quarta-feira, 28 de março de 2012

SERMÃO - O MENSAGEIRO DE DEUS


O Mensageiro de Deus

Introdução
A maior de todas as honras já concedidas por Deus ao homem, foi dar-lhe o privilégio de tornar-se Seu representante e embaixador na Terra, Seu mensageiro de salvação a um mundo a perecer.  II Cor. 5:20.

A mensagem torna o homem mensageiro. Cada pregador ou instrutor bíblico voluntário chega ao povo como um arauto da esperança. Ele representa o REI. O mensageiro de Boas-Novas deve conhecer bem a mensagem e nela crer, de maneira que saia do coração e se dirija ao coração do pecador.


I.       Deus chama homens ocupados como seus mensageiros
1.     “Deus moverá homens em posições humildes, a que declarem a mensagem da Verdade presente. Muitos serão vistos apressando-se daqui para ali, constrangidos pelo Espírito de Deus a dar esclarecimentos aos que estão em trevas. A verdade é como um fogo em seus ossos.”  Testimonies, p. 26 e 27.

2.     Deus sempre chamou e ainda chama homens e mulheres ocupados. Exemplos:
a)     Quando Moisés foi chamado por Deus, achava-se ocupado, cuidando das ovelhas de seu sogro, Jetro.
b)     Gideão estava colhendo trigo.
c)     Saul, na ocasião, procurava os animais de seu pai.
d)     Elizeu, arava o solo com uma junta de 12 bois.
e)     Pedro e André pescavam no mar da Galileia.
f)      Mateus, cobrava impostos em uma coletoria.
g)     Dorcas sempre foi uma senhora ocupada.
h)     Ellen G. White, que teve durante sua vida mais de duas mil visões, e foi autora de inúmeros livros, foi uma dedicada esposa e mãe de 4 filhos. Dedicou 70 anos de trabalho ativo a esta causa.

1. Consagração – Significa: entrega completa.
a)     "Cristo requer a entrega sem reservas, o serviço não dividido. Exige o coração, a mente, a alma, e as forças! O eu não deve ser acariciado.Parábolas de Jesus, pp. 48 e 49.

b)     “Ninguém que faça qualquer reserva pode ser discípulo de Cristo, e muito menos Seu colaborador”.  Desejado de Todas as nações, p. 199.

2.    Consagração – significa fervor.
a)     “Veementes apelos devem ser feitos, fervorosas orações dirigidas. Nossas súplicas fracas e sem vida, precisam transformar-se em petições de intenso fervor.” Obreiros Evangélicos, p. 144.

b)     “Então eles hão de orar fervorosamente, e seus pedidos serão ouvidos e satisfeitos. A Palavra de Deus será proclamada com poder.” Obreiros Evangélicos, p. 178.

3.     Consagração – significa: Confiança em Deus e fé.
a)     “O obreiro de Deus precisa de uma fé robusta.”  Obreiros Evangélicos, p. 262.

b)     Ilustração – Lembro-me da conversão de um piedoso irmão que reside em S. Paulo. Um dedicado mensageiro adventista, visitava-o semanalmente, sempre no mesmo dia e hora pontualmente. Quando chegou o estudo sobre o sábado, travou-se uma ferrenha luta no coração do interessado. Teve medo de perder seu bom emprego. O mensageiro levou-o a depositar sua confiança e Deus. Lutou para que o interessado fosse à Escola Sabatina no primeiro sábado depois do estudo sobre o mesmo. Deus abriu as portas, e hoje esse irmão é uma bênção na proclamação do evangelho.

4.     Consagração – significa pureza de vida.
a)     Na relação com a família, esposa e filhos.
“É desígnio de Deus que em sua vida doméstica, o mensageiro da Bíblia seja um exemplo das verdades que ensina. O que um homem é, exerce maior influência do que o que diz.”  Obreiros Evangélicos, p. 204.

b)     “O mundo não necessita tanto de grandes espíritos como de homens bons que sejam uma bênção na própria família.” Obreiros Evangélicos, p. 204.

5.     Consagração – significa honestidade, fidelidade.
a)     “Ao se terem de confiar responsabilidades a um indivíduo não se indague e ele é eloquente ou rico, mas se é honesto, fiel e operoso.” Serviço Cristão, p. 242.

1.     Nas relações de negócios e obrigações financeiras.

2.     “Devemos fugir das dívidas como fugimos da lepra” Testimonies, vol. 6, pág. 217 (fugir no sentido de evitar).

6.     Consagração – significa humildade.
a)     “Os talentos do humilde aldeão são necessários no trabalho de casa, e podem efetuar mais nesta obra que dotes brilhantes”. Serviço Cristão, p. 246.

b)     Lembro-me da experiência de um laborioso obreiro voluntário, que ao distribuir folhetos de casa em, casa, foi certo dia tratado com desprezo e desdém. Ao retirar-se, sem poder entregar o folheto, o nosso irmão chorou. O referido senhor, percebendo que havia sido rústico, ficou impressionado com tanta humildade do nosso irmão, que acabou interessando-se no folheto e na mensagem adventista. Hoje é um dentre os muitos ativos membros de nossa igreja.

7.     Consagração – significa lealdade.
“O povo de Deus está se aproximando do limiar do mundo eterno; que pode haver mais importante para eles do que ser leais ao Deus do Céu? Em todos os séculos Deus tem tido heróis morais, e tem-nos agora”. Profetas e Reis, p. 148.

Conclusão
       “O segredo do êxito está na união do poder divino com o esforço humano. Aqueles que levam a efeito os maiores resultados são os que mais implicitamente confiam no braço todo poderoso.” Patriarcas e Profetas, p.538.



Revista do Ancião  -  Jan – Mar / 1999 – Oferecido pelo Dpto de Comunicações da UCB.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário