quinta-feira, 7 de junho de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 – DAR A CONHECER À IGREJA


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 – DAR A CONHECER À IGREJA

VERSO ÁUREO: “E os apóstolos ajuntaram-se a Jesus, e contaram-lhe tudo, tanto o que tinham feito como o que tinham ensinado.Marcos 6:30.

INTRODUÇÃO: Apresentar relatórios das atividades é algo muito importante em todos os setores de trabalho, e na igreja não pode ser diferente. Como pastor eu também tenho de prestar um relatório de quantos estudos bíblicos, pregações, visitas e outros itens eu realizo. Dentro do planejamento da igreja deve ter momentos para que toda a igreja saiba das atividades que estão a decorrer, e as que já foram realizadas.


Por que devemos contar à igreja? Todos os que estão envolvidos, geralmente, sentem o desejo de partilhar com os outros da sua alegria em trabalhar para Jesus. Com certeza, os relatórios missionários contagiam aqueles membros que porventura ainda não estejam envolvidos com o trabalho de Deus, e cria uma motivação geral. Este é o objetivo principal porque devemos contar à igreja.
Nesta semana iremos ver relatos do trabalho evangelístico dos apóstolos, no livro escrito por Lucas, Atos dos Apóstolos. Este livro está repleto de lindas lições para nós hoje. O livro de atos termina assim:E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo; pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.” Atos 28:30 e 31. Este final mostra-nos que podemos acrescentar os nossos atos missionários na sequência do livro, pois somos enviados do Senhor para anunciar Jesus.

Como seria a igreja de hoje, caso não tivéssemos os relatos missionários da igreja cristã primitiva?

DOMINGO (10 de junho) UM PRINCÍPIO BÍBLICO – A prestação de relatórios é um princípio bíblico, e por isso devemos dar-lhe a devida importância. Na Bíblia não encontramos nenhum texto que diga diretamente: “Tendes de prestar relatórios”. Mas, muitos são os textos que mencionam os discípulos, posteriormente os apóstolos e a igreja cristã contando as bênçãos recebidas, decorrentes do trabalho missionário.

O verso áureo desta semana mostra-nos que os discípulos, após uma viagem missionária, relataram tudo a Jesus.

Que relatórios fizeram Pedro e João após o trabalho diante do sinédrio e dos novos crentes? 

Contaram ao sinédrio sobre a cura de um homem: “Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel, visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado, seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.” Atos 4:8-10.

Contaram aos novos crentes sobre a cura do homem: “E, soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes disseram os principais dos sacerdotes e os anciãos. E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há.” Atos 4:23-24.

Qual foi o resultado do relatório? Houve uma motivação geral. “Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra; Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus. E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.” Atos 4:29-31.

Quais seriam os resultados, caso os apóstolos tivessem ficado calados?

SEGUNDA-FEIRA (11 de junho) – O QUE DEUS TINHA FEITO Como a igreja em Jerusalém reagiu ao relatório de Paulo? 

Paulo depois que regressou à Jerusalém relatou a Tiago e a todos os anciãos a maneira como Deus tinha abençoado o ministério entre os gentios:

Paulo contou em detalhes: “E, havendo-os saudado, contou-lhes por miúdo o que por seu ministério Deus fizera entre os gentios. “Atos 21:19

Qual foi a reação dos ouvintes? “E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei.” Atos 21:20.

O texto de hoje também menciona a atenção que algum judeu recém-converso ainda dava para com a lei cerimonial dos judeus. E a igreja cristã teve que tratar deste assunto. Paulo preocupou-se apenas em batizar os novos conversos e trazê-los para Cristo. A questão do preconceito entre eles necessitou ser resolvida. Caso a igreja cristã continuasse a manter algum tipo de preconceito, iria prejudicar a grande influência de Paulo.

Até que ponto temos algum tipo de preconceito em relação aos novos membros? Como reagiremos se um ex-homossexual for batizado?

TERÇA-FEIRA (12 de junho) – A IMORTÂNCIA DOS RELATÓRIOS – É recomendável que cada igreja promova momentos de motivação através dos relatórios prestados.

Como se deve dar os relatórios das atividades missionárias da igreja? Com certeza, não pode ser de forma fria e cheia de números. 

Nas empresas, a prestação de relatórios obedece uma ordem simples. O presidente ou diretor, convida cada chefe de setor, e este apresenta aquilo que colocou em uma planilha com os dados em forma de cálculos e objectivos alcançados ou não. Caso não haja lucros, a direção da empresa rapidamente toma providências demissionárias ou de remanejamento.

Na igreja há um outro caminho a seguir. Marca-se uma assembleia espiritual, e entre mensagens espirituais; estudo da Palavra de Deus, músicas e orações, inclui-se momentos de motivadoras experiências missionárias. Esses momentos também podem ser durante o sábado de manhã quando a maior parte dos irmãos estão presentes.

O espantoso e grande crescimento da igreja cristã, relatado em Atos, não aconteceu por acaso. Fortalecidos pelo Espírito Santo, os crentes se entregaram a Deus, realizaram o trabalho e os resultados form maravilhosos. Aqueles missionários não mediram esforços e saíram de casa em casa e relataram os seus feitos para a nossa motivação.

Como seria a igreja de hoje, caso não tivéssemos relatos como estes?

“E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.” Atos 5:14

“Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra.” Atos 8:4

“Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.” Atos 8:12

“E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.” Atos 11:21

“E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia.” Atos 14:21

QUARTA-FEIRA (13 de junho) – RELATÓRIOS E MOTIVAÇÃO – Mesmo na área financeira, em uma reunião administrativa, quando a tesouraria da igreja vai apresentar o relatório, é interessante que se faça de forma a levar motivação à igreja. Eu me lembro de um tesoureiro que quando prestava contas, sempre tinha uma palavra de ânimo a todos, ele dizia: “Este ano arrecadamos mais do que o ano passado, mas Deus pode nos conceder ainda mais.” E quando o relatório era negativo ele dizia: “Deus permitiu que houvesse uma crise para reavaliarmos a condição espiritual da igreja.

Um diretor da Adra que conheço, na última reunião administrativa disse assim: “Distribuímos mais de duas toneladas em alimentos, e fico feliz de poder ajudar saciar a fome de várias pessoas”

Quando as coisas não correm tão bem devemos também relatar à igreja, pois só assim, em espirito de humildade; devemos reavaliar o motivo dos resultados indesejados e procurarmos, com a graça de Deus, redimensionar o crescimento.
No texto para hoje vemos que os doze espias viram as mesmas coisas. 

Por que dois deles (Josué e Calebe) relataram de forma diferente?

Atenderam Moisés: “Assim subiram e espiaram a terra desde o deserto de Zim, até Reobe, à entrada de Hamate.” Números 13:21
“E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. “Números 13:25

O relatório dos espias: “Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.” Números 13:30-33

A sua igreja tem relatórios para serem mostrados? Quando são apresentados, o são de que forma?

QUINTA-FEIRA (14 de junho) DAR A GLÓRIA A DEUS – Quando o líder de um departamento presta algum relatório à igreja ele deve ter em mente que Deus é que deve ser engrandecido pelo que foi realizado. Pode ser que alguém, em face do sucesso, pode desejar chamar a atenção para sí. Sabemos portanto, que Deus é honrado na apresentação de um relatório fiel.

Davi disse: “Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo. Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória. Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.” I Crônicas 29:11-14.

Como reagiram os líderes da igreja de Jerusalém diante do relatório de Pedro a respeito do trabalho entre os gentios? Ver Atos 11:1-18. Aqui o contexto é que havia tido críticas sobre o trabalho de Pedro entre os gentios; mas depois que Pedro contou tudo o que se tinha passado, as coisas ficaram esclarecidas e criou um motivação entre os irmãos.

Naquele tempo não era fácil para o judeu cristão aceitar um convertido pagão (gentio) no rol de membros, pois eles ainda mantinham o pensamento antigo de que a salvação era só para o judeu. Depois da morte de Cristo as promessas do concerto passaram para todas as outras nações. Paulo deixou claro que todos deviam receber a oportunidade de salvação: “Primeiro do judeu e depois do gentio.” Rom.1:16

Com que facilidade aceitamos os novos conversos, com sua cultura e costumes no nosso meio?


SEXTA-FEIRA (15 de junho) – “Se o orgulho e o egoísmo fossem colocados de lado, cinco minutos bastariam para remover a maioria das dificuldades.” Primeiros Escritos, 30.

Nossas reuniões de testemunho e de oração devem-se tornar ocasiões de auxílio e animação especiais. Cada um tem uma obra a fazer para tornar essas reuniões o mais interessantes e proveitosas possível. Isto melhor se pode conseguir mediante uma experiência cada dia nova nas coisas de Deus, e não hesitando em falar acerca de Seu amor nas assembleias de Seu povo. Se não permitis que nenhuma treva ou incredulidade penetre em vosso coração, estas não se manifestarão em vossas reuniões.”  Southern Watchman, 7 de março de 1905. Serviço Cristão, 211

“A igreja necessita da experiência nova e viva dos membros que mantêm uma habitual comunhão com Deus. Testemunhos e orações insípidos, batidos, destituídos da presença de Cristo, não ajudam o povo. Se todo aquele que pretende ser filho de Deus fosse cheio de fé, de luz e de vida, que maravilhoso testemunho seria dado.” Serviço Cristão, 212

Luís Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário