segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO Nº 9 – A BÍBLIA E A HISTÓRIA


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO Nº 9 – A BÍBLIA E A HISTÓRIA

VERSO ÁUREO: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. Apocalipse 1:8

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Examinar a história através das lentes do grande conflito, o qual revela a vontade e o caráter de Deus, incluindo o respeito pela liberdade de escolha de cada um. Sentir o valor do amor de Deus no decorrer da história em enviar Jesus para morrer na cruz e oferecer a salvação à todos. Acreditar nas revelações das profecias bíblicas e na história, tendo Deus como o controlador do destino das pessoas do planeta.

INTRODUÇÃO: É curioso como muitos historicistas ou historiadores prostram-se, admirados, diante da Bíblia como fonte fidedigna da história. Enquanto procuram evidências históricas em outras fontes, também pesquisam na Palavra de Deus, datas e eventos vinculados para firmarem as suas teses. A arqueologia Bíblica também muito tem contribuído para dirimir dúvidas e firmar a história. A descoberta dos manuscritos Bíblicos do Mar Morto, veio trazer uma paz muito grande para os modernos, fiéis pesquisadores religiosos, ou não religiosos. É curioso que mesmo os manuscritos não sendo cópias originais, mas cópia de cópias, mantém uma fidelidade incrível à Bíblia Sagrada.

Quando comparamos a bíblia com outras obras seculares também fiáveis, vemos que nenhuma outra está tão bem alicerçada como a Bíblia. Por exemplo: Platão. Ninguém, em são juízo, ousaria contestar a obra deste grande filósofo. No entanto, dispomos apenas de dois manuscritos de Platão datados dos séculos 9º e 10º da nossa era. Assim também acontece com outros: Eurípedes, Sófocles ou Demóstenes. É curioso que se compararmos os manuscritos destes homens com as obras, há um intervalo muito grande. No caso de Platão quase 1500 anos. Já com a bíblia esse intervalo é bem menor, aumentando assim a sua fidedignidade.


A credibilidade da bíblia pode ser verificada através do cumprimento das suas profecias. Por exemplo: A profecia de Isaías, que anunciava que Jesus nasceria de uma virgem, foi dada 700 anos antes do nascimento de Cristo. Comparar Isaías 7:14 com Mateus 1:18. Outro Exemplo: O profeta Zacarias falou, no ano 520 a.C, em 30 moedas de prata, preço pelo qual avaliaram o Senhor Jesus. Comparar Zacarias 11:12 3 e13 com Mateus 27:3-10. É pena que incrédulos em Deus não enxerguem tantas evidências históricas e proféticas! O fato de terem encontrado fragmentos da arca de Noé evidencia também a veracidade da bíblia que comprova a história e arqueologia.

DOMINGO(26 de Fevereiro) – O PASSADO E O FUTURO – Na escola aprendemos a história mundial que também é a história das civilizações. E é curioso que quando chegamos nas civilizações mesopotâmicas e do Egito, e vemos as dinastias dos faraós e outros pontos relacionados com a Bíblia, os cristãos que defendem a criação, se identificam bastante com estes pontos da história. Qualquer historiador fiel prostra-se diante das evidências históricas da Bíblia.

A história é cíclica ou linear? Mas há um ponto interessante a ser analisado: A escola ensina que a história é cíclica, isto é, ela se repete através dos séculos. Essa teoria humana diz que tudo aquilo que está acontecendo hoje já aconteceu no passado e que tudo que o que acontece agora vai acontecer no futuro com outras pessoas, podendo ser na nossa geografia ou em outra. O problema maior com essa teoria é que ela não pode predizer o que de importante acontecerá e quando acontecerá. Qualquer tentativa de quantificar o tempo para um ciclo é geralmente então baseada em uma profunda incerteza

Perceberam o grande perigo desta teoria? Ela lança por terra a Bíblia, pois ela elimina o cumprimento das profecias que está no futuro. Algumas províncias norte-americanas estão tentando fazer com a que as escolas ensinem o ponto de vista bíblico, de que a história é linear. Sabemos que desde que existe o planeta terra habitável, desde Adão e Eva até a volta de Cristo, haverá vida neste planeta, e após o milênio os santos viverão a experiência da eternidade na Nova Terra e Novos Céus. Até lá estamos sujeitos ao seguimento da história, pois cada um de nós faz história. Somente os crentes conhecem e estão sujeitos à compreensão da história de forma linear.

O que diz a Bíblia sobre o início e o fim da história humana? A história humana não é uma série de ciclos repetidos e infindáveis, Ele teve um começo e terá um fim. Começo: Com Adão e Eva. Final: Após o milênio quando todos os desobedientes, Satanás e seus demônios serão lançados no fogo do inferno a arder, até acabar de queimar.

“No princípio criou Deus os céus e a terra.”Gênesis 1:1

“E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.” Apocalipse 21:1-6

SEGUNDA-FEIRA(27 de Fevereiro) – OS PROFETAS COMO HISTORIADORES – Como vimos na introdução destes comentários, os profetas Bíblicos são maravilhosos em ajudar na história geral da humanidade. Que Deus maravilhoso! Deixou a bíblia para facilitar a vida de historiadores, professores, cientistas e doutores. A lição de hoje traz o exemplo de Jerusalém que iria ser entregue a Babilônia em cumprimento das profecias que Deus havia anunciado através do profeta Jeremias sobre o destino de Israel.

Onde está Babilônia Hoje? Está totalmente destruída e, a arqueologia e a história comprovam o local das antigas ruínas desta cidade, que estão onde hoje é o Iraque.

Veja esta descrição sobre a destruição de Jerusalém: “Porque eis que eu convoco todas as famílias dos reinos do norte, diz o Senhor; e virão, e cada um porá o seu trono à entrada das portas de Jerusalém, e contra todos os seus muros em redor, e contra todas as cidades de Judá. E eu pronunciarei contra eles os meus juízos, por causa de toda a sua malícia; pois me deixaram, e queimaram incenso a deuses estranhos, e se encurvaram diante das obras das suas mãos.” Jeremias 1:15-16

Vejam também outros profetas falando do mesmo episódio:  “O Senhor dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará. Quebrantarei a Assíria na minha terra, e nas minhas montanhas a pisarei, para que o seu jugo se aparte deles e a sua carga se desvie dos seus ombros. Este é o propósito que foi determinado sobre toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações. Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás?" Isaías 14:24-27. Ver também Naum 1:5-10.

Vejam outros exemplos: Em 750 a.C,  Miquéias anunciou que o local do nascimento de Jesus seria Belém. Comparar Miq. 5:2 com Mateus 2:1.

O profeta Jeremias, cerca do ano 690 a.C anunciou o massacre dos inocentes, que foi ordenado por Herodes na vã tentativa de matar Jesus que tinha nascido. Comparar Jeremias 31:15 com com Mateus 2: 16-18. Deus não falha meu amigo. Os cientistas sim, estes são falíveis. Os homens falham. Há muitos cientistas que declaram que o mundo começou por um acidente e que terminará da mesma maneira. Mas quem conhece as profecias da Bíblia tem um doce sono.

Outro exemplo: Flávio Josefo foi um historiador e apologista judaico-romano, descendente de uma linhagem de importantes sacerdotes e reis , que registrou in loco a destruição de Jerusalém , em 70 d.C. , pelas tropas do imperador romano. Vespasiano, comandadas por seu filho Tito , futuro imperador. As obras de Josefo fornecem um importante panorama do judaísmo no século I. Esse historiador só vem confirmar as profecias alusivas à destruição de Jerusalém apoiando a veracidade da bíblia.

TERÇA-FEIRA(28 de Fevereiro) – DANIEL 2 E A PROVIDÊNCIA DE DEUS NA HISTÓRIA – Gosto muito do capítulo 2 do livro de Daniel, pois trata do futuro do mundo de uma forma muito esclarecedora, e não deixa margens para dúvidas. Qualquer historiador sincero, crente ou não, que lê o sonho de Nabucodonosor, e a interpretação do sonho por Daniel, inclina-se reverente, diante da riqueza de detalhes que Deus deixa na história.

No século dezoito, um ateu, francês especulava dizendo que uma vez que o universo está predeterminado por leis naturais; então se alguém estudasse profundamente as leis da natureza ao ponto de conhecer tudo, também conheceria o futuro. Vivemos numa época de esoterismo, misticismo e superstição. E também o charlatanismo está em alta. Pesquisas recentes mostram que a maioria das pessoas acredita em astrologia, fantasmas, discos voadores e terapia através de pessoas que já morreram.  Milhares de pessoas pagam altas somas de dinheiro para terem o futuro revelado. Mas ao longo dos milênios, a Bíblia tem provado sua exatidão histórica e profética.  A Bíblia é o único guia seguro e as suas profecias têm-se cumprido, perfeitamente, no período determinado por Deus.

Qual foi o sonho?  - “Tu, ó rei, estavas vendo e eis aqui uma grande estátua; essa estátua, que era grande, e cujo esplendor era excelente, estava em pé diante de ti e a sua vista era terrível.  A cabeça daquela estátua era de ouro fino, o seu peito e os seus braços, de prata; o seu ventre e suas coxas, de bronze; as pernas, de ferro; os seus pés, em parte de ferro e em parte de barro. Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou.…Mas a pedra que feriu a estátua se fez um grande monte e encheu toda a terra.” Daniel 2:31-35

Qual foi a interpretação do sonho?  - “Este é o sonho e também a interpretação… Tu ó rei, és rei de reis… Tu és a cabeça de ouro. E depois de ti, se levantará outro reino inferior ao teu e um terceiro reino de metal, o qual terá domínio sobre toda a terra.
E o quarto reino será forte como ferro. E, quanto ao que viste dos pés e dos artelhos, em parte de barro de oleiro e em parte de ferro, isso será um reino dividido….”

Esta profecia já cumpriu-se na história? Deus não falha -  O reino de Babilônia regeu o mundo desde 605 a.C. até 539 a.C. O reino dos Medos e Persas derrotaram os Babilônios em 539 a.C. e governaram sob a liderança do rei Persa, Ciro, de 539 a.C. até 331 a.C. O império Grego dirigido por Alexandre, o grande, derrotou os Medos e os Persas em 331 a.C. O império Romano conquistou os Gregos em 168 a.C. e governou até 476 d.C. Desde 476 d.C. até hoje, a Europa nunca mais se uniu politicamente. Embora houvesse muitas tentativas com Carlos Magno, Carlos V, Luís XIV, Napoleão Hitler e Estaline. O comunismo tentou unificar, mas também não conseguiu. Isso é pura história!

QUARTA-FEIRA(29 de Fevereiro) – O GRANDE CONFLITO E A HISTÓRIA – Para haver um conflito é necessário ter duas partes, onde pelo menos uma das partes esteja disposta a lutar. E foi exatamente isso o que aconteceu. Ainda no céu; de um lado  estava a Divindade;  representada por Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo e os anjos obedientes. Já do outro lado; estava Lúcifer, um anjo de primeira grandeza, e os anjos desobedientes a Deus e simpáticos a ele. No conflito que aconteceu no céu, Lúcifer perdeu a batalha. Veja esta descrição: “E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” Apocalipse 12:7-9

E o conflito continuou após a queda, e o primeiro alvo de Satanás foi os nossos pais no jardim do Éden. Foram tentados e caíram em pecados, como conhecemos a história. Sabemos que Deus providenciou a solução para o problema que foi a promessa em enviar Cristo para morrer pela humanidade como vemos: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gên. 3:15. Esta promessa já foi cumprida, mas o conflito continuou! E a história não deixa dúvidas. Quantas guerras! Quantas retaliações políticas! Quantos massacres! Quanto sangue! Quantas mortes! Meu Deus isso nunca mais vai ter fim?

Mas quem é responsável por tantos males? Se você perguntar para um cristão sincero, ele irá dizer que é Satanás. E eu concordo com ele. Mas o que o diabo tem feito é colocar a culpa do sofrimento humano em Deus! Incrível não é?

Veja essa citação: “ O objetivo do grande rebelde foi sempre justificar-se e provar que o governo divino era responsável pela rebelião. Para esse fim aplicou todo o seu poderoso intelecto. Trabalhou deliberada e sistematicamente, e com maravilhoso êxito, levando vastas multidões a aceitar a sua forma de ver quanto ao grande conflito que há tanto tempo se vem desenvolvendo. Durante milênios de anos esse chefe conspirador tem apresentado a falsidade em lugar da verdade.” O Grande Conflito, 557.

A Inquisição da idade média, por exemplo, foi uma guerra do grande conflito cósmico que o diabo impetrou contra Deus e os Seus filhos fiéis. A mudança da lei de Deus é a guerra espiritual mais forte que houve, e hoje multidões preferem obedecer mais aos homens do que a Deus, quando violam o sábado Bíblico e curvam-se diante de ídolos ou desonram os pais, por exemplo.

Por que razão Satanás não foi destruído logo depois da rebelião? “Os anjos nem mesmo perceberam tudo o que estava envolvido no grande conflito. Os princípios em jogo deviam ser revelados mais plenamente. E, por amor ao homem, a existência de Satanás devia continuar. O homem, bem como os anjos, precisavam de ver o contraste entre o príncipe da luz e o das trevas. Cumpria-lhe escolher a quem servir.” D.T.N, 650

QUINTA-FEIRA(1º de Março) – A CRUZ NA HISTÓRIA Você reparou que a história do mundo está dividida por um acontecimento? É maravilhosos sabermos que, de forma inequívoca, a maioria da humanidade não contesta o nascimento de Cristo?
Quem procura saber se Jesus é histórico? - Os crentes, naturalmente, procuram saber mais acerca de Jesus. Mas os descrentes também. Nas grandes bibliotecas europeias, o assunto que compreende mais títulos de livros é: Deus. O segundo é: Jesus. E isto é provavelmente verdadeiro no resto do mundo.

Como se explica Isso? Há cerca de 3 bilhões de cristãos no mundo, e quase 2 bilhões se interessarem por saberem sobre Jesus. Mas também, entre os outros quase 4 bilhões de pessoas que não são cristãs, há ainda um grande número que gostaria de saber. O mais curioso, talvez, é o número de ateus que investigam e que escrevem sobre o tema. Há mesmo um certo número que manifesta uma espantosa energia em criticar e em contestar. Entre estes, há alguns que denunciam uma certa falta de paz interior. Não será que a sua hostilidade venha do fato de terem uma má imagem de Deus? Porque qualquer homem, no segredo do seu coração, só pode aceitar, só pode desejar um Deus bom. E, enquanto não encontrar esse Deus bom, há talvez qualquer parte de si mesmo que ainda não encontrou a alegria.

De que forma a vida, morte e consequente ressurreição  de Cristo alterou a história da humanidade, como vemos neste texto paulino?: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.” II Coríntios 5:17-19.

É muito confortador saber que os meus pecados foram colocados nos ombros de Jesus, que morreu para me salvar!  É sempre bom lembrar que o clímax da história é mostrado de forma maravilhosa através do Cristo! É maravilhoso saber que não vou viver somente esta vida, mas que na segunda volta de Jesus poderei ter início à vida eterna!

SEXTA-FEIRA(2 de Março) – “A Bíblia é a história mais antiga e abrangente que os homens possuem. Procedeu diretamente da verdade eterna, e no decorrer dos séculos uma mão divina tem preservado a sua pureza...Unicamente ali encontramos um autêntico relato da origem das nações. Apenas ali se apresenta a história da nossa raça, não maculada pelo orgulho e preconceito humanos. Nos anais da história humana, o crescimento das nações, o levantamento e queda de impérios, aparecem como dependendo da vontade e façanhas do homem...Na Palavra de Deus, porém,  a bíblia apresenta a verdadeira filosofia da história.” Educação, 173

Luís Calos Fonseca - Licenciado em Teologia pelo Unasp - SP em 1986. Atualmente sou pastor distrital em Viseu – Portugal. Procuro viver conforme o código de ética do pastor Adventista: http://temasbblicos.blogspot.com/2011/11/codigo-de-etica-do-pastor-adventista-do.html



Sem comentários:

Enviar um comentário