusa. Em algumas culturas, as pessoas ficam com a consciência pesada por matar uma vaca ou outro animal, mas não por matar pessoas. Saulo de Tarso ameaçava e perseguia os cristãos e achava que estava agindo corretamente. Na idade média, a igreja Romana autorizou a morte de muitos fiéis à Palavra. Há pessoas que desprezam os mandamentos de Deus, de forma aberta, e acham que não estão ferindo Deus.
A consciência não é um guia seguro. 

Como podemos definir consciência? Psicólogos e teólogos definem a consciência da seguinte forma: 1) Forma íntima de avaliação entre o certo e o errado. 2) É o testemunho interior que julga a retidão moral de cada pessoa. 3) É o sexto sentido da alma. 4) É a bússola da vida moral. 5) É a capacidade de discernimento moral. A consciência acusa ou defende. Só o homem tem essa capacidade moral. Ver Romanos 2:15 Quando a consciência estiver pautada pela Palavra de Deus, ela fará as admoestações corretas. Em Isaias 30:21 menciona que ouvimos a voz de Deus através da nossa consciência. Em Test. p Igreja vol 5 pag 120 encontramos: “Consciência é a voz de Deus ouvida entre os conflitos da alma.” A consciência é regida por valores culturais, morais e religiosos, mas, para ser um guia seguro, deve estar regida por Deus. Daí, a necessidade de se ler a Bíblia todos os dias para termos uma boa consciência. 

Quando eu era menino trabalhava na lavoura com o meu pai e irmãos, e nas horas vagas, íamos pescar de peneira, e esta ficava cheia de lodo na sua borda. Logo, limpava na água do rio para a ter limpa outra vez. Assim também, a leitura da bíblia tem a função de limpar a nossa consciência. Aquelas pessoas que não mantém relacionamento com Deus, sua consciência irá ditar as normas da sua vida. Em provérbios 16:15 encontramos: “Há caminho que parece direito aos homem, mas afinal são caminhos de morte.”

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 – SENTIMENTO DE CULPA


VERSO ÁUREO: “Se Tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.” Salmo 130: 3 e 4

O verso áureo desta semana faz uma boa introdução ao grande amor de Deus e Sua capacidade em perdoar os nossos pecados. Ele faz-nos lembrar das suas misericórdias que não tem fim, relatado em Lamentações de Jeremias 3:22 e 23: “ As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não tem fim. Novas são cada manhã; grande é a Tua fidelidade.”  Normalmente quando vamos dormir e deixamos algo por ser resolvido, o primeiro pensamento que salta à nossa mente ao acordarmos, é aquela mágoa ou ressentimento. Com Deus isso não acontece, pois  `Suas misericórdias renovam-se cada manhã´.  O perdão de Deus é pleno. Ele é a fonte do perdão.

A culpa é uma parte inevitável da condição humana, mas isso não deve ser o fim da história. E é por isso que Deus tem provido o remédio, o Seu amorável perdão através do sangue de Jesus.

DOMINGO : VERGONHA – Em Génesis 3: 8-13 encontramos os nossos primeiros pais revelando o sentimento de culpa após cometem o primeiro pecado. Qual foi a reação de Adão e Eva após o pecado? O sentimento de culpa foi o a primeira emoção negativa que a raça humana sentiu. A culpa leva as pessoas a terem vergonha, e a esconderem os seus atos pecaminosos. “Escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.” Génesis 3:8. O senso de culpa também leva as pessoas a prejudicarem outras pessoas do círculo de amizades, e a dificultar relacionamentos. Repare nas palavras de Adão: “A mulher que me deste por companheira.”   E Eva disse: “A serpente me enganou. “  
Alguns sofrem de sentimentos de culpa por motivos errados, como por exemplo: parentes de quem comete suicídio, os filhos de casais divorciados, sobreviventes de calamidades e acidentes, etc...

Certa vez fui visitar uma moça que, supostamente estava possessa por demónios. Fui com um pastor amigo. Depois de analizar o caso, descobri  que ela possuia uma carga  de culpas muito grande. Depois de lermos vários textos da bíblia que revelam o perdão de Deus e orarmos, a moça sentiu-se aliviada; e o colega nunca mais teve problemas com aquela pessoa.    

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Os Dez Alimentos que Combatem o Envelhecimento Precoce

" Amado, desejo que te vá bem , em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma." III João 2

1. Maçã
2. Aveia
3. Alho
4. Soja
5. Azeite de oliva extra
6. Tomate
7. Castanha-do pará/maranhão
8. Iogurte
9. Semente de linhaça
10. Uva

1.MAÇÃ

Estudos científicos têm demonstrado que o consumo regular de maçãs ajuda a retardar o envelhecimento pele, protegendo-a dos raios solares. A fruta é rica em fibras e vitamina c, reduz o risco de câncer e torna o sistema imunológico mais jovem, pois possui flavonóides e polifenóis. Uma pesquisa da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, garante que, para prevenir o câncer, uma maçã pequena e com casca tem o mesmo poder de arrasar os temidos radicais livres que 30 copos de suco de laranja (63 calorias em cem gramas).

A maçã é excelente para prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca. Também tem um efeito acentuado para emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.

sábado, 15 de janeiro de 2011

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4: RELACIONAMENTOS


Para relacionar-se bem,  são necessários alguns ingredientes: Calma, mansidão, sorriso, discrição, paciência, alegria, amor e perdão. É pena que nem todas as pessoas conseguem desenvolver estas qualidades.

VERSO ÁUREO: “Portanto, tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.” Mateus 7:12.

O verso áureo traz a regra de ouro do cristianismo que deve ser usada em dois níveis. 1º) Devemos desenvolver os relacionamentos de tal maneira com os visinhos, membros da família e com irmãos da igreja que venhamos garantir o respeito e a ajuda a quem necessitar. 2º) Devemos, com a ajuda de Jesus,  restabelecer  relacionamentos que ficaram por serem resolvidos no passado, pois, ninguém é uma ilha para viver isolado.

PENSAMENTO CENTRAL DA LIÇÃO: Desenvolver atitudes que fortaleçam os laços de amor, respeito e amizade na família, na igreja e na sociedade.  Os relacionamentos com as pessaos, acabam por ser o principal motivo causador de stresse. Sejam problemas com o cônjuge, filhos, patrão, colegas de trabalho, visinhos, amigos, ou mesmo inimigos; isso tudo provoca desgastes que requer equilíbrio emocional e espiritual para manter a união e o respeito. Fazemos os outros felizes ou infelizes, e também os outros tornam-nos felizes ou as pessas fazem de nós uns infelizes.

DOMINGO: ABSOLUTAMENTE HUMILDES E MANSOS. Até que ponto a humildade, a gentileza e mansidão; podem resultar em bons relacionamentos? Esta é a lei da vida: quem semeia amor, vai colher compreensão, respeito e atenção. Atitudes de orgulho geram separação e falta de amor, e isso leva à guerra e desgraças. O orgulho divide os homens; já a humildade, os une. Qual é a diferença entre o ambiente do céu e o da terra? No ambiente do céu os “outros” estão no centro das atenções; na terra o “eu” é o que conta. No céu, a Divindade e os anjos trabalham para promover a paz dos outros seres que são santos; na terra, os homens, sem Deus na vida, trabalham para si, e desprezam os menos favorecidos. “Rogo-vos ...que andeis com toda a humidade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros.” Efésios 4:1 e 2. Em I Samuel 25 traz a história de Davi, Nabal e Abigail. Esta história mostra exemplos de pesssoas que conseguiram exelentes resultados através de bons realacionamentos. Excetuando Nabal, Davi e Abgail foram grandes diplomáticos, e revelaram interações sociais bem sucedidas. Davi precisava de alimentos para os seus soldados, e enviou alguns soldados com um pedido justo e humilde: “Protegemos os teus homens e a tua propriedade, dá-nos o que achares por bem.” I Sam. 25:7 e 8. Abigail apaziguou Davi quando seu marido negou ajuda à Davi e aos seus homens dizendo: “...Ah, senhor meu, minha seja a transgressão, deixa pois falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva.” I Samuel 25:24. Esta atitude humilde de Abigail produziu o inesperado; desarmou o coração de Davi, pois suas intenções para com Nabal era de vingança. Nabal acabou por morrer, vítima do próprio medo. É assim que acontece com a mioria das pessoas que são egoístas, acabam por viver menos e com menos qualidade de vida. O egoísta acaba por morrer antes do tempo.