quinta-feira, 19 de abril de 2012

UM ESTUDO SOBRE ONÉSIMO – O ESCRAVO DE FILEMOM



Quem era Filemom? Filemom morava em Colosso, era cristão, rico e mantinha uma igreja em sua própria residência; como vemos em 
Filemom 1:2: “E à nossa amada Afia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa”

Ao observar a carta de Filemon, vemos o apóstolo Paulo e os dois personagens; Onésimo e Filemon, em uma fascinante história que se assemelha ao plano da salvação para a humanidade.

Quem foi Onésimo? Era o escravo de Filemom que havia furtado alguma coisa do seu senhor, e havia fugido para Roma; e lá se encontrou com Paulo e este o evangelizou e o batizou.


Vendo a necessidade de corrigir o mal que Onésimo havia feito, Paulo o enviou de volta a Filemon, pedindo que este recebesse o seu escravo e o perdoasse.

A carta de Paulo à Filemom pode ser considerada uma lição prática do perdão e restauração entre o pecador e Deus.

Cada aspecto do perdão divino é visto no perdão que Paulo buscou para Onésimo.

A carta de Paulo à Filemon: Quando Paulo estava na prisão escreveu 4 cartas: Quais são as cartas? Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom

Filemom era um homem rico, fato que o permitia ter escravos. Naquela época era normal um homem rico ter escravos, e Filemom tinha os seus.

Um dos escravos de Filemom chamava-se Onésimo, e ele fugiu da casa de Filemon e conheceu Paulo, provavelmente na prisão em Roma. 

Lá Onésimo foi evangelizado e batizado por ele, como vemos no seguinte verso: “Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões.” Filemom 1:10. Como Onésimo tinha recebido as bases espirituais na casa do seu senhor, assim que chegou em Roma, logo procurou se agrupar com os cristãos de lá. E Paulo o evangelizou, e Onésimo foi batizado.

Filemon era amigo e filho na fé, de Paulo. Quando Paulo soube que Onésimo havia fugido da casa de um amigo, teve a iniciativa de tornar o assunto conhecido à Filemom, e solicitar o recebimento com amor e perdão para o escravo, e sugeriu até a sua libertação, como vemos: 

“Não já como servo; antes, mais do que servo, como irmão amado, particularmente de mim, e quanto mais de ti, assim na carne como no Senhor? Assim, pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo.” Filemom 1:16 e17

Qual tinha sido o pecado do escravo Onésimo? Onésimo havia roubado algo da casa do seu senhor, mas Paulo responsabilizou-se pelo homem: “E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta. Eu, Paulo, de minha própria mão o escrevi; eu o pagarei, para te não dizer que ainda mesmo a ti próprio a mim te deves.” Filemom 1:18-19

Paulo era realmente amigo de Filemon, pois nele confiava, como vemos a seguir: “Escrevi-te confiado na tua obediência, sabendo que ainda farás mais do que digo. E juntamente prepara-me também pousada, porque espero que pelas vossas orações vos hei-de ser concedido.” Filemom 1:21-22. E Paulo era também uma grande autoridade eclesiástica que Filemom respeitava muito.

Qual era a pena para um escravo fugitivo? Era a morte. Paulo intercedeu pela vida do escravo Onésimo.

Qual é o significado do nome Onésimo?  Significa útil, e Paulo diz a Filemon que ele era inútil, mas que, depois da sua conversão havia se tornado  útil para o evangelho.

Quatro pontos para serem considerados neste episódio:

1) Onésimo tinha uma situação de pecador – Ele era ladrão, devedor, e merecia a morte ao ser encontrado. Em relação à lei vigente, poderia se dizer que ele era um pecador, ou um criminoso digno de morte.

“O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar.” Filemom 1:11

“E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta.” Filemom 1:18

Mas; e nós, o que somos? “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Romanos 3:23

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23

“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.” Romanos 3:10

2) Paulo intercedeu pelo escravo – Da mesma maneira Jesus Cristo intercede pelo pecador arrependido, por intermédio do Espírito Santo.

Paulo, além de apresentar a salvação eterna, concedeu ao Onésimo o livramento da morte, através de uma intercessão direta ao senhor de Onésimo, oferecendo seu próprio nome como garantia, como vemos no seguinte texto: “Assim, pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo. E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta.” Filemom 1:17-18

Jesus é o nosso intercessor, e podemos nos apresentar a Deus através do Seu nome. Ele paga nossas dívidas e nos redime.

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Romanos 5:8

“Visto que temos um grande sumo-sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” Hebreus 4:14-16.

3) Onésimo fugiu do seu senhor - Há muitos por aí fugindo do Senhor Deus, de conhecê-Lo, de andar com Ele. De obedecê-Lo. Mas ao passar por dificuldades, ficam envergonhados de voltar. Mas Deus sempre inicia o resgate. Em defesa de Onésimo estava Paulo para socorrê-lo. Bastou o erro ser admitido para Paulo auxiliá-lo. A história de Onésimo somente retrata um homem carnal que fugiu do seu Senhor, mas encontrou um defensor no momento mais difícil de sua vida.

Infelizmente, a maioria das pessoas só lembra, e se abre para Cristo quando precisam de algum favor Dele. Quantos têm que chegar ao fundo do poço para entender o grande amor de Deus? Quantos fogem de Deus, largando tudo por uma pseudo liberdade?

Mas a boa notícia é que Jesus é nosso eterno defensor perante Deus; basta que o pecado e as falhas sejam confessados. É isso, Jesus veio para pagar nossa dívida, uma pendência pecaminosa que, como seres humanos, não teríamos condições de quitar; um débito espiritual. 

Nunca é tarde para se arrepender, para voltar para os caminhos do Senhor, para se abrir para um novo tempo de renovação espiritual.

Se você é um Onésimo, um fugitivo de Deus, volte, ainda há tempo, pois Jesus é o seu defensor incondicional.

4) Onésimo aceitou a salvação de forma incondicional: Onésimo se tornou um servo de Paulo e não um escravo. Ele foi mas um fiel ajudador.

“Juntamente com Onésimo, amado e fiel irmão, que é dos vossos; eles vos farão saber tudo o que por aqui se passa.” Colossenses 4:9

“O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar.” Filemom 1:11

Devemos nos tornar servos fiéis de Jesus Cristo, deixando de ser inúteis, e sendo muito úteis à Ele, pois ele nos comprou com o Seu sangue. Servir a Jesus é diferente de ser servido por ele. Muitos querem só receber de Cristo, mas o cristão fiel serve Àquele que nos livrou do império das trevas para o maravilhoso reino do Filho do Seu amor.

“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” I Cor. 6:20.

Luís Carlos Fonseca

93 comentários:

  1. que mensagem maravilhosa,que DEUS te abençoe.

    ResponderEliminar
  2. Uma maravilha de estudo, Deus seja louvado em tua vida amado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que Deus esteja sempre contigo.

      Eliminar
    2. Que mensagem linda. Deus falou ao meu coração grandemente.

      Eliminar
  3. Gloria a Deus por esse minucioso estudo...a anos venho garimpando essa Carta.
    Deus Recompense seus esforços prezado pastor Luis.

    ResponderEliminar
  4. Que mensagem maravilhosa, Deus continue vos abençoando.

    ResponderEliminar
  5. muito bom gostei muito que deus te abençoe

    ResponderEliminar
  6. QUE HORRÍVEL. DESDE O INÍCIO A CRISTIANISMO ACEITOU A ESCRAVIDÃO. E NOS ESTADOS UNIDOS, PROTESTANTE, CHEGARAM A UMA GUERRA CIVIL QUE MATOU AMERICANOS MAIS QUE QUALQUER OUTRA GUERRA PARA A MANUTENÇÃO DA ESCRAVIDÃO. QUE COISA NOJENTA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas empresas continuam escravizando até hoje. O problema (naquela cultura) não era ter escravos, mas sim como os tratavam. Assim como hoje, o problema não é ter funcionários, mas sim como você os trata.

      E você que não entendi o CRISTIANISMO, o NOSSO MESTRE lavou os pés dos seus próprios discípulos (servos).

      Eliminar
    2. nao entendir onde vc quer chegar

      Eliminar
    3. foi muinto bom ter um conhesimento con mais de talhe Deus ti abensoe meu amado















      Eliminar
    4. foi muinto bom obiserva esse estudo con mais de talhe que Deus ti abensoe meu amado

      Eliminar
    5. A escravidão existia já em Abrão, ele tinha escravos, em Moisés existia as leis referentes à escravos, muitos deles se tornavam escravos por dívidas, não tinha como pagar. Escravidão como existiu , onde pessoas sequestravam pessoas e as vendiam, quem comprava era seus donos. Hoje a escravidão permanece, pessoas fugindo de guerras, pessoas, mulheres e crianças sequestradas e vendidas, se tornam escravas do sexo, quando não servem mais,são mortas, descartadas.

      Eliminar
    6. CARA VAI LER A BIBLIA VC E MUITO BURRO

      Eliminar
  7. Maravilhoso estudo. Peço a permissao de passar esse estudo a outras pessoas.
    Ivan Dias

    ResponderEliminar
  8. Que texto abençoado!!!
    Glória Deus, tetelestai, a dívida foi paga ��

    ResponderEliminar
  9. Que texto abençoado!!!
    Glória Deus, tetelestai, a dívida foi paga ��

    ResponderEliminar
  10. tremendo , DEUS NUNCA CRIOU ESCRAVOS E ABOMINA ESCRAVIDÃO... SOMOS TODOS IRMÃOS.

    ResponderEliminar
  11. Nossa como é difícil achar uma estudo bem explicadocomo esse...qui maravilha de palavra que Deus o abençoe. fica na paz

    ResponderEliminar
  12. Grato por vossos comentários! Fiquem na paz de Cristo!

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Dentre os estudos que procurei sobre a carta a Filemom esse foi o mais completo. Só uma coisa que insisto em discordar, não creio que Onésimo tivesse roubado algo de Filemom, pois ele estava familiarizado com o evangelho que era pregado em sua 'própria casa'. No versículo que Paulp diz 'se te causou algum dano' acho que foi um modo de dizer, uma figura de linguagem, já que Onésimo era digno de morte somente por ter fugido de seu 'dono'...

    Graça e paz Pr. que Deus te abençoe. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tambem concordo com a ideia de que Onesimo não robou nada e tenho a opinião de que quando Paulo diz "se te causó algum danho" outra versão diz "Se ele o prejudicou em algo ou deve alguma coisa a você", esta se referendo ao fato de que Paulo sabe que Onesimo é escravo de Filemon e certamente Filemon deve ter pagado para comprar Onesimo e as complicaçoes que a fugida deste ocasionou gerando um prejuizo com certeza.
      tambem quero parabenizar pelo estudio feito desta carta. graça e paz

      Eliminar
    2. Querido irmão em CristoJesus acho que so pelo fato dele fugir ele já estava roubando a confiança do seu senhor. Fica na paz.

      Eliminar
  16. Muito bom o estudo, que Deus continue abençoando vcs.E pra completa o Jonathan Carvalho foi usado por Deus em seu comentário, parabéns!

    ResponderEliminar
  17. Nossa que explicação maravilhosa, só tenho a agradecer, pois foi a primeira vez q li Filemon e vindo buscar mais informações, passei a admirar mais ainda a pessoa de Paulo.

    ResponderEliminar
  18. Uma mensagem antiga, mas ,que hoje Deus usou pra tocar meu coração.
    Ótimo estudo.

    ResponderEliminar
  19. Uma mensagem antiga, mas ,que hoje Deus usou pra tocar meu coração.
    Ótimo estudo.

    ResponderEliminar
  20. Graças a Deus depois de mais de quarenta anos de Evangelho, hoje essa palavra me trouxe uma nova mensagem, prova que: a palavra de Deus se renova cada dia.. Amêm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irmã Nilza a palavra do senhor ela é nova. Ela não se renova porque nunca fica velha. Amém?

      Eliminar
  21. MT linda essa mensagem Deus sempre estas de braços abertos para nos perdoa e nos receber.

    ResponderEliminar
  22. MT linda essa mensagem Deus sempre estas de braços abertos para nos perdoa e nos receber.

    ResponderEliminar
  23. Só para lembrar irmão, Onésimo não roubou nada de Filemon, o motivo de seu crime era simples, ele fugiu, e Filemon teria o direito de puni-lo da maneira que bem entendesse. Outra coisa, do jeito que você escreveu dizendo que Paulo e onésimo se encontraram em Roma é muito superficial, Paulo estava preso como o próprio texto diz: Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões (vers 10) e dentro da cadeia Paulo ganhou Onésimo para Cristo. Precisa interpretar melhor o texto irmão, este tipo de erro não pode ser cometido, estuda mais, precisa aprender o que é (hermenêutica) Fica a dica, você está no caminho certo, mas não adianta absolver todos estes elogios e continuar errando. Deus em Cristo continue o abençoando. (Silvio Moraes)

    ResponderEliminar
  24. pastor muito boa essa mensagem permita-me usá-la por favor
    pr janison rodrigues

    ResponderEliminar
  25. Palavra poderosa. Que toda escravidão na vida dos cristãos possa cair por terra! Jesus já pagou um alto preço.

    ResponderEliminar
  26. Palavra poderosa. Que toda escravidão na vida dos cristãos possa cair por terra! Jesus já pagou um alto preço.

    ResponderEliminar
  27. Parabéns varão pela essa bençao que Deus derramou na sua vida, eu gosto de estudar na internet antes de ler a bíblia para ter mais visão do que a palavra de Deus tem para nos, com essas palavras legível meu estudo bíblico vai ficar mais claro para mim obrigado !! Continue, você está sendo usado amém!!!

    ResponderEliminar
  28. muito bom o estudo que Deus continue nus abençoando com a Santa e gloriosa palavra de Deus que é viva e eficaz

    ResponderEliminar
  29. muito boa essa mensagem,e edificante.

    ResponderEliminar
  30. muito boa essa mensagem,e edificante.

    ResponderEliminar
  31. muito boa essa mensagem,e edificante.

    ResponderEliminar
  32. Muito feliz e grata a DEUS por tudo que aprendi com esse estudo. Que o ESPÍRITO SANTO o ilumine por todos os dias de sua vida, em nome do SENHOR JESUS CRISTO! Você é útil para o Evangelho.

    ResponderEliminar
  33. Muito feliz e grata a DEUS por tudo que aprendi com esse estudo. Que o ESPÍRITO SANTO o ilumine por todos os dias de sua vida, em nome do SENHOR JESUS CRISTO! Você é útil para o Evangelho.

    ResponderEliminar
  34. FILEMOM E UMA EXCELENTE CARTA, ASSIM COMO TODA A BÍBLIA. http://www.falandosobreteologia.com/2016/04/perdoar-e-preciso.html

    ResponderEliminar
  35. Maravilhoso esse texto, me estimulou bastante e será pauta na próxima pregação que o Senhor me conceder, parabéns, paz e graça!

    ResponderEliminar
  36. Excelente mensagem, como precisamos aprender com Paulo a amar as pessoas, perdoar e investir na vida delas.

    ResponderEliminar
  37. Que mensagem maravilhosa! Bem explicada! Deus abençoe a quem escreveu.

    ResponderEliminar
  38. Parabéns muito grato fica na paz do senhor evangelista Nélson

    ResponderEliminar
  39. Obrigado irmão, por ter esclarecido A carta do apóstolo paulo, a Filemom.Seja louvado o SENHOR JESUS CRISTO.

    ResponderEliminar
  40. Obrigado irmão, por ter esclarecido as escrituras sagradas. Seja louvado o SENHOR JESUS CRISTO. Que esteja consigo para sempre. Amém.

    ResponderEliminar
  41. Nossa Que estudo maravilhoso.. nunca alguém explicou tão bem para mim sobre filemom....

    ResponderEliminar
  42. uma maravilhosa carta sem duvida nenhuma; Filemon era conhecido por o seu amor pelos irmãos e pela obra do Senhor e agora estava numa situação onde deveria mostrar esse amor de Deus no seu coração,ele no só tinha que perdoar Onesimo mais também aceitar de novo a ele no seu lar. isso nessa época era algo inaceitavel para um cidadão romano. porque ia asentar um precedente para que outros escravos tambem façam o mesmo e tentassem fugir da casa do seus senhores. mais agora Filemos estava sendo aconselhado por nada mais e nada menos que Paulo a não somente recebelo e aceitalo novamente mais tambem perdoar aquela desobediencia o que de fato era poupar a vida de Onesimo.

    ResponderEliminar
  43. quero muito agradecer essa linda historia de fe.
    e superaçao de vida.
    por um fio tinha sua vida condenada. mas deus deu a volta por cima sobre a vida desse homem de escravisado do pecado.
    sou muito fan de conhecimento de historias biblicas...

    ResponderEliminar
  44. gostei muito do seu estudo..e achei muito interessante esta historia.aprendi ali que paulo queria muito que lemom o recebesse de volta.perdoando pelo o que o escravo aprontou pra ele,pelo dano causado ou tirado algum dinheiro dele ,e ele escrevendo aquela carta que ele aceitasse ele,pois paulo iria pagar colocando na conta dele.isso e muito maravilhoso.so nao sei se ele recebeu o escravo novamente.ali nao diz.

    ResponderEliminar
  45. Gostei muito dessa explicação sobre Onésimo. Claro, objetivo e muito rico no conteúdo. Parabéns!

    ResponderEliminar
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  47. Muito Bom!
    Onésimo, de Escravo para Servo.

    ResponderEliminar
  48. edson lopes desouza
    mensagem poderosa. por que fala da mudança quantos hoje nao querem
    mudar. deus esta chamando e o Senhor jesus te esperar para mudança de carater
    aquele que roubava Nao roube mais antes trabalhe qau O ESPIRITO SANTO continue falando

    ResponderEliminar
  49. Amém Deus te abençoe pela mensagem

    ResponderEliminar
  50. Glórias a Deus. Gostei muito do seu estudo. Deus o abençoe sempre

    ResponderEliminar
  51. Linda mensagem glória a Deus por sua vida. Fica na paz do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderEliminar
  52. Liçao de vida maravilhosa! As vezes fica difícil perdoar, mas lendo a carta que Paulo enviou à Filemon, temos que ceder, principalmente, não existe pecado grande ou pequeno para Deus! Ele está sempre pronto a nos perdoar, quando nos arrependemos em Espírito e verdade, exemplo esse, que Paulo, por Amor ao Seu Senhor Deus, comprou a culpa do escravo Onésimo, livrando-o da condenação eterna, sem salvação, assim como Filemon, também poderia perder a sua Salvação. Dou Glórias à Deus, por unúmeras oportunidades qque o Senhor tem nos proporcionado em ter o sentimento e Dom do Perdão, Obrigada Meu Senhor Deus, em nome de Jesus Cristo!

    ResponderEliminar
  53. Abençoada palavra! DEUS é bom 💗🙏

    ResponderEliminar
  54. Muito boa mensagem aprendi muito deixe Deus continua usando sua vida pra abençoa outras!!!!!

    ResponderEliminar
  55. Maravilhoso e muito esclarecedor esse estudo

    ResponderEliminar
  56. Muito bom o estudo que Deus abençoe mais ainda 🙌

    ResponderEliminar
  57. Amém glorificado seja Deus todo poderoso a um estudo muito abençoado que Deus nos abençoe ricamente abundantemente a paz do Senhor Jesus

    ResponderEliminar
  58. Amém glorificado seja Deus todo poderoso a um estudo muito abençoado que Deus nos abençoe ricamente abundantemente a paz do Senhor Jesus

    ResponderEliminar
  59. Amém glorificado seja Deus todo poderoso a um estudo muito abençoado que Deus nos abençoe ricamente abundantemente a paz do Senhor Jesus

    ResponderEliminar
  60. Gostei muito desse estudo que DEUS continue a abençoando vc sempre

    ResponderEliminar
  61. Excelente explicação, aprendi muito, parabéns pela dedicação, Deus abençoe

    ResponderEliminar
  62. Que texto maravilhoso muito forte que Deus venha abençoar cada dia mais sua vida

    ResponderEliminar