quinta-feira, 17 de maio de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 – PREPARAÇÃO PARA O EVANGELISMO E TESTEMUNHO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 – PREPARAÇÃO PARA O EVANGELISMO E TESTEMUNHO

VERSO ÁUREO: “E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” Mateus 4:19

INTRODUÇÃO - Deus continuamente chama pessoas para proclamar, de forma particular e pública, a Sua Palavra e o Seu inacreditável amor por nós. Muitos, porém não encontram o devido apoio e acabam vencidos pelo desânimo que sufoca a sua paixão pelo evangelismo. A necessidade de treinamento para o evangelismo não pode ser adiado para depois da conclusão do secundário ou da faculdade. Enquanto a importância da educação formal permanece, a urgência do nosso tempo exige uma resposta mais imediata ao evangelismo. Jesus vai voltar em breve, e necessitamos avisar o mundo!

Deus necessita de voluntários consagrados, independentemente da sua formação acadêmica. A liderança da igreja necessita preparar homens, mulheres e crianças que ocupem uma posição comparável a que Noé ocupou nos dias precedentes ao dilúvio, ou a que João Batista foi chamado à realizar nos dias que precederam o aparecimento de Jesus em Seu primeiro advento. Você usa os seus dons espirituais voluntariamente?


Mas, antes do treinamento para pregar o evangelho; através dos estudos bíblicos, pequenos grupos, séries de conferências e outros métodos, é necessário o preparo espiritual. Devemos primeiramente estar fundamentados no poder do Espírito Santo, para depois sairmos e pregarmos a Palavra do Senhor Jesus. No Pentecostes aconteceu aquilo que deve preceder o evangelismo atual. Todos ficaram reunidos no cenáculo por 10 dias, e só depois foram capacitados pelo Senhor Deus.

Jesus disse: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há-de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:8.

Depois da consagração e preparo cumpriu-se a promessa: "E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.” Atos 2:1-2.

DOMINGO (20 de maio) – A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO - Atualmente existem muitos métodos usados para a proclamação do evangelho, alguns mais eficientes que outros. De um modo geral, todos têm o seu devido valor. As pessoas possuem qualidades, personalidades e habilidades diferentes, e o desejo de Deus é que cada um use daquilo que Ele deu para levar as Boas Novas. Na Bíblia encontramos vários exemplos de personagens que foram usados por Deus para que muitos viessem a crer no Senhor Jesus, cada um usando o seu próprio estilo e capacidades.

Marcelo Berti apresenta cinco métodos de evangelização que todos podem ser treinados para os praticar:

1-Método de Confrontação - A evangelização confrontadora é a forma pela qual os cristãos encontram uma pessoa ou mais, que geralmente não conhecem, e aproveitam a oportunidade para apresentar-lhes o evangelho. Às vezes, o uso desta técnica ocorre com pessoas conhecidas pelo evangelizador, tais como colegas de trabalho ou vizinhos, com quem o cristão não tem um relacionamento particularmente forte ou longo.

2. Método Socrático - Este é o método pelo do qual argumenta-se com o não-cristão acerca da realidade, reflete-se sobre os argumentos que tem ouvido e tira conclusões para uma conversa, uma troca de ideias. É um método que leva a pessoa a pensar, a raciocinar e até mesmo a questionar, a fim de que suas dúvidas quanto ao evangelho sejam tiradas. Este tipo de abordagem não requer uma aceitação calada de verdades impostas.

3. Método Testemunhal - Este é o método em que a pessoa evangeliza falando da obra realizada por Deus em sua vida, é um testemunho do poder transformador do evangelho. Este método, como qualquer outro, exige muito mais do que falar, porque as pessoas vão querer ver o que de fato aconteceu, investigarão a vida do crente para ver se é verdade ou não.

4. Método Assistencial - É aquele que leva as boas novas através de alguma obra de ação social, seja abrigando crianças de rua, distribuindo alimentos e roupas aos carentes. Este método busca infiltrar o evangelho na comunidade suprindo suas necessidades, tanto físicas quanto materiais e espirituais.

5. Método Comportamental - Como o próprio nome diz, este método de evangelização baseia-se no relacionamento entre cristãos e não-cristãos. É desenvolvido através da amizade sincera e desinteressada do cristão. Consequentemente essa amizade desperta uma curiosidade no não-cristão quanto ao modo de viver, padrões, conduta, razões e motivações essenciais do estilo vida do cristão. Desta forma, não se corre o risco de fazer do não-cristão apenas o projeto evangelístico, é uma oportunidade para investir em um relacionamento autêntico de amor e amizade, o que os não-cristãos estão sempre a procura. Esse método tem crescido de modo significativo, e o que é melhor, tem crescido também a confiança mútua.

O que os seguintes textos nos ensinam sobre a necessidade de recebermos treinamento para o trabalho de Deus?

“E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” Mateus 4:19

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Mateus 28:19

SEGUNDA-FEIRA (21 de maio) – APRENDER PELA FORMAÇÃO – Há dois aspectos de aprendizagem para aqueles que pretendem servir ao Senhor, e um está ligado ao outro. O primeiro, é aprender a conhecer Jesus; depois vem a maneira de falar de Jesus e daquilo que Ele oferece à toda a raça humana.

A lição para hoje traz o exemplo da 1ª multiplicação dos pães relatada nos evangelhos. Ler João 6:1-14. Que coisas os discípulos teriam observado e aprendido com Jesus?

Com certeza, os discípulos aprenderam a lição de dependência do Pai. Mesmo antes de Jesus aparecer em público, cada dia para o Seu ministério, Ele ficava em comunhão com o Pai. Quando Jesus soube da morte de João Batista, Ele retirou-se em um barco para um lugar reservado para a oração e comunhão com o Pai: “E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado; e, sabendo-o o povo, seguiu-o a pé desde as cidades.” Mateus 14:13.

Depois os discípulos aprenderam técnicas fantásticas de evangelismo com Cristo. O princípio de aprendizagem através da observação aplica-se a toda a gente. A aprendizagem pelos livros, ou pela audição de instruções deve ser sempre reforçada através da observação e do envolvimento. Foi o que aconteceu com os 12 discípulos e seguidores de Cristo, que incluíam os discípulos de João Batista e muitas outras pessoas.

Que lições os discípulos observaram em Jesus no Seu ministério, mas especialmente no milagre da multiplicação dos pães e peixes?

Momentos de comunhão e descanso. “E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer.” Marcos 6:31

Determinação. Depois de uma noite de pescaria frustrada, quando os discípulos estavam sendo escolhidos para o ministério, Jesus pediu para que jogassem a rede, e colheram muitos peixes. Ver Lucas 5:1-11

Compaixão. Quando Jesus viu a multidão que o seguia, na ocasião da 1ª multiplicação de pães, Ele sentiu dó das pessoas. Ver Mateus 14:14

Fé no Pai. Com apenas 5 pães e 2 peixes Ele orou ao pai, e aconteceu a multiplicação. Ver Mateus 14:17-19

Organização. Jesus mandou os discípulos organizarem a multidão em grupo 100 e de 50 pessoas para facilitar a distribuição, e para mostrar que trabalhar com menos pessoas, os resultados são melhores. Ver João 6 e Marcos 6

Economia. “E levantaram doze alcofas cheias de pedaços de pão e de peixe.” Marcos 6:43

TERÇA-FEIRA (22 de maio) – APRENDER FAZENDO – Por mais livros que uma pessoa leia, por mais cursos teóricos que faça, ou por muitos jogos que observe, se alguém desejar ser um bom profissional deverá cair a campo para saber fazer. Isto chama-se ganhar experiência pela prática.

Lembro-me de duas situações que marcaram muito a minha vida. A primeira foi quando sai para a colportagem pela primeira vez. Embora eu soubesse algumas técnicas de vendas como; a abordagem, introdução, apresentação e conclusão, e tivesse praticado com os colegas de equipe, quando fiz a primeira apresentação sozinho, foi muito difícil. A segunda situação foi quando tive que fazer a minha primeira pregação “treino” no Seminário. Foi um pouco constrangedor ter de falar para os colegas e professor de pregação bíblica. Mas mesmo antes disso quando era adolescente, fui desafiado a pregar em uma reunião de oração, e confesso que foi muito difícil.

O que o texto de Mateus 10:1-14 ensina-nos com a iniciativa de Jesus a enviar os discípulos para o trabalho?

O capítulo 10 de Mateus trata do treinamento que Jesus deus aos 12 discípulos. Foram instruções sábias e necessárias para aquela época, e que muitas podem e devem ser aplicadas para os nossos dias.

Que semelhanças há com as instruções que Jesus deu aos 12 e as que deu aos 70 discípulos em Lucas 10: 1-11?

As instruções de Jesus aos discípulos eram para quando Jesus ainda estava com eles, mas era especialmente para os preparar para depois da Sua morte.

Que iniciativas e coragem temos para testemunharmos de Cristo hoje?

QUARTA-FEIRA (23 de maio) APRENDER COM O INSUCESSO – Nem sempre conseguimos medir o sucesso ou fracasso no evangelismo. No mundo empresarial é mais fácil classificar o insucesso; já no campo missionário podemos dizer que, enquanto há vida há esperança. Eu trabalho em um país que embora seja cristão, é muito difícil alguém deixar as suas tradições religiosas e converter-se a Cristo. Acho que já aprendi a me contentar com menores resultados diretos do trabalho da igreja.

É certo que o diabo não pára de atrapalhar o trabalho de Deus. Em todas as nossas tentativas de ganhar almas para o reino de Deus, somos confrontados por um adversário sobrenatural e muito ativo, no sentido de desviar a mente do interessado da Palavra de Deus.

Textos para hoje: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em redor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” I Pedro 5:8.

 “Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.” Apocalipse 12:12.

Os discípulos de Cristo também experimentaram o insucesso:

Relato de sucesso: “E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.” Lucas 10:17

Relato de insucesso: “E, quando chegaram à multidão, aproximou-se-lhe um homem, pondo-se de joelhos diante dele, e dizendo: Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água. E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.” Mateus 17:14-16

Qual foi a reação dos discípulos quando eles experimentaram o fracasso no ministério?

“Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo? E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.” Mateus 17:19-21.

Como os discípulos, nós também necessitamos buscar Jesus, em oração, para que Ele redimensione o nosso potencial missionário e nos capacite com o poder do Espírito Santo.

Veja este texto: “Um mau traço de caráter que seja, um só desejo pecaminoso, acariciado persistentemente, acabará neutralizando todo o poder do evangelho. Toda condescendência pecaminosa fortalece a aversão da alma para com Deus. O homem que manifesta uma incredulidade obstinada ou uma estulta indiferença para com a verdade divina, está apenas colhendo aquilo que ele mesmo semeou. Em toda a Bíblia não existe advertência mais terrível contra o brincar com o mal do que as palavras do sábio, de que o pecador "com as cordas do seu pecado, será detido". Prov. 5:22. Cristo está pronto para libertar-nos do pecado, mas não força a vontade; e se pela persistente transgressão a própria vontade estiver inteiramente inclinada ao mal, e não desejarmos ser libertados, não querendo aceitar a Sua graça, que mais poderá Ele fazer? Nós mesmos nos destruímos, por nossa deliberada rejeição de Seu amor. "Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação." II Cor. 6:2.” Caminho a Cristo, 35.

QUINTA-FEIRA (24 de maio) – APRENDER COM O ÊXITO – Há duas áreas que podemos aprender com o sucesso. A primeira é a parte prática/processual; que é onde se aprende com aquilo que fazemos. Por exemplo: Que estudos bíblicos oferecer? Que público-alvo atingir? Que local investir? Que publicidade usar? A segunda área do sucesso é a cooperação espiritual. Esta área é a ênfase no poder de Deus atuando no coração dos interessados em favor da pregação da Palavra.

Ao evangelizarmos, que atenção se deve dar para as misericórdias de Deus e a conversão das pessoas?

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II Pedro 3:9.

“Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.” I Coríntios 3:6

As técnicas de evangelismo e a aplicação do nosso tempo para a pregação não são de muito valor se não estivermos ligados com Cristo através de uma íntima comunhão. Veja estes textos:

“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:5.

"Na religião de Cristo há uma influência regeneradora, que transforma o ser todo, levantando o homem acima de todo vício degradante, abjeto e elevando os pensamentos e desejos para Deus e o Céu. Ligado ao Ser infinito, o homem se faz participante da natureza divina. Contra ele não têm efeito dardos do mal; pois que está revestido da armadura da justiça de Cristo."  Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes,51 e 52.

SEXTA-FEIRA (25 de maio) “Cada igreja deve ser uma escola missionária para obreiros cristãos.” CBV, 149

“Aqueles a cujo cargo se encontram os interesses espirituais da igreja devem formular planos e meios pelos quais se dê a todos os seus membros alguma oportunidade de fazer uma parte na obra de Deus. Nem sempre isto foi feito em tempos passados. Não foram bem definidos nem executados os planos para empregar os talentos de cada um em serviço ativo. Poucos há que avaliem devidamente quanto se tem perdido por causa disto”. Obreiros Evangélicos,  351

“Onde quer que se estabeleça uma igreja, todos os membros se devem empenhar ativamente em trabalho missionário. Devem visitar todas as famílias da vizinhança, e conhecer suas condições espirituais”. Testemonies, vol. 6, 296

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário