domingo, 4 de março de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 – DEUS COMO ARTISTA


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 – DEUS COMO ARTISTA

VERSO ÁUREO: “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.” Salmos 27:4

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Apreciar os desígnios de Deus, tal como revelados no santuário, no mundo natural e em Suas obras de arte. Sentir a beleza de Deus que ilustra a Sua bondade. Aceitar o direito que Deus tem de nos moldar como vasos para a Sua glória.

INTRODUÇÃO: Em uma das minhas viagens, visitei a Capela Sistina em Roma, e lá há lindas pinturas de Michelangelo mostrando a criação do mundo e do homem.  Quem contempla aquelas lindas obras de arte fica encantado!  

Durante os estudos anteriores da lição, vimos vários atributos de Deus; Deus Onisciente, Onipotente, Onipresente, Criador, Redentor e Mantenedor. Na lição desta semana vamos ver Deus como artista. Para além da natureza que Deus pintou, podemos ver a maravilha do Deus Artista em nós mesmos. Nós somos a tela. Com nossa livre cooperação o Senhor vai desenhando a obra de arte que é nossa vida. Depois podemos olhar para trás e perguntar: por que as coisas foram assim? Quando analisamos um quadro, descobrimos a mão do artista, intuímos qual foi sua ideia e o que quis pintar. Da mesma maneira, ao ver a nossa vida, podemos descobrir a mão de Deus: nossa vida foi assim porque seu Artista assim o permitiu, assim o quis, e então nos damos conta de que não é fruto da casualidade ou da fatalidade, mas que por trás está a mão amorosa de Deus.


A melhor obra de arte: Fomos criados “à imagem e semelhança de Deus”, portanto  o homem é a obra prima da criação de Deus; então Deus, originalmente já havia pintado o melhor quadro. Mas, com a entrada do pecado, Deus precisa retocar o quadro da nossa vida. As nossas escolhas fatalmente irão afetar a pintura deste quadro quer para pior ou para melhor. Cito os exemplos de dois personagens bíblicos: Saul e Davi. Ambos tiveram as mesmas oportunidades. O primeiro rejeitou, e teve um trágico fim, já, Davi deixou ser moldado por Deus, e teve um final feliz e abençoado. Que quadro o Artista Celestial está pintando da sua vida? Deus é amante daquilo que é belo e deseja pintar um lindo quadro seu.

DOMINGO(11 de Março) – DEUS COMO OLEIRO – O verso para hoje é lindo: “Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos.” Isaías 64:8. Deus mostrou suas aptidões como oleiro desde quando fez Adão no jardim do Éden. No original hebraico a palavra “Adam” está intimamente ligada à palavra terra que é “adamah”. Curioso não é? É incrivel, e ao mesmo tempo difícil de imaginar, como o ser humano ser formado do pó mantém uma linda complexidade de ossos, nervos, músculos, pele e sangue! Mas, por sermos formados de material tão frágil, somos susceptíveis a quebrar.

Ao ser partido, um vaso perde a sua utilidade, sua beleza e valor. A não ser que ele seja restaurado, não terá mais serventia, Quantas vezes na vida, nós nos sentimos como um vaso trincado. Perdemos nossa auto-estima, tornamo-nos incapazes de emitir com nossos lábios um som de louvor, somos dominados pela tristeza e, não raro, caímos em depressão. As trincas da nossa alma podem vir de dentro de nós mesmos ou de fora. Para as fissuras interiores causadas pelos nossos pecados, podemos ser restaurados pelo perdão de Deus. Para os danos que nos vêm de fora, podemos ser consertados pelo perdão que, pela graça de Deus agindo em nós, podemos conceder a quem nos feriu, e receber o perdão do próximo. Em ambos os casos, podemos ter de volta a nossa auto-estima, a alegria, o significado da nossa vida a e nossa consciência de valor. Deus é o nosso oleiro e quer moldar-nos.

Em Jeremias 18:1-6 lemos assim: "A palavra do Senhor, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”

Davi no salmo 31:12 disse:“Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado.” Se nos sentimos como Davi, é hora de levantarmos e sacudirmos o pó e analisarmos quais os fatores que nos derrubaram e, com a graça de Jesus ficarmos em pé outra vez; pois a restauração da alma tem o seu início no momento que reconhecemos a nossa situação e vamos à Jesus em busca da restauração.

SEGUNDA-FEIRA(12 de Março) – DEUS COMO ARQUITETO – É curioso que os arquitetos do mundo tem deixado um legado maravilhoso de verdadeiras obras de arte. São pontes, prédios e monumentos que enchem os olhos, até de turistas distraídos. As pirâmides do Egito  são, sem dúvidas, o paradigma da arquitetura egípcia. Suas técnicas de construção continuam sendo objeto de estudo para engenheiros e historiadores. A pirâmide foi criada durante a dinastia III, pelo arquiteto Imhotep, e essa magnífica obra lhe valeu a divinização, dentro das crenças egípcias. No início as tumbas egípcias tinham a forma de pequenas caixas; eram feitas de barro, recebendo o nome de mastabas, banco. Foi desse arquiteto a idéia de super-por as mastabas, dando-lhes a forma de pirâmide.
Em Êxodo 25:1-9 descreve a ordem que o Arquiteto Deus deu ao povo de Israel para recolher ofertas para a construção do tabernáculo. E a partir do verso 10 mostra em detalhes como Deus queria que fosse feito. Deus não deixou nenhum pormenor ao acaso, Ele planejou tudo. Ele mesmo selecionou os materiais, dirigiu a construção, inspecionou a execução, e depois Ele abençoou na inauguração.

Se Deus foi tão cuidadoso em instituir a sua igreja no deserto, o que dizer a respeito do Seu cuidado para conosco?  O povo de Israel falhou como nação, e Deus delegou à cada cristão  o privilégio se ser um edifício espiritual. Portanto quando vamos à igreja, que é o edifício visível e físico Deus deseja que a nossa vida esteja consagrada a Ele. “Mas vós sois a geração eleita, “o sacerdócio real”, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” I Pedro 2:9

“Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus”. Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. I Cor. 3:9-11.

TERÇA-FEIRA(13 de Março) – DEUS COMO MÚSICO – A música, sem dúvidas, é a arte que mais expressa o estado de espírito do artista. Deus criou a música e a transmitiu primeiramente para os anjos celestiais. É claro que Lúcifer, o regente do coro celestial, após transformar-se em diabo, deturpou a boa música, introduzindo tipos de músicas que desonram a Deus.

O texto sugerido para hoje é este:  E quatro mil porteiros, e quatro mil para louvarem ao Senhor com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi.” I Crônicas 23:5.

Davi foi muito abençoado por Deus, e mesmo antes de falecer e poder ver a templo construído, como era músico, ele formou uma orquestra e coral com 4000 pessoas. Incrível não é? Hoje é muito difícil formar um coro com tanta gente!

Antes de morrer Davi deixou claro que suas composição musicais vinham do Senhor: “E estas são as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel. O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha boca. II Sam. 23:1-2

A música no Velho Testamento sempre foi evidente e teve um lugar muito especial na adoração. Leia este verso: “E pôs os levitas na casa do Senhor com címbalos, com saltérios, e com harpas, conforme ao mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque este mandado veio do Senhor, por mão de seus profetas.” II Crônicas 29:25.

Hoje alguma confusão tem sido criada na igreja Adventista por parte de alguns adoradores,  sobre o tipo de instrumentos musicais que devem ser tocados. O texto acima refere-se ao címbalo, saltério e harpa. A harpa  é o mais antigo instrumento musical que se conhece, existindo  já antes do dilúvio. Ver Gênesis 4:1. O Saltério é instrumento de cordas para acompanhar a voz. Ver Salmo 33.2;144.9. Címbalos são instrumentos de percussão formados por dois pratos de metal. “Os músicos Emã, Asaf e Etã tocavam forte os címbalos de bronze.” I Cron. 15:19.

Alguns filhos de Deus confundem, ou querem criar confusão, quando algumas igrejas usam em suas orquestras instrumentos de percussão, como também o adufe  que é parecido com o pandeiro. Esses instrumentos quando são usados, apenas para marcar o compasso da música, que mal tem? Nenhum. O problema não está nos instrumentos, e sim na ênfase que se dá aos instrumentos. Alguns Adventistas, com uma maior sensibilidade, tem confundido aquilo que se nota no meio evangélico e mundano, onde estão presentes estes instrumentos de percussão, e acham que devemos proibir na igreja. O equilíbrio é bom e faz bem a todos!

QUARTA-FEIRA(14 de Março) – DEUS COMO ESCRITOR -  A Bíblia foi escrita por cerca de 40 escritores diferentes, em tempos diferentes e estilos diferentes num período aproximado de 1600 anos;  mas mesmo assim, existe uma unidade entre os escritos, pois foram inspirados por Deus. Quando falamos da inspiração Bíblica, temos que falar, necessariamente, de três palavras: revelação, inspiração e iluminação.

Como compreender estes 3 pontos? Revelação é a iniciativa de Deus através da qual Deus Se mostrou aos profetas  através de sonhos e visões. Deus Revelou-Se à humanidade  também;  através de Cristo, e revela-Se pela natureza. Inspiração é o cuidado que o Espírito Santo teve para que o escritor bíblico escrevesse a mensagem correta, da maneira como recebeu de Deus. Agora, o escritor bíblico pode ter escrito tudo certo, mas se eu abro a Bíblia e a leio, e não entendo o que está escrito, então, o Espírito Santo precisa fazer um trabalho comigo para  eu compreender a Bíblia. A este trabalho do Espírito Santo chamamos de iluminação. Por isso, quando abrimos a Bíblia devemos orar assim: "Senhor, ilumina meu entendimento para eu compreender a Tua palavra, para compreender o que os escritores bíblicos escreveram inspirados por Ti." 

O que é a Bíblia? A Bíblia não pode ser lida apenas como literatura. A Palavra não é um código de normas e proibições. Não é um compêndio de histórias de um povo errante. Ela não é um volume de medidas, nomes e cores. Não é um livro de animais estranhos e simbolismos proféticos. A Bíblia é a mais linda carta de amor que já foi escrita. É a história de um amor louco e incompreendido. É a história de um amor que não se cansa de esperar. É uma declaração de amor escrita com a tinta vermelha do sangue do Cordeiro. Desde o Gênesis até o Apocalipse há um fio vermelho atravessando cada uma de suas páginas. É o sangue de Jesus gritando desde o Calvário: Filho, Eu amo você, você é a coisa mais linda que Eu tenho. Na Bíblia você pode achar também a história da vida de outros homens semelhantes a você. Homens que experimentaram conflitos e tentações. Homens que às vezes caíram e escorregaram. Homens e mulheres que lutaram contra seus temperamentos, complexos e paixões, mas que venceram. Através dessas histórias, Deus está dizendo a você: Filho, você também conseguirá, não desanime, olhe para a frente e continue.

Os seguintes versos mostram-nos O nosso Deus poderoso revelando-Se a nós:

“O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?” Romanos 11:33-34

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

QUINTA-FEIRA(15 de Março) – DEUS COMO ESCULTORNo meu passeio por Barcelona, não pude deixar de visitar a Catedral da Sagrada Família, mais uma obra do grande Gaudi. E a catedral ficou por ser terminada.  Escultura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto.  Esculpir é considerada a quarta das artes clássicas. Através da maior parte da história, permaneceram as obras dos artistas que se utilizaram dos materiais mais perenes e duráveis possíveis como a pedra, mármore, pedra calcária, granito ou metais como o bronze, ouro e prata.

 Qual é a diferença entre os escultores humanos e o “Escultor Deus? Deus também é escultor, mas não limitado ao granito ou mármore. Ele esculpe o nosso caráter. Enquanto que muitos escultores morrem e não conseguem levar até o final a sua obra, Deus só não termina a obra de esculpir o nosso caráter,  se não permitirmos. “Enquanto que as obras de arte comuns dependem dos escultores, a obra de transformar o nosso caráter depende de nós, e não do Escultor.” Eis a grande diferença! Vamos permitir?

O nosso carater é a única coisa que levaremos para a eternidade: Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.” ITimóteo 6:7. O carro, a casa e o dinheiro, tudo isso vai ficar!

Quais exemplos encontramos na Bíblia que precisaram do toque do Escultor celestial? Temos na bíblia um lindo exemplo de uma mulher que foi restaurada. Trata-se da mulher adúltera. Enquanto as pessoas só queriam destruí-la, O Senhor Jesus a restaurou quando disse-lhe:  “Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” João 8: 10 e 11. 

É bom lembrarmos que a restauração completa envolve não mais continuarmos na prática dos mesmos pecados. O crente restaurado já não mente, não cobiça, não é impuro, não critica, não julga, não é mexeriqueiro. Etc...  Já vive em novidade de vida.

Outros personagens: Paulo. Ver Atos 9:1-22. Pedro. Lucas 22:31 e 32. Jacó. Gênesis 32: 22-30. Davi. Salmo 51 e 32

SEXTA-FEIRA(16 de Março) ESPÍRITO DE PROFECIA: “Com que zelo e perseverança o artista trabalha a fim de passar para a tela uma perfeita semelhança de seu modelo; e com que diligência talha e cinzela o escultor, tirando da pedra a cópia do modelo que está seguindo! Assim devem os pais trabalhar para formar, educar e aperfeiçoar os filhos segundo o modelo que lhes foi dado em Cristo Jesus. Assim como o paciente artista estuda, trabalha e estabelece planos para tornar mais perfeito o resultado de seus labores, assim devem os pais considerar tempo bem gasto o que é ocupado em educar os filhos para vida mais útil e prepará-los para o reino imortal. Pequena e sem importância é a obra do artista quando comparada à do pai ou da mãe. Um lida com material inanimado, no qual amolda belas formas; mas o outro trata com um ser humano, cuja vida pode ser amoldada para o bem ou para o mal; para abençoar a humanidade ou para amaldiçoá-la; para andar nas trevas, ou a fim de viver para sempre num mundo futuro sem pecado.” Orientação da Criança, 476

"Lembrem-se os pais e os filhos de que cada um deles está formando dia a dia o seu caráter, e que os aspectos desse caráter são impressos nos livros do Céu. Deus está retratando Seu povo, com tanta certeza como o artista pinta homens e mulheres, transferindo os traços do rosto para sua tela. Que espécie de quadro quereis produzir? Pais, respondei a esta pergunta! Que espécie de quadro vos pintará o grande Artista Mestre nos registros do Céu? Devemos decidi-Lo agora. Logo mais, quando a morte vier, não haverá tempo para endireitar os pontos falho do caráter"   Orientação da Criança, 562.

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário