terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – A PROMESSA DA ORAÇÃO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – A PROMESSA DA ORAÇÃO

VERSO ÁUREO: “De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.” Salmos 55:17

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Sentir a nossa dependência de Deus e buscar o Seu poder através da humilde oração. Seguir o exemplo de Jesus e de outros personagens Bíblicos que mantinham íntima comunhão com o trono da graça. Orar sem cessar.

INTRODUÇÃO: Somos convidados por Deus à  orar em favor de várias pessoas, por nós mesmos e pelas circunstâncias que nos envolvem e aos outros, para que Deus possa nos abençoar.

Em dois momentos da minha vida experimentei o poder da oração de forma emocionante e marcante. Uma vez foi quando eu era estudante e estava colportando, e perdi a chave da sala, onde eu estava hospedado, em uma planta de jardim, e tinha que apanhar o ônibus para colportar em outra cidade. Perder o ônibus significaria perder dois dias de vendas, e isso era comprometer a minha bolsa de estudos. Resultado: procurei a chave por uns 5 minutos, sem resultados. Depois fiz uma curta oração de fé. E quando abri os olhos, enxerguei a chave na primeira haste de uma flor. A oração de fé funciona. A outra ocasião foi quando orei em favor do meu pai para ele aceitar a Jesus como o seu salvador pessoal. Orei durante 19 anos e depois tive a alegria de batizá-lo. Imagine a minha alegria!


A Palavra traz este lindo texto: "Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” I Timóteo 2:1-4. Vemos neste texto 4 maneiras de orar. Súplicas, orações, intercessões e gratidão. Devemos orar em favor de nós próprios, das pessoas; para que cheguem ao arrependimento e também orar em favor dos governantes.  Temos feito isso?

Veja este lindo pensamento: “O nosso Pai celestial está desejoso de derramar sobre nós a plenitude das Suas bênçãos. É nosso privilégio beber a largos sorvos da fonte do Seu ilimitado amor. Como é de admirar, pois, que oramos tão pouco! Deus etá pronto para ouvir a oração sincera do mais humilde dos Seus filhos.” C. Cristo 92.

DOMINGO(4 de Março) O PODER DA ORAÇÃO – Não precisamos ficar preocupados em como e quando virá a resposta de Deus às nossas orações. Também não precisamos procurar entender como é que se dá o fenômeno Divino da resposta. Entender a mente de Deus é uma tarefa impossível. Os mistérios da Divindade não são para a nossa compreensão, pois somos pecadores e falíveis.

Os textos sugeridos pela lição de hoje são estes, e trazem a necessidade de sempre orarmos à Deus:Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26:41
“E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer.” Lucas 18:1

“ Orai sem cessar.” I Tessalonicenses 5:17. Ver também I  Pedro 4:7, Col 4:2 e Rom. 12:12. A nossa parte consiste em orar, e a de Deus em responder as nossas orações.

A lição de hoje conta a história de dois trabalhadores que não tiveram um bom relacionamento na empresa. Um era mais velho e já tinha se aposentado, e este sempre insultava o outro. O mais jovem ainda estava na empresa; e sempre orava em favor do outro, e um dia recebeu uma carta do antigo colega. Uma parte da carta dizia assim: “Olha eu não percebo como é que a oração funciona, nunca compreendi. Sei que nos é dito que devemos orar por nós e pelos outros. E como durante esta semana tenho orado bastante, descobri como eu fui tão rude contigo durante tanto tempo! Tenho pedido perdão a Cristo e venho pedir perdão a ti também.”

Como pregador tenho sentido bem de perto o poder de Deus agindo em mim em várias circunstâncias. Muitas vezes sou apanhado, em alguma angústia antes de uma pregação, e depois de derramar a alma perante o Senhor solicitando a Sua capacitação, sinto o alívio por sentir a Sua presença.

O pr. Mark Finley menciona que enquanto dirigia uma série de conferências evangelísticas em uma das grandes cidades do Leste dos Estados Unidos, observou que três jovens senhoras sempre traziam suas Bíblias e procuravam com cuidado cada texto que se apresentava. Elas pareciam ser distintas senhoras cristãs, e ali estavam, noite após noite. Mas quando ele começou a discutir algumas verdades que nós, Adventistas do 7o. Dia, enfatizamos, notou que elas ficaram apreensivas. E numa quarta-feira à noite, após uma apresentação, as três senhoras disseram: “Aqui está toda a literatura que vocês nos têm dado. Não a queremos mais. Nosso pastor falou conosco e nos mostrou que os Adventistas do 7o. Dia são legalistas. Ele nos disse que não estamos sob a lei, mas sob a graça e que, portanto, o sábado não faz nenhuma diferença. Assim, não viremos mais às suas reuniões.” Elas saíram, e o pr. Mark Finley ficou, naturalmente, muito decepcionado. Naquela noite, antes de se deitar, orou por aquelas jovens senhoras. Orou durante uns dois ou três minutos, e foi dormir. Mas naquela mesma noite, Mike, um de seus instrutores bíblicos, não foi direto para casa. Ele dirigiu-se à igreja e começou a orar pelas reuniões. Ele ficou impressionado com aquelas três senhoras e sinceramente apresentou seu caso diante de Deus numa oração intercessória. Ele perdeu a noção do tempo e ficou ali orando por mais ou menos uma hora e meia. Perto da meia noite Mike sentiu que sua oração seria atendida, que o Espírito Santo o visitaria e que o Todo Poderoso alcançaria e tocaria aquelas jovens senhoras. No sábado seguinte, Mike estava cumprimentando as pessoas que chegavam à igreja. Para sua alegria, aquelas mesmas senhoras que haviam rejeitado as apresentações evangelísticas, vinham chegando. Depois de mostrar surpresa, Mike recebeu-as e saudou-as entusiasticamente. Uma delas disse: “Nestes últimos dias temos ficado confusas. Acreditamos que temos ouvido a verdade nestas reuniões. Acreditamos que esta é a mensagem de Deus. Não pudemos deixar de voltar.”

SEGUNDA-FEIRA(5 de Março) – JESUS, O MESSIAS QUE ORAVA - O  segredo do poder de Jesus estava na oração. Se nós quisermos ser ganhadores de almas e vermos os assuntos pessoais e familiares resolvidos, o poder do céu descerá sobre nós, na medida em que dobrarmos os nossos joelhos para orar em favor das pessoas e de nós mesmos. À medida que orarmos pelos outros, Deus nos dará a sabedoria que necessitamos para os alcançarmos. Apesar de Jesus ser Deus em carne humana, “Ele foi tentado como nós, mas sem pecados.”  Jesus orava por Si mesmo, pois Ele necessitava de receber o poder do Céu para suprir as Suas necessidades e poder vencer as tentações.  Mas muitas vezes Ele fazia oração de intercessão.

Se Jesus é Deus, então para quem e para que Ele orava? Essa é uma pergunta bem comum, e a resposta é encontrada no entendimento da trindade, e da encarnação de Jesus. A trindade é a doutrina onde só existe um Deus em toda a existência. Esse único Deus existe como três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Cada um é uma pessoa separada, mas cada um é, em sua essência, Divino por natureza.

A Encarnação - A doutrina cristã da encarnação é o ensinamento que Jesus, que é a segunda pessoa da trindade, adicionou a si mesmo uma natureza humana, e se tornou um homem. A Bíblia diz que Jesus é Deus encarnado, "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.....E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós..." João 1:1,14; e "porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade," Col 2:9. Jesus, portanto, tem duas naturezas. Ele é Deus e homem. Jesus foi completamente humano, mas Ele também trouxe consigo a natureza divina. E como homem, Ele necessitava de orar.

Vamos ver alguns versos que mencionam Jesus em oração: “E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.” Marcos 1:35

E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu; e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.” Lucas 3:21-22

“E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar. E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente.” Lucas 9:28-29

“E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos.” Lucas 6:12-13

Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;

“Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.” Lucas 22:31-32

TERÇA-FEIRA(6 de Março) – A ORAÇÃO DE FÉ Se Deus promete ouvir as  orações. Por que alguns crentes não acreditam nesta promessa? Veja estas promessas:

“E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.” Mateus 21:22

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” João 15:16. Ver Mateus 7: 7-11

Classifico pelo menos dois pontos porque alguns não acreditam nas promessas de Deus. 1) Porque desenvolvem uma religião apenas no âmbito intelectual. Não tem uma experiência real e de alegria com o Senhor. Seguem a Cristo à distância. Raramente é visto lendo a bíblia e fazendo orações particulares. É o tipo que quando tem problemas, primeiro pedem para os outros orarem por ele. 2) Devido aos traumas e recalques da infância. Os entendidos em comportamento humano dizem que a criança, até aos 7 anos de idade, depende e confia totalmente nos pais. A imagem que a criança tem dos pais, ou dos que a criam; até essa idade é, de forma inconsciente, transferida para Deus na fase adulta. Dependendo da experiência na educação, o crente reporta isso para Deus. Exemplo: Se na fase da infância os pais prometeram algo e não cumpriram, já na fase adulta o crente acha que Deus também não cumpre as Suas promessas.

Quantas vezes se deve confessar um pecado? Dentro desta ótica da psicologia é muito comum você ver cristãos confessando duas vezes, ou mais, o mesmo pecado. Porque fazer isso? Deus prometeu:Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” I João 1:9. Geralmente aquilo que é rotineiro e estático não envolve fé, mas aquilo que é profundo e sincero envolve fé.  Que Deus tenha misericórdia de nós para acreditarmos em Suas lindas promessas e sermos abençoados com o Seu imenso amor.

QUARTA-FEIRA(7 de Março) – PORQUE NÃO PEDIS Por que alguns filhos de Deus levam uma vida espiritual frustrada e sem poder? É porque não pedem a Deus bênçãos para a sua vida. Mas é bom lembrar que Deus envia o sol e a chuva sobre todos, e há muitos ímpios abençoados com bens materiais e boa saúde. Há, portanto uma grande diferença entre os desobedientes a Deus e os cristãos frouxos; quando comparados com os filhos de Deus que lhe são fiéis. São nos momentos de crise que o verdadeiro se mostra firme como a rocha, em Jesus;  enquanto que os outros se derretem em lágrimas, sem um norte para dirigir-lhes a vida. E quando chega o momento da morte, o fiel confia que terá apenas um sono antes da ressurreição, enquanto que o infiel fica desorientado.

Por que algumas orações não são atendidas? “Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. “ Tiago 4:2 e 3. Quando pedimos, em oração, coisas espirituais, como; mais vontade para estudar a Bíblia, orar, ir à igreja, testemunhar de Jesus, deixar a maledicência e a violência, etc... Deus nos sempre nos atende com um sim. Mas quando pedimos coisas materiais, como; casa, carros, trabalho, casamentos, etc..., ai Deus nos responde de outras maneiras: com um “espera um pouco mais”, com um “não.” Ou Ele até coloca, diante de nós, “opções lícitas” para fazermos um escolha, e alguns por não escolherem, não recebem a resposta.

Se Deus sabe aquilo aquilo que necessito, então porque devo orar? “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.” Tiago 5:16-18.

Veja este pensamento: “ A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo. Não que seja necessário, a fim de tornar conhecido a Deus o que somos; mas sim para nos habilitar a recebê-Lo. A oração não faz Deus baixar a nós, mas eleva-nos a Ele.” Caminho a Cristo, 79.

QUINTA-FEIRA(8 de Março) – SATISFAZER AS CONDIÇÕES – Em II Crônicas encontramos 4 condições para que as nossas orações sejam atendidas:  E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” II Crônicas 7:14.

Quando os filhos de Deus preenchem os requisitos espirituais as suas orações são atendidas. Veja esta história:  Em um país do ex-bloco comunista, o prefeito de uma pequena cidade lançava olhares invejosos em direção de um centro cristão de reabilitação. Ele espalhou calúnias para prejudicar os cristãos e para atrair medidas restritivas do Estado contra os cristãos. Ele teve sucesso? Sim, o trabalho e o raio de ação do centro de reabilitação foram reduzidos. Ele publicou resoluções que prejudicaram o centro. Ele tinha a esperança do centro ser fechado algum dia e esperava que nessa ocasião fosse receber toda a propriedade para fazer dela um asilo estatal. Será que com isso ele não iria conseguir muitos elogios da direção do Partido Comunista? Sem dúvida, mas tratava-se de um caso de evidente injustiça!

O que um cristão deve fazer em uma situação dessas? Ele deve organizar uma manifestação? Deve enviar uma carta de protesto ao redator-chefe do jornal local criticando a injustiça cometida? Ou será que ele deve resistir ao cumprimento das restrições? Ou será que ele deve ocupar a prefeitura acompanhado de seus colaboradores e não sair dali até que tudo tenha sido resolvido a seu contento? Não se precisa de muita fantasia para imaginar onde esse comportamento teria conduzido os cristãos em um país comunista.

Mas como foi que aqueles cristãos dominaram a situação? Eles aceitaram as restrições sem reclamar. E eles começaram a orar. O diretor do centro passou uma noite inteira em oração... e não tomou outra iniciativa qualquer, mas simplesmente confiou na proteção do Senhor.

Mas eis que uma série de fatos incomuns começou a acontecer. Um farmacêutico comunista da cidade ficou irritado com o prefeito e fez queixa em instâncias superiores argumentando que as restrições impostas ao centro de reabilitarão eram infundadas. Operários da fábrica local se desentenderam com o prefeito e declararam inválida sua assinatura na resolução. Alguns dias depois, o prefeito apareceu no centro de reabilitação, pediu desculpas pelos transtornos e ao mesmo tempo suspendeu todas as restrições que havia imposto.

Nesse acontecimento, a luta espiritual, a estratégia espiritual, as armas espirituais e a vitória espiritual tomaram forma concreta.” ("In Bildern reden", Heinz Schäfer).

Veja este texto: “Se atendermos ainda a iniquidade no nosso coração, se nos apegarmos a algum pecado consciente, o senhor não nos ouvirá, mas a oração da alma penitente e contrita será sempre atendida. Depois de reparadas todas as faltas de que temos consciência, podemos crer que Deus atenderá as nossa petições.” Caminho a Cristo, 95

SEXTA-FEIRA(9 de Março)Oração não é pedir simplesmente, orar é cultivar um relacionamento com Deus. Nos momentos de oração existem o louvor, a súplica, a ação de graças, a confissão e também a escuta do Senhor. A prece que fazemos em nosso quarto, com as nossas palavras, tem seus efeitos, mas, a oração na igreja tem uma “bênção ordenada.” Ver Salmo 133:3 

“Cristo recomendou a Seu povo que orasse sem cessar. Isto não quer dizer que estejamos sempre de joelhos; e, sim, que a oração deve ser como a respiração da alma. Nossas silenciosas petições, onde quer que estejamos, devem estar ascendendo a Deus, e Jesus, nosso Advogado, intercede por nós, elevando com o incenso de Sua justiça os nossos pedidos ao Pai.” E Recebereis Poder, 307 

“A oração é a respiração da alma. É o segredo do poder espiritual. Nenhum outro meio de graça a pode substituir, e a saúde da alma ser conservada. A oração põe a alma em imediato contato com a Fonte da vida, e fortalece os nervos e músculos da vida religiosa. Negligenciai o exercício da oração, ou a ela vos dediqueis de quando em quando, com intermitências, segundo pareça conveniente, e perdereis vossa firmeza em Deus. As faculdades espirituais perdem sua vitalidade, a experiência religiosa carece de saúde e vigor.” Mensagens aos Jovens, 249, 250

Luís Calos Fonseca - Licenciado em Teologia pelo Unasp - SP em 1986. Atualmente sou pastor distrital em Viseu – Portugal. Procuro viver conforme o código de ética do pastor Adventista: http://temasbblicos.blogspot.com/2011/11/codigo-de-etica-do-pastor-adventista-do.html




Sem comentários:

Enviar um comentário