quarta-feira, 20 de junho de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 – UM MINISTÉRIO PERPÉTUO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 – UM MINISTÉRIO PERPÉTUO

VERSO ÁUREO: “E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei? É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.” Lucas 13:18-19

INTRODUÇÃO: Não há idade para testemunhar e realizar o evangelismo. Enquanto há vida, os filhos de Deus podem pregar o evangelho. Mesmo em um leito de hospital podemos dar testemunho e divulgar o reino de Deus. Os exemplos bíblicos, de envolvimento com a missão, também teve a participação de pessoas de mais idade. Moísés, Abraão, Calebe e outros, já eram idosos quando foram usados por Deus para missões especiais. Na seara do Senhor há lugar para crianças; jovens, pessoas de meia-idade e idosos.

Algumas pessoas entregam os pontos, usam argumentos infundados e deixam de trabalhar para Cristo. Se for necessário reavaliar as funções e mudar de ênfase numa atividade, que isso seja feito, mas nenhum filho de Deus deve deixar de se envolver na missão de anunciar o evangelho de Cristo.


O Evangelismo e o testemunho pessoal são os meios que Deus estabeleceu para fazer a semente do evangelho desenvolver no coração das pessoas.

Nesta semana vamos ver que evangelismo; no sentido mais amplo, envolve também conservar e manter os novos membros dentro da igreja, e buscar os membros que se desviaram. E isso envolve um trabalho especial por parte da igreja. Não basta apenas instruir e batizar, envolve proporcionar um ambiente atencioso e confortável para os novos membros desejarem permanecer.

DOMINGO (24 de junho) – TESTEMUNHO E EVANGELISMO SEM CESSAR – Enquanto há pessoas que necessitam de salvação a igreja deve continuar com o evangelismo e testemunho. É plano de Deus salvar tantas pessoas quantas seja possível. Deus tem o desejo de libertar as pessoas das garras do inimigo e Ele conta com a nossa participação. As pessoas são orientadas a deixarem uma vida de pecados para uma vida de entrega a Deus. Este chamado do reino é o grande chamado da vida do cristão, como vemos no texto a seguir:

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:18-20

Pregar o evangelho é uma tarefa árdua, pois envolve mexer com a estrutura da outra pessoa. Não é fácil as pessoas saírem da sua zona de conforto; abandonando vícios, maus costumes, palavrões e tradições para aceitar um novo Caminho. E o filho de Deus se coloca como intermediário entre Cristo e o interessado. Isso requer muita consagração e comunhão com o Pai para que Ele nos dê forças e motivação.

Como o exemplo do diálogo de Jesus com a mulher samaritana nos motiva para a ação? Ver João 4: 7-30

“O ódio racial afastava Judeus e Samaritanos a tal ponto que ambas as partes evitavam o contato social, de todas as maneiras possíveis.” SDABC, vol 5, 938

A despeito do preconceito que havia entre judeus e samaritanos eles não podiam negar água um ao outro. 

Jesus desenvolveu as 5 fases do evangelismo:  1) Captou a atenção da mulher com o pedido: “Dá-me de beber” v.7. 2) Prendeu o interesse da mulher. A mulher perguntou: “Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?” v. 9. 3) Despertou um desejo na mulher, ela disse: “Senhor dá-me dessa água” v 5. 4) Levou-a a uma convicção: “Senhor! Vejo que és profeta.” V. 19 e 5) Levou a mulher a agir:  “Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? v.29.

Temos aproveitado as oportunidades que temos para evangelizar?

SEGUNDA-FEIRA (25 de junho) - UM AMBIENTE ATENCIOSO A sua igreja é atenciosa com as visitas, convidados e membros? Se a sua resposta é sim e você é membro; você está de parabéns, pois mostra que você é um bom anfitrião da fé cristã. Agora se a sua igreja é constituída apenas de panelinhas e não dá atenção e nem dedica carinho às pessoas, cuidado, o problema pode estar consigo.

Este aspecto do evangelismo também é muitíssimo importante e é chamado de desvelo, solicitude e amor. Em alguns lugares há o ministério da recepção que envolve dar um tratamento vip, especialmente para as visitas.

Por que é importante a comunhão entre os crentes? É que no céu os redimidos viverão em plena harmonia, e devemos treinar o amor aqui para que quando lá chegarmos, já sabermos como agir.

Como a Palavra de Deus solicita que tratemos especialmente os novos na fé e interessados?

Na igreja - “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” Atos 2:42

“E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor. E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia. O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração.” Atos 11:19-23

Nos lares - “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” Atos 20:35

"Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados; isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha.” Romanos 1:11-12

TERÇA-FEIRA (26 de junho) – FORMAR FORMADORES – Costuma-se dizer assim: “Dá um peixe a um homem, e dás-lhe de comer por um dia; ensina-o a pescar, e darás de comer a ele e à família durante toda a vida.”

Realmente o treinamento na igreja é muito importante para mantê-la ativa no trabalho para Deus. Assim como os pais prudentes preparam os filhos para assumirem as responsabilidades da vida, também a liderança da igreja deve dar formação para os membros da igreja colaborarem com maior pujança e força na pregação do evangelho. É salutar a liderança da igreja indicar um membro com pouca experiência missionária para acompanhar um outro membro experiente em um estudo bíblico, reunião de pequeno grupo, visita missionária e outras atividades, assim a formação é passada para que outros se tornem também formadores.

Que princípio a respeito da formação de formadores podemos retirar das instruções de Paulo a Timóteo, conforme II Timóteo 2:1-7?

Paulo deixou claro ao Timóteo que a pregação do evangelho deve ter um alcance mundial e duradouro, e para que isso aconteça é necessário que homens fiéis sejam formados para depois serem formadores:

“E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” IITimóteo 2:2

Este princípio está de acordo com aquilo que Jesus disse: “Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.” Mateus 9:37-38.

Você está envolvido na atividade de ser formador ou de receber algum treinamento missionário?

QUARTA-FEIRA (27 de junho) – EM BUSCA DE ANTIGOS MEMBROS – Operação resgate é o termo que se dá para buscar aquele ou aquilo que se perdeu. Geralmente as pessoas se afastam da igreja por questões doutrinárias ou de relacionamentos conflituosos entre irmãos. Seja qual for o motivo, precisamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para buscar a ovelha que está ferida.

O termo apostasia é usado para designar o estado espiritual de afastamento de um membro da igreja e de Deus. A igreja Adventista tem realizado atividades na tentativa de trazer de volta um membro que se afastou do convívio da igreja. O dia do amigo é uma boa iniciativa para reconquistar a amizade de alguém que se afastou do convívio cristão e de conquistar as pessoas que, porventura, esteja visitando a igreja pela primeira vez.

Como deve ser realizado o dia do amigo? O membro da igreja convida um ex-adventista ou amigo não adventista para passar um dia de sábado com ele. Algumas igrejas organizam serenatas; e logo na sexta-feira a noite realizam esta ação. A pessoa é convidada para assistir a escola sabatina e o culto, que são preparados para os amigos e convidados. A seguir a pessoa almoça com o irmão anfitrião, na parte da tarde assistem um programa musical preparado especialmente para o amigo. Assim passam um dia muito agradável juntos, e o convidado sente vontade de retornar mais vezes a igreja.

O que o seguinte texto fala sobre a reconciliação? “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.” II Coríntios 5:18-20. Ver também Mateus 10:5 e 6

QUINTA-FEIRA (28 de junho) A PORTA DAS TRASEIRAS - Qual é o melhor método para conservar os novos membros na igreja?  Um grande caminho que temos a percorrer é o de buscar o equilíbrio entre a quantidade e a qualidade dos discípulos que fazemos, na fase pré-batismal do processo evangelístico, ao cumprir a grande comissão de Mateus 28:19-20. Esta é a grande contribuição que podemos dar para evitar fazer com que nossos queridos que trazemos para Cristo O abandonem sem nem ao menos tê-Lo conhecido. Se assim o fizermos, teremos muito menos pessoas frustradas, tanto dentro quanto fora da igreja.

 “Grande erro é confiar em sabedoria humana, ou em números, na obra de Deus. O trabalho bem-sucedido para Cristo não depende tanto de números ou talentos, como da pureza de desígnio, da genuína simplicidade, da fervorosa e confiante fé.” O Desejado de Todas as Nações, 370.

Não tenhamos pressa de atribuir grande peso eclesiástico à pessoa que estamos trazendo para Jesus. É muito importante que ela chegue à igreja e que permaneça. Se prepararmos bem no processo do pré-discipulado, as chances de que permaneça como discípulo se multiplicarão. E o que é melhor, tê-la apenas por um dia ou para sempre?

Como os seguintes textos nos ajudam compreender o processo de conservar os novos membros?

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hebreus 10:25

“Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.” Romanos 14:13

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.” Gálatas 5:13

“Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Efésios 4:32

SEXTA-FEIRA – (29 de junho) – “Precisamos de ser canais através dos quais Deus possa enviar luz e graça ao mundo. Os apóstatas precisam de ser recuperados. Precisamos de nos apartar dos nossos pecados, por confissão e arrependimento, humilhando o nosso orgulhoso coração perante Deus. Torrentes de poder espiritual serão derramadas sobre aqueles que estão preparados para o receber.” Test. p Igreja Vol. 8, 46

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário