sexta-feira, 9 de março de 2012

Quando a Graça está presente o preconceito está ausente.


Graça presente, preconceito ausente.

Li estes dias o seguinte testemunho: “Estava orando hoje e colocando algumas coisas diante de Deus, e disse a Ele que eu me sinto imperfeito demais para a igreja de hoje, entendam eu sou cheio de pecados, falhas, minha fé é vacilante e ainda tem muitos outros erros que eu poderia apontar. E acontece que quando entro numa igreja, eu vejo as pessoas que estão lá e parece que todas se esforçam para se mostrarem perfeitas, elas se acham cheias de santidade, são recompensadas pelo bem que fazem e tem uma fé capaz de mover montanhas.”

Como pastor tenho recebido muitas pessoas na igreja: São os convidados e visitas, são irmãos por carta de transferência e por batismo; e, cada pessoa entra com as suas peculiaridades. E vejo que quando entra uma pessoa problemática, as pessoas “perfeitas” da igreja olham ou agem com algum preconceito, ou a pessoa vira assunto da "oração" que é o novo modo de espalhar uma fofoca muitas vezes, mas mascarada de santidade.

Eu sei que no fundo ninguém é perfeito e que na verdade ao ir à igreja, muitos vestem suas máscaras. A igreja é um lugar para ser justamente onde nos despimos das máscaras, e nos portarmos com sinceridade diante dAquele que conhece os nossos corações e sabe perfeitamente como somos.

E quando entrar um drogado, ou um homossexual, ou uma prostituta, uma mãe solteira, ou uma mulher divorciada, o que acontece quando pessoas imperfeitas entrarem em nosso “mundinho particular de perfeição?” Seremos o povo que aponta o dedo e julga com superioridade achando-nos acima dos demais seres humanos?


Lembro-me de um Homem que encontrou com uma mulher adúltera e não levantou um dedo para acusá-la; ao invés disso, Ele demonstrou amor e transformou radicalmente a vida dela. Entenda;  esse homem nunca compactuava com o pecado em si, na verdade ele o odiava pois conhecia a degeneração que ele tinha causado no mundo, mas esse Homem amava os pecadores, foram tantas as vezes que ouvimos da sua boca: "Os seus pecados foram perdoados, vai-te e não peques mais." Ele era perfeito em todas as dimensões, mas isso não o impedia de tocar nas imperfeições das pessoas e curá-las, não apenas física, mas também espiritualmente. Com que olhos enxergamos o nosso irmão?

A graça salvadora de Deus precisa ser cantada e falada entre o povo de Deus! Eu tenho orado para receber a Sua graça diariamente. Sinto que a graça Divina está praticamente extinta no meio daqueles que se dizem alcançados por ela. O homem natural  quer receber palavras de poder, e de tomar posse da graça Divina. Isso tudo é muito lindo,  importante e necessário; mas, o que temos feito em favor de uma criança que desmaia de fome aos nossos pés; ou de um jovem que vicia-se em crack, cola, ou qualquer outra droga para saciar a fome ou a solidão, ou para ajudar uma rapariga que vende o próprio corpo para sobreviver?

Jesus abandonou toda a glória e majestade, em um mundo de perfeição, para viver entre os imperfeitos e demonstrou tanto amor e graça ao ponto de morrer por esses pelos pecadores orgulhosos, mentirosos e traidores. E eu me incluo! Como temos mostrado que somos portadores da graça de Deus?

Este texto traduz bem o carinho que devemos ter para com as pessoas: “A atitude de vocês deve ser semelhante àquela que nos foi mostrada por Jesus Cristo, que embora Deus, não exigiu e nem tampouco Se apegou a Seus direitos como Deus. Mas pôs de lado Seu imenso poder e sua glória, ocultando-Se sob a forma de escravo e tornando-Se como os homens. E Se humilhou ainda mais, chegando ao ponto de sofrer uma verdadeira morte de criminoso numa cruz. Contudo, foi por causa disso que Deus O elevou até às alturas do céu e Lhe deu um nome que está acima de qualquer outro nome, para que ao nome de Jesus todo joelho se dobre no céu, na terra, e debaixo da terra.” Filip. 2:6-10.

“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.” Tito 2:11.

Luís Carlos Fonseca



2 comentários:

  1. Nossa, que texto maravilhoso!
    Pastor: muitas pessoas têm me procurado para desabafar, principalmente aqui no "mundo virtual".
    Olha, eu tenho ouvido tantas histórias tristes, mas tantas...
    Sinto pena dos "perfeitos" e dos "juízes" que roubam o lugar de Deus e parece que muito pouco conhecem sobre o imenso Amor de Cristo.
    Parabenizo-o pela brilhante meditação!
    Que o Senhor o abençoe e o guarde!
    Feliz Sábado!
    Um forte abraço.
    Elisangela

    ResponderEliminar
  2. Oi Elisangela! A mensagem da graça Divina está estampada em toda a bíblia. Há um fio condutor que liga Gênesis até o Apocalipse onde mostra o grande amor de Jesus. Esta é a mensagem mais pura e cristalina que há na Palavra. Devemos cuidar para não acharmos que somos salvos pelas obras, embora estas devam ser prova da salvação obtida.Que sejamos sempre alcançados pela graça maravilhosa de Jesus. Abraço

    ResponderEliminar