sexta-feira, 2 de março de 2012

A NECESSIDADE DE ARREPENDIMENTO


A NECESSIDADE DE ARREPENDIMENTO

É muito confortador saber que é Deus que traz-nos o arrependimento. E o arrependimento foi criado para os pecadores. Veja estes versos:

“Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?” Romanos 2:4

"Respondeu-lhes Jesus: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento." Lucas 5:31 e 32


"Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores." Mateus 9:13

O que é arrependimento? É o to de afastar-se do pecado, da desobediência e da rebeldia, voltando-se para Deus.  O verdadeiro arrependimento envolve um ato de contrição divina pelo pecado e leva o arrependido a aborrecer o pecado que antes gostava. Arrependimento significa mudança de mentalidade. Arrependimento é diferente de remorso.

Ellen White assim definiu arrependimento: “O arrependimento compreende tristeza pelo pecado e afastamento do mesmo. Não renunciaremos ao pecado enquanto não reconhecermos a sua malignidade; enquanto dele não nos afastarmos sinceramente, não haverá em nós uma mudança real da vida.” O Caminho a Cristo

Judas teve remorso por ter traído Jesus - "Então Judas, aquele que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, devolveu, compungido, as trinta moedas de prata aos anciãos ..." Mateus 27:3

Em sua grande bondade, Deus retém o seu juízo, dando tempo às pessoas para que abandonem o pecado - É fácil abusarmos da paciência de Deus e buscarmos aprovação para os caminhos errados em que vivemos. A autocrítica é algo difícil; é ainda mais penoso apresentarmo-nos abertamente a Deus e permitir que Ele nos diga em que áreas de nossa vida precisamos mudar. Porém, como cristãos, devemos pedir ao Senhor que nos mostre os nossos pecados, para que Ele nos possa perdoar e curar. Infelizmente temos a tendência de admirar a paciência que o Senhor tem para com outras pessoas, em vez de nos humilharmos e reconhecermos como Ele tem sido paciente conosco.

É tempo de arrependimento -  "Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam." Atos 17:30. Agora, com a plena e perfeita revelação de Deus através da vinda de Cristo, a Palavra de Deus ordena a todos que se arrependam e creiam em Jesus como seu Senhor e Salvador. Não haverá excepção, pois Deus não tolerará os pecados de quem quer que seja.

O arrependimento, está bem claro, é essencial à salvação: "Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus." Mateus 4:17. O significado básico de arrependimento  é “voltar-se ao contrário”; dar uma volta completa. Trata-se de abandonar os maus caminhos e voltar-se para Cristo, e através dele, para Deus: Os seguintes versos ilustram:

"Para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim." Atos 26:18

"Porque éreis desgarrados, como ovelhas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas." I Pedro 2:25

O arrependimento é uma decisão livre, da parte do pecador, e quando este arrepende-se, ocorre a transformação  - Deus não força a vontade de ninguém. O verdadeiro arrependimento caracteriza-se pelo completo abandono do pecado . Os pecados como que são sepultados; e o resultado disso, na vida diária do crente, é a certeza do perdão e a dedicação às boas obras, que distinguem um indivíduo verdadeiramente regenerado. Possibilitada pela graça divina capacitadora que lhe é concedida quando ele ouve o Evangelho e nele crê. Para termos uma nova vida é necessário o arrependimento.

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor." Atos 3:19

Os fariseus encobriam seus pecados com a respeitabilidade social. Passavam-se por bons praticando boas ações em público e apontado os pecados dos outros. Jesus dedicou seu tempo não a esses líderes religiosos orgulhosos e hipócritas, mas às pessoas que reconheciam seus pecados e sabiam que não eram suficientemente boas para Deus.

Segue uma parte do texto do capítulo “Mudança de Rumo” do livro Caminho a Cristo, onde fala do verdadeiro arrependimento de Davi:

 “A oração de Davi, depois de sua queda, ilustra a natureza da verdadeira tristeza pelo pecado. Seu arrependimento foi sincero e profundo. Não fez nenhum empenho por atenuar a culpa; nenhum desejo de escapar ao juízo que o ameaçava lhe inspirou a oração. Reconheceu a enormidade de sua transgressão; viu a contaminação de sua alma; aborreceu o pecado. Não suplicava unicamente o perdão, mas também um coração puro. Anelava a alegria da santidade - ser reintegrado na harmonia e comunhão com Deus. Era esta a linguagem de sua alma:
"Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano." Sal. 32:1 e 2."Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade;Apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das Tuas misericórdias.Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.Não me lances fora da Tua presença e não retires de mim o Teu Espírito Santo.Torna a dar-me a alegria da Tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação,E a minha língua louvará altamente a Tua justiça." Sal. 51:1, 3, 7, 10-12 e 14.
Arrependimento como esse, está além de nossas forças realizar; só é obtido por meio de Cristo, que subiu ao alto e deu dons aos homens. Exatamente aqui está o ponto em que muitos erram, sendo por isso privados de receber o auxílio que Cristo lhes desejava conceder. Pensam que não podem chegar a Cristo sem primeiro arrepender-se e que é o arrependimento que os prepara para o perdão de seus pecados. É certo que o arrependimento precede o perdão dos pecados, pois unicamente o coração quebrantado e contrito é que sente a necessidade de um Salvador. Mas terá o pecador de esperar até que se tenha arrependido, antes de poder chegar-se a Jesus? Deve fazer-se do arrependimento um obstáculo entre o pecador e o Salvador?”

Que Deus abençoe você.

Luís Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário