domingo, 20 de maio de 2012

AS PROFISSÕES DO FUTURO


Conheça as profissões do futuro

A transformação por que o mundo vem passando está alterando o cenário de trabalho também. Foi o que mostrou Idamar Carpinelli, orientadora vocacional do Ciee na palestra “Profissões do Século XXI” da Feira do Estudante. “Estamos na Era da economia criativa, que tem como principal fonte a capacidade humana e a sua criatividade, inovação e talento”, diz ela.

No século XXI, o principal objetivo das empresas é encontrar profissionais qualificados, que tenham uma visão empreendedora para gerar resultados. “O jovem que deseja crescer na carreira deve ter disciplina, foco e sempre procurar se especializar na área de atuação para se destacar no mercado”, afirma Idamar.

Mas quais serão as profissões do futuro? Veja a seguir uma lista dos cargos que devem surgir ainda nesse século.


Psicólogo de consumo – Esse profissional é responsável por interpretar, prever, medir e influenciar a reposta do consumidor a um determinado produto, serviço ou marca.

Midialogo – O profissional que atua no cargo é responsável pela disponibilização de produções audiovisuais, não só para a área artística, mas também para produção e prospecção científica, modelagens, geografia e elaboração de mapas.

Especialista em direito cibernético – Estuda direito autoral no ambiente cibernético, tanto na disponibilização de obras artísticas e científicas, quanto na produção multiautoral.

Perito em segurança de dados – Responsável pelo desenvolvimento de sistemas de informação a prova de fraudes e mecanismos para identificação de vírus ou algo que coloque em risco o sistema da informação da empresa.

Gerente de Responsabilidade Social - Desenvolve e implementa projetos de responsabilidade social voltado aos negócios e o ambiente corporativo.

Gerente de ecorrelações – Realiza trabalhos com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver programas ecológicos.

Gerente de resíduos - Responsável por incentivar o descarte do lixo comum e de difícil eliminação.

Especialista em genética e melhoramento das plantas – Atua com pesquisas visando o aumento da produtividade no setor de agronegócios.

Cuidador de idosos e pessoas com necessidades especiais - Auxilia pessoas com limitações físicas e mentais.

Conselheiro de aposentadoria – Especialista na área financeira, esse profissional orienta as pessoas para planejar a aposentadoria.

Engenheiro de petróleo e gás – Desenvolve projetos que visam a exploração e a produção de petróleo e gás.

Cirurgiões para memórias – Médicos especialistas em aumentar a capacidade da memória humana e retirar as más lembranças.

Escritores de Wiki – A importância da internet como fonte de conhecimento cria o cargo responsável por escrever no Wikipedia.
Autora: Mariana Fonseca. Fonte: http://clickcarreira.clientes.ananke.com.br

Luís Carlos Fonseca.


Sem comentários:

Enviar um comentário