segunda-feira, 2 de julho de 2012

COMENTÁRIOS E RESUMO DA LIÇÃO 2 – PRESERVANDO OS RELACIONAMENTOS


COMENTÁRIOS E RESUMO DA LIÇÃO 2 – PRESERVANDO OS RELACIONAMENTOS

VERSO ÁUREO: “Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?” I Tessalonicenses 2:19

INTRODUÇÃO: Paulo não ficou muito tempo em Tessalônica; foram apenas 3 semanas, mas foi o tempo suficiente para realizar um emocionante evangelismo e poder cativar a atenção e amor de novos conversos; mas também provocou uma oposição de várias pessoas e de líderes locais. Ele foi expulso de lá pelo conselho da cidade. O apóstolo não pôde mais retornar como vemos: “Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós por um momento de tempo, de vista, mas não do coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto.” I Tessalonicenses 2:17

Como Paulo não conseguiu permanecer em Tessalônica por mais tempo, ele procurou estabelecer bons relacionamentos com os novos crentes, e desenvolveu o ministério através das cartas endereçadas aos tessalonicenses.

Paulo mostrou aos crentes a importância do amor de Deus e de uns para com os outros nos relacionamentos. Ele mostrou como Deus nos fez diferentes e como devemos comunicar-nos melhor com as pessoas. O apóstolo deixou dicas de como devemos nos relacionar bem com nossos familiares, autoridades, idosos, amigos crentes, amigos descrentes e demais pessoas com quem convivemos.
As cartas nos mostram como podemos conhecer a vontade de Deus quanto a como perdoar, compreender, cooperar, obedecer, respeitar, exortar, cuidar do que falar e influenciar bem as pessoas. Paulo mostra que o crente deve deixar a luz de Cristo brilhar e temperar com sal todos os seus relacionamentos.


DOMINGO: (8 de julho) - OPOSIÇÃO EM TESSALÔNICAQual é o motivo por que Paulo e Silas foram expulsos de Tessalônica?

Perseguição externa - Em Atos 17:5 a 9 mostra-nos o motivo porque houve oposição, da liderança da cidade, ao trabalho de Paulo e Silas. Eles perseguiam a Paulo e Silas por inveja. É claro que o inimigo não fica contente com um o trabalho missionário bem feito. Ele vai sempre procurar atrapalhar. A igreja crescia em todos os lugares, e o inimigo agiu, criando argumentos tão bem engendrados que pareciam lógicos para convencer o povo e as autoridades que aqueles simples e inocentes pregadores eram uma perigosa ameaça ao Império Romano, bem como às autoridades locais.
Assim será em nossos dias, quando a igreja começar a pregar com mais poder, o que, aliás, já está acontecendo, embora ainda em pequena escala. Virão contra a Igreja Adventista e seus adeptos fervorosos, e os atacarão por meio de diversas leis. Serão criados argumentos que parecem bem fundamentados, e amparados por leis civis, que darão a entender que os atos dos pregadores são uma afronta à sociedade.

Perseguição interna - “Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.” I Tessalonicenses 5:14

“Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.” II Tessalonicenses 3:11. Hoje também há aqueles de dentro que se opõem com doutrinas humanas dizendo que vem em nome de Deus, mas só armam confusão. Cuidado com estes!

Você sofre alguma oposição, inveja ou preconceito por seguir Cristo? Por que motivos podemos ser alvo de oposição? A obediência ao sábado é motivo de oposição hoje, e será motivo para alguns filhos de Deus serem chamados e conduzidos aos tribunais para dar a razão da fé. A alimentação correta, por parte dos filhos de Deus, tem causado alguma indisposição nos descrentes. O fato de você defender os princípios bíblicos corretamente pode levar os inimigos de Deus a desencadear perseguições contra os fiéis.

SEGUNDA-FEIRA (9 de julho) – O EPISÓDIO DE BERÉIAPor que os de Beréia foram considerados mais nobres do que os de Tessalônica?

“Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” Atos 17:11

Em Tessalônica Paulo recebeu oposição por parte das pessoas de fora, mas também por parte de alguns crentes e judeus enciumados com o lindo trabalho missionário realizado; já os bereanos tiveram uma atitude diferente dos de Tessalônica. Além de eles não darem ouvidos para a maledicência e fofoca, eles compararam as palavras dos evangelistas com a bíblia e tiraram as suas próprias conclusões teológicas e espirituais.

É curioso que o diabo tentou atrapalhar o trabalho missionário em Beréia, mas como eles aceitaram a palavra de Deus, não dando ouvidos às sugestões do diabo, o inimigo não teve sucesso. Até alguns judeus de Beréia creram na palavra:

“De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens. Mas, logo que os judeus de Tessalônica souberam que a palavra de Deus também era anunciada por Paulo em Beréia, foram lá, e excitaram as multidões.” Atos 17:12-13

Como temos tratado com alguns desordeiros que aparecem dentro da igreja? O que devo fazer para não ser eu um opositor?

Estar embasado nas doutrinas bíblicas, como os bereanos; ajuda-nos a não sermos levados pela opinião dos outros, e para além disso, somos motivados a partilhar a fé com os outros com maior conhecimento e convicção.

TERÇA-FEIRA (10 de julho) – INTERLÚDIO EM ATENAS – Enquanto Silas e Timóteo permaneceram em Beréia; Paulo foi até Atenas e lá pôde pregar o evangelho de forma livre e desimpedida, no primeiro momento. Vemos esta descrição:

“No mesmo instante os irmãos mandaram a Paulo que fosse até ao mar, mas Silas e Timóteo ficaram ali. E os que acompanhavam Paulo o levaram até Atenas, e, recebendo ordem para que Silas e Timóteo fossem ter com ele o mais depressa possível, partiram. E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.” Atos 17:14-16.

Acompanhe as atividade missionárias de Paulo em Atenas: 1) Paulo foi ter com alguns crentes na sinagoga local. Ver Atos 17:2 e 3. 2) Visitou o mercado da cidade para ver se encontrava pessoas que desejassem ouvi-lo. Neste processo de relacionamento, Paulo despertou alguns filósofos; epicureus e estóicos que o convidaram para conversarem no areópago, lugar destinado para discussões filosóficas e religiosas. 3) A abordagem de Paulo com os filósofos gregos foi totalmente diferente daquela que teve com os judeus na sinagoga. O apóstolo começou com a criação; assunto que interessava a todos, e citou alguns escritos gregos, para atrair a atenção:

“Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.” Atos 17:27e28.

Quando pregamos o evangelho para um católico romano ou cristão de outra denominação cristã, devemos usar uma estratégia diferente do que aquela que usamos quando pregamos para um budista, árabe ou judeu. Devemos partir, primeiramente dos pontos que temos em comum; para depois avançarmos para os outros pontos discordantes. Lembrando sempre que o fator amizade e relacionamento deve vir primeiro.

É possível aplicar em nossos dias, no trabalho missionário, a mesma estratégia do apóstolo Paulo? Qual programa evangelístico é mais eficaz para os dias de hoje?

QUARTA-FEIRA (11 de julho) – A CHEGADA A CORINTO - Corinto era uma cidade grega, de grande importância. Ela ficava bem próxima de Atenas, a grande capital da Grécia, e a capital intelectual do mundo. Corinto era uma cidade banhada por dois mares, o mar Egeu e o mar Jônico. Em Corinto ficava um dos mais importantes portos da época, o ponto de Cencréia. Portanto, a cidade de Corinto era cosmopolita. O mundo inteiro dentro dela. Evangelizar Corinto era um plano estratégico, pois o evangelho a partir de Corinto poderia se espalhar e alcançar o mundo inteiro. Essa foi um das razões por que Paulo se concentrou nessa cidade.

Corinto era uma cidade altamente intelectual. O principal hobby da cidade era ir para as praças e ouvir os grandes filósofos e pensadores exporem suas idéias. Era uma cidade que transpirava cultura e conhecimento. Paulo entendia que o evangelho poderia chegar ali e mudar a cosmovisão da cidade

Corinto era imoral - Embora Corinto fosse uma cidade acentuadamente intelectual, era ao mesmo tempo profundamente depravada moralmente. Talvez, Corinto tenha ganhado a fama de ser uma das cidades mais depravadas da história antiga. A palavra korinthiazesthai,  viver como um coríntio, chegou a ser parte do idioma grego, e significava viver bêbado e na corrupção moral; envolvido na prostituição, homossexualidade e outras coisas desaprovadas por Deus.

Corinto era uma cidade idólatra - Corinto era uma cidade com muitos deuses e muitos ídolos. Até hoje, quando se visita Corinto, pode se visualizar enormes estátuas e monumentos que foram dedicados aos deuses. Por ver a cidade perdida no cipoal de uma infinidade de deuses, Paulo entendeu que estavam precisando do Deus verdadeiro.

Qual foi a mensagem de Paulo?: “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” I Coríntios 1:18

“E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.” I Coríntios 2:1-2

QUINTA-FEIRA ( 12 de julho) PAULO ABRE O SEU CORAÇÃO – A lição de hoje trata da demostração afetiva, envolvendo respeito, amor e confiança (abertura emocional) que deve haver entre o instrutor bíblico, pastor, evangelista ou equipe de pequenos grupos com  os interessados e membros de igreja. Embora Paulo possa ter demostrado um pouco de agressividade em suas palavras, ele apenas abriu o coração com os tessalonicenses, pois ele sentia muitas saudades deles.

Como Paulo não podia voltar lá, ele enviou Timóteo para fazer o trabalho e trazer o relatório dos irmãos, que proporcionou muitas alegrias para Paulo:

“Vindo, porém, agora Timóteo de vós para nós, e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor, e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como nós também a vós.” I Tessalonicenses 3:6

A saída de Paulo de forma abrupta deixou-o angustiado a respeito do bem estar espiritual dos seus novos conversos. A tristeza de Paulo e silas foi ultrapassada pelo relatório animador trazido por Timóteo.

Segue o texto para hoje de forma integral:

“Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós por um momento de tempo, de vista, mas não do coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto; por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu. Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda? Na verdade vós sois a nossa glória e gozo.” I Tessalonicenses 2:17-20

“Por isso, não podendo esperar mais, achamos por bem ficar sozinhos em Atenas; e enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de Deus, e nosso cooperador no evangelho de Cristo, para vos confortar e vos exortar acerca da vossa fé; para que ninguém se comova por estas tribulações; porque vós mesmos sabeis que para isto fomos ordenados, pois, estando ainda convosco, vos predizíamos que havíamos de ser afligidos, como sucedeu, e vós o sabeis. Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil. Vindo, porém, agora Timóteo de vós para nós, e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor, e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como nós também a vós; por esta razão, irmãos, ficamos consolados acerca de vós, em toda a nossa aflição e necessidade, pela vossa fé, porque agora vivemos, se estais firmes no Senhor. Porque, que ação de graças poderemos dar a Deus por vós, por todo o gozo com que nos regozijamos por vossa causa diante do nosso Deus, orando abundantemente dia e noite, para que possamos ver o vosso rosto, e supramos o que falta à vossa fé?” I Tessalonicenses 3:1-10

SEXTA-FEIRA (13 de julho) “Se nos humilhássemos perante Deus, e fôssemos bondosos e corteses e compassivos e piedosos, haveria uma centena de conversões à verdade onde agora há apenas uma.” Test. Igreja vol 9, 189.

“Durante Seu ministério, Jesus tinha conservado constantemente perante os discípulos o fato de que eles deviam ser um com Ele em Sua obra para recuperar o mundo da escravidão do pecado. Quando Ele enviou os doze, e depois os setenta, para proclamarem o reino de Deus, estava-lhes ensinando o dever de repartir com outros o que lhes dera a conhecer. Em toda a Sua obra Ele os estivera preparando para trabalho em favor das pessoas, o qual deveria ser expandido à medida que seu número aumentasse, até finalmente alcançar os confins da Terra.” Atos dos Apóstolos, 25.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário