segunda-feira, 23 de abril de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 – EVANGELISMO E TESTEMUNHO CONTÍNUOS


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 – EVANGELISMO E TESTEMUNHO CONTÍNUOS

VERSO ÁUREO: “Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis.” I Coríntios 3:2

INTRODUÇÃO – Não basta evangelizar e batizar as pessoas, e depois deixá-las dentro da igreja sem dar continuação ao trabalho. Os novos crentes são comparados a bebês que necessitam de cuidados especiais. O verso áureo mostra que leva um certo tempo para o cristão amadurecer em alguns aspectos da vida espiritual. É necessário haver empatia por parte dos líderes, e da igreja, para com os novos membros, caso contrário; certamente, haverá um grande índice de apostasia. O ministério continuado é de especial importância. Algumas igrejas organizam e realizam classes pós-batismais para firmar os novos membros nas doutrinas. As doutrinas são importantes, mas os aspectos sociais e humanitários também são necessários.


Veja este texto: "Os ministros podem fazer sua parte, mas nunca poderão efetuar a obra que deve ser feita pela igreja. Deus requer que a igreja cuide dos que são jovens na fé e na experiência" Evangelismo, 352.

Abraham Maslow foi um psicólogo de grande destaque por causa de seu estudo relacionado às necessidades humanas. Ele desenvolveu uma hierarquia onde o ser humano é regido por graus diferentes de necessidades. Segundo ele, as necessidades fisiológicas são as carências iniciais, e as de realização pessoal são as necessidades finais. Cada necessidade humana influencia na motivação e na realização do indivíduo que o faz prosseguir para outras necessidades que marcam uma pirâmide hierárquica.

Se queremos levar as pessoas ao batismo, ou fazê-las crescer em Cristo, necessitamos primeiro atender as necessidades básicas, como a de alimentação e abrigo, e só depois atender as de ordem espiritual. O Senhor Jesus, geralmente, seguia este princípio. Ver em Lucas 5 a história da pescaria frustrada, e o milagre que Jesus fez antes de chamar os pescadores rudes à discípulos.

DOMINGO (29 de abril) - O EVANGELISMO CONTÍNUO E AS CARÊNCIAS SENTIDASDe acordo com Maslow esta é a ordem das necessidades das pessoas: 1) Fisiológicas - comida, bebida e necessidades físicas. 2) Segurança - casa e trabalho. 3) Sociais - amigos, família e festas. 4) Ser estimado e ter status -  ter alguém que o ame, o admire e o reconheça e 5) Auto-realização - ter um trabalho e ou um título.

Ser cristão de verdade é mais difícil do que muita gente imagina, pois envolve a realização séria de ações sociais, de ajuda psicológica e espirituais. No trato da igreja com as pessoas interessadas ou já batizadas, devemos levar em conta aspectos sociais e pisicológicos, para depois ministrar-lhes os assuntos espirituais. 

Como vamos falar-lhes sobre a fidelidade nos dízimos e ofertas sendo que estão desempregados? Como vamos falar-lhes para doarem alimentos para a ADRA, sendo que são eles que mais necessitam. Como vamos cobrar educação de filhos, sendo que há uma lacuna neles, neste aspecto?

Cuidar dos pobres e necessitados da igreja, e de fora, tem sido um marco de autenticidade dos que amama a Deus. Como o seguinte texto aplica-se a sua vida?: 

“Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Mateus 25:35-40

Há um tempo atrás depois de ouvir uma pessoa com todos os seus problemas familiares, sociais e financeiros; e depois de deixar uma grande cesta de alimentos, tirei 10 euros da carteira e entreguei à pessoa. A reacção imediata dela foi chorar e abraçar-me. Gosto de fazer o trabalho da ADRA; mas não gosto de visitar presos na cadeia, mas sei que devo fazer isso também.

SEGUNDA-FEIRA (30 de abril) – LEITE E ALIMENTOS SÓLIDOS - A introdução de outros alimentos, para além do leite, deve-se iniciar a partir do quarto mês, se o bebê for alimentado por leite adaptado, ou do sexto mês se for alimentado por leite materno. Por norma, começa-se pela papa de cereais antes de introduzir os alimentos sólidos. O aleitamento materno não pode satisfazer continuamente, por si só, as necessidades nutricionais do bebê, sendo necessário introduzir novos alimentos. Depois do aleitamento inicia-se a tal diversificação alimentar.

Às vezes eu fico muito triste, e até aborrecido, quando vejo alguns pregadores que quase não exploram as riquezas intermináveis do texto bíblico, outros lêem a Bíblia apenas para dar uma espécie de satisfação para quem está presente, há aqueles que nem lêem mais a Sagrada Escritura, há outros que passam todo o precioso tempo do sermão contando “historinhas” fantasiosas para os jovens sorrirem. Eu percebo que a meta desses é agradar, para depois serem carinhosamente chamados de “especiais”, isso é um hábito maléfico para o pregador, para a igreja e para os próximos pregadores, há alguns que parecem mais animadores de auditório do que ministros da Palavra de Deus.

Devemos explorar mais a inesgotável riqueza do texto bíblico. Veja que citações maravilhosas:

“Uma única frase da Escritura é de muito mais valor que dez mil ideias e argumentos humanos.” Conselhos Sobre Saúde, 253.

“Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo.” I Pedro 2:2

Que cuidado se deve ter para com os novos na fé? “Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.” João 16:12

Quando o crente passa a comer alimentos sólidos? Em Efésios 4:14 diz: “para que não mais sejamos como meninos.” É uma ordem de Deus. Ele não quer que os membros da Sua Igreja, que os cristãos sejam sempre meninos. Meninos éramos nós quando chegamos à Igreja. Mas depois há uma transformação que o Espírito Santo de Deus faz, que gera maturidade. E Paulo continua: “… agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro, mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,” Efésios. 4:15

“Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. “Hebreus 5:13-14

TERÇA-FEIRA (1º de maio) VERDADES PROBANTES O que são verdades probantes? São verdades que quando descobertas e compreendidas, o novo crente, sincero, é levado a adotá-las no seu novo estilo de vida. Por exemplo: A santificação do sábado; o abandono dos vícios ou o abandono da prostituição e adultério em favor do casamento, provam a fé do novo crente. Pois ter que deixar de trabalhar no sábado ou abandonar um vício, requer uma verdadeira prova da fé do convertido. Não é raro estudarmos a bíblia com pessoas e quando chegamos em questões cruciais, que causam conforto para elas, elas desistem por não desejar mudanças.

Lembro- me de alguém que estudou a bíblia comigo, mas que fumava. Quando fiz o apelo para o batismo, para a minha surpresa, ela aceitou ser batizada. Mas ela disse-me que só seria batizada se pudesse continuar fumando. Incrível não é?

Que temas devem ser objeto do nosso estudo e pregação?

Veja este texto do Espírito de Profecia: “O obreiro nobre, devoto e espiritual, verá nas grandes verdades probantes que constituem a solene mensagem que deve ser dada ao mundo, razão suficiente para manter ocultas todas as divergências menores, de preferência a expô-las para que sejam objeto de contenda. Ocupe-se a mente na grande obra da redenção, a breve vinda de Cristo, e os mandamentos de Deus; e verificar-se-á que há, nesses temas, alimento suficiente para ocupar toda atenção.” Evangelismo, 183.

O estudo e a compreensão das profecias Bíblicas também são verdades que provam a nossa fé, e que necessitam de ser pregadas à toda igreja, pois promovem a nossa fé e esperança.

Há cristãos mais antigos que quando são confrontados com a necessidade de mudanças e entrega a Cristo abandonam a fé, pois preferem permanecer nos seus pecados.

O seguinte texto mostra que algumas pessoas se afastaram de Cristo quando foram confrontadas com a verdade. Ver João 6:54-66.

“Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?” João 6:66-67.

QUARTA-FEIRA (2 de maio) – MEDINDO O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL. Não apenas o pastor e anciãos, mas todos os membros necessitam acompanhar o desenvolvimento espiritual dos irmãos da igreja. Veja estes lindos textos auxiliares:

"Em Cristo, somos todos membros de uma família. Deus é nosso Pai, e espera que nos interessemos nos membros dessa família, não com o interesse casual, mas decidido e constante." Evangelismo, p. 259.

Vigilante atenção e animação. “Depois de as pessoas se haverem convertido à verdade, cumpre sejam cuidadas. Parece que o zelo de muitos ministros esmorece assim que alcançam certa medida de êxito em seus esforços. Não compreendem que os novos conversos necessitam de ser atendidos com vigilante atenção, auxílio e animação. Não devem ser deixados a si mesmos, presa das mais poderosas tentações de Satanás; eles precisam ser instruídos com relação a seus deveres, ser tratados bondosamente, conduzidos e visitados, orando com eles. Essas almas necessitam do alimento aquinhoado a seu tempo a cada homem. "Evangelismo, 351.

"Os recém-chegados à fé devem receber um trato paciente e benigno, e é dever dos membros mais antigos da igreja cogitar meios e modos para prover auxílio, simpatia e instrução." Evangelismo, 351

Porque Deus faz perguntas como estas? “E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? Gênesis 3:9

“E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.” Gênesis 3:13

“E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?” Mateus 16:13-15


QUINTA-FEIRA (3 de maio) – PREPARAÇÃO PARA A CEIFAO texto para hoje mostra os 4 tipos de solos do coração das pessoas. Procure ver que tipo de solo é o seu coração. 

“Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram; outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade; e outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; e outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta? E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam. Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; e os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; e os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam; e a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.” Lucas 8:5-15.

SEXTA-FEIRA (4 DE MAIO) “Uma verdade recebida no coração criará lugar para outra mais.” Test. Para a Igreja vol.6, 449.

“Cristo atraiu a Si o coração de Seus ouvintes, pela manifestação de Seu amor e então pouco a pouco, à medida que iam podendo suportar, Ele lhes desdobrava as grandes verdades do reino. Nós também devemos aprender a adaptar nossas atividades às condições do povo para encontrar os homens onde eles se acham. Conquanto os requisitos da lei de Deus devam ser apresentados ao mundo, não obstante nunca nos devemos esquecer de que o amor, o amor de Cristo, é o único poder capaz de abrandar o coração e levá-lo à obediência.” Evangelismo,57

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário