domingo, 25 de março de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1: DEFINIÇÃO DE EVANGELISMO E TESTEMUNHO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1: DEFINIÇÃO DE EVANGELISMO E TESTEMUNHO

VERSO ÁUREO: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:19-20

INTRODUÇÃO:  O tema das lições desta semana é muito importante, pois trata da vida da igreja. Uma igreja que não participa de atividades missionárias é triste e, geralmente, causa problemas. Uma igreja que não trabalha, e fica voltada apenas para dentro de si, em vez de estar voltada para fora(evangelizar), dá trabalho para a liderança.


A igreja de Cristo sempre existiu. O primeiro modelo de igreja surgiu com os patriarcas. No modelo patriarcal os senhores juntavam na sua casa; a sua família e os servos para adorarem e sacrificarem ao Senhor. Depois surgiram o tabernáculo e o templo, para o povo de Deus ficar organizado. Depois surgiram as sinagogas e  logo a seguir surgiram as igrejas cristãs. Houve um período que a igreja de Cristo ficou escondida no deserto, foi a época da perseguição de Roma Cristã. Hoje a igreja de Cristo está presente no mundo todo, e com muita pujança. Graças a Deus por isso!

Quais são os três principais propósitos da igreja? 1) Adoração. A igreja de Cristo existe para os Seus fiéis prestarem culto de adoração ao Deus Criador de todas as coisas. E o Sábado é dia apropriado para os filhos de Deus comemorarem o aniversário da criação, na igreja. Mas a adoração a Deus deve acontecer no lar da cada família, e também na vida particular dos crentes. Quando, verdadeiramente, adoramos a Deus; não damos espaço para o ceticismo e dúvidas. O ateísmo surge porque as pessoas ignoram o Deus Criador, Mantenedor e Restaurador.  2) Comunhão. A igreja existe para mantermos comunhão com Deus e com os irmãos. Ninguém consegue manter a fé em Deus vigorosa ficando em casa.  Este ponto é bem apresentado em um único verso bíblico: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hebreus 10:25. 3) Testemunho. No verso áureo desta semana encontramos a tripla comissão que Deus deixou para a sua igreja. “Ide, pregai, ensinai e batizai.” Veja estes textos: 

“A Igreja foi organizada para servir, e sua missão é levar o Evangelho ao mundo.” Serviço Cristão,  15

“A Igreja é o instrumento apontado por Deus para a salvação dos homens.” Idem.

“Alguém tem de cumprir a comissão de Cristo; alguém tem que levar avante a obra que Ele começou a fazer na terra; e esse privilégio foi concedido à Igreja. Para este fim foi ela organizada” Serviço Cristão, 14.

“Aos membros da Igreja, a quem Ele chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz, compete manifestar Sua glória.” Serviço Cristão, 15.

DOMINGO ( 1º de Abril) – O QUE É EVANGELISMO?  - Evangelismo deriva do substantivo grego; evanggelion e do verbo evanggelizomai que significa: anunciar boas notícias. Portanto, evangelismo é a proclamação da boa nova da salvação em Jesus Cristo, com vista a fazer a reconciliação entre o pecador e Deus, o Pai, através do poder do Espírito Santo.

Evangelismo não é dom,  é uma ordem de Jesus: a) Mat. 28:19. “Vão e façam discípulos” b) Mar. 16.15  “Vão pelo mundo e preguem o evangelho” c) Luc.  24.48  “Vocês são testemunhas destas coisas” e  d) Atos 1:8  “E serão minhas testemunhas”

O verdadeiro evangelismo sempre foi acompanhado de muito poder. Se olharmos na história da igreja veremos que sempre, antes de conversões em massa, houve um derramamento do Espírito Santo. Veja Atos 2:41 e  4:4. Depois disto houve um grande movimento missionário; ver  Atos 17:6  O Espírito Santo, a terceira pessoa da Divindade é quem capacita os cristãos para a pregação da Palavra. O poder prometido por Jesus aos discípulos, provinha do Espírito Santo. Todos precisamos ser revestidos desse poder. Veja estes versos que mencionam o poder que sempre acompanhou os cristãos primitivos:
E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.” Atos 4:33

“E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.” Atos 5:42

Após a pregação de Paulo e Barnabé: “E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.” Atos 13:48

Há um falso ensinamento que diz que a obra do Espírito Santo visa dar ao crente apenas vitórias; mas, a verdade é que o Espírito Santo veio capacitar o crente à executar a obra de Deus.  Em outras palavras, o Espírito Santo nos dá poder para o serviço. O Senhor Jesus disse: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir” Mat. 20:28. Porém, temos visto que muitos membros querem ser servidos, e buscam experiências com o Espírito Santo no intuito de apenas receber benefícios.  O evangelho de Jesus não promete casas, carros novos, empregos maravilhosos, abundância de bens, boa vida e saúde perfeita. O Evangelho muito pregado pela teologia da prosperidade em nossos dias, está fora da Palavra de Deus. Enquanto isto, cerca de 70 pessoas morrem no mundo, sem Jesus, a cada minuto.  Isto significa que milhões de pessoas, por ano, morrem sem alcançar a Salvação. Você está envolvido em algum tipo de evangelismo?

SEGUNDA-FEIRA(2 de Abril) – O QUE É TESTEMUNHO? -  Testemunho é algo importante que alguém diz ter visto e ou ouvido de outra pessoa. No caso, os discípulos de Cristo deram testemunho daquilo que tinham visto e ouvido, vejam estes versos:

E vimos, e testificamos que o pai enviou seu filho para Salvador do mundo.” I João 4:14.

“O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.” I João 1:3

Veja um outro exemplo de testemunho a respeito do endemoninhado Gadareno: “E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti. E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam.” Marcos 5:18-20

O que é uma testemunha? É alguém que apresenta um testemunho que conhece por experiência pessoal. Foi o caso dos discípulos que estiveram com Jesus e puderam escrever a Seu respeito, e dos Seus feitos. É curioso que as pessoas, geralmente, gostam de falar bem a respeito dos seus filhos, cônjuge, amigos e pessoas queridas. Ninguém testemunha positivamente de algo mal que observou vindo de pessoas sem princípios. Gostamos de falar sobre aquilo que vai no nosso coração. Para falarmos de Cristo, o nosso coração deve estar imbuído do Seu amor, senão não ficaremos calados. O exemplo mais interessante que me lembro, de um testemunho vivo, foi da mulher Samaritana:Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.” João 4:28-30.

“E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito.” João 4:39

Veja este lindo texto: “Aquele que contempla o incomparável amor do Salvador, será elevado em pensamento, purificado no coração e transformado no caráter. Ele irá servir de luz ao mundo. Quanto mais contemplarmos a cruz de Cristo, tanto mais adotaremos a linguagem do apóstolo, quando disse: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de Cristo.” Gálatas 6:14.” Obreiros Evangélicos, 29.

TERÇA-FEIRA( 3 de Abril) - A EVIDÊNCIA BÍBLICA - Ganhar almas deveria ser o privilégio supremo do crente. Nem ao anjo Gabriel, nem à qualquer  anjo do céu foi concedido do privilégio da alegria de ganhar almas para o reino de Deus. Billy Graham, um dos maiores evangelistas dos séculos XX e XXI, por causa de seu grande prestígio, foi convidado a concorrer à presidência dos Estados Unidos da América, mas não aceitou. Ele disse que seria uma grande honra, mas que não se rebaixaria de seu cargo de ministro do Evangelho. “Os que forem sábios, resplandecerão, como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, refugirão como as estrelas para todo o sempre. ” Dan. 12:3.

Os apóstolos bíblicos tiveram o privilégio de anunciar a Palavra às autoridades romanas e ao povo de várias nacionalidades. Barnabé e Paulo fizeram um lindo trabalho como evangelistas como vemos em Atos 13:1-49. O Novo Testamento revela clara a maneira maravilhosa que os primeiros crentes se dedicavam a pregar e partilhar o Evangelho. Paulo e Barnabé não formavam  a equipe de evangelismo perfeita, mas eles eram sinceros e fizeram o melhor que puderam. Eles tiveram alguma desavença sobre a aptidão de Marcos para o ministério, e como resultado cada um seguiu o seu próprio caminho, no entanto, Deus abençoou e formou-se duas equipes missionárias em vez de apenas uma. Vemos que mesmo em face de problemas humanos, Deus age em favor do evangelho.

A lição de hoje trás o exemplo de Atos 6:1-7, onde menciona sobre a necessidade de ordenar diáconos, pois o crescimento da igreja era muito grande. E no verso 3 encontramos algumas qualidades essenciais em um líder de igreja: “Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.” Atos 6:3. O quesito que salta aos meus olhos é “cheios do Espírito Santo” Só assim podemos cumprir o evangelismo com eficiência!

Deus não quer que nos sentemos comodamente numa poltrona, sem fazer nada a não ser esperar pelo dia do grande e último derramamento do Espírito Santo sobre a igreja. Pelo contrário, temos que desempenhar papel ativo ao cooperar com Ele para esse dia venha breve. Em Atos capítulo 1, os cristãos primitivos seguiram as instruções de Cristo de orar pelo prometido derramamento do Espírito Santo, e Deus honrou as orações deles com a experiência do Pentecostes.

Ellen White dá-nos instruções claras a respeito de como orar pela chuva serôdia: “A descida do Espírito Santo sobre a igreja é olhada como estando no futuro; é, porém, o privilégio da igreja tê-la agora. Buscai-a, orai por ela, crede nela. Precisamos tê-la, e o Céu espera concede-la.” Evangelismo, 701.

“A medida do Espírito Santo que recebemos será proporcional à intensidade do nosso desejo, à fé exercida neste sentido e ao uso que fizermos da luz e do conhecimento que nos forem concedidos.” Eventos Finais, 188.

“Não estamos suficientemente dispostos a insistir com o Senhor com as nossas petições, e a suplicar-Lhe o dom do Espírito Santo. O Senhor quer que O importunemos a esse respeito. Deseja que apresentemos com insistência as nossas petições diante do trono.” Fundamentos da Educação Cristã, 537.

QUARTA-FEIRA(4 de Abril) – CONTAR A NOSSA HISTÓRIA PESSOAL – O mais poderoso testemunho que alguém pode dar, em favor do evangelho, é contar a sua história pessoal para um descrente. O maior milagre que pode acontecer é a transformação da vida dos filhos de Deus; de viciados em pessoas livres; de mentirosos e adúlteros em sinceros e fiéis ao cônjuge e a Deus; de idólatras em fiéis adoradores do Deus criador; de comilões e beberrões em temperantes; de briguentos e orgulhosos em mansos e humildes. O testemunho pode ser dado em vários momentos e público alvo: a) Para colegas de trabalho, escola e faculdade. b) Amigos que frequentam a intimidade do seu lar. c) Vizinhos de rua e apartamentos. d) Professores ou alunos. e) Patrões e empregados. f) Na igreja; nos cultos de oração, nos momentos dos testemunhos. g) Nos pequenos grupos ou estudos bíblicos, e h) Na Escola Sabatina.

Existe alguma técnica para dar o testemunho pessoal? Sim, existe! Os momentos do testemunho devem ser divididos em três partes: 1ª) Um breve resumo da sua vida antes de aceitar Jesus como o seu salvador pessoal. Se você nasceu em lar Adventista, sempre há aquele momento da conversão. É desaconselhável contar detalhes de pecados íntimos e perniciosos. 2ª) Um explicação de como você conheceu Jesus.Para os que nasceram e cresceram em lares cristãos contar o momento que mais marcou o ponto de virada espiritual, uma semana de oração, um estudo bíbico que recebeu ou uma grande provação. 3ª) Contar o que mudou na sua vida e que benefícios isso tem trazido para si e família.

O discurso que Paulo apresentou diante do Concílio de Jerusalém tem a forma de um testemunho pessoal e apresenta os três ponto acima apresentados: Em Atos 22: 3-5 conta a sua vida antes de conhecer Cristo. Em Atos 22: 6-16 conta o modo como ele conheceu Jesus,  e em  Atos 22:17-21 menciona  como foi a sua vida depois da sua conversão.

QUINTA-FEIRA(5 de Abril) – A DESCRIÇÃO DA NOSSA TAREFA – A lição de hoje toca uma questão muito delicada; pois se você é o tipo de cristão que apenas papa sermões, ou fica esquentando os bancos da igreja, ou paga para outros fazerem o trabalho missionário, ou direciona o trabalho para as instituições da igreja, como a ADRA ou Dorcas; eu digo que Deus tem uma mensagem especial para si.

Veja estes textos da Bíblia e do Espírito de profecia: “Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós.” I Pedro 3:15

“Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” II Timóteo 4:1-2´.

“Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.” Apocalipse 12:12

“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” Romanos 13:11

“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Mateus 24:14

A volta de Jesus está vinculada apenas ao término da pregação do evangelho, ou envolve um outro fator?
"Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então Ele virá para reclamá-los como Seus." Parábolas de Jesus, 69

Quando Ellen White fala da reprodução perfeita do caráter de Cristo para que Ele possa então voltar, é claro que o texto está falando a verdade. Concordo em grau e número. Ellen White diz também que  imperfeição de caráter é pecado. Parábolas de Jesus, 330 e que o Senhor requer perfeição de Sua família redimida. Ele exige perfeição na formação do caráter. SDABC, v. 5, p.1.085. E ainda diz que a própria imagem de Deus tem de ser reproduzida na humanidade. A honra de Deus, a honra de Cristo, acha-se envolvida no aperfeiçoamento do caráter de Seu povo” O Desejado de Todas as Nações, 671. Incrível não é?

SEXTA-FEIRA(6 de Abril) – CONSERVAÇÃO DOS MEMBROS -  “O verdadeiro caráter da Igreja não se mede pela sua elevada profissão de fé, mas pelo que ela está realmente fazendo pelo Mestre.” Serviço Cristão,  12.
  
“Depois de as pessoas se haverem convertido à verdade, cumpre sejam cuidadas... Não devem ser deixadas a si mesmas, presas das mais poderosas tentações de Satanás, elas precisam ser instruídas com relação a seus deveres, ser tratadas bondosamente, conduzidas e visitadas, orando-se com elas.” Evangelismo, 351. Ver Atos 15:36; Gálatas 6:1 e Tiago 5:19 e 20

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário