segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CARACTERÍSTICAS DO CÉU


CARACTERÍSTICAS DO CÉU

NO CÉU TEREMOS UM CORPO REAL - “Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. I Cor. 15:52-54.



Essa transformação de corruptível para incorruptível também inclui nosso caráter deficiente e imperfeito, nossa natureza pecaminosa, nossas tendências ao mal bem como nosso corpo mortal. O que não mudará será nosso desejo de estar para sempre com Deus, que deve começar hoje! Por isso, quando Ellen White nos incita a desenvolver um "caráter simétrico" que estará preparado para o céu, creio que seu objetivo não é levar-nos ao "perfeccionismo sem pecado" como passaporte para as mansões celestiais, mas sim ao desenvolvimento de uma constante submissão à vontade de Deus e desejo de fazer sua vontade que se revela numa disposição humilde e positiva que com o passar dos dias leva o pecador ao aperfeiçoamento cristão.  Em nossa esfera pecaminosa, desenvolver um caráter que esteja sempre voltado às coisas de Deus é de suma importância, apesar de nossas falhas e limitações da impossibilidade de desenvolver um caráter absolutamente imaculado, sem propensões ao pecado, sem erros ou falhas. Somente Jesus teve um caráter sem propensões ao pecado e por isso ele pode salvar "perfeitamente" os que por Ele se achegam a Deus.

Quando Jesus apareceu aos Seus discípulos em Seu corpo ressuscitado e glorificado, como Ele descreveu esse corpo? “Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho”. Lucas 24: 39. Jesus tinha um corpo real; Ele convidou Tomé a tocá-lo. Ver João 20:27. Nessa ocasião, Jesus entrou numa casa real, conversou com pessoas reais e até comeu comida real. Lucas 24:43. O Céu não é habitado por fantasmas, mas por pessoas reais que usufruem a vida espiritual, e que têm “um corpo glorificado”.
“A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso”. Filipenses 3:20 e 21. Podemos ter certeza de que nosso corpo celestial será tão sólido e real quanto o corpo ressurrecto de Cristo.

RECONHECEREMOS AS PESSOAS NO CÉU - “Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido”. I Cor. 13:12 - No céu, seremos “plenamente conhecidos”. Nos entenderemos e nos apreciaremos muito mais profundamente do que jamais aconteceu aqui em nosso mundo atual.

Os discípulos de Jesus O reconheceram em Seu corpo celestial, aparentemente em virtude de Seus aspectos familiares. Ver Lucas 24:36-43. Maria O conheceu no túmulo por causa do som familiar da Sua voz quando Ele a chamou pelo nome. João 20:14-16. Os dois discípulos em Emaús O identificaram por causa dos gestos familiares. Quando eles perceberam a maneira pela qual Seu convidado abençoava a comida, eles O reconheceram como sendo Jesus. Ver Lucas 24:13-35. Os redimidos certamente experimentarão a alegria de encontros “face a face” no céu. Imagine a alegria em reconhecer o jeito especial de sorrir de seu cônjuge, ou um chamado familiar de uma criança que você foi obrigado a enterrar há muito tempo, ou perceber os gestos característicos de um amigo amado. Teremos uma eternidade para aprofundar os laços mais preciosos que nos unem, e a desenvolver amizades íntimas com as personalidades mais fascinantes do universo.

QUAL SERÁ A COISA MAIS EMOCIONANTE DO CÉU? -  “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais Ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus”. Apocalipse 21:3 - O Deus Todo-Poderoso promete estar em nossa companhia e nos ensinar. Que alegria deve ser o de sentar-se aos Seus pés! Pense o quanto um músico estaria disposto a sacrificar para passar alguns momentos com Beethoven ou Mozart. Imagine quanto um cientista valorizaria a chance de se sentar com Albert Einstein, ou o que significaria para um pintor conversar com Michelangelo ou Leonardo Da Vince.

Agora pense, os redimidos terão um privilégio infinitamente superior. Eles irão conversar com o Autor de toda música, ciência ou arte. Eles terão conversas íntimas com a Mente mais inteligente e o Coração mais profundo de todo o universo. E essa relação resultará em adoração: “De uma lua nova a outra e de um sábado a outro, toda a humanidade virá e se inclinará diante de mim, diz o Senhor”. Isaías 66:23

No centro da cidade celestial se encontra o grande trono branco de Deus, envolto por um arco-íris esmeralda, Sua face brilha como um sol radiante. Por baixo de Seus pés, um rio de vidro se estende em todas as direções. Nessa superfície de cristal que reflete a glória de Deus, os redimidos se reunirão para exultarem em louvor a Deus. - “E os que o Senhor resgatou voltarão. Entrarão em Sião com cantos de alegria; duradoura alegria coroará sua cabeça. Júbilo e alegria se apoderarão deles, e a tristeza e o suspiro fugirão”. Isaías 35:10

O MAL NÃO IRÁ AMEAÇAR O CÉU OUTRA VEZ - “Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro”. Apocalipse 21:27 - Deus eliminará completamente o pecado e suas terríveis conseqüências; isso nunca mais surgirá de novo. Quando Jesus aparecer, “seremos semelhantes a Ele”. I João 3:2. Ao invés de lutar contra os impulsos de matar, roubar, mentir e abusar, possuiremos a graça plena do céu em nossa vida.

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”. Apocalipse 21:4 - Até mesmo o maior inimigo, a morte, será banida. O céu será uma terra de juventude eterna, onde os redimidos serão “imortais”. I Coríntios 15:53; nenhum habitante jamais sofrerá das conseqüências da velhice.
O céu não apenas destrói as conseqüências do pecado, mas também as transforma. Imagine como se sentirão aqueles que lutaram a vida inteira por serem portadores de necessidades especiais: “Então se abrirão os olhos dos cegos e se destaparão os ouvidos dos surdos… Então os coxos saltarão como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria”. Isaías 35:5, 6

Luís Carlos Fonseca

1 comentário:

  1. O meu irmãozinho vai para o céu. Jesus ama muito ele e Jesus nunca irá desampara-lo.

    ResponderEliminar