domingo, 22 de abril de 2012

MÁGOA X RAIVA


MÁGOA X RAIVA

MÁGOA - A palavra mágoa tem origem no latim “mácula”, e representa um sentimento de desgosto; pesar, tristeza  e sensação de amargura. Uma pessoa fica magoada quando vive um episódio doloroso e não consegue lidar com a dor emocional daquele momento. Ficar remoendo a mágoa, em determinadas situações, parece quase impossível para muitas pessoas. A questão toda é o tempo que a pessoas vai alimentar a mágoa. A veneração ao sofrimento pode levar ao outro estágio que é a raiva.

A pessoa magoada reage de várias maneiras: Pensa sobre a situação dolorosa várias vezes ao dia; fica mal e perturbada, emocionalmente, com o acontecido; e conta o episódio para várias pessoas, como que querendo se vingar com as palavras.


Os magoados tentam se lembrar dos bons momentos que passaram com as pessoas que lhe causaram o infortúnio, sorrir com os momentos engraçados que tiveram juntos, mas a mácula do que a pessoa fez, os persegue o tempo todo.

RAIVA - A raiva é a expressão espontânea dos ressentimentos afogados por mágoas mantidas. No dicionário, raiva é um sentimento de protesto; insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza, de formas violentas e de sentimentos de vingança, quando o ego sente-se ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas, em pequenas e altas escalas.

Geralmente são as mágoas que levam as pessoas a sentirem raiva. A raiva passa e deixa as consequências danosas, mas a mágoa pode permanecer. A raiva provoca uma sensação de impotência, de não se conseguir conversar normalmente com a outra pessoa, de ser normal com ela. Afinal, a pessoa me magoou, eu sempre vou enxergá-la de forma negativa. A raiva se exterioriza através de sarcasmo em sua voz, ou em atos violentos. A pessoa fica assustada com o animal que surge dentro de si. A raiva leva você a ficar assustado pelo que disse e pela ausência de perdão, mesmo depois de ter dito de forma cruel e sem piedade.

Quando a raiva surge, ela pode se expressar de duas maneiras: Através de atos e palavras violentas, ou colocar ainda mais veneno nas 
mágoas que estão afogadas.

Estudos revelam que as pessoas que conseguem contar para amigos e familiares as suas frustrações nos relacionamentos humanos são mais felizes.

CONSELHOS DE DEUS - Aquelas pessoas que nos magoaram, fizeram apenas o que sabiam fazer, em função das condições de suas vidas. Se você não perdoar, permitirá que essas mágoas antigas continuem a dominar você.

Saber lidar com a ira ou raiva é muito importante. Um conselheiro experiente disse que 50% das pessoas que foram ao seu consultório para aconselhamento, tinham problemas com ira. Ela pode destruir a comunicação e acabar com relacionamentos, além de arruinar a alegria e saúde de muitos. É muito comum que pessoas tentem justificar sua ira, ao invés de aceitar a responsabilidade por seu comportamento. Há um tipo de ira que a Bíblia chama de indignação justa, mas ela não deve ser confundida com a ira da qual estamos falando aqui.

“Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.” Tiago 1:20

“Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” Romanos 13:13-14

“O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim.” Provérbios 29:11

“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Romanos 12:21

Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida. Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles.” Gênesis 50:20-21.

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” Provérbios 15:1

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” Mateus 6:14-15.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário