segunda-feira, 9 de abril de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 – DONS ESPIRITUAIS PARA O EVANGELISMO E TESTEMUNHO.


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 – DONS ESPIRITUAIS PARA O EVANGELISMO E TESTEMUNHO.

VERSO ÁUREO: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.” Efésios 4:11-12.

INTRODUÇÃO: O que são dons espirituais? São atributos especiais concedidos a cada membro com vista a serem usados para a honra e glória de Deus e para a salvação de pessoas.


Em I Cor 12, Paulo fala a respeito dos dons espirituais disponíveis para a igreja. O Apóstolo não queria que os irmãos de Coríntios fossem ignorantes sobre os “pneumatikon”, dons espirituais em grego. Esse termo grego se refere aos assuntos espirituais de modo geral, não encontramos, especificamente nessas passagens, a palavra “dom”, no grego. As palavras gregas relacionadas aos dons espirituais são “charismata” e “pneumatikon”. A palavra grega “charisma”, plural de “charismata”, cuja base é “charis”, graça, ocorre dezessete vezes no Novo Testamento, por isso, os dons espirituais são amplos, e envolvem inclusive a salvação, como vemos em Romanos 6:23.

É bom lembrarmos que há uma diferença entre talentos naturais e dons espirituais. Talentos naturais são aqueles que recebemos quando nascemos; como o talento de cantar, de tocar algum instrumento musical, de recitar poesias, de pintar, de costurar; etc.., e que no decorrer da nossa vida pode ser descoberto e desenvolvido, ou não. Já os dons espirituais, recebemos por ocasião do nosso batismo, e podemos usá-los ou negligenciá-los. Alguns talentos naturais podem ser transformados em dons espirituais, por exemplo: o talento da música ou da oratória. Antes a pessoa os usava para o seu próprio beneficio, depois de baptizada os usa para a glória de Deus.

Em que textos bíblicos estão relatados os dons espirituais? Estão relatados especialmente em Efésios 4; em I aos Coríntios 12 e Romanos 12. Leia com atenção estes capítulos.

Quais são os dons que estão relatados nestes textos? Em Romanos 12: Profecia, ministério, ensino, exortação, repartir, presidir, misericórdia. Em Efésios 4, conforme o verso áureo: Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, doutores. Em I Coríntios 12: Palavra da sabedoria, palavra da ciência, fé, dons de curar, operação de milagres, profecia, discernir espíritos, variedades de línguas, interpretação das línguas, apóstolos, doutores, socorros, governos. Temos classificados nos três textos, 22 dons espirituais diferentes. Não é interessante que nos três textos encontramos o dom de profecia?
Falando dos dons espirituais lemos: “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” I Coríntios 12:11. Os dons espirituais são necessários à igreja cristã de todos os séculos, quanto mais auto-suficientes nos tornamos, menos ênfase damos ao sobrenatural de Deus. Por isso é importante estarmos disponíveis para receber os dons e usá-los.


Por que Deus coloca o dom de profecia acima de outros dons? Profeta é alguém que "fala em nome de". Portanto, o profeta Bíblico teve dois momentos especiais; o primeiro era quando recebia a visão ou sonho de Deus, e o segundo era quando transmitia a Palavra de Deus de forma escrita e falada. Logo, hoje profeta é todo crente que em nome de Deus usa os seus dons espirituais para proclamar a Palavra de Deus ao povo.

Os dons de Deus são retirados da pessoa? “Porque Deus não muda de ideia a respeito de quem ele escolhe e abençoa.” Romanos 11:29. Este texto mostra que os dons de Deus são irrevogáveis. Assim como Deus sela o crente com o Espírito Santo, no Batismo;  ver Atos 2: 37 e 38, Ele sela o crente com os dons espirituais. Caso alguém caia em apostasia, os dons serão reavivados quando retornar para Cristo.

DOMINGO (15 de abril) – CRENTES DOTADOS - Uma das características da primitiva igreja de Jerusalém é que ela continuou a crescer:

“O Senhor acrescentava diariamente, à igreja, aqueles que iam sendo salvos.” Atos 2:47. Mesmo sob perseguição, a igreja primitiva espalhava a mensagem do evangelho, por onde quer que seus membros fossem dispersos. Ver Atos 8:4. O livro de Atos aborda o tema do crescimento, tanto espiritual quanto numérico, mostrando um número cada vez maior de igrejas estabelecidas, enquanto os crentes, dotados do poder do Espírito, continuavam a pregar as boas novas. A experiencia pentecostal foi dada aos crentes, tendo o evangelismo como seu principal objetivo. Atos 1:8. O poder do Espírito Santo, ao descer sobre os crentes, expressou-se não somente no falar em línguas como a evidência física inicial ou externa, mas em outros dons espirituais, que confirmam o testemunho.

Todos os crentes recebem pelo menos um dom? “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” I Pedro 4:10

Efésios 1.3-4 declara: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade". Aqui está o dom da misericórdia, caridade ou amor ao próximo. Este dom, a grande maioria, senão todos os crentes, pode exercer! Veja esse texto de Efésios: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10

Veja este texto: “Deus deu vários dons à igreja. Estes são preciosos, em seu devido lugar, e a todos é dado ter uma parte na obra de preparar um povo para a próxima vinda de Cristo.” O. Evangélicos, 481

Já vimos em I coríntios 12:10 que o Espírito Santo concede dons. O que você tem feito com os dons que Deus lhe deu?

SEGUNDA-FEIRA (16 de abril) – O ESPÍRITO E OS SEUS DONSComo vimos, é o Espírito Santo que distribui os dons de acordo com a Sua vontade, e não somos nós que os escolhemos: “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” I Coríntios 12:11. Com certeza os dons espirituais definem onde cada crente deve atuar dentro da igreja. Infelizmente, há crentes que querem manipular a comissão de nomeações, ou rejeitam os cargos como se fosse qualquer coisa. A melhor opção é aceitar os cargos que são indicados e orar para a execução dos mesmos. Pois, se na comissão de nomeações oraram e pensaram no nome de alguém, eu acredito que a indicação veio do Senhor Deus. Salvo algumas excessões, todos os nomeados para cargos terão condições de concluir o ano eclesiástico, com a dotação do Espírito Santo.

O que o seguinte texto tem a ver com a importância de ser chamado para um ministério? “E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.” Atos 13:1-3. No verso 2 vemos que Saulo e Barnabé antes de serem enviados já estavam envolvidos em algum ministério. Todos os personagens deste texto foram obedientes. Como é Deus que nos concede os dons, devemos ser obedientes em os pôr em prática! 

Pecar contra o Espírito Santo é algo perigoso. Veja o que aconteceu com Ananias e Safira quando pecaram contra o Espírito Santo:

“Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.” Atos 5:3-5. O fato é que quando compreendemos a importância do Espírito Santo em conceder-nos dons, não negligenciamos porque sabemos que seremos úteis para salvar aqueles que estão desgarrados de Cristo. Ver João 16:8, 13, Atos 13:4, Romanos 8:11 e Atos 1:8.

Por que alguns rejeitam cargos, ou não realizam nada para Cristo?

TERÇA-FEIRA (17 de abril) A DESCOBERTA DOS NOSSO DONS – Deixo alguns passos para você descobrir os seus dons espirituais:

1) Coloque-se diante de Deus em oração – Muitos cristão tem dificuldades em abrirem-se com Deus sobre este assunto. Esteja atento que ao pedir, Deus só irá confirmar os seus dons.

2) Esteja disposto em colocar os dons em prática - Os dons existem para serem usados na realização de uma determinada tarefa. Deus os deu com esse propósito. Por isso, quem está realmente interessado em descobrir os seus dons, deveria antes estar disposto a usá-los para a edificação da Igreja.

3) Informe-se a respeito dos dons – Na introdução e lição de domingo demos boas informações. E acrescento este texto: “Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.” I cor. 12:32

4) Descubra o que lhe dá satisfação – Isso é belo e Deus aprova. Deus não quer ninguém descontente e aborrecido em fazer aquilo que não gosta. É claro que há situações que temos que acumular cargos e que um ou outro não são aqueles que nos proporcionam maiores alegrias.

5) Procure a opinião de outras pessoas e aceite os seus conselhos – As vezes achamos que estamos no lugar certo, mas seríamos mais úteis ocupando outros cargos ou desempenhando outros ministérios.
Veja este texto: “E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? Têm todo o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos? Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.” I Coríntios 12:28-31

QUARTA-FEIRA (18 de abril) – OUTROS DONS – É interessante que a lição de hoje fala de outros servições, também necessários na igreja, que devem ser realizados com muita disposição e alegria, pois é o mesmo Espírito Santo que concede dons para a sua realização. Em Atos 6 menciona a necessidade que a igreja primitiva teve de eleger e ordenar diáconos para os serviços da igreja, como vemos:

“Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.” Atos 6:1-4.

Os diáconos, ao fazerem o trabalho interno da igreja, estavam libertando os apóstolos para pregarem o evangelho no exterior. Mas, nem por isso o trabalho deles era menos importante do que o dos apóstolos. Para que a igreja de Cristo funcione, de forma organizada e eficiente, é necessário o trabalho dos diáconos, diaconisas, recepcionistas e pessoal qualificado do som e multimédia. Estes crentes que trabalham nestes serviços e departamentos da igreja devem perceber que fazem parte de uma equipe e que seus dons e esforços contribuem para a salvação de almas.

Em Atos 2:40-47 mostra que alguns dons espirituais estavam incluídos nas tarefas aparentemente mais simples. No verso 42 encontramos: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” Atos 2:42. E no verso 47 menciona que “acrescentava” o número de salvos. Isso denota que todos os dons espirituais foram necessários naquela época e o são hoje. A liderança, a administração, a hospitalidade o ministério pastoral e os serviços da igreja todos são necessários.

Veja no seguinte verso o dom da hospitalidade: “Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações. Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” I Pedro 4:8-10

QUINTA-FEIRA (19 de abril) – OS DONS E A RESPONSABILIDADE CRISTÃ – Além da lista de dons, o apóstolo Paulo apresenta a unidade de propósito entre os vários dons nas suas respectivas funções. Paulo compara a igreja como o corpo de uma pessoa; e os crentes, são membros em particular do corpo de Cristo. Ver I Cor. 11:27. Cada crente é uma parte do corpo de Cristo, e a igreja funciona bem quando cada um desempenha a sua tarefa. É saudável perceber as muitas diferenças de dons no corpo de Cristo.

Que iniciativa Deus espera de Sua igreja para, não só para percebermos os dons; mas, para os usarmos com poder? É a comunhão da igreja, com Deus e com os irmãos. Em Atos 2 mostra que foi somente quando os crentes estavam unidos para receberem o Espírito Santo é que foram capacitados. Por isso é importante além de você saber quais são os seus dons espirituais, estar disponível para a capacitação.

Como podemos ser capacitados para a realização dos dons? Os dons espirituais devem ser usados com o sentido de responsabilidade, e a melhor maneira de garantir isso, é mantermos o canal de comunicação com o Espírito Santo sempre aberto. Isto significa que devemos manter uma íntima vida de comunhão com Cristo, de forma particular e coletiva. Cada crente deve passar preciosos momentos diários de comunhão com Deus. Precisamos orar em família também. E precisamos estar nas reuniões de oração que a igreja promove, além de estarmos envolvidos no trabalho missionário.

Veja estes textos: “Todos estes perseveravam unânimes em oração” Atos 1:14. “Os que forem trasladados no fim do tempo serão os que comungam com Deus na Terra.” Ellen G. White, Filhos e Filhas de Deus, 20.

“Os que estão realmente buscando a comunhão com Deus, serão vistos nas reuniões de oração, fiéis ao dever.” Caminho à Cristo, 98

Quando oramos à semelhança dos primeiros cristãos, poderemos até experimentar o que eles experimentaram. Pois, “tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos” Atos 4:31. 

Em Mateus 25:14:30 fala-nos da parábola dos talentos. O Senhor é maravilhoso. Como se já não bastasse ter entregado seu único filho para morrer em nosso lugar, ter nos enviado o Espírito Santo para nos ensinar todas as coisas, ainda nos deixou capacitados com muitos dons. Amém por isso! Porém, como vemos nesta parábola, os talentos que nos foram entregues, confiados a nós por Deus, existem para a glória de Seu nome, para o aperfeiçoamento da igreja de Cristo e  de Sua obra. Muitas vezes queremos nos espelhar em nosso irmão, no que ele faz, em como ele faz, e, desta forma, acabamos negligenciando, desprezando os dons de Deus que estão em nós. Devemos sempre nos lembrar que Jesus é o nosso modelo, pois Ele é perfeito e completo; e que nós somos um corpo com muitos membros, ou seja, cada um de nós é diferente, único e importante para complementar o nosso irmão.

Que conselhos encontramos na Palavra? “Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.” I Timóteo 4:14

“Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.” I Pedro 4:10-11

SEXTA-FEIRA (20 DE abril) – “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gálatas 5:22. O amor é a base dos outros dons que de Deus.

“Nem todos os homens recebem os mesmos dons, porém a cada servo do Mestre é prometido algum dom do Espírito.” Parábolas de Jesus, 327

"Em lugar de transferir vossa responsabilidade para alguém que julgais mais bem dotado do que vós, trabalhai segundo vossas aptidões." O Desejado de Todas as Nações, 354.

“Deus deu vários dons à igreja. Estes são preciosos, em seu devido lugar, e a todos é dado ter uma parte na obra de preparar um povo para a próxima vinda de Cristo.” O. Evangélicos, 481

Luís Carlos Fonseca.


Sem comentários:

Enviar um comentário